quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sensação

O último CD dos Xutos, tem por lá uma música (Sensação) que reza assim:

Nós ontem sonhámos mais um sonho
Nós ontem sentimos uma sensação
Nós ontem perdemos outra vez em casa
(...)
Nós ontem partimos noutra ida necessária
Nós ontem esperámos a mais longa espera
Nós ontem sorrimos o sorriso deslumbrante
E acenámos o mais bonito adeus
O mais lindo adeus
A mais longa espera
O mais lindo adeus
A mais longa espera
(...)

e outra (Amor com Paixão) que por sua vez reza assim:


Pensei escrever esta canção
Para dizer o quanto te amo agora
Talvez assim esta tristeza
Se vá mais depressa embora

E acho que não encontro melhores palavras para descrever o que me vai na alma. 

Confesso, nunca estive optimista. Antes do início da eliminatória tinha previsto que empatávamos em Manchester e perdíamos cá. É nestas horas que detesto ter razão. E quando ia a caminho e ouvi que o Anderson ia jogar, ainda mais pessimista fiquei.

Para mim há jogadores da bola, artista da bola e palhaços da bola. O Anderson é um artista da bola, o Ronaldo é um palhaço da bola. E tendo sido o palhaço a decidir o jogo, a diferença esteve no artista da bola e seus auxiliares (Giggs, Berbatov). E é esta a nossa diferença, não podemos ter estes artistas, já que os palhaços dispenso-os bem.

E como não os podemos ter, a nossa tarefa será sempre mais complicada, temos sempre de aproveitar os maus dias deles e não falhar. E foi isto que não conseguimos fazer, principalmente a semana passada.

O jogo começou como temia, a equipa a entrar na expectativa, e a sofrer um golo logo no início (sem crucificar o Helton, ainda estou com a ideia que podia ter feito mais qualquer coisa - nomeadamente ter dado um passo para o lado) . E depois a incapacidade de dar a volta ao jogo, num filme já várias vezes visto este ano no Dragão, com a agravante de uma das pedras base da equipa (Lucho) ter de sair lesionado ao fim de meia hora.


Depois este é um daqueles jogos em que o que interessa é ganhar, ou melhor passar a eliminatória, em que nos estamos a marimbar - para não dizer aquilo que o Mariano parece estar a fazer na imagem acima ;-) - para as boas exibições e a gente pode estranhar entrar um Mariano (quando havia uma alternativa se calhar mais lógica - Tomás Costa), pode estranhar que saia um Cebola, quando era o Hulk que não estava dar uma para a caixa. Podemos continuar a lamentar, que o Rolando não tenha cabeceado para baixo, que o Mariano não saiba cabecear, que o Farias que até sabe, não o tenha demonstrado. Que o Lisandro tenha andado tanto pelo meio-campo e que quando entrou na área, tenha rematado à figura. Podemos estranhar isto tudo, mas bastava um destes pormenores ter sido diferente e estávamos eufóricos.

E no fim, achando natural o desfecho, fica a sensação danoninho: "Faltou-te um bocadinho assim!". Mas, para mim, é daqueles casos em que ficando chateado e triste não consigo ficar zangado, e mantenho intacto o orgulho nesta equipa e no empenho colocado em campo.

Obrigado. 
Foi bonito viver o sonho, mas agora voltemos à nossa realidade e vamos mas é ganhar a Coimbra, para ver se esta tristeza vai depressa embora.

Allez! Porto! Allez!
Nós somos a tua voz!
Queremos esta vitória!
Conquista-a por nós!
Imagens gamadas em gettyimagem.com

28 comentários:

JP disse...

muito orgulho no nosso PORTO!!!

Golias disse...

A palavra de ordem, sem dúvida: orgulho!

Jorge disse...

Grandissimo Porto...
No meio de gigantes (pelo menos em termos de orcamento) a nossa eliminatoria contra o campeao Europeu e do Mundo foi a mais equilibrada e poderia ter caido para o nosso lado nao fosse a bomba do Ronaldo. Que grande golo.
Muito orgulho, e os comentarios dos comentadores na ESPN so mostraram o respeito que nos teem pelo mundo fora.

Paulo Marques disse...

