sábado, 11 de abril de 2009

Novas Tecnologias I

Estando as "Novas Tecnologias" tanto em voga, devido ao constante bombardeamento da comunicação social deste termo para qualquer aparelho electrónico mais evoluído do que uma torradeira, creio que era tempo (e já a passar de validade) de o FC Porto abraçar as ditas e começar a fornecer serviços sérios e úteis aos seus associados, com benefícios para ambos.


Calendário de jogos e eventos na Internet

O FC Porto disponibiliza no seu site, através de uma página apelidada de tudo sobre os próximos jogos do FC Porto, onde disponibiliza informação sobre os próximos 3/4 jogos e informação dos seguintes 10/15 dias sobre o clube (outras modalidades e eventos institucionais).

Para um clube com o tamanho do FC Porto e o número de adeptos que tem, parece-me manifestamente pouco. O FC Porto deveria fornecer informação relativa ao calendário completo da época corrente (e possivelmente manter um histórico) de todas as modalidades, de todos os eventos institucionais e todos os eventos relacionados com o FC Porto (reuniões da liga de clubes, fóruns da UEFA, eventos organizados no Estádio do Dragão).

As pessoas interessadas em assistir aos jogos (ou participar em outras actividades) deveriam ter a informação o mais antecipadamente possível de forma acessível, mesmo que a data do evento venha a ser depois actualizada (por exemplo, devido à antecipação de um jogo de domingo para sábado).

Um método simples para o conseguir, é recorrendo à criação de um calendário virtual que os adeptos possam consultar no seu telemóvel ou computador de forma fácil e eficiente.
Para tal, existe um formato de calendário (iCalendar) que os adeptos podem configurar (no iCal da Apple, Outlook 2007 e Windows Calendar da Microsoft, no Google Calendar, entre outros), que lhes permitem estar sempre perto da informação. É possível também disponibilizar essa informação num formato simples através de uma página, para quem não quer ou não tem a possibilidade de ter um calendário no seu computador.
Esta informação é também actualizável, visto que se o FC Porto alterar, eliminar ou adicionar novos eventos, os calendários que se encontram nos equipamentos dos adeptos vão ser automaticamente actualizados.


O planeamento de viagens ou ausências de forma a poder-se assistir a jogos por parte dos adeptos, sejam eles em casa ou fora, são também do interesse do FC Porto. É possível deste modo conseguir ter mais gente a assistir aos seus jogos, e com isso garantir maiores receitas de bilheteira e/ou televisão.

4 comentários:

Unknown disse...

Aqui há uns tempos a responsável pelo blog fcporto.blogspot.com mantinha no google calendar um calendário com os jogos do FCP de todas as modalidades (quer dizer as principais). Pena ter acabado, mas imagino o trabalho que dava manter aquilo actualizado, não tendo acesso à fonte original.

Sem dúvida que este era um serviço simples e que para o clube é somente uma forma diferente de disponibilizar a informação.

Mas quando dizem que disponibilizam feeds e depois vamos ver e aquilo são iframe's, mostra mais interesse pela vertente comercial (que os blogs divulguem os anúncios do Sapo e da bwin) do que a divulgação da vertentes informativa.

Manuel Guedes disse...

Subscrevo o post. Eu uso o google calendar e é um bocado chato ter de andar a actualizar os jogos do Porto manualmente.

http://www.google.com/calendar/embed?src=d9tam20d7qol9bedjj1ieh3iu8%40group.calendar.google.com&ctz=Europe/Lisbon

João disse...

Obrigado pelo link. Adicionei o calendario 'a minha agenda no google.

Nuno Nunes disse...

Excelente post. Uma óptima ideia para os responsáveis do FC Porto tomarem nota.