quarta-feira, 1 de abril de 2009

As nomeações de Vítor Pereira


Depois da paragem para jogos das selecções e quando ainda se ouvem os ecos da arbitragem de Lucílio Baptista na final da Taça da Liga, as nomeações de Vítor Pereira para os jogos do próximo fim-de-semana são de molde a acalmar os espíritos, senão vejamos:
Para uma deslocação a Guimarães que se prevê difícil (Lisandro está castigado e quer Lucho, quer Rodriguez só chegam ao Porto na véspera do desafio), Vítor Pereira decidiu nomear Carlos Xistra.
Para o Leixões-Sporting foi nomeado Pedro Proença, árbitro que não arbitrava jogos da I Liga desde o FC Porto x Benfica da 17.ª jornada (porque razão esteve cinco jornadas de castigo?), enquanto que para o jogo do outro candidato ao título, o E. Amadora x Benfica, foi nomeado o lisboeta Hugo Miguel (nem conheço, mas deve ter muito traquejo...).

Alguém percebe o critério destas nomeações?

Relativamente ao V. Guimarães x FC Porto, como interpretar a nomeação de um árbitro que em dois jogos decisivos desta época, teve várias decisões que prejudicaram claramente os dragões?

Logo no jogo de abertura da época, a Supertaça Cândido de Oliveira entre o Sporting e o FC Porto, perdoou a expulsão a dois sportinguistas:

27’ (0-0) Entrada violenta de Caneira sobre Rodríguez

Jorge Coroado: “O sportinguista chegou atrasado ao lance e "inteligentemente" alongou o movimento com a perna direita, atingindo Rodríguez na zona do baixo ventre. Não se entenda o gesto de Caneira como fortuito ou casual. Aquilo é intencional e deliberado. O vermelho, já que de conduta violenta se tratou, aplicava-se na perfeição.”

Rosa Santos: “É uma entrada com o pé alto, no baixo ventre de Rodríguez. É uma entrada violenta e o cartão amarelo seria um favor. Deveria ter visto o jogador do Sporting o cartão vermelho.”

59’ (0-2) Cotovelada de Rochemback a Lucho

Rosa Santos: “Rochemback dá uma cotovelada no adversário e o árbitro esteve mal. A brutalidade é passível de cartão vermelho.”



Mas pior ainda foi a prestação do árbitro de Castelo Branco no dia 4 de Fevereiro, novamente num Sporting x FC Porto (Meia-final da Taça da Liga) e novamente em claríssimo prejuízo dos azuis-e-brancos. A forma como inventou dois penalties, invertendo um resultado de 1-0 a favor do FC Porto para o 2-1 que abriu caminho à vitória leonina, ficou nos registos como uma das maiores poucas vergonhas desta época.

De facto, a nomeação de Xistra dá todas as garantias... aos sportinguistas e ao sócio do Sporting que preside à Comissão de Arbitragem da Liga.

Enfim, parece que lá teremos de jogar novamente contra 14... Começa a ser um hábito.

8 comentários:

Desconhecido disse...

Tem sido o normal nesta últimas jornadas e será assim até ao dia em que sejamos matemáticamente campeões...
Sexta feira é dia de Xistrema, só espero é que ninguém se magoe para Manchester.

Nuno Nunes disse...

Este Xistra é um habilidoso. Ele gosta de nos prejudicar. Esta época temos os exemplos bem citados neste artigo em jogos contra o Sporting, mas o jogo da Taça da Liga em Alvalade foi uma vergonha. O Xistra inventou dois penalties para o Sporting conseguir dar a volta ao resultado. Dois (2!) penalties que não existiram, um porque o Pedro Emanuel chutou em falso e o Polga ao sentir o vento atirou-se para o chão e o outro porque Sapunaru estava no chão a disputar a bola com o Postiga e este, já imbuído do espírito sportinguista, deixa-se cair ao melhor estilo do Platoon de Hollywood.

Esta nomeação é a derradeira tentativa para equilibrar as contas do campeonato.

Uminho1 disse...

Caro José Correia,

Cá para mim estás a fazer uma pressão inadmissível sobre o árbitro.

Não te admires se for instaurado um processo disciplinar pelo Ricardo Costa.:-)

Mesmo assim, só desejo que esta pressão tenha o mesmo efeito que aquela que o Luis Filipe Vieira fez sobre o Lucílio Baptista.

Um abraço

bLuE bOy disse...

Ninguém percebe, é verdade!, mas quem disse que era para perceber? e desde quando é que se percebeu?

José Correia, e isto aqui em jeito de brincadeira, obviamente, é caso para perguntar: "onde é que tens tu andado nestas últimas décadas?" :)

Mas é óbvio que a orientação das escolhas é óbvia, mais que óbvia... e só esperamos que não se venha a registar completamente certeira.

Mas, não há que ter medo de jogar contra os tais 14... desde que joguemos com os nossos 11 e estes se comportem como Berdadeiros Dragões, não que ter medo... mas caindo em cima deles, sem dó nem piedade!

Não peço os mesmos 5... já me contentarei com +1 do que o infiel adversário.

Daniel disse...

Simulação no clássico vale um jogo de suspensão a Lisandro

Lisandro López foi suspenso um jogo pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga, por «simulação evidente de grande penalidade inexistente» no jogo com o Benfica (lance com Yebda), da 17.ª jornada, disputado no Estádio do Dragão (1-1).

De acordo com o CD, a simulação do argentino «provocou decisão errada da equipa de arbitragem em marcar pontapé de grande penalidade a favor da sua equipa, justificada no relatório de jogo pelo árbitro no facto de ter havido rasteira sobre adversário, com benefício para a sua equipa na atribuição final dos pontos em disputa no jogo».

Chamado à marca dos onze metros, Lucho González não desperdiçou e restabeleceu a igualdade no marcador, fixando o resultado final no empate a um golo.

Licha López ficará assim afastado dos dois próximos jogos do FC Porto, com V. Guimarães (fora) e E. Amadora (casa), na medida em que completou série de cinco amarelos no encontro com a Naval, da 22.ª ronda. O avançado foi ainda punido com uma multa de 750 euros.

Daniel disse...

Isto é nojento. O Porto tem que reagir em força... isto é a falta de cergonha e de respeito mais escandalosa que já vi... Reagir... não como o sporting fez, mas com veemencia.

Jorge B. disse...

Vocês só vem para um lado.
Depois de duas décadas de "erros dos árbitros" a favor do FC Porto, ainda se queixam por causa de um ou dois erros de um ou dois árbitros. Agora qualquer arbitro já não pode errar é um escandalo nacional. Nunca mais pode arbitrar. O pessoal já se acalmava, e refiro me a todos, de todos os clbes. Cumprimentos a todos.

Paulo Marques disse...

Estamos à espera dessa "larga" lista... Mas não é isso que está em questão, são os Paixões, Xistras e Lucílios que inclinam constantemente o campo para o mesmo lado. São os castigos aplicados na secretária unicamente ao FCP para situações que acontecem em todos os jogos (sendo o do Luião um rarrísimo contra-exemplo que confirma a regra). Tivemos que aturar um jogador a ser expulso por outro se sentar em cima dele. Agora somos obrigados a aturar outra expulsão ridiculamente única no mundo.
Haja vergonha.