sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Fim do Apito Dourado: Pinto da Costa ilibado no “Caso do Envelope”


Não, não se trata de um “rigoroso exclusivo” do Reflexão Portista, baseado nas proverbiais fontes anónimas que por toda a parte pululam, lícita ou ilicitamente. E não creio correr o risco de fazer a figura do Chicago Daily Tribune quando, no dia seguinte às eleições presidenciais americanas de 1948, noticiava a vitória do candidato derrotado.

Hoje é o dia anunciado para a leitura da sentença do “caso do envelope”, o último episódio na justiça do famigerado Apito Dourado, e embora haja rumores, ou mesmo notícias não confirmadas, de que pode haver um adiamento, o Reflexão Portista antecipa-se deste modo a toda a comunicação social, tradicional ou virtual, informando os seus leitores e o público em geral do teor da referida sentença: todos os réus são ilibados.

Mas, se que o que aqui se afirma não é baseado em fontes, em que é que se baseia então? - perguntarão os leitores mais curiosos ou mais cépticos. A resposta é que estas linhas e a convicção que as anima se baseiam na confiança que todos temos na justiça – e penso poder falar, neste aspecto, por todos os membros do blogue. Esta confiança é tão grande como a do editor do Chicago Daily Tribune naquele dia de Novembro de 1948, mas a diferença essencial entre as duas é que a do jornalista americano estava obviamente baseada numa informação errada, enquanto que a deste blogue, ou a de quem escreve estas linhas, resulta apenas do uso do bom senso e da boa fé.

De facto, para os arguidos no caso do envelope poderem ser condenados seria preciso ter-se provado em tribunal que o referido envelope fora mesmo entregue ao árbitro e que continha a quantia de que se falou; e além disso seria ainda preciso provar que, devido a esse “donativo”, o árbitro beneficiara o F.C. Porto no jogo contra o Beira-Mar. Ora, de tudo o que relatou a comunicação social acerca do julgamento só pode concluir-se que nenhum dos referidos “factos” foi provado, pelo que o (a) ilustre magistrado (a) que presidiu ao julgamento irá, sem dúvida, decidir no sentido da absolvição dos arguidos. Não se livrarão os mesmos, porventura, de um bom raspanete do(a) juiz(a), que isto de receber árbitros em casa poucos dias antes dos jogos, ou de ir visitar em sua casa o presidente do clube cujo próximo jogo se vai arbitrar, não é considerado comportamento exteriormente airoso, e a justiça não deixará de salientá-lo. Mas, do mesmo modo como aplicará aos arguidos essa lição de moral, mandá-los-á em paz.

Está pois encerrado o arrastado caso Apito Dourado. Prevemos que o F.C. Porto procure ainda limpar o seu nome junto da Comissão Disciplinar da Liga, que tão iniquamente o condenou, e que o presidente do clube, munido da sentença judicial, proceda contra aquele organismo por difamação. Há também um rol de jornais, estações de televisão e individualidades avulsas que provavelmente irão ter de responder pela mesma ofensa.

Aqueles para quem a história do futebol português é feita pela Comissão Disciplinar da Liga continuarão pelos anos fora a dizer que o F.C. Porto e o seu presidente foram castigados por terem cometido actos corruptos. Aqueles para quem a justiça se faz nos tribunais, e não na praça pública ou em órgãos disciplinares, saberão que, na hora da verdade e no único local que verdadeiramente interessa, o Apito Dourado se esfumou e as acusações que tanta tinta fizeram correr e tanto dinheiro fizeram gastar aos depauperados cofres da nação foram derrotadas.

Se há coisa inestimável que os romanos nos deixaram foi o Direito.

13 comentários:

Rui disse...

Ainda que queira acreditar piamente que será absolvido, esperar bom senso de um Juiz é um grande acto de fé!!!

Este é o caso em que tenho mais receio de ver uma condenação com base em nada...

Paulo Marques disse...

Até que enfim acaba... Mesmo a tempo da união de esforços para combater os últimos ataques feitos pela liga.

eXcept disse...

Está confirmado. Pinto da Costa absolvido.

Está tudo pronto para uma reacção dura e incisiva do nosso Presidente. Não esperamos nada menos.

Rui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui disse...

e afinal foi mesmo!!!

http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_futapitodouradosent_030409_123918.asp


Pinto da Costa, António Araújo e Augusto Duarte ilibados

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, o empresário António Araújo e o árbitro de futebol Augusto Duarte foram hoje ilibados no chamado "caso do envelope" do Apito Dourado.

A juíza Catarina Ribeiro leu o acórdão - não foram dados como provados os factos imputados pela acusação -- que inocentou os três arguidos no caso que reportava ao encontro Beira-Mar-FC Porto (0-0), da 31.ª jornada da Liga de 2003/04, realizado em 18 de Abril de 2004.

Em causa estava um alegado suborno de 2.500 euros ao árbitro, num encontro que teria acontecido em casa do dirigente portista.

O Ministério Público alegava, com base no testemunho de Carolina Salgado, antiga companheira de Pinto da Costa, que, dois dias antes do jogo, o árbitro e o empresário visitaram o presidente do FC Porto que teria dado do "juiz" de Braga um envelope com dinheiro.

Durante o processo, Pinto da Costa negou sempre ter protagonizado o alegado suborno, explicando que recebeu em sua casa o árbitro Augusto Duarte para o ajudar na resolução de um "problema familiar".

Pinto da Costa e António Araújo estavam pronunciados pelo crime de corrupção desportiva activa, enquanto Augusto Duarte era imputado o crime de corrupção desportiva passiva.

O "caso do envelope", que começou a ser julgado dia 03 de Março, ficou marcado por diversas peripécias envolvendo a gémeas Carolina e Ana Maria Salgado: a primeira foi vítima de insultos e tentativa de agressão e a segunda admitiu que foi paga para mentir.

O processo é um apêndice do megaprocesso "Apito Dourado" e tem como génese casos de alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem portuguesa.

J Reis disse...

Ainda vamos ter, de certeza, o recurso da sentença (obrigatório por ordens do Sr. Procurador), não sei se para a relação ou para o supremo (depende do limite máximo da pena). O que significa que os jornais ainda vão poder continuar a tratar este caso como não decidido, e (na peculiar interpretação que essa gente faz do princípio 'in dubio pro reo') a tratar PdC como culpado até prova irrefutável em contrário.
Com esta, o score contra a justiceira já vai para aí nuns 6-0. Aos 7 já é capilota, como se dizia dantes.
Agora é esperar que o Presidente diga o que lhe vai na alma. Espero que tenha um bom discurso ensaiado, porque este vai ser um momento que todos queremos disfrutar de uma forma especial.

E para o fim de semana ser em beleza, é preciso irmos espetar a guimarães os mesmos 5 que lá deixámos na época passada. Para verem que connosco não se faz farinha.
Abraços!

Anónimo disse...

Hoje vai esgotar o compensan...
criticaportista.blogspot.com

jdm.dragão.lisboeta disse...

PINTO DA COSTA ABSOLVIVO!!!!! sim "VIVO", CLARO!!!!!

Agora, há que não dar tréguas a todos os 'fdp' envolvidos..., desde pavões gayvotas a instestinos delgados e fedorentos, ou pinhocas-homens dos pneus com pó, manhosos e outros escarro (taxana)s...da manhã, da bolha, com ou sem rascords do guiness!!!!!

Força Presidente! Força FCPORTO!!!!!

Amanhã vamos 'esmagar' aqueles que desonraram 'Portogal', traindo amigos e aliando-se aos sabujos de todos os regimes. Há sempre um "Vasconcelos" que anda por aí...

Jorge Aragão disse...

Depois disto há que focalizar já Guimarães pois as armadilhas vão ser mais fortes. se as coisas não se fizeram por outro lado, há sempre quem vá tentar mais um lado e mais um lado, etc...
Cmo diria o outro... e vocês sabem de quem estou a falar...

dragao vila pouca disse...

Estive na leitura da sentença. SE fosse um combate era uma vitória por Ko.
Já escrevi um post e agora, concentração no jogo jogado, pois eles vão continuar a fazê-las por outro lado.
Foi essa a mensagem que o Presidente transmitiu ao recusar-se a falar. Vai haver tempo, para em todos os locais próprios, fazermos valer os nossos direitos.

Um abraço

bLuE bOy disse...

2 notazinhas apenas de especial relevância:

1. a justiça dos homens está feita... eu, pela minha parte, fico agora a aguardar pela justiça divina... essa, ainda demora muito? espero que não!!!

2. por fim, mas não em último, dizer apenas que só uma estrutura como a do FC Porto, sólida e experiente, consegue ano após ano, guerra após guerra, batalha após batalha, manter-se firme e hirta, nunca quebrando, nunca baixando a guarda... para toda ela, a estrutura directiva do FC Porto, mas pelo carinho (muito) especial que tenho por esse grande homem e Portista, queria deixar um forte abraço de solidariedade e apoio total e inequivoco a todos eles, na pessoa do nosso Presidente, do meu eterno Presidente, o Sr. Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.

PABAR 76 disse...

vozdedragao.blogspot.com

"Depois de condenado vezes sem conta na praça pública, Pinto da Costa foi hoje ilibado no “caso do envelope”, como também o foi em todos os outros processos grotescamente encomendados pela escória encarnada. O embuste, patrocinado por Luís Filipe Vieira, que teve Maria José Morgado no papel de justiceira e Carolina Salgado como perdida, foi derrotado em toda a linha e a ininterrupta intoxicação da comunicação social do “costume”, serviu apenas para acrescentar mais uns quantos inúteis ao “clube” dos derrotados. Podia ainda falar de Leonor Pinhão, mas não o faço porque não sei se deveria fazer referência no masculino ou no feminino e quanto ao seu seguidor amestrado de nome João Botelho e mais que certo argumentista desta ficção foleira, já tem a sua cruz…
Quanto à Comissão Disciplinar da Liga não estou à espera de nada porque se há coisa que lhes falta é imparcialidade.
De resto não me vou alongar mais nesta matéria porque prefiro centrar atenções no futebol jogado e aí temos muitos desafios, esses sim importantes e difíceis.
Viva O F.C. Porto! Viva Pinto da Costa!"

condor disse...

Depois de todos os sapos gordos e viscosos que a comunicação social e outros me obrigaram a engolir só posso esperar que a segunda parte do pito dourado me compense!