sexta-feira, 24 de abril de 2009

Adeus ao "leão" de Génova


«O antigo jogador do FC Porto Virgílio Marques Mendes morreu hoje no Porto vítima de doença prolongada, disse à Agência Lusa fonte do clube azul e branco.

Além de se ter evidenciado no FC Porto, Virgílio, que em Novembro completaria 83 anos, foi internacional português, tendo actuado 39 vezes pela selecção nacional.

Ao serviço dos dragões, o defesa foi campeão nacional em duas ocasiões e conquistou duas taças de Portugal, tendo disputado 15 épocas, realizado 347 jogos e apontado seis golos.

A cerimónia fúnebre está marcada para as 14:00 de sábado, na Igreja das Antas, seguindo o corpo para o Cemitério da Póvoa de Varzim, onde ficará num jazigo de família.»
in Record


Dois artigos do 'Paixão pelo Porto' onde Virgílio pode ser recordado:
O cromo do dia - Virgílio
Curiosidades FCP - A fidelidade de Virgílio

Foto: Paixão pelo Porto

2 comentários:

José Correia disse...

Morreu Virgílio, o jogador que recusou ser mercenário
Tomaz Andrade
in O JOGO, 25/04/2009

Com 81 anos, morreu ontem Virgílio, velha glória do FC Porto da década de 50. Ficou conhecido como o "Leão de Génova" depois de uma fantástica exibição no jogo de estreia pela Selecção Nacional frente à Itália, em 1949. Em Génova, os portugueses perderam por 4-1, mas Virgílio marcou de forma impiedosa o famoso Carapelese, extremo-esquerdo da squadra azzurra. Foi esse o ponto de partida para as 39 internacionalizações do defesa-direito e para a fama que sempre recusou, revelando uma extraordinária fidelidade ao FC Porto.

Nasceu no Entroncamento e apaixonou-se pelo Benfica desde pequeno. No entanto, foi recusado pelos responsáveis encarnados, e, por sugestão do húngaro Josef Szabo, o FC Porto recrutou-o em 1947. Começou a jogar no meio-campo, mas, quando o argentino Scopelli chegou ao clube, recuou-o no relvado até o fixar a defesa-direito. Participou na inauguração do Estádio das Antas, em 1952, e sagrou-se campeão nacional por duas vezes. A primeira foi em 1955/56, sob o comando do brasileiro Yustrich, numa época em que o FC Porto esteve 24 jogos sem perder. A segunda foi em 1958/59, com Bela Guttman como treinador. Conquistou também duas Taças de Portugal (em 1955/56, a primeira do clube, e em 1957/58).

O eco das boas exibições no FC Porto e na Selecção Nacional chegou rapidamente a Espanha. Em 1949 recusou convites do Barcelona e do Real Madrid, e dois anos depois o Celta de Vigo fez-lhe uma proposta irrecusável: 500 mil pesetas para assinar contrato e um ordenado de 15 mil pesetas. "Trocar de camisola apenas por causa do dinheiro que estava em jogo, se não era violentar o coração e o clube, era, pelo menos, aceitar viver como um mercenário", explicou Virgílio quando recusou sair do FC Porto. Acabou a carreira no emblema portista no início da década de 1960 e chegou a treinar a equipa principal por um breve período em 1966, em substituição de Flávio Costa.

O corpo de Virgílio vai estar hoje em câmara-ardente na capela da igreja das Antas, realizando-se a missa de corpo presente pelas 14 horas, de onde o funeral seguirá para o cemitério n.º 1 da Póvoa de Varzim. Os responsáveis portistas pretendiam que Virgílio ficasse no mausoléu do clube, mas a família não quis.

B.I.
Virgílio Marques Mendes
Idade: 81 anos
Internacionalizações A: 39
Clubes: FC Porto
Épocas: 15
Jogos: 347
Golos: 6
Palmarés:
2 Campeonatos Nacionais
2 Taças de Portugal

Estreia na Selecção: Itália-Portugal em 1949
Último jogo na Selecção: Jugoslávia-Portugal em 1960

guedesnet disse...

Por cada portista que cai, vários se levantam!
Que descanse em paz
saudações