terça-feira, 21 de abril de 2009

Novo pavilhão: o projecto e as obras

Em 30 de Julho de 2008 já tinhamos publicado um artigo sobre as obras do Dragão Caixa.
Agora, que estamos na véspera da sua inauguração, vale a pena recordar o projecto, como era o local antes das obras e algumas fotos da evolução das mesmas durante os 18 meses que demorou a sua construção.


I. O Projecto

Segundo o arquitecto Manuel Salgado (também responsável pelo Estádio do Dragão) o maior desafio deste projecto "foi encaixar este pavilhão com arena rectangular num terreno de dimensões reduzidas, 8.300 metros quadrados, numa geometria irregular em forma de feijão".

Vista aérea do Estádio do Dragão e da localização do novo pavilhão


Local assinalado de implantação do novo pavilhão


Foto do local onde iria ser construído o novo pavilhão






De acordo com a memória descritiva do projecto a arena foi colocada "no único local possível, no centro do edifício, onde a largura é maior", tornando possível construir uma bancada longitudinal e outras duas nos topos.





Em termos de acessos do pavilhão, o projecto previa três acessos pedonais e um acesso automóvel. A entrada principal para o público estava prevista a Sul e com ligação à estação de metro das Antas. A entrada de serviço a Poente será para a zona VIP e fará os acessos aos escritórios da administração. A entrada dos media, a Norte, será feita a partir da Via FC Porto.




II. A construção

O lançamento da primeira pedra foi feito, de forma simbólica, em 23/04/2007, mas a empreitada só teve início a 30/10/2007.
Movimentos de terras, trabalhos de fundação e colocação de estacas (três quilómetros de estacaria), ocuparam, diariamente, entre 100 a 110 operários.

Lançamento simbólico da primeira pedra, 23/04/2007


Obras em 31 de Janeiro de 2008


Obras em 1 de Março de 2008


Obras em 15 de Abril de 2008


Obras em 15 de Maio de 2008


Obras em 15 de Junho de 2008


Obras em 1 de Outubro de 2008


O Dragão Caixa foi construído num vazio urbano de 8.300 metros quadrados, está assente em pilares e tem três pisos: a arena onde fica o campo, as bancadas para os adeptos e um terceiro piso que albergará os serviços administrativos.




O piso do pavilhão é flutuante, tendo sido aplicado em três camadas de madeira de arce canadiana (igual ao do Palau Blaugrana, em Barcelona)

Em termos de gestão técnica, o pavilhão vai estar ligado ao Estádio do Dragão através de um corredor de serviço e o sistema de aquecimento de água e de electricidade irão estar integrados.



Ficha do novo Pavilhão
Nome: Dragão Caixa
Arquitecto: Manuel Salgado
Construtora: Somague
Início da obra: 31 de Outubro de 2007
Data de inauguração: 23 de Abril 2009, às 21h30
Prazo de execução: 545 dias
Capacidade: 2007 lugares (1868 em bancada, 121 camarotes e 18 para imprensa)
Custo total: 11.722.926 euros (preço máximo garantido)
Área total: 18.000 metros quadrados
Área do pavimento: 1.100 metros quadrados


Fotos: www.fcporto.pt, Maisfutebol, JN, Google Earth (clique nas fotos para as ampliar)

12 comentários:

Manuel Guedes disse...

Há alguma coisa programada para a inauguração na quinta-feira ou é apenas uma cerimónia de corta-fita?

José Correia disse...

Há algum secretismo à volta da inauguração mas, de acordo com o que veio a público, a cerimónia de inauguração terá início às 21h30.

Segundo sei (o que é pouco), a cerimónia irá envolver atletas das diferentes modalidades.

Delindro disse...

Irei estar presente pois já adquiri o meu Dragão Caixa Seat.

Golias disse...

Anteontem, passei por aí e estavam os artesãos (supunho) a terminar essa escultura metálica, que ainda estou para saber o que representa.

nobigdeal disse...

projecto arquitectónico? ok, mto bonito, entreguem lá os prémios todos de arquitectura, amigo do ambiente, etc.;

bom aproveitamento do espaço envolvente ao estádio (a tal curvinha)? pode até ter sido uma ideia de génio, ao alcance de poucos;

etc. etc. etc.? ok, nada a dizer.

2000 LUGARES? não gozem comingo, mais valia estar quieto!

P.S. não me perguntem se tenho ideias melhores porque não, não tenho :)

Delindro disse...

As médias das modalidades são pobres nos últimos anos. Quem não apareceu até agora nas modalidades tem poucos motivos para protestar. Se nos últimos anos tivessemos tido média de 3000 ou 4000 o pavilhão não faria sentido com esta dimensão, mas tal não se verificou e essas assistências verificaram-se no máximo uma dúzia de vezes por ano. Ainda no sábado passado sem futebol no Andebol estava muito pouca gente e no basquetebol também não tenho conhecimento que tenha estado uma boa casa.

nobigdeal disse...

compreendo essa objecção, mas tb nos últimos anos as modalidades têm jogado fora de portas, tipo Póvoa, Matosinhos, Gondomar, Santo Tirso, certo?

imagine uma fase final de uma qualquer modalidade Sábado à tarde, seguido de futebol à noite. tá a ver, vai ser uma guerra para arranjar um lugarzinho :)

José Correia disse...

Compreendo muito bem a critica do nobigdeal e a resposta do Delindro.

A breve prazo, muito provavelmente ainda esta época, veremos qual dos dois está mais perto da razão.

Unknown disse...

Um pavilhão junto do estádio, ou seja em casa, com metro à porta, acessibilidades de carro excelentes, com possibilidade de colar jogos ao futebol, ou entre modalidades, junto a um centro comercial (onde até se pode deixar o carro e a mulher (ou o homem) a fazer compras ou no cinema), não é minimamente comparável com os últimos anos.

Mal de nós se 2000 lugares, não vão ser poucos. Importa também não carregar no preço dos bilhetes.

José Correia disse...

«No projecto original estava previsto um pavilhão mais pequeno, para treinos e aquecimento, com 597 lugares, mas que acabou por desaparecer. Vale a pena sublinhar que a altura do Dragãozinho (13,4 m), é superior à exigida para a prática do voleibol (12,5 m), quem sabe prevendo o eventual regresso da modalidade ao clube...»
in O JOGO, 23/04/2009

José Correia disse...

«Tal como disse Pinto da Costa, em conferência de Imprensa para apresentar a nova obra, o andebol será a modalidade que vai estrear o Dragãozinho. O primeiro jogo das meias-finais do play-off do Campeonato da Liga, frente ao Madeira, marcado para o dia 6 de Maio, será então o encontro inaugural do novo recinto do FC Porto.»
in O JOGO, 23/04/2009

Manuel Guedes disse...

In www.fcporto.pt«Acompanhe em directo a inauguração do Dragão Caixa

À imagem da cobertura que outros momentos de eleição da história do F.C. Porto têm merecido, o site oficial do clube vai colocá-lo em contacto privilegiado com todas as emoções inerentes à inauguração do Dragão Caixa, novo pavilhão das modalidades azuis e brancas.

A gala tem lugar esta quinta-feira, a partir das 21h30, e será transmitida em directo em www.fcporto.pt.

Depois de o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa ter lançado, há precisamente dois anos, a primeira pedra do pavilhão, numa cerimónia simbólica que marcou o arranque do sonho, é chegada a altura de vislumbrar a grandiosa obra azul e branca em toda a sua plenitude, em mais um evento de puro entusiasmo.»