E no final do jogo podemos ouvir os benfiquistas a telefonar para a TSF a dizerem que meteram o Porto no devido lugar, que eram portugueses porque apoiavam o menino do mergulho e não o FCP, que só fomos campeões europeus porque não tinhamos adversários difíceis. Entretanto, a RTP mostrava 20x seguidas o golo.
Haja paciência...

Azulantas disse...

Os invejosos que se roam sozinho. Nós fomos lá e somos uma das 8 melhores equipas europeias.

Dito isto também me ficou a sensaçãp que podiamos ter feito mais e melhor.

Não vi uma unica ocasião de perigo para a baliza do MU.

Vi as piors substituições em muitos meses - tipo Outubro 2008.

Mas esta Champions está feita para quem tem dinheiro. 3 clubes ingleses (ou espanhois ou italianos) nas meias finais é triste.

Abraços a toda a equipa que, como dizem os ingleses, socou bastante acima do seu peso.

Para o ano há mais, com mais experiência.

José Correia disse...

Nos últimos anos o futebol europeu tem sido amplamente dominado pelas equipas inglesas. Obviamente, não é por acaso que quer esta época, quer na época passada, 3 dos 4 semifinalistas da Liga dos Campeões são equipas inglesas.
No sorteio dos quartos-de-final, para além de nos ter saído uma equipa inglesa (as hipóteses eram 4 em 7), tivemos o azar de nos ter calhado aquela que nos últimos três anos tem sido a melhor entre as melhores (big four – Manchester United, Liverpool, Chelsea, Arsenal).

Ora, ter conseguido disputar uma eliminatória taco-a-taco com o Manchester United, talvez até com mais oportunidades de golo do que os campeões da Europa e do Mundo, mantendo a incerteza no desfecho da eliminatória até ao último minuto, não está ao alcance de todas as equipas. Que o diga o Inter de Milão, por exemplo.

Quanto ao resto, partilho da perspectiva do João Saraiva.

José Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Correia disse...

hmocc disse...
«Não vi uma unica ocasião de perigo para a baliza do MU.»Faltou-nos alguma pontaria nos lances de bola parada, quer os executados pelo Bruno Alves, quer pelo Hulk.

Contudo, na 2ª parte tivemos duas ocasiões que poderiam perfeitamente ter dado golo (se tivessem sido melhor executadas):
78' o cabeceamento do Rolando ao 2º poste, após uma saída em falso do Van der Sar que deixou a baliza desguarnecida

85' o remate de Lisandro (fraco e à figura) após uma boa jogada e cruzamento de Mariano (neste lance, o Lisandro estava melhor colocado e menos apertado do que o McCarthy no primeiro dos dois golos que marcou em 2003/04)

Leceiro disse...

José Correia disse: 85' o remate de Lisandro (fraco e à figura) após uma boa jogada e cruzamento de Mariano (neste lance, o Lisandro estava melhor colocado e menos apertado do que o McCarthy no primeiro dos dois golos que marcou em 2003/04)

O big Mac está melhor colocado nesse lance e o cruzamento foi mais tenso, facilitando o remate.

---

Muito orgulho na prestação da equipa, cometemos erros correntes em jogos do campeonato (falta de concentração nos primeiros minutos, entrega da posse de bola) e depois arrancamos para uma excelente 2ª parte.

José Correia disse...

hmocc disse...
«Vi as piores substituições em muitos meses - tipo Outubro 2008.»A primeira substituição foi forçada e, tal como já aconteceu em jogos anteriores, saiu Lucho e entrou Mariano.
Houve um rearranjo no posicionamento dos jogadores mas, na minha opinião, o Mariano entrou bastante bem e foi dos melhores no jogo de ontem.

A última substituição também foi forçada - o Sapunaru (que fez um belíssimo jogo) deu o berro em termos físicos e, naturalmente, entrou o Tomás Costa para a sua posição.

Das três substituições, a única que eu discordo e que, de facto, não correu bem, foi a saída do Rodriguez para a entrada do Farias. Acho que não fez muito sentido meter um ponta-de-lança com as características do Farias num desafio em que a bola raramente chegava às áreas em lances de bola corrida. Contudo, se a ideia era tentar "esticar o jogo", quem deveria ter saído era o Hulk (que fez um jogo absolutamente miserável) e nunca o Rodriguez.

dragao vila pouca disse...

Não sou adepto de vitórias morais, mas também não sou de chorar sobre o leite derramado. Assim como não embandeiro em arco nas vitórias, não dramatizo demasiado as derrotas.
Estou orgulhoso do trajecto do F.C.Porto na C.League e muito contente por verificar o crescimento desta equipa, que na fase de grupos, chegou a dar a ideia de não ter capacidade para ir mais longe. Eramos o adversário preferido nos oitavos-de-final e eliminamos os espanhóis do Atlético, que ficaram surpreendidos com a nossa qualidade.Voltamos a ser o adversário preferido nos quartos-de-final e discutimos até ao último minuto, da segunda-mão, com o Campeão da Europa, do Mundo e de Inglaterra, a passagem às meias-finais e mais do que isso, no conjunto das duas mãos, não fomos inferiores. Espero sinceramente, que os profissionais do F.C.Porto tenham o mesmo sentimento que eu tenho, não se sintam tristes, desiludidos e muito menos, abatidos. O sonho acabou, mas não acabou a época e há uma Liga e uma Taça para conquistar.

Em Coimbra, no próximo Domingo, tenho a certeza que os adeptos portistas vão acorrer em massa e manifestar todo o carinho e apoio, à equipa, dizendo-lhe claramente, que nos sentimos orgulhosos por tudo que foi conseguido até aqui e dizendo-lhe também, que estarão do lado dela nesta fase importante da temporada, para a ajudar, com a sua presença, a atingir as vitórias necessárias para a conquista dos grandes objectivos desta época: o Campeonato e a Taça de Portugal.
Sobre o jogo, não posso deixar de dizer que esperava mais. Da equipa, mas também, de alguns jogadores, que hoje, não corresponderam às expectativas: Hulk, C.Rodriguez, principalmente, não jogaram nada, o que juntamente com a lesão de Lucho, fez o F.C.Porto, ficar aquém do rendimento esperado. Entramos mal no jogo, acusamos demasiado a responsabilidade, não fomos tão competentes, como temos sido e isso, contra equipas como o Manchester, é a morte do artista. Na primeira-parte então, foi o Porto do início de época que esteve em campo e não aquela equipa que surpreendeu a Europa.

Melhoramos um pouco no segundo período, mas ficamos longe, mesmo assim, do que já mostramos. Era preciso um Super-Porto, com todos no máximo das suas capacidades e hoje no Dragão, isso não aconteceu.

Nota final: o Manchester ontem, foi uma grande equipa e principalmente, uma equipa que fez valer a sua grande experiência. Defendeu exemplarmente e depois, teve em Anderson, um pivô que dinamizou todo o jogo da equipa. Tem jogadores com uma dimensão, que o F.C.Porto não tem, mas mesmo assim, não ganhou a eliminatória, da forma como esperava e teve de sofrer muito. É o melhor elogio que se pode fazer ao F.C.Porto.

PS- Hulk: espero que alguém coloque o Givanildo na ordem pois ele está a ter comportamentos de prima-dona e a discutir mais que a jogar. Está aliás, a ficar parecido com o pior Quaresma, o que não é bom augúrio.

Um abraço

José Correia disse...

dragao vila pouca disse...
Hulk: espero que alguém coloque o Givanildo na ordem pois ele está a ter comportamentos de prima-dona e a discutir mais que a jogar. Está aliás, a ficar parecido com o pior Quaresma, o que não é bom augúrio.


Desde o jogo de Madrid, em que fez uma excelente exibição mostrando-se à Europa e ao Mundo, o Hulk tem vindo a piorar (o jogo de Guimarães foi uma excepção).
Não sei se será uma questão de falta de frescura física, ou se terão sido os muitos elogios que lhe subiram à cabeça (inclino-me mais para a 2ª hipótese).
Contudo, acredito que o Professor Jesualdo o saberá meter na ordem.

flama draculae disse...

Não posso concordar com a afirmação de que regressamos à realidade. A nossa realidade é o futebol da liga dos campeões. Nós estamos no futebol português por um gravíssimo erro de casting.

Abraço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Acabou a Champions por agora. Foi uma excelente prestação do FCP. Esta eliminatória foi muito importante para a equipa crescer.

