domingo, 6 de julho de 2008

Tenho saudades do futebol

1) A receita de bilheteira ainda é a que mais contribui para o bolo das receitas ordinárias. Os sócios sempre foram o alvo (primário) do negócio e sempre responderam “bem” às políticas da SAD. Aceitam as suas obrigações e continuam a cumprir com o esforço que lhes é remetido, apesar da crise que afecta o país, muito particularmente na zona do Grande Porto.

2) Aceito de bom grado ser uma pequeníssima parte do grupo alvo: pela minha parte é com imensa satisfação que "cumpro o meu dever", comprando os mais diversos produtos. Acabei de prolongar, por mais uma época, o lugar que tenho cativado para ver os legítimos donos da bola, apesar de não estar garantida a presença na CL.

3) Diz-se que os sócios eram a alma do clube, e eu acho que ainda são. O que falta a meu ver, é algum reconhecimento dos dirigentes a essa dedicação dos sócios. E a maior parte dos sócios têm que contentar-se com os dois gestos simbólicos da praxe: as rosetas de prata e ouro que recebem em cerimónias rotineiras, com pouco calor e sem nenhum charme.

4) Ser parte do grupo alvo não é uma “desonra”, mas ser portista e ser tomado nessa condição, reclama uma política de proximidade ao sócio (e de afectividade) que sinto que falta. O negócio é que comanda e só as forças vivas merecem atenção, a maior parte das vezes num convívio oportunista e hipócrita. Parece não haver lugar para programas simples direccionados para gente simples .

5) Resta ao sócio que não tem “estatuto” continuar a viver intensamente o clube (e fá-lo com extrema devoção), o que é particularmente relevante (quase comovente) em momentos tão difíceis como temos vivido ultimamente.

6) Mas, este não é um mal do FCP, mas era óptimo que fôssemos diferentes, mas não somos!

7) O futebol é negócio. E negócio é uma espécie de capa que tudo encobre, na sacrossanta obediência ao chamamento do mercado . Esperemos que prevaleça o bom senso e que a lógica do negócio, que veio para ficar e se vai aprofundar, não subestime a influência do colectivo em que os sócios são parceiros (e autores) inestimáveis.

8) A presente época que arrancou a 1 de Julho, sem que estejam resolvidos questões tão importantes como o acesso à CL, fazem-me quase ignorar as peripécias própria da silly season em que se transformou o defeso, muito particularmente em função da postura megalómana do SLB no mercado e da ridícula cobertura que a Comunicação Social lhe dedica.

9) O FCP virou-se em definitivo para o mercado sul-americano, com especial preferência pela Argentina. São saídas e entradas, são os que ficam, os que querem sair e os querem ficar. Não contesto a estratégia, porque não a conheço nem domino os segredos do mercado. Mas, que me faz confusão, faz. Sei que o FCP tem um novo paradigma: a formação. Nada contra. Faço votos que seja um tremendo êxito e que a equipa passe, progressivamente, a ser constituída maioritariamente por portugueses.


10) A época que vai começar ainda está envolta em mistério: no campo desportivo e no jurídico. Aumentou o plantel dos notáveis no futebol. Agora, tão importante como os profissionais da bola são os advogados, os delegados do MP, a PGR, os conselheiros de todos os conselhos de justiça do país e arredores, os juízes e os tribunais. Sem desprimor para a sabedoria de personalidades tão proeminentes, confesso que gostaria que se tornassem bastante menos visíveis no plano desportivo (confesso que estou cheio deles) e que fosse a bola quem mais ordena no futebol. Já estou com saudades de futebol, muito particularmente dos jogos no Dragão. Venha o Futebol.

13 comentários:

Zé Luís disse...

Muito bem. Infelizmente, a gente simples só pode contentar-se com palavras meigas de quem pensa como ela. O futuro da globalização do negócio é hoje. Os "sócios" têm à sua frente uma porta rotativa. No trabalho e na vida.

Nelson Carvalho disse...

É um facto que este futebol em que hoje em dia é acima de tudo um negocio, tem feito relegar cada vez mais frequentemente para 2º plano os seus verdadeiros intervenientes, os jogadores e os adeptos.

Nessa perspectiva de negocio a comunicação basicamente só existe quando a administração pretende algo dos sócios (como por exemplo agora com a renovação dos Dragon Seats). É pena que não se criem condições para uma relação de maior proximidade.

Por ultimo, comungo da opinião de que todos estes elementos juridicos que actualmente rondam o futebol, são um corpo estranho ao mesmo. E eu tambem já estou farto de toda esta polemica sem fim à vista.

José Correia disse...

"Aumentou o plantel dos notáveis no futebol. Agora, tão importante como os profissionais da bola são os advogados, os delegados do MP, a PGR, os conselheiros de todos os conselhos de justiça do país e arredores, os juízes e os tribunais"

Em Portugal, já tínhamos um excesso de protagonismo dos dirigentes dos clubes.
Para agravar este problema, os casos Mateus e, principalmente, os "apitos", trouxeram para a ribalta uma lista infindável de "especialistas em direito desportivo", cada uma dos quais interpretando o Direito consoante os interesses pessoais ou cores clubísticas.
Não é só o Mário que está farto. Eu penso que estamos todos fartos destas novelas jurídicas.

HULK ONZE MILHAS disse...

Está nas mãos dos associados dos clubes pôr um pouco de travão a estas tendências de pura exploração mercantilista das massas associatvias...
O senhores administradores das sad`s não se podem esquecer que este é um negócio da paixão.... do amor...
Eu tanto compro uns calções da nike como da adidas... mas nunca trocarei o meu "cativo" no Dragão (e não dragon seat)... por um "cativo" num outro estádio qualquer...
Ainda existem Assembleias Gerais e mecanismos para as convocar e para determinar orientações...
Mas estamos a viver uma época de comodismo: é fácil vir até aqui mandar uns escritos, mas... já é muito complicado ir, numa noite invernosa, participar numa Assembleia Geral do nosso Club...
Pode-se não gostar do V.Guimaraes (e eu não gosto apesar de ter lá familiares) ou do Leixoes SC, mas eles são dois bons exemplos de que as massas associativas teem muito poder.... querendo!

José Correia disse...

"Mas estamos a viver uma época de comodismo: é fácil vir até aqui mandar uns escritos, mas... já é muito complicado ir, numa noite invernosa, participar numa Assembleia Geral do nosso Clube"

Caro sócio 2710, estou de acordo consigo, mas olhe que quer o Mário, quer vários dos co-autores deste blog, são participantes habituais das AG's do FC Porto.

Já agora, o meu amigo é mesmo o sócio 2710 do FC Porto?
Se sim, os meus parabéns.

HULK ONZE MILHAS disse...

Caro consócio José Correia:
Peço desculpa mas não quis referir-me aos "animadores" deste e doutros "blogues azuis" que teem sido nestas ultimas semanas o meu grande "consolo de alma"!
Admiro, ainda mais que os vossos "escritos" e o vosso saber, a vossa dedicação ao FCP e a vossa disponibilidade para o servirem, especialmente e precisamente nestes tempos em que andamos todos perturbados e preocupados com o futuro do nosso Clube.
Referia-me à esmagadora maioria dos associados, não só do FCP, que não poem os pés nas AG`s.
E os meus caros consócios, que como eu, participam em AG`s do FCP, sabem que é assim mesmo!!
Que saudades eu tenho das AG`s que levaram PdC ao poder e fizeram regressar Pedroto!!! Ou aquelas do caso da penhora das retretes das Antas nos tempos do Ministro Catroga, quando foi inventado o célebre slogan, hoje felizmente ultrapassado, "Lisboa a arder" !
Sim... o meu nick name corresponde ao meu numero de associado... assim torno-me mais responsavel pelo que aqui digo, mesmo que tenha que criticar a nossa SAD de quem sou tambem accionista..
Poderia ter um numero ainda mais baixo, não fora a interrupção devido ao serviço militar... Obrigado pelos parabéns mas.. eu é que tenho que agradecer e dar os parabéns a todos por este magnífico cantinho!
Espero que em Setembro nos possamos encontrar todos no prometido futuro local de convívio da nova Constituição!... :-)

José Correia disse...

«Que saudades eu tenho das AG's que levaram PdC ao poder e fizeram regressar Pedroto!!! Ou aquelas do caso da penhora das retretes das Antas nos tempos do Ministro Catroga, quando foi inventado o célebre slogan, hoje felizmente ultrapassado, "Lisboa a arder"!»

Outros tempos, caro sócio 2710.

Uma das AG's que mais me marcou, foi aquela em que Pinto da Costa, perante a ameaça de Silva Resende de nos mandar para a 2ª divisão (se faltássemos à final da Taça), não vacilou, não teve medo e obrigou o poder centralista desse presidente da FPF sportinguista, com laivos fascisoides, a recuar e voltar a marcar a final da Taça para o estádio das Antas.

Perdemos essa final (0-1, contra o SLB), mas no dia dessa AG deixaram de existir os andrades e nasceram os dragões!

urtigao disse...

A imagem de marca do Grande Presidente do nosso clube.
Foi por estas e por outras no tocante ao poder Centralista que PC teve o meu apoio.

Os tempos são outros, a força já não é a mesma, é humano, talvez pela enumeras batalhas travadas ao longo dos anos, contra esse mesmo polvo…mas é preciso mais.
Vivemos o maior ataque da nossa existência pós democracia, e não vejo o clube a ser capaz de mobilizar os associados.
Não acredito que tal seja possível com PC…os exemplos são mais que muitos.

