sexta-feira, 17 de abril de 2009

Um remate portentoso... a 35 metros



"Ainda não vi a repetição, mas quando rematei senti que era um grande golo. Estou muito feliz por ter marcado ao FC Porto, que é uma grande equipa. Aliás, não é por acaso que chegou aos quartos-de-final da Champions e lidera a Liga portuguesa."
Cristiano Ronaldo, 15/04/2009


«Sir Alex Ferguson aplaudiu o remate de sonho de Cristiano Ronaldo que garantiu ao Manchester United a presença na meia-final com o Arsenal. Um remate de Ronaldo, a 40 metros, valeu, à equipa de Ferguson, a vitória por 3-2 na eliminatória»
BBC

«um golo fantástico de Cristiano Ronaldo valeu o 0-1 na segunda mão dos quartos-de-final da Champions League e manteve em prova os titulares do troféu»
SKYSPORTS

«golo maravilha que acabou com o feitiço do Porto»
Daily Mail

«petardo fantástico»
The Sun

«Cristiano Ronaldo lançou o Manchester United para os últimos quatro da Liga dos Campeões com um golo de cortar a respiração»
uefa.com

«Um golaço de Cristiano Ronaldo no início do jogo deu, ao Manchester United, a qualificação para as meias-finais da Liga dos Campeões.»
MARCA.COM

«Potente tiro a mais de 30 metros da baliza»
Record

«Um rocket indefensável. O golo do português no Dragão foi uma obra de arte, um pontapé que nem o elástico Helton teve hipótese de defender»
Maisfutebol



Quer a imprensa portuguesa, quer a internacional, não poupou nos adjectivos para elogiar o golo de Cristiano Ronaldo, o qual decidiu a renhida eliminatória entre o FC Porto e o Manchester United.
Eu também estou de acordo que o pontapé do CR7 é muito forte e colocado. Contudo, atendendo à distância a que o remate foi desferido (35 a 40 metros), será que o Helton não poderia ter feito algo mais?
Eu penso que podia e devia, mas pareceu-me que o Helton não estaria a contar que o Ronaldo rematasse daquela distância, o que fez com que o seu tempo de reacção não tivesse sido o melhor.

P.S. O Helton é um bom guarda-redes, mas não é um grande guarda-redes (como, por exemplo, foi o Vítor Baía). Admito perfeitamente que esta minha opinião possa estar a influenciar o modo como eu vi e analiso este lance.

Fotos: uefa.com (clique para as ampliar)

12 comentários:

Jorge disse...

Nao me pareceu que o Helton tenha sido mal batido, para poder defender aquele remate teria que estar uns passos a frente e nao estava precisamente porque nao estaria a espera que o Ronaldo tivesse a oportunidade de desferir o remate. Para atribuir culpas a primeira pessoa na lista seria o Fernando que deixa o Ronaldo receber a bola, ganhar espaco para o remate e rematar sem qualquer oposicao.
De qualquer forma, se formos a escalpelizar os lances desta forma nunca havera golos sem erros.

Rui disse...

Acho que um guarda-redes de top não pode sofrer golos daqueles, o Helton é bom mas não é de top.

Bem gostava de ver o porto a investir num guarda-redes de top.

Que já agora nunca seria nem o Beto nem o Eduardo.

Aleixo disse...

A foto diz tudo. Onde está o Fernando ? O Helton nada podia fazer. Nada.

Manuel Guedes disse...

Eu estava atrás da baliza e o remate é impressionante.

http://www.youtube.com/watch?v=0_qet3hI3Ooremate a 36,2 metros da baliza...
103 km/h...
28,7 metros por segundo...
1,26 segundos... o tempo para o Helton se aperceber do remate, calcular a trajectória e lançar-se do centro da baliza para defender um remate que bate na rede lateral, porque obviamente não há tempo para dar um passo para o lado ou flectir os joelhos para ganhar impulsão.

Manuel Guedes disse...

«O Helton é um bom guarda-redes, mas não é um grande guarda-redes (como, por exemplo, foi o Vítor Baía).»

100% de acordo contigo. E no entanto... http://www.youtube.com/watch?v=lbV22EimA0E

DJ Louro disse...

103 km/h...
" 28,7 metros por segundo...
1,26 segundos... o tempo para o Helton se aperceber do remate, calcular a trajectória e lançar-se do centro da baliza para defender"

Acho tempo suficiente para dar um passo ao lado e atirar-se para defender uma bola que entra a um metro do poste!
Pareceu-me que não estaria concentrado e de facto não é um guarda redes TOP.
Apostem no VENTURA !

bandiduh disse...

Estamos todos muito chateados, mas a verdade é que é um golaço!

Unknown disse...

Eu depois de ver as imagens continuo com a mesma sensação com que fiquei no estádio. É um grande remate mas o Helton é mal batido.

Podemos dizer que 90% dos guarda-redes sofriam aquele golo, o que é verdade. E essa é a diferença entre os bons guarda-redes (onde está o Helton) e os guarda-redes de topo - onde o Helton esteve perto de entrar, mas que nos últimos tempos está longe de o ser.

Eu arriscava-me a dizer que o Helton que ganhou o lugar ao Baía e fez uma 2ª volta espectacular, o mesmo Helton que ganhou o lugar na selecção brasileira, defendia aquela bola.

O Helton que temos tido desde que perdeu o lugar na selecção, como se viu, não a defendeu.

José Correia disse...

Louro disse...
Pareceu-me que não estaria concentrado e de facto não é um guarda redes TOP.
Apostem no VENTURA!


Por aquilo que já vi, acredito que o Ventura irá ter um futuro brilhante à sua frente. Contudo, antes de se tornar titular do FC Porto, precisa de rodar durante um ano, jogando todas as semanas.
Penso que será o que irá acontecer na próxima época. Só falta escolher o clube felizardo que irá acolher esta "pérola".

José Correia disse...

João Saraiva disse...
Eu arriscava-me a dizer que o Helton que ganhou o lugar ao Baía e fez uma 2ª volta espectacular, o mesmo Helton que ganhou o lugar na selecção brasileira, defendia aquela bola.


Inteiramente de acordo com o João Saraiva.

Paulo Marques disse...

Bem, eu além disso acredito que ele não marca outro igual...

AindaPiorBlog disse...

Vejam os grafismos 3D que explicam todo o lance do golo do Cristiano Ronaldo:

http://www.youtube.com/watch?v=wrSIbpmkrCQ