quinta-feira, 17 de julho de 2008

"Pequenos" efeitos de um apito estridente


Devido ao desencadear dos processos disciplinares por parte da Liga de Clubes contra o FC Porto e seu Presidente, o nome do Clube tem sido neste interregno competitivo muito referenciado, não só a nível nacional, mas também no panorama internacional. A entrada em cena por parte da UEFA despertou um crescente interesse neste caso fora de portas, pelo melindre que a situação acarreta e pela relevância desportiva que o FC Porto detém na actualidade.

É grande a probabilidade de a informação que chega ao comum dos adeptos de futebol no estrangeiro seja incompleta e com bastantes imprecisões, assim como desconhecem a forma enviesada de como todo o caso foi evoluindo cá no burgo, pelo que a interpretação que estes fazem sobre os factos em causa será naturalmente distorcida. Porem, o que fica nas suas consciências é reprovação moral de tais actos e o risco de a equipa vir a ser catalogada de batoteira (com a carga negativa que tudo isso acarreta). Tudo isto apesar do respeito internacional que o FC porto granjeou através dos méritos obtidos dentro das quatro linhas.

Foto: Record

No contexto interno todo e qualquer tema que ao futebol diga respeito, é sempre analisado mediante de forma parcial e emocional, consoante a cor clubistica de cada adepto, pelo que este caso não é excepção. Aliás, com todo este imbróglio verifica-se um perigoso extremar de posições, crescendo à medida em que o caso se torna mais complexo, em que aqui e acolá já se vai verificando pequenos indícios de agitação, para não chamar violência, com probabilidade de aumentar. A passividade das autoridades competentes perante tais indícios tem sido comprometedora. Veremos se a postura será para manter quando a turbulência virar mais a norte.

Precisamente pela elevada clubite existente no Portugal futebolístico, as grandes marcas sabem que para penetrar neste mercado de forma eficaz e sem conotação de óculos coloridos, têm de desenvolver estratégias comerciais baseando-se no patrocínio simultâneo aos três grandes. Foi a politica seguida pelo BES e a PT. Apesar dos “Apitos” serem um assunto que rodeia a realidade portista há quase quatro anos, não consta que se tenha havido um desinvestimento publicitário para com o clube, bem pelo contrário, assim como há garantia de retorno financeiro para as marcas que o patrocinam. As relações de proximidade e confiança de vários anos não parecem ter afastado investidores de longa data, como é o caso da Revigres, bem como não desencoraja o celebrar de novos contratos proveitosos para FC Porto, como ainda recentemente aconteceu com a Unicer.


Nos meios desportivos, especificamente na relação com outros clubes no panorama internacional, a imagem Portista não parece dar sinais de ser chamuscada, apesar do folclore vermelho estar bem activo. A prova-lo está a recente nomeação do FC Porto para o primeiro Board da European Club Association (ECA), ao lado de grandes emblemas Europeus. Do mesmo modo existe confiança bastante nas qualidades dos atletas provenientes da “universidade” do Dragão, como demonstram as sucessivas transferências milionárias para as mais importantes Ligas, sinal de que o prestigio do “core-business” do clube se mantém intacto.

A relação ao nível institucional com os órgãos Federativos é aquela que parece demonstrar maiores reservas. O afastamento de alguns anos esta parte do FC Porto das listas que compõem as Direcções da Liga e FPF, promoveu a caçada incessante e desavergonhada a tudo que azul se mexe. E mesmo a nível externo o cenário não é dos melhores, com o Presidente da UEFA, Platini, a eleger os Portistas como alvo da sua campanha demagoga contra a batotice.

Foto: Record

Toda esta situação exige um tratamento cauteloso, sem furos ou reacções intempestivas por quem comanda os destinos do nosso Clube. A confiança até ao momento demonstrada pelos parceiros da industria do futebol, garantem para já que a máquina desportiva possa rolar sem muitos sobressaltos. Mas a demora na resolução dos processos em curso, está testar a paciência adeptos azuis e brancos. Há feridas que vão demorar a sarar, mas nós Portistas já só queremos que esta novela mexicana termine de vez.

3 comentários:

Paulino disse...

TAS CAS??

foi tudo com tremoços

José Correia disse...

Sem dúvida que este caso teve efeitos na imagem do FC Porto a nível internacional.
Mas isso trará prejuízos concretos?
Penso que não, a não ser que o FC Porto estivesse a pensar em candidatar novamente o Estádio do Dragão para uma final europeia (com o Platini como presidente da UEFA, não temos hipóteses).

Rui disse...

A nivel nacional, penso que é completamente irrelevante a imagem que vai passar, enquanto não tivermos uma decisão definitiva da justiça comum.

E mesmo ai em caso de absolvição, virão os profetas da desgraçar falar dp descredito da justiça.

A nivel internacional a imagem fica algo bliscada, mas não acredito que se traduza em prejuizo para o FCP.