terça-feira, 7 de abril de 2009

Hulk, o saco de pancada


“Este encontro teve um árbitro bom tecnicamente e se Carlos Xistra mostrasse amarelos ao Vitória o jogo era mais desequilibrado. Vimos dois cartões amarelos e, se compararem as faltas, vão perceber o meu desacordo do que foi o trabalho de Xistra. No capítulo disciplinar não foi tão contundente, não por simulações, mas por faltas que existiram. O Hulk não tem culpa de ser forte e bom tecnicamente. Não saiu lesionado, mas saiu maçado. Se interpretarem bem as minhas palavras vão perceber. O próprio jogador sai do jogo e não consegue controlar estas situações.”
Jesualdo Ferreira, in Maisfutebol, 04/04/09

“Parece que estou sempre a sofrer faltas? É o normal nos jogos no F.C. Porto e tenho de trabalhar em cima disso. Acho que os defesas estão a fazer o trabalho deles, não me deixam jogar. Compete-me livrar-me deles. Estou no jogo para tentar fazer o melhor para ajudar a equipa, por vezes sou prejudicado e não posso fazer nada. Só tenho de lamentar e esperar que nos próximos jogos os árbitros estejam com mais atenção para marcar mais as faltas.”
Hulk, in Maisfutebol, 04/04/09

Em mais um jogo do FC Porto este fim de semana, a contar para a Liga Portuguesa, eis que, para não variar, o protagonista torna a ser o novo fenómeno do Dragão, Hulk. A forma como articula a sua técnica, com a velocidade e potência de remate, deixa as defesas adversárias de cabelos em pé. Percebendo o perigo, sempre que o Brasileiro se consegue esgueirar, os adversários têm vindo a efectuar marcações cada vez mais cerradas e impiedosas ao avançado portista, com os árbitros a fazerem vista grossa a estas entradas grotescas.



Não queremos ir tão longe como a Direcção do SLB, quando há uns anos atrás fez um apelo público no sentido de deixarem Mantorras mostrar o seu futebol, ate porque, goste-se ou não, a falta é ultimo dos recursos (ainda que ilegal) para se controlar um adversário. Porem, não é aceitável, de todo, que as equipas de arbitragem sejam complacentes com sucessivas entradas duras às pernas de Hulk - por parte dos seus adversários - sem a devida e merecida punição disciplinar.

Curiosamente, o critério largo que os homens do apito aplicam às cacetadas infringidas a Hulk, é totalmente oposto quando este simplesmente ganha lances e bolas aos seus opositores por ser mais forte, rápido e ágil. É assim que querem defender o (bom) futebol?

Fotos: Record, Uefa.com

Sem comentários: