quarta-feira, 8 de abril de 2009

Depois dos 1-12, uma exibição anti-Sistema


Numa época em que o SLB foi goleado pelo “colosso” Olympiakos e em que saiu da Europa pela porta dos fundos, após conquistar 1 ponto em 12 possíveis na fase de grupos da Taça UEFA.

Numa época em que o Sporting saiu da Liga dos Campeões humilhado, após uma eliminatória em que foi vergado por um Bayern de Munique mediano, mas que aplicou aos leões uns inacreditáveis 1-12.

Mais do que o resultado, a qualidade demonstrada e a forma personalizada como o FC Porto se exibiu em casa do actual campeão europeu e mundial, foi mais uma enorme machadada na teoria do Sistema. De facto, exibições destas, ainda por cima perante os olhos do Mundo, não ajudam nada Luís Filipe Vieira e seus acólitos (Cervan, Pinhão, Delgado, Manha, Cartaxana, etc.) na “missão de evangelização” em curso...

Nesta linha de pensamento, algumas opiniões seleccionadas em diferentes meios de comunicação.

----------

«Para muitos, desde logo para sir ferguson, mais para os seguidores do 'manchester' - em manchester, linha do estoril, braga e alcoutim - a afirmação de classe do 'fc do porto', hoje no 'estádio dos sonhos', traduziu-se, mais do que num pesadelo, numa desconfortável apoplexia que irá, presumo, permanecer por ainda mais uns tempos.»
António Boronha (ex-vice-presidente da FPF), 07/04/2009


«O FC Porto mostrou por que razão é a única equipa portuguesa com força na Europa, por muito que custe aos fanáticos do futebol que proliferam por aí. Alicerçado na mesma estratégia de sempre, a equipa cumpriu o que Jesualdo prometera na conferência de antevisão e entrou ao ataque encostando literalmente o campeão do Mundo às cordas. (…)
Chegaram à vantagem com justiça, impuseram o seu jogo em Old Trafford, onde até os maiores gigantes europeus costumam tremer e só viram o United empatar devido a um erro infeliz de Bruno Alves. Mas aqui é que se viu a fibra. Outra equipa, provavelmente, teria perdido a concentração por causa de uma falha e depois do 1-1 teria sofrido mais pouco depois. Mas o FC Porto não é assim.»
Hugo Neves, Record, 07/04/2009


«O F.C. Porto fez em Old Trafford, esta terça-feira, uma das melhores exibições de equipas portuguesas na Europa. Nos últimos anos? Sim, seguramente. Mas se o leitor quiser arriscar «de sempre» não sou eu que vou desmenti-lo.»
Luís Sobral, Maisfutebol, 07/04/2009


«Entrecortado por cânticos portugueses, foi eloquente o silêncio que trespassou o Teatro dos Sonhos, o palco do Manchester United: um FC Porto personalizado, de aposta no colectivo, assinou exibição soberba e reforçou a legitimidade de sonhar com as meias-finais da Champions. Além de mais uma vez se ter desmentido a tese segundo a qual o êxito é exclusivo do poderio financeiro, o espectáculo de Old Trafford reconfirmou o FC Porto como a única equipa portuguesa das últimas três décadas capaz, no plano internacional, de discutir todos os jogos num patamar de igualdade e em contraciclo às patéticas dúvidas que lhe tentam carimbar no plano interno
Fernando Santos, O JOGO, 08/04/2009


«É notável a capacidade que o Dragão tem de cuspir em tudo aquilo que não presta. Naqueles que já não conseguem arranjar mais argumentos, por mais patéticos que sejam, para denegrir a sua imagem, para relativizar e minimizar os seus êxitos. Para tudo isto o FC Porto tem tido resposta pronta. Como? Ganhando. Convencendo... e em campo. Que é sempre a melhor forma de calar os "anónimos" prontos a meter a cabecinha de fora sempre que têm uma pequenina oportunidade...
(...)
A jornada europeia de Manchester foi gloriosa, (igual a muitas outras que nos últimos 20 anos o FC Porto tem repetidamente conseguido), deixando orgulhosos os verdadeiros amantes do que de melhor o futebol português é neste momento capaz de produzir. O resto... é "chover no molhado"... é mais do mesmo!
Esta jornada não merecia, por isso, ser despachada para segundas caixas de informação desportiva, dando lugar, em primeira instância, às crises existenciais de alguns habituais protagonistas, num exercício de minimização e de branqueamento que até pode agradar a meia dúzia de "cromos" mas que envergonha todos aqueles que não deixaram de se sentir orgulhosos pelo que viram, não olhando a mais nada que não tenha sido a enorme qualidade da exibição portista e, em especial, a sua permanente "atitude", a tal expressão tão difícil de mastigar!
Também eu me associo a uma cuspidela generalizada contra tanta cegueira!»
Paulo Garcia, SIC online, 08/04/2009


«O FC Porto não é o melhor clube português no futebol internacional. É o único. É o único que, antes de um jogo contra o Manchester United, podemos esperar que jogue entre iguais. Não esperar de esperança beata - porque, essa, qualquer presidente aldrabão no universo crente que é o futebol pode prometer.
Falo de esperança legítima num clube que vai em mais de duas décadas de carreira como o melhor português e, sobretudo, atingindo aquela constância de qualidade que leva o FC Porto a ser tratado entre os maiores como um dos seus. É necessário que isso seja saudado para além do futebol. Porque, em Portugal, no campeonato dos factos contra a retórica, ganha quase sempre a conversa barata. Ontem, um dos nossos raros campeões de factos (e não de lábia) voltou a cumprir. Quem manda no restante futebol nacional que aprenda com quem foi buscar os, então, desconhecidos Hulk, Fernando e Cissokho... E o que há para aprender é isto: há quem saiba fazer e há quem não. Estes últimos deviam dedicar-se ao curling, desiludiriam menos portugueses.»
Ferreira Fernandes, DN, 08/04/2009

8 comentários:

HULK ONZE MILHAS disse...

"Luís Filipe Vieira e seus acólitos (Cervan, Pinhão, Delgado, Manha, Cartaxana, etc.)"
O Boronha esqueceu-se de gente muito importante, como a Procuradora-Especial Maria José Morgado e respectivo marido, o seu chefe Procurador Geral da República Pinto Monteiro, os tais agentes da PJ que estiveram na célebre reunião com Filipe Vieira e Carolina Salgado, etc..
É bom que nós não nos cansemos de mencionar esta "gente importante"... que deixam a justiça do nosso País no estado lastimoso em que ela está, enquanto se entreteeem a fazer joguinhos de pontapé na bola, procurando ajudar aqueles que não teem medo de afirmar que fazem "as coisas por outro lado"...

José Correia disse...

Caro Hulk Onze Milhas, a parte inicial do artigo é da minha responsabilidade.
Já editei o artigo de modo a que isso fique mais claro.

Abraço

Zé Luís disse...

Bolas, o benfiquista (confesso) Ferreira Fernandes consegue ser melhor que os outros.

Também nada como uma picardia com o bronco Bieira, que o fez sair do Rascord cujo director se borrou e lavou a cara quando o presidente lho ordenou.

Mário Faria disse...

O FCP fez um excelente resultado em Manchester que abre excelentes perspectivas para o jogo da 2ª. mão.
Obviamente, estamos radiantes. Espero, porém, que o pessoal (os jogadores) mantenham bem os pés em terra, porque andar nas nuvens é tombo pela certa.
O FCP quer no plano interno quer na CL tem jogos complicados. Todos conhecemos as dificuldades. A equipa está confiante, mas espero a maior concentração competitiva nos próximos (em todos os) jogos.
Os adversários contam armas, montam armadilhas e prudência e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém
Os elogios de alguma CS são recados aos clubes da 2ª Circular. Sentem-se profundamente desiludidos e atiram-lhes com o que mais lhes dói : elogiar o FCP.
O empate e a magnifica exibição já foram ontem. A partir deste momento só penso no futuro.
A responsabilidade subiu em flecha, e nós sócios e adeptos temos de estar preparados e saber exigir com tolerância, porque o nível subiu muito. Temos que apoiar : a equipa merece.
Não se esqueçam e deixem o assobio em casa, por favor.

Desconhecido disse...

Temos agora muitos "adeptos", mas não esquecemos das belas reportagens que o Paulo Garcia fazia na SIC...
Dispensamos elogios de quem não há mt tempo nos denegria, não precisamos que nos batam nas costas em sinal de aprovação...

Mário Magalhães disse...

Boas Tardes,

Eu sou um leitor muito antento e adoro ler artigos de opinião, e no domingo no Jornal Record na ultima Página houve um senhor que fez um desses artigos de opinião ao qual merecia ser castigado severamente, vou passar o artigo:
"From: Domingos Amaral

To: Alex Ferguson

Caro Alex Ferguson

Na terça-feira, quando o FC Porto for jogar a Old Traford, vou estar a torcer por ti. Para mim, o Barcelona e o teu Manchester são as equipas europeias por quem o meu coração bate. Não gosto de Real, Chelsea, AC Milan, Bayern, Arsenal, Inter ou Liverpool. Quando esses jogam, a coisa é-me indiferente. Agora, quando jogam Manchester ou Barcelona, desejo-lhes sempre a vitória. A única exceção, claro, é quando jogam contra o Benfica. E isto não tem nada a ver com o facto de haver portugueses nessas equipas. Quando Figo passou do Barça para o Real, o meu coração não foi com ele, ficou na Catalunha.

Para mais, vais jogar com o FC Porto, ou seja com aquela equipa que eu mais desejo que perca. Passo o ano todo a esperar que as coisas corram mal ao FC Porto, e não seria certamente agora que iria querer que, só por ser equipa portuguesa, ganhasse ao Manchester. Não sou hipócrita, nem gosto desse nacionalismo bacoco e provinciano que diz que temos de apoiar as equipas portuguesas contra as estrangeiras. É uma estupidez. Lembra-me aquelas pessoas que na minha adolescência preferiam os ténis Sanjo aos Nike, só porque os Sanjo eram portugueses. Os clubes de futebol são marcas em relação às quais temos emoções, positivas ou negativas. Se a emoção é negativa, não é por ser uma marca portuguesa que temos de violentar o nosso coração. Portanto, espero que ganhes, e que elimines o FC Porto da Champions.



Autor: DOMINGOS AMARAL"

Saudações

Unknown disse...

Sim o Porto é o unico respeitado aqui em Espanha, mesmo tendo Quique a treinar o Benfica.

vejam o blog do meu amigo João Vaz aki em Espanha, no canal de tv Gol:

http://goltelevision.com/blogs/futbol-luso/

José Correia disse...

Caro Mário Magalhães, o Domingos Amaral merece o meu respeito por assumir publicamente, sem hipocrisias, o seu ódio ao FC Porto. Eu tenho um sentimento parecido em relação ao SLB e também não o escondo.

Coitado, imagine o que os domingos amarais deste triste país de invejosos e mediocres têm sofrido nos últimos 25 anos.