sexta-feira, 11 de julho de 2008

Motivações para a época 2008/2009

A época está quase a começar, e os sorteios e calendários estão praticamente todos concluídos, faltando apenas o sorteio da 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões e da Fase Final da Liga dos Campeões (incluindo eliminatórias subsequentes).


Tendo em conta os atrasos introduzidos no processo pelas últimas "confusões" no Conselho de Justiça (CJ) da FPF, e que a decisão tomada no CJ ainda pode ser alvo de recurso (?) para o Tribunal Arbitral do Desporto (última instancia para os casos de justiça desportiva a nível europeu), é de prever que qualquer sanção que venha a ser decidida pela UEFA seja decidida durante a esta época e só seja aplicada na próxima.

Será fácil para Jesualdo Ferreira e para o resto da equipa técnica motivar os jogadores para o final do campeonato sabendo de antemão que não vão poder jogar na Liga dos Campeões do próximo ano mesmo vencendo o campeonato?
Os jogadores são profissionais e deveriam conseguir abster-se deste tipo de situações "políticas", mas a verdade é que a presença nas competições europeias é tão ou mais motivadora do que o salário que recebem ao fim do mês. Para muitos é a oportunidade de se mostrarem e conseguirem o contrato da carreira.

Será que o FC Porto vai ter dificuldade em segurar os seus principais jogadores, e em encontrar substitutos à altura dos que saírem, devido ao facto de não ir participar nas competições europeias?
Os jogadores com mais mercado não vão querer ficar afastados dos grandes palcos europeus, porque correm o risco de se desvalorizar.
A SAD também deve querer aproveitar para realizar mais valias com os jogadores ainda valorizados, para ultrapassar as dificuldades que uma época sem competições europeias vão trazer às finanças.

Apesar de ainda existir muita indefinição, acho que é algo para o qual os psicólogos da equipa e a SAD devem estar atentos.

8 comentários:

Rui disse...

Se realmente o Porto ficar sem ir às competições da UEFA na próxima época, o que eu juridicamente penso ser impossivel de conseguir, pode ter um único efeito positivo, obrigar o Porto a apostar nos jogadores da sua formação.

José Correia disse...

Um eventual afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões (algo em que eu não acredito) iria, concerteza, obrigar a fazer ajustes no orçamento, na política de contratações e no Departamento Jurídico.

J Reis disse...

Tal como os comentadores anteriores, não acredito que o Porto seja afastado da UEFA. mas o Pedro tem razão em alertar para essa pequena possibilidade e para a necessidade de a equipa estar prevenida para lidar com ela, se e quando isso vier a ser necessário.
Aproveito para acrescentar que, independentemente do desfecho que esta novela venha a ter, esta fase de crise deve ser aproveitada para dar o salto em frente, ou seja, para abandonar algumas formas de gerir o clube e de fazer as coisas que o FCP europeu do sé. XXI não deve (a meu ver) continuar. E isso só se consegue mudando algumas caras que por lá andam...
Abraço

Nelson Carvalho disse...

Uma exclusão da Champions trará problemas de dificil resolução para a SAD, quer do ambito desportivo, quer financeiro.

Desportivamente, será dificil aguentar alguns jogadores sem poder participar na competição que os galvaniza mais durante a época e que simultaneamente é a melhor montra para a evolução das suas carreiras.

Financeiramente a Direcção ver-se-á obrigada a restruturar um orçamento que contempla uma verba significativa proveniente das receitas directas e indirectas das competições Europeias. O corte teria de ser drastico nos custos com o pessoal, que é um fardo muito pesado. A venda de passes de alguns dos jogadores mais importantes seria uma necessidade incontornável para garantir a sustentação financeira da SAD.

José Rodrigues disse...

O ponto q o Pedro levanta no artigo e' legitimo, mas parece-me prematuro.

Pessoalmente tenho enorme confiança q o FCP não vai ficar de fora da LC, nem em 08/09 nem em 09/10. Mas se for o caso depois falamos.

Pedro Vale disse...

E verdade que é prematuro do ponto de vista do adepto, mas acho que é algo a que infraestrutura do FCP tem de estar atenta. Este tipo de decisoes e "damage controle" tem de ser feito com antecedencia, e nao podem ser medidas de reacção precepitadas.
Apesar de tudo, acho que estes episódios dos apitos não vão ter consequencias para nos.

urtigao disse...

O tratamento que tem vindo ser dispensado pela entidades que gerem o futebol, tanto a nível nacional como internacional deveria por si só servir para motivar os quadros do clube.

A nível financeiro, seriam menos de M11 € de receitas, a juntar as M20€ MV anuais necessários para equilibrar as contas , teríamos que vender bem 2/3 atletas ( lucho,licha Bruno A )para passarmos a próxima época mais desafugados.
Penso que isso, quer fiquemos ou não afastado da CL irá acontecer, porque não os conseguiremos aguentar,e porque esta a forma de viver dos clubes lusos, e o nosso não foge á regra.

Também não acredito que fiquemos de fora da CL, a retroatividade da lei irá prevalecer e assim sendo teremos que forçosamente entrar na competição, no entanto e depois da vergonhosa campanha do líder da UEFA, já começo a ponderar tudo..

Mefistófeles disse...

sfltlUm eventual afastamento da CL em nada alterará o nosso trajecto vitorioso. O pior são os danos de imagem. Mas isto, para já, é pura ficção.