quinta-feira, 9 de abril de 2009

O prestigio mundial do FC Porto


No auge da tentativa do SLB em chegar à Liga dos Campeões através de manobras de secretaria, muitos benfiquistas disseram que o nome e prestígio do FC Porto estariam irremediavelmente manchados por muitos anos.
O problema de quem confunde desejos com a realidade é que oito meses depois quem está a disputar os quartos-de-final da Liga dos Campeões são os dragões e, para além dos portugueses, dezenas/centenas de milhões de pessoas puderam ver a exibição que o FC Porto realizou no ‘Teatro dos Sonhos’, porque o jogo foi transmitido em directo por 26 televisões de todo o Mundo.

Ora, quantas destas pessoas saberão quem é Carolina Salgado, Leonor Pinhão ou Luís Filipe Vieira?
Quantas já terão ouvido falar no ‘Apito Final’ e no Dr. Ricardo Costa?
Contudo, Rodriguez, Hulk, Lisandro, Fernando, Cissokho, Mariano, etc., passaram a ser conhecidos, e até admirados, por milhões de adeptos do futebol a nível mundial.
Irónico, não é?

E os jornais internacionais, quantos falaram no ‘Apito Dourado’?

The Independent (Inglaterra)
«O treinador actual, Jesualdo Ferreira, é demasiado velho para correr como um louco pela linha lateral [como Mourinho fez em 2004], mas construiu um FC Porto tão impressionante como aquele que foi campeão da Europa em 2004»

Daily Mail (Inglaterra)
«Foi com o FC Porto que a lenda de Mourinho nasceu. O seu técnico actual, Jesualdo Ferreira, cativou a atenção dos olhos do continente europeu depois da exibição em Manchester. O United tem uma montanha a escalar em Portugal»

Guardian (Inglaterra)
«Ao contrário do que é habitual, no futebol moderno, as duas equipas procuraram marcar mais golos do que o adversário desde o início da partida. Mas, no final, o Manchester United teve sorte por ter empatado a dois golos. O FC Porto foi derrotado pelo Arsenal (4-0) num mau dia e isso parece ter dado uma ideia errada da sua real qualidade

L'Equipe (França)
«A menos que o Manchester United empate com um resultado pouco habitual (3-3, 4-4...), eles estão obrigados a vencer no Dragão na próxima semana. E isso será muito complicado. Por outras palavras, o FC Porto demonstrou em Old Trafford que tem uma super equipa. Aliás, não só tem uma bela equipa, mas também uma equipa de batalhadores

La Gazzetta dello Sport (Itália)
«Jesualdo saltou como um grilo. Não estamos perante a louca corrida de Mourinho, porque a qualificação ainda não está decidida, mas este resultado obtido no nobre palco de Old Trafford foi um choque eléctrico difícil de recuperar para os ingleses. Este resultado oferece uma pequena vantagem ao FC Porto, num desafio que parecia não ter história

MARCA.com (Espanha)
«O FC Porto encostou o Manchester United às cordas e os ingleses podem sentir-se satisfeitos por terem conseguido empatar, porque a equipa portuguesa desperdiçou muitas oportunidades em Old Trafford. Os dragões fotocopiaram a vibrante saída que protagonizaram há um mês em Madrid e voltaram a realizar uma exibição impecável

Olé (Argentina)
«O FC Porto batalhou e nunca renunciou a atacar, e por isso conseguiu sair de Manchester com um empate a dois golos que lhe dá vantagem. O último rei da Liga dos Campeões está em grandes dificuldades. E o FC Porto já eliminou o Manchester United em 2004, quando deu a volta à eliminatória no último minuto. Será que apareceu um novo candidato ao título?»


Só encontro uma explicação para isto: a imprensa internacional está toda comprada pelo Pinto da Costa…
Está visto, os únicos jornais credíveis são o ‘Record’, o ‘Correio da Manhã’ e a ‘Bola’.

7 comentários:

Unknown disse...

Tá a chover em Marrocos?

José Correia disse...

Nããã, o tempo tem estado óptimo.
Praia, piscina, céu, jogos do fê-cê-pê... é tudo azul!

6012 - Azul desde 1971- disse...

Bom, eu acho é que o Pinto da Costa não só conseguiu comprar toda a imprensa como conseguiu, igualmente, comprar as imagens televisivas que mostraