domingo, 19 de abril de 2009

FC Porto no maior torneio de clubes do Mundo


«O FC Porto ficou ontem a saber que vai defrontar Fenerbahçe e Lyon na Peace Cup. O maior torneio de clubes do Mundo conta ainda com Real Madrid, Sevilha, Juventus, Celtic, Liga de Quito, Seongnam, Aston Villa, Málaga e Al-Ittihad (…)
O torneio que decorre de 24 de Julho a 2 de Agosto vai levar o FC Porto - representado ontem por Vítor Baía e Urgel Martins em Sevilha - a defrontar o Lyon em Huelva, sede do Grupo D, a 27 de Julho. Dois dias depois, em Sevilha, será a vez dos azuis e brancos medirem forças com os turcos do Fenerbahçe. A final está marcada para o dia 2 de Agosto em Sevilha, capital da Andaluzia, que este ano acolhe pela primeira vez a Peace Cup em solo europeu.»
in O JOGO, 17/04/2009






"O FC Porto acabou por ficar num grupo de clubes habituados a jogar na Liga dos Campeões, o que é sempre bom, e vai defrontar o Lyon, que é um clube muito semelhante"
Vítor Baía, 16/04/2009


Antes de mais nada, o convite ao FC Porto para participar no maior torneio de clubes do Mundo, é demonstrativo que o prestigio internacional dos dragões continua intacto. Importa, aliás, lembrar que o convite ao Tri-Campeão português foi feito muito antes das eliminatórias com o Atlético de Madrid e com o Manchester United, em que jogadores como Rolando, Cissokho, Fernando ou Hulk se mostraram ao Mundo.

Relativamente ao sorteio, parece-me que o grupo do FC Porto é, de facto, o mais forte. O Olympique Lyonnais, além de ser hepta-campeão de França e cliente habitual dos oitavos e quartos-de-final da LC, foi também o vencedor da última edição da Peace Cup, disputada em 2007.
Quanto ao Fenerbahçe, é "apenas" o maior clube da Turquia e, tal como o OL, está no Top 20 do ranking 2007/08 da Deloitte Football Money League, época em que atingiu os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Serão, sem dúvida, dois jogos de elevado grau de dificuldade e, por isso, dois bons testes no início da próxima época.

Imagens: www.peacecup.com (clique para as ampliar)

1 comentário:

condor disse...

Claro que as televisões cá do burgo já deram o destaque que este convite merece!Ou não seja o FCP o clube mais representativo do futebol tuga por essa europa fora,e por conseguinte o clube mais admirado e respeitado neste aterro sanitário à beira mar plantado!