O ManU jogou muito bem, anulou bem o Porto e chegou ao golo com um grande remate da prima dona. O Anderson foi o melhor e fez a grande diferença no meio campo. Claro que depois do golo, o Manchester recuou mas fê-lo bem e na primeira parte só mesmo o livre do Bruno Alves é que criou algum perigo. Fomos bem anulados.

No segundo tempo reagimos bem melhor do que estava à espera e o ManU acabou a eliminatória com 11 no último terço do terreno. Não construimos grandes jogadas, mas mesmo com alguns jogadores a dar as últimas, conseguimos criar algumas situações de perigo, mais com coração do que com a cabeça.

A substituição do Rodriguez pelo Farias foi um erro. Deveria ter sido o Hulk a sair já que teve uma noite para esquecer. O que me espanta é que ele não tenha levado uma ensaboadela no final do jogo em Manchester. É preciso controlar o rapaz que ontem na 2ª parte atrapalhou mais os colegas do que jogou.

Nota para os nossos laterais que fizeram um jogo monumental. Julgo que muito da nossa capacidade para inverter o ManU veio do Sapu e do Cissokho.

Ficou o gostinho amargo, mas penso que isso se deve mais à 1ª mão onde não conseguimos vencer. Hoje, o ManU foi melhor e venceu om um grande golo. No final, os aplausos aos nossos jogadores foram mais que merecidos. A equipa esteve sempre muito bem desde do desaire em casa contra o Dínamo Kiev.

Temos tudo para conquistar o tetra com dobradinha, portanto, afigura-se um época muitíssimo boa para o FCP. Bem sei que não vencemos a Taça da Liga, que é com certeza a principal competição mundial, mas paciência...

Azulantas disse...

Concordo em absoluto com os posts acima.

Relembro que a nossa equipa é demasiado "juvenil" para esta Liga dos campeões.

Penso que para o ano, sem Bruno, Lucho e Lisandro (que deverão ser vendidos) e com mais gente nova, este "problema" será ainda mais notado.

Embora seja na Champions que nós estamos como peixe na àgua, o nosso pão de cada dia é o Campeonato (vulgo: Liga). Vamos partir agora para a tranquila revalidação do título - o segundo Tetra da nossa história - e tentar a dobradinha.

Em Portugal ninguém nos apanha rumo ao Hepta!

carneiro disse...

subscrevo.

Luís Carvalho disse...

Alguém que tenha a coragem de escrever, preto-no-branco, o óbvio: eles são melhores do que nós, ponto final.

Nós sabemos muito de futebol mas eles ainda sabem mais, tão simples quanto isso.

Tiveram um início avassalador e marcaram logo. Só temos a lamentar que tenha sido daquela forma inesperada, de tão raro o Cristiano Ronaldo marcar daquela distância. Mais nada.

Basta vermos a forma como controlaram a bola nos últimos 4/5 minutos da partida para deixamos de ter quaisquer ilusões: ninguém mais na Europa toca tão bem a bola entre si.

Claro que, algum dia teríamos que pagar a factura de não termos um médio criativo no nosso meio-campo (logo, mais posse de bola), mas a razão principal é mesmo a valia, sem paralelo, da equipa do Manchester United e do seu técnico, que não tem qualquer receio em colocar 5 peças claramente ofensivas no seu "11" inicial. Isto jogando fora de casa...

Duas notas finais:
Anderson. Sim, continua a ser um grande jogador mas agora num registo completamente diferente daquilo que nós conhecíamos. Sim, agora ganha (muito) mais dinheiro e mais títulos mas falharam todos aqueles que, aquando a sua saída, prognosticavam que estaríamos na presença do futuro melhor jogador do Mundo.
Para os ingleses, aliás, ele é um jogador "combativo". Quase ninguém fala na sua "criatividade". E quanto a golos ou assistências, nem vê-los. Joga muito longe da área contrária.
Hoje em dia tornou-se "apenas" mais um bom jogador, no meio de tantos outros.
Caso curioso este...

Hulk. Sim fez uma exibição horrorosa ontem. Daí até ser preciso "metê-lo na ordem", vai uma enorme distância.
Não queiramos, por favor, repetir o caso-Quaresma da época passada.

bLuE bOy disse...

