quinta-feira, 10 de julho de 2008

O projecto de formação "Visão 611" vai dar frutos...



..."se diminuirmos drasticamente as compras de estrangeiros". Foi esta a opinião de 59% (51) dos inquiridos nesta sondagem feita aos leitores do Reflexão Portista.

De um modo geral, os adeptos não acreditam no sucesso deste projecto a curto prazo, como se pode ver pelos resultados obtidos pelas opções 2008/09 (2votos, 2%), 2009/10 (3 votos, 3%) e 2010/11 (19 votos, 22%). A opção mais pessimista, que permitia aos participantes demonstrar que acreditam que o projecto "não vai dar frutos", reuniu 12% das preferências (11 votos).

8 comentários:

miguel87 disse...

A politica de contratações, praticamente desde que a SAD foi constituida, tem sido preocupante, com a excepção dos anos de Mourinho e acentuada após a conquista da liga dos campeões em 2004. Não concordo, não aceito, não percebo, não tem lógica...

miguel87 disse...

Quanto a formação própriamente dita, transcrevo um comentário a um post anterior:

"(...)É com muita pena que vejo cada vez menos portugueses na equipa e ainda menos portugueses portistas das camadas jovens. Bem sei que um onze tipo baseado em jovens da formação não se coaduna com o nivel de exigência e objectivos definidos anualmente, mas francamente, não acredito que pelo menos alguns, como Paulo Machado, Vieirinha, Helder Barbosa ou Bruno Gama, não tenham sequer lugar no plantel e hipoteses de ir entrando na equipa!

É preciso recuar até 2001 para se encontrar o último jogador dos júniores que entrou na equipa directamente - Postiga - e isto porque na altura falhou a contratação de Jardel e os outros avançados estavam lesionados. E até 2005 para ver a integração na equipa de um jogador da formação regressado de vários empréstimos - B.Alves.(...)"

Nuno Nunes disse...

A SAD do FC Porto, se não quer perder a credibilidade daquilo que afirma relativamente a políticas de formação, não pode ano após ano dar uma no cravo e outra na ferradura. Em todos os relatórios e contas anuais podemos ler um já habitual "agora é que vai ser" em termos de formação, para no defeso seguinte se contratarem vários jogadores estrangeiros para lugares que "tapam" os provenientes da formação que, assim, têm de ir "rodar" para outros clubes de menor dimensão.

Pode acontecer que alguns jogadores precisem de rodagem noutros clubes mas todos(!) é que já é mais estranho. Será que ainda veremos algum destes jovens na equipa principal (Paulo Machado, Vieirinha, Helder Barbosa, Bruno Gama, Rui Pedro, Ventura, Castro)? Tenho as minhas dúvidas.

Mais vale abrir uma escola Dragon Force (ou lá como se chama) na Argentina, que pelos vistos esses é que têm qualidade.

Rui disse...

A política de contratações do FCP tirando as duas épocas do Mourinho em que até se apostou em Portugueses e jogadores rotinados no campeonato português, tem assentado na compra de estrangeiros.

Se formos ver o saldo entre compras e vendas, parece-me que o Porto sai largamente compensado, sendo que, no plano desportivo continuamos a ganhar, as pessoas queixam-se mas não "berram" por jogadores da formação.

Ainda assim, não percebo que jogadores como o Alan fiquem no plantel e o Vieirinha ou o Bruno Gama sejam emprestados.

Com a compra deste Romeno para lateral direito, lembrei-me no tempo do Mourinho terem comprado um tal de João Dias ao Braga, também ele lateral direito, na altura com 17 anos, dizia o Mourinho que seria um grande jogador no futuro, alguém sabe do rapaz??

A minha opinião é que o Porto continua a apostar em comprar e vender montes de estrangeiros, porque muita gente deve andar a "comer" umas comissões bem jeitosas, pelo menos, é a única explicação racional que vejo em algumas compras feitas nestes últimos 3 anos.

Conclusão com esta direcção e treinador, não acredito que seja qual projecto for para a formação vá produzir resultados palpáveis.

José Rodrigues disse...

"A política de contratações do FCP tirando as duas épocas do Mourinho em que até se apostou em Portugueses e jogadores rotinados no campeonato português, tem assentado na compra de estrangeiros.

Se formos ver o saldo entre compras e vendas, parece-me que o Porto sai largamente compensado"

Curiosamente, nas grandes vendas do pós-Mourinho temos 1 puto brasileiro q foi bastante caro e já chegou com estatuto (Anderson); 1 português (Bosingwa); e um luso-brasileiro saído do campeonato português (Pepe).

José Rodrigues disse...

Não foi assim há tanto tempo que fomos campeões europeus. Olhemos para essa equipa: tínhamos na equipa-tipo 7 portugueses (Baía, JC, RC, PF, NV, Costinha, Maniche e Pedro Mendes) e 1 luso-brasileiro (Deco).

4 anos mais tarde, com a provável saída de Quaresma perspectiva-se um onze-tipo com 2 ou 3 portugueses (B Alves, Meireles e possivelmente P Emanuel).

A qualidade da matéria-prima portuguesa mudou assim tanto para pior??

O preço relativo dos jogadores portugueses vs estrangeiros mudou assim tanto para pior??

Ou será q as mudanças não foram tanto no contexto (ainda q tenha havido algumas), mas mais na política da casa?

miguel87 disse...

"A qualidade da matéria-prima portuguesa mudou assim tanto para pior??

O preço relativo dos jogadores portugueses vs estrangeiros mudou assim tanto para pior??"

Nestas questões, penso que a escolha pelo mercado português foi na altura feita por Mourinho, já hoje em dia, das duas três...: ou a SAD retirou autonomia ao treinador ou este não soube impor as suas escolhas, ou então, tendo voto na matéria tem falhado a toda a linha nas contratações.

Mefistófeles disse...

A minha opinião é a de que a formação de jovens jogadores portugueses só tem a ganhar com a vinda de jogadores de escolas de futebol mais evoluídas como a brasileira, argentina e holandesa, por exemplo.

Acreditam que Portugal não beneficiou, e de que maneira, da vinda de jogadores estrangeiros de altíssimo quilate ? Não preciso dizer nomes, pois não ?

O futebol, hoje é global, como qualquer negócio, e essa para mim é uma falsa questão. Isto só aumenta a competitividade.

O 1º clube a perceber isto, no Mundo, foi o Inter de Milão e depois o Real Madrid, em pleno século XX.

Para mim são bem vindos todos os ( bons ) jogadores. Os jogadores jovens portugueses, se forem espertos, "bebam" alguma coisa das escolas estrangeiras e sigam o exemplo dos melhores.