sexta-feira, 24 de abril de 2009

Talentos, em Portugal, Ney pensar

Entrada muito dura de Ney, sem direito a amarelo

Em velocidade, Hulk deixou Nuno André Coelho no chão, cruzando para o interior da área de Filipe Mendes, o que acaba por conseguir. Porém, no segundo seguinte é atropelado por Ney, que foi à dobra, ficando no chão agarrado à perna esquerda. Teve de sair de maca e talvez não jogue mais esta época.

OJOGO, 2009/03/23


Um dos melhores jogadores do FC Porto, o brasileiro Hulk, foi anteontem atingido pelo estrelista Ney, numa entrada violenta que nem sequer mereceu sanção disciplinar de Carlos Xistra e que muito provavelmente o deixará de fora para o resto da época. Já não é a primeira nem a segunda nem sequer será a última vez que um jogador do FC Porto é posto no “estaleiro” por “caceteiros” sem que estes sejam devidamente punidos pelos seus actos. Basta recorrer a exemplos recentes como a entrada do benfiquista Karagounis que arrumou o Lisandro durante uns tempos ou aquela brutal entrada de Katsouranis sobre o Anderson que, por curiosidade, também não mereceu qualquer sanção de outro artista, o Lucílio, e que partiu três ossos da perna do brasileiro e o atirou para fora dos relvados por mais de meio ano. Nessa altura não houve castigo por parte da Comissão Disciplinar da Liga aos infractores e o mais certo é que a entrada do Ney também passe impune. Tudo respeitando os regulamentos, claro está. Regulamentos que afinal de contas não têm qualquer utilidade.
O comunicado da SAD emitido no site oficial é o mínimo que o clube poderia fazer. Espero que não se fique por aí.


Em Portugal não se aprecia bom futebol nem se apreciam e protegem os verdadeiros artistas como o Hulk. Eles estão sujeitos às agressões dos medíocres “caceteiros” deste campeonato que não suportam que haja alguém em campo que se distinga e se eleve acima da vulgaridade. E o melhor que os talentos têm a fazer é, mais tarde ou mais cedo, abandonarem o país e mudarem-se para países que levam a sério o futebol protegendo os bons jogadores e castigando exemplarmente os “caceteiros”. O Anderson pode agora jogar e potenciar o seu futebol livremente em Inglaterra porque se algum Katsouranis o magoar seriamente sabe que fica sujeito a castigos exemplares de vários meses e por isso pensa duas vezes antes de cometer faltas duras.


E agora, pergunto eu, quem é que vai indemnizar o FC Porto por uma eventual não utilização do Hulk para o resto da época? É o Ney? É o Estrela? É a Liga? É o sindicato dos jogadores ou o seguro caducado do Estrela da Amadora? A resposta é fácil: ninguém. Ninguém vai indemnizar o FC Porto. E o pior é saber-se que na próxima jornada lá estará o “caceteiro” Ney pronto para dar o seu contributo à equipa. Tenho pena que não haja no FC Porto actual um Paulinho Santos ou um Jorge Costa que fizesse de imediato o Ney provar do seu próprio veneno, para aprender.
Foi uma arbitragem (mais uma) miserável do Xistra. Merecia que lhe partissem uma perna. E ao Ney que lhe partissem as duas.


O futebol português não é melhor porque não quer. Gosta-se é do jogador “combativo” ou com “poder de choque”, ou seja, admira-se o “caceteiro”. Fico abismado quando ouço os comentadores desportivos dizerem, por exemplo, que a entrada do Moutinho ao jogador do Guimarães no jogo da passada jornada não merecia cartão amarelo por não ter sido “violento”. Só quem não joga ou jogou futebol é que não sabe o efeito doloroso da chamada “paralítica” (entrada de joelho à coxa do adversário). A facilidade com que se despreza a “cacetada” é impressionante. O que se é que há-de fazer? Se o Cristiano Ronaldo tivesse ficado em Portugal já teria sido operado aos joelhos uma carrada de vezes e estaria agora a arrastar-se em campo e a ponderar o fim da carreira.

9 comentários:

Azulantas disse...

O CD da liga sabe aplicar suspensões ao Lisandro porque este simulou um penalti na Luz, mas para o "amigo" Ney, "ney" amarelo, "ney" vermelho, "ney" nada.

Realmente, as campanhas do "Deixem jogar o ... (inserir nome do jogador preferido)" já são tão banais que ninguém lhes presta atenção.

Mas não concordo com a frase - "Tenho pena que não haja no FC Porto actual um Paulinho Santos ou um Jorge Costa que fizesse de imediato o Ney provar do seu próprio veneno, para aprender." - porque não podemos ter 2 pesos e 2 medidas.

Ou se combate a violência no relvado, ou se opta pelo silêncio e pela conivência com este tipo de anti-jogo. Eu adorava o Paulinho quando ele jogava à bola, não à perna.

O Porto (e os outros clubes profissionais) tem que lutar contra esta tendência dentro dos seus próprios balneários, se é que querem que os seus "artistas" continuem a jogar e a chamar público aos estádios.

Uminho1 disse...

Pois. Isto é tudo muito bonito, mas os mesmos adeptos que agora dizem para protegerem os talentos são os mesmos que fizeram simbolos do clube e de raça tipos que a única coisa que sabiam fazer era distribuir cacetada, sejam eles o Paulinho Santos o André, os Jorge Costas e muitos muitos outros.

E ao contrário do que se diz não é só um problema nacional. Na Liga dos Campeões o Hulk também levou muita pancada.

Em pleno santuário do tão apregoado fair-play inglês, Old Trafford, levou fora e dentro da área, mas aí tantos os adeptos como a admninistração da SAD não tem tomates para denunciar. No burgo é mais fácil.

E não é só aqui que é didficil jogar futebol. O fantástico Ronaldo do Barcelona levou pancada velha e não jogava cá.

Jogadores com estas características estão sujeitos e isso, mas a maior culpa vêm dos próprios adeptos, pois batem palmas com um dos nossos temn essas entradas a varrer. Chamam-lhe raça, aplicação.

Vi o Fernando fazer na recente eliminatória na LC muitas dessas entradas até às perna do C.Ronaldo, mas foi considerado excelente.

O Nel fez o que todos fazem e o FCP não é vitima alguma, basta ver o que os adversários pensam dos joelhadas do B.Alves nas costas adversárias a que alguns chamam impulsão.

Mudança de mentalidades é o que precisa.

Nuno Nunes disse...

Uminho1 disse:
"Isto é tudo muito bonito, mas os mesmos adeptos que agora dizem para protegerem os talentos são os mesmos que fizeram simbolos do clube e de raça tipos que a única coisa que sabiam fazer era distribuir cacetada, sejam eles o Paulinho Santos o André, os Jorge Costas e muitos muitos outros.""O Nel fez o que todos fazem e o FCP não é vitima alguma, basta ver o que os adversários pensam dos joelhadas do B.Alves nas costas adversárias a que alguns chamam impulsão."Dizer que a única coisa que o André sabia fazer era "distribuir cacetada" ou é ignorância ou má-fé clubista.
O comentário sobre a prestação do Fernando na eliminatória com o Manchester faz-me pensar que se trata da 2ª hipótese.

O que o Ney fez não é "o que todos fazem". Não vejo jogadores atirados para o estaleiro em todos os jogos ou em todas as jornadas. É preciso haver alguma honestidade intelectual para se poder discutir este assunto sem demagogias.
Quanto às "joelhadas" do Bruno Alves, que eu saiba até hoje não atirou nenhum colega de profissão para o bloco operatório nem sequer afastou ninguém por um período semelhante ao que o Hulk vai estar ausente.

Uminho1 disse...

Má-fé clubistica? Não sofro é de fanatismo em que só vejo o mal quando são os outros a fazerem aos nossos.

Sim, vai ver as entradas de Fernando tanto lá como cá à tesourada como se diz. São entradas "com tudo", que por sorte não lesionaram, logo a entrada deixou de ser criticável?

E eu não meço a gravidade de uma entrada só porque ela causou ou não ferimentos graves. Há entradas mais violentas que a do Nel que não resultam em lesões algumas. O Lucho lesionou-se sozinho quando já levou muita pancada forte e nunca foi para o estaleiro.

Vejo semanalmente tantas entradas de carrinho de meter as mãos à cabeça, mas de todas as equipas.

Não há anjinhos neste assunto.

Aliás, muitos ainda falam na lesão do Anderson. Vejam o video e digam-me quantas entradas daquelas já não assistiram até agora? Não me digam que não viram mais nenhum entrada daquelas? Eu já perdi a conta, mas o facto é que quase mais nenhum teve uma lesão grave e ele teve-a. Aliás,para mim essa lesão foi mais resultante da queda sobre o joelho que da pancada propriamente dita.

O futebol é um jogo de choque, em Inglaterra há mais choque que em algum campeonato, mas os jogadores parecem-me mais resistentes fisicamente, mais bem preparados para o choque.

Não interessa estar com tantas lamúrias. São situações que acontecem.Não crucifico o Nel nem nada disso.

Sim , o André foi um belíssimo jogador para além de ter sido um bom caceteiro também, mas isso significa o quê? Que pelo facto do Nel ter lesionado o Hulk é só um caceteiro que não sabe jogar futebol limpo como o André?

tp disse...

É um grande azar. O Bruno Alves é um tipo violentíssimo mas nunca magoou ninguém.
A nível internacionl tem um apercentagem baixíssima de cartões amarelos. Mas é 1 jogador" maldoso".

O Porto, como tenta dizer o Uminho1, coitado, é uma equipa recheada de jogadores violentos. MAS, nos últimos anos, só o Porto teve jogadores afastados por lesões causadas directamente por entradas de jogadores adversários.É um azar do caraças! O Porto só dá pancada mas, inexplicavelmente, os seus jogadores é que sofrem pernas partidas e outras lesões.
Devem ser auto-infligidas!

Vamos todos dar as mãos e tentar arranjar um cérebro ao Uminho1, para que possa participar nestas discussões sem se enterrar muito.

José Correia disse...

Os jogadores viris/violentos vão até onde os árbitros os deixam ir.
Volto a dizer, revejam o Guimarães x FC Porto. Logo no 1º minuto o Gregory teve uma entrada a matar sobre as pernas do Hulk. Tivesse o Carlos Xistrema mostrado o cartão amarelo (mínimo!) que se exigia e, tenho a certeza, que aquele jogo não se teria transformado no massacre às pernas do Hulk que toda a gente viu (menos o Carlos Xistrema).

José Correia disse...

Após o massacre de Guimarães, terá sido coincidência que o Hulk tenha sofrido uma lesão grave num jogo novamente apitado pelo Carlos Xistrema?

Terá também sido coincidência que o Carlos Xistrema não tenha mostrado qualquer cartão (amarelo? vermelho?) ao autor do "crime"?

O que se provou nos jogos de Guimarães e da Amadora, é que com árbitros como o Carlos Xistrema o "crime" compensa.

condor disse...

Oh hominho1,enumera lá os jogadores a quem Paulinho Santos Jorge Costa André lesionaram com gravidade!Não me venhas com as ventas esmurradas do menino d`ouro,pois aí só se perderam as que cairam no chão!

Manuel Guedes disse...

Bom post. Só para ilustrar a diferença para a liga inglesa, na época passada ISTO deu 3 jogos de suspensão e não foram mais porque não foi provada intenção.