Os sócios sentem falta dessa liderança forte que PC transmitia, estes necessitam destes estímulos, aguardam ansiosamente pelo apelo da direcção, para irem como sempre foram para a frente de batalha, e mostrar ao invejosos deste pais, que os portistas são diferentes...únicos!

Esta mais do que evidente, que necessitamos do retorno das cruzadas, porque é mais que evidente que os infiéis estão mais activos do que nunca..

Mefistófeles disse...

Mário, também eu tenho saudades do futebol. Estou farto não só desta palhaçada como do próprio país 8 de que a palhaçada é a expressão máxima ). Amigos e consócios: os tempos já não são o que eram, PdC tem mais uns anos valentes em cima do "lombo", poderá não ter a mesma energia ( é natural ) mas o FCP hoje também já não é o que era. O FCP que ele encontrou não tinha dinheiro para mandar cantar um cego, hoje é um baluarte mundial. E o sport lisboa se nos quiser chatear mesmo muito, ainda tem que comer muita açorda. Vamos imaginar que eles vão à CL, com o patético gaulês a abençoar a sua inclusão: vai uma apostinha que não se qualificam na pré-eliminatória ?
Entretanto, esperemos pelas decisões dos magistrados. O do TIC deu um sinal que o Direito existe e a Justiça também. O problema é que anadamos em instãncias desportivas que estão povoadas de malfeitores. E, aí, não nos safaremos.
Quanto à mobilização dos sócios, será que não cabe a eles e não à SAD ? Precisamos de alguém que nos inecentive ou devemos nós fazer alguma coisa ? Se calhar, PdC habituou-nos mal.

José Correia disse...

"Quanto à mobilização dos sócios, será que não cabe a eles e não à SAD? Precisamos de alguém que nos inecentive ou devemos nós fazer alguma coisa? Se calhar, PdC habituou-nos mal."

Caro mefistófeles, percebo onde quer chegar e, em parte, até estou de acordo.
As vitórias nos últimos 26 anos serviram para que os sócios ficassem mais acomodados? Talvez.

Contudo, estou convencido que, se devidamente mobilizados, estariam dispostos a mostrar a sua força e a revolta que lhes vai na alma perante as inúmeras poucas vergonhas e manobras de bastidores a que temos assistido, para que o clube do regime consiga obter na secretaria aquilo que foi incapaz de alcançar dentro de campo.

Mário Faria disse...

Dirigi uma carta ao Presidente da AG sobre este tema, deixando algumas pistas das minhas preocupações e pedindo apoio e conselho para possíveis acções que os sócios pudessem desenvolver.
Não obtive resposta. Na AG ordinária, perguntei ao Sr. Presidente da Mesa porque não se tinha dignado responder.
Pediu-me cópia da carta e referiu que "não respondeu porque a carta não tinha resposta". No fim da sessão deu mais uma série de esclarecimentos que mais não foram que uma "uma censura" à minha iniciativa.
Como vê, caro mefistófeles, não é fácil intervir fora do quadro formatado pela Direcção.
E no assunto em apreço, só se deverá tomar qualquer atitude com o aval da direcção, sob pena do voluntarismo (ainda que bem intencionado) prejudicar a estratégia traçada por quem dirige e tem o "direito" de decidir.

urtigao disse...

Caro Mario Faria

Assisti a esse episódio lamentável, levado a cabo por o nosso presidente da AG.
Já tinha poucas duvidas da politica da comunicação do clube, mas esse acto presenciado ao vivo, não queria acreditar a tamanha " lata " que o eng. Sardoeria teve perante si.
Todos sabemos como decorrem as AG, agora bem melhor do que o passado,mas continua a máxima,quem não estivesse alinhado, era visto como mouro...o clube terá que ter uma só voz.

Após lamentável atitude do maior órgão do nosso clube que é a AG, sai daquele auditório, envergonhado, porque me revi na sua intervenção, e achei patética a resposta dada pelo eng. bem como a atitude da maioria dos associados que lá esteve e que lá vão aprovar as medidas da administração, não tendo feito estes um esforço para questionar o porque de tal interpelação á AGeral feita por si...colocando-se ao lado da direcção.
Todas as questões pertinentes, que por si foram colocadas...estes fizeram aquilo que é costume...assobiaram para lado.

Disseram muito bem , o clube esta amorfo, pelas vitorias, mas se antes diria que estaria bem entregue a PC, agora dada a conjuntura não tenho a mesma certeza...

Mefistófeles disse...

Estou esclarecido. Obrigado, Mário e Urtigão. Mas resta-nos apenas esperar sentados que outros ventos soprem ? Ou será que mais alguma coisa pode ser feita ? Um Manifesto, por exemplo ? Não falta gente ilustre no clube para o redigir. Bem, pelo menos este espaço serve para manifestar os nossos sentimentos...