Pequenas notas apenas:

Caimos... de pé, sem vergonha!
Vendemos (muita) cara a eliminação!
Impusemos medo nos de Manchester!
Golo... numa estirada indefensável!
Primeira parte... lenta!
Segunda parte... de mta raça e bravura!
4 oportunidades... 0 golos!
Não entendi... CR10 out, Hulk in!
Inferiores... em nada nos 2 jogos!
Público do Dragão... FABULÁSTICO e INCANSÁVEL no apoio até aos 94 min... e mesmo ainda já depois do apito final!
Eliminados... mas nunca derrubados!
Um sentimento... frustração!
C'est fini... mas sempre orgulhoso!
Pró ano há mais... e melhor ainda que este, aposto!!!

ps - não, nada tem a ver com o golo; pode parecer, mas não é de todo... mas só pelos manguitos, constantes provocações pás bancadas do Dragão, reafirmo o que sempre disse desse produto McDonald's, com tiques de FILHO DA PUTA da pior estirpe: CR7, ontem uma MERDA, hoje MERDA, amanhã e para todos sempre, um MERDAS!!!

Jorge Aragão disse...

Estou triste mas é futebol. Fizemos o que pudemos, até poderíamos ter empatado, vi o MU a defender com humildade e a despachar umas bolas pra bancada de vez em quando mas fomos dignos. O empate seria um rsultado justo e passariamos. Paciência.
Gostei dos dois laterais a mostrar que estão a crescer e até o Mariano trocou às vezes os olhos ao Evra.
Deliciei-me, como adepto do futebol com Anderson e dei comigo a pensar que não fosse o vil metal, teriamos hoje uma equipa quase imbatível com este menino e mais um avançado de categoria.
Mas com o dinheiro que temos vamos fazendo pela vida. Agora é olhar em frente, sem dramas, para vencer o que nos resta e para o ano estar na Champions outra vez, com mais experiência...

dragao vila pouca disse...

Pois, o Quaresma por causa de ter determinados comportamentos de vedeta e não aceitar as críticas, é que se arrastou no Inter e agora, arrasta-se no Chelsea.
Meter na ordem significa chamá-lo à realidade, dizer que tem de passar a bola, deixar de discutir e jogar mais. É, ao fim e ao cabo, fazer pedagogia, para que ele evolua bem e não com os defeitos que estragaram o Quaresma, que tem um grande potencial, mas corre o risco de ficar aquém daquilo que podia dar.

Um abraço

Mário Faria disse...

A equipa entrou mal e foi surpreendida pela forma como o MU se organizou.
Aliás, é um dos problemas com que nos temos confrontado. O Estrela de Amador que é muito inferior ao FCP também nos surpreendeu no jogo anterior e dominou na primeira quinzena de minutos.
Tem sido um problema recorrente que JF tem que avaliar.
Tirando isso, o comportamento da equipa foi positivo, excepção para Hulk e Rodriguez.
A exibição de ontem de Hulk fez-me lembrar os primeiros jogos da CL em que participou. A imaturidade táctica retirou-lhe lucidez e força. Esperemos que regresse ao seu melhor.
O FCP-MU já foi ontem. O excelente comentário do João diz quase tudo.
Já tenho saudades do futuro.
Força Porto.

Azulantas disse...

@ Luis Carvalho:

Eles não são melhores que nós. As diferenças estão na experiência (1) individual dos jogadores na competição, na "profundidade" (2) de cada equipa, e na atitude e estratégias (3) adoptadas.

1) Em termos de experiência, sabe-se "ad nauseam" que é fundamental nesta competição. O Man Utd é só o Campeão Europeu.

2) O termo "profundidade" é utilizado no futebol inglês para descrever a quantidade e qualidade de um plantel. Por exemplo, ter um Nani, Scholes ou Tevez no banco é sinónimo de um plantel profundo. Ter Guarín, Farías ou Mariano é sinónimo de um plantel menos profundo (isto é com menos e piores soluções).

3) Aqui é mais difícil de avaliar, mas notou-se a dificuldade da equipa portista em contrariar a estratégia de contenção dos ingleses. O desenho do 11 inicial e principalmente as substituições portistas não ajudaram. Sabia-se de antemão que o MU via jogar de forma diferente. Manter o esquema usado em Old Trafford sempre me pareceu excesso de confiança.

Luís Carvalho disse...

O caso-Quaresma foi uma longa história. As posições extremaram-se de tal ordem que chegou-se ao cúmulo da sua saída ser desejada por todas as partes.
Resultado? Todas as partes ficaram a perder (e de que maneira!).
Foi uma péssima experiência para todos.

O grande problema é que, pelo Dragão, parece haver uns que podem jogar mal várias partidas que nada lhes acontece. Já o mesmo não se sucede com outros...

O Hulk teve 1/2 jogos maus. Contudo, continua a ser o mesmo grande jogador, que tanto nos encantou e que muita falta nos faz/fará. Ponto.

Deixemo-nos dessas histórias de "egoísmos" e "vedetismos".
Reparem que foi precisamente, o expoente máximo (mundial!) dessas coisas todas, Cristiano Ronaldo, quem, ontem à noite nos lixou a vida.
Aliás, o melhor entre os melhores, Maradona, era/é igual nesse campo...

Deixem o Hulk ser como é. Não queiram fazer dele mais um jogador como os outros. Não nivelemos por baixo as coisas.

Pedro Coimbra Marques de Carvalho disse...

Nao pensei duas vezes, VENHAM TODOS A COIMBRA, para este jogo decisivo

A equipa precisa e MERECE a nossa presença!!!

A cidade de Coimbra vos espera

José Correia disse...

Por falar em "meter o Hulk na ordem"...


O "secador" de Ferguson fez bem a Ronaldo
«1. Ferguson pode não ser um génio da táctica, mas por alguma razão anda há mais de 20 anos na crista da onda. No primeiro treino que se seguiu ao jogo da primeira mão, Ronaldo foi uma das principais vítimas do "secador" (é assim que em Manchester chamam aos gritos descontrolados do técnico escocês a poucos centímetros da cara dos jogadores sentados no banco do balneário). Ferguson andou ainda toda a semana a passar ralhetes nos jornais ao melhor jogador do mundo. Anteontem, chegou a ignorá-lo quando comentava a última lista de melhores da Premier League. Teria mudado de opinião quem poucos meses antes havia considerado Ronaldo melhor do que Best, Robson, Cantona e Beckham, os anteriores donos da mítica camisola sete? Claro que não. Ferguson sabia o que estava a fazer. E, na sua estratégia, teve ainda a ajuda involuntária de Cissokho e Lucho, que igualmente depreciaram o CR7. E também da imprensa internacional, designadamente de quem escreveu que Ronaldo estava a ser mais famoso este ano por destruir um Ferrari e pela sua agitada vida amorosa do que pelo que vinha fazendo em campo. Ronaldo só precisou de seis minutos para dar a resposta e resolver o jogo. Aquele "míssil" de 40 metros foi das coisas mais mágicas que já se viram no Dragão. São assim os verdadeiros craques. Assumem as responsabilidades quando é mesmo preciso. Mas, claro, também faz toda diferença ter um técnico capaz de fazer cair qualquer um das nuvens...»
Bruno Prata
PUBLICO, 16.04.2009

Desconhecido disse...

Em relação ao missil do Ronaldo, dou lhe 50 tentativas e provavelmente 49 chuta para fora. Tivemos o azar de ser aquela a certeira.
De resto sempre pensei que quem marcasse primeiro levaria sempre a eliminatória, porque ambas são equipas que estando na frente do marcador conseguem controlar defensivamente o adversário.
Depois o Manchester teve Anderson, que encheu por completo o meio campo na primeira parte.
Qualquer equipa merecia passar, foi o Manchester que o conseguiu com mt pena minha, mas não é por isto que deixa mos de ter feito uma grande campanha europeia.
Desta eliminatória apenas lamento a lesão do Lucho, porque de resto o que aconteceu chama-se de futebol.
E do bom...
O que interessa agora é o Tetra e a Taça.

Unknown disse...

É curioso que ninguém fala do que foi mais decisivo nesta partida: a entrada de Ferdinand para o eixo da defesa. Mais que Ronaldo ou Anderson. O responsável por ter secado quase todo o ataque do FC Porto. Grande, grande defesa central.

Abraço a todos