quinta-feira, 23 de abril de 2009

Um passaporte para a final com pouca Estrela

Haverá algo mais angustiante do que a exibição sofrível do FC Porto na Reboleira? Sim, a aparente grave lesão de Hulk, que no momento a que esta pequena crónica sai do “forno”, tudo indica o afastará da competição até ao final da corrente época. No espaço de uma semana, Jesualdo Ferreira vê-se privado de 2 importantes atletas para os jogos decisivos do campeonato que se avizinham.

Dentro do terreno de jogo, pouco fica para contar. A partida até começa de feição para os azuis e brancos, com Farias a carimbar o bilhete para Oeiras, após assistência de Lisandro. A vantagem na eliminatória era confortável, demasiado até, o que “permitiu” um aparente relaxamento a uns quantos que ainda têm muito para certificar sobre o seu selo de qualidade para integrar o plantel portista.

Lázaro Oliveira é que não foi de modas, nem se deu por vencido. Viu bem por onde explorar as fragilidades dos comandados de Jesualdo, retirando o médio Vítor Vinha para introduzir o avançado Rui Varela. Com 2 avançados (Anselmo e Rui Varela) bem encostados nos centrais portistas, exercendo maior pressão sobre estes, as dificuldades subiram em flecha e o FC Porto cedeu fatalmente no ultimo quarto de hora do 1º tempo, permitindo ao Estrela dar a volta ao marcador.

Para a 2ª metade do encontro, os Dragões regressaram com o mesmo 11 com que haviam saído para o intervalo, mas tambem com os mesmos problemas e dificuldades. A defesa continuava a não acertar com a dupla da frente do Estrela. Já o meio campo revelava incapacidade para criar zonas de pressão. Madrid, sem pulmão, não preenchia o corredor à frente da defesa, Guarin nem construía, nem destruía, Tomás Costa fazia o que podia. Jesualdo percebeu o perigo e colocou Fernando em campo, estabilizando o jogo.

A qualidade da exibicional do FC Porto não melhorou, a equipa simplesmente manteve-se em serviços mínimos para garantir a qualificação para a final. E essa terá sido provavelmente a única coisa positiva que sobrou da noite passada na Reboleira. Jesualdo saiu da Amadora com a certeza de que o seu plantel está pobre e curto. Hulk foi-se, e há mais 3 ou 4 nomes que fizeram questão de mostrar ao treinador portista a nulidade que representam para a equipa.

Positivo: Vamos a Oeiras! E o Paços de Ferreira, por muito respeito que nos mereça, é um adversário bem mais acessível que o Nacional.

Negativo: Guarin. Já tenho visto miúdos dos sub-16 ou sub-17 com melhor qualidade de passe e recepção, bem como maiores noções de preenchimento e ocupação de espaços. Este Colombiano deve urgentemente candidatar-se ao programa “Novas Oportunidades” do futebol, dadas as evidentes lacunas que exibe sobre os conceitos mais básicos do jogo.


Fotos: Lusa, fcporto.pt

14 comentários:

José Correia disse...

58'
Ney intercepta com o braço um cruzamento de Fucile. Carlos Xistrema, que em Alvalade assinalou dois penalties fantasmas contra o FC Porto, mandou seguir o encontro.

65'
Fernando isola-se e à entrada da área, apenas com o guarda-redes do Estrela pela frente, é derrubado por Nélson Pedroso. Cartão vermelho indiscutível, que o árbitro Carlos Xistrema transforma em cartão amarelo.

Miguel disse...

Por motivos profissionais não consegui ver o jogo e duvido que consiga apanhar os resumos na televisão. Alguém me consegue indicar um link onde eu possa ver a jogada em que o Hulk foi lesionado?!

Muito obrigado e um forte abraço portista!!!!!

PABAR 76 disse...

O jogo que o F.C. Porto fez ontem, com o E. Amadora para a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, é um excelente exemplo daquilo que a equipa não pode fazer no que falta da temporada. A derrota por 2-1 serviu para passar a eliminatória, mas no F.C. Porto exige-se muito mais e defrontar uma equipa que apesar dos salários em atraso, joga com um grau de profissionalismo como o demonstrado pelo E. Amadora, deveria chegar para os jogadores portistas se sentirem motivados. É inaceitável que alguns dos nossos atletas, que têm os salários em dia e condições de treino fantásticas, se apresentem de forma tão displicente num jogo que vale uma ida à final da Taça de Portugal. Este é um sério aviso para o que resta da época e se a derrota não tem efeitos práticos, não deixa de ser verdade que faz sempre mossa e se a isso juntarmos a lesão do Lucho e do Hulk a preocupação aumenta, porque hoje ficou mais uma vez provado que, à excepção de três ou quatro jogadores, não existem alternativas aos habituais titulares.
Acredito na equipa, acredito no treinador, acredito no Tetra, acredito na Taça, mas para que isso se torne realidade não se pode ganhar a perder…

José Correia disse...

«Parecem ter ficado dois penáltis por marcar, um para cada lado (mão de Ney aos 57' e carga de Fucile sobre Pedro Pereira, aos 75'), mas são lances discutíveis. Mais difícil de perceber é como Carlos Xistra deixou sem punição disciplinar Ney quando este arrumou Hulk e mostrou só amarelo a Nelson Pedroso quando este derrubou o isolado Fernando.»
António Tadeia
O JOGO, 23/04/2009

José Correia disse...

O FC Porto iniciou o jogo de ontem sem:
Helton
Bruno Alves
Cissokho
Fernando
Raul Meireles
Lucho
Rodriguez
Mariano (o 12º jogador, titular nos últimos jogos do campeonato)

e aos 9 minutos ficou sem Hulk.

Há ainda o caso do Fucile, que foi titular após uma ausência de nove semanas (entorse no tornozelo esquerdo, sofrida com o Rio Ave, a 15 de Fevereiro).

Inevitavelmente, todas estas ausências e limitações teriam de afectar o desempenho da equipa.

José Correia disse...

Algumas conclusões que o jogo de ontem ajudou a tirar:

1) Andrés Madrid não tem pedal para jogar no FC Porto. Nem pensar em exercer a clausula de opção (1,5 milhões de euros).

2) Se a saída de Bruno Alves se confirmar, Nuno André Coelho está na pole-position para fazer dupla com Rolando. Stepanov voltou a desiludir.

3) Devido à sua polivalência, Tomás Costa é um jogador muito útil para manter no plantel, mas ainda não mostrou argumentos para agarrar a titularidade numa das posições em que já jogou. Faz-me lembrar o Paulinho Santos.

4) O Guarin tem potencial e acredito que nas mãos do Professor Jesualdo irá evoluir. Ontem levou ao desespero os adeptos do FC Porto, que perto do final do jogo o assobiaram.

miguel87 disse...

Essencialmente o que retiro do jogo de ontem é o facto vergonhoso de, face às inumeras exibições individuais das "segundas linhas", jogadores como Paulo Machado, Castro, Diogo Valente, H.Barbosa e até Josué e Ventura não terem hipoteses de jogar na equipa principal. Bem sei que é uma questão antiga e recorrente, mas não me conformo com isso.

miguel87 disse...

José Correia:
Discordo dos pontos 1 e 3. Ambos se tratam de jogadores feitos (mais até o Madrid),ao contrário da maioria jovem e com potencial por evoluir dos outros nossos jogadores. Agora que apresentam falta de ritmo e rotinas isso é certo, mas acredito que integrados numa equipa de primeiras linhas, ambos tenham categoria para ser titulares. O Tommy é para mim um jogador tacticamente perfeito e tem ainda potencial para evoluir noutros aspectos do jogo.

aldescubierto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Aragão disse...

O que fica para mim é a tristeza pela impunidade das entradas sobre o Hulk, recorrentes e a dar inevitávelmente no que deram.
Outra coisa é que com uma equipa remendada chegamos à final, o que interessava...
A final ... deviamos fazer muita força para a deslocar para Braga, Aveiro ou Coimbra.
Não faz qualquer sentido ir a oeiras.
Eu não vou...
Agora é apoiar até à exaustão nestas cinco finais que faltam pois pelo andar da carruagem as armadilhas estão bem à vista.

Jorge disse...

miguel87

No que diz respeito as segundas linhas, nao e facil avaliar jogadores que raramente jogam o que permite cometer erros de avaliacao que foram feitos pelos adeptos com jogadores que acabaram por mostrar grande valor.
Alem do mais e dificil avaliar se e melhor para o desenvovimento de um jogador passar o ano a treinar com o plantel principal jogando uma vez por outra ou ir para um clube aonde se jogue frequentemente. O Jesualdo tem a informacao sobre os jogadores e o conhecimento para tomar decisoes acertadas com ja o mostrou.

Azulantas disse...

Ponto 1) Para mim o Tomás Costa é o suplente naturalíssimo do Lucho. Infelizmente, porque o Lucho é insubstituivel mesmo quando não joga, o Tomás há-de sempre ser usado em todos os lugares e posições que não aquele onde rende mais.

Ponto 2) O Andrés Madrid é um bom jogador mas tal como o Stepanov ou o Fucile está com falta de ritmo competitivo. Eu tentaria ficar com ele mas apenas por 1 terço do que o Braga pede por ele.

Ponto 3) O Guarín por outro lado, tal como o Mariano ou o Benitez, nunca me convenceu. Eu sou daquelas pessoas que acha que um jogador ou tem qualidade que se nota imediatamente - Farías e Cissokho por exemplo - ou não tem e cada vez que joga é como se fosse menos um na melhor das hipoteses.

Ponto 4) A equipa baixou os braços pois sabe que tem o campeonato e a taça na mão. Nesta altura já anda tudo com a cabeça nas férias.

Leceiro disse...

O Guarín é dos maiores cepos que vi até hoje no FCP, o gajo é ridiculo e pior, para ele estar cá despachamos o Paulo Machado e o Ibson.

miguel87 disse...

Jorge:

"No que diz respeito as segundas linhas, nao e facil avaliar jogadores que raramente jogam o que permite cometer erros de avaliacao(...)"
Precisamente! por isso acho vergonhoso que se dê uma avaliação tão negativa a todos os que vêm das camadas jovens quando estes têm muito menos hipoteses de jogar do que as contratações de nivel duvidoso que se têm feito nos últimos anos.

"Alem do mais e dificil avaliar se e melhor para o desenvovimento de um jogador passar o ano a treinar com o plantel principal jogando uma vez por outra ou ir para um clube aonde se jogue frequentemente."
Porque não emprestaram o Mariano, o Guarin, o Benitez, o Stepanov, etc...???

"O Jesualdo tem a informacao sobre os jogadores e o conhecimento para tomar decisoes acertadas com ja o mostrou." Quanto a isto tenho muitas duvidas, basta falar em Ibson ou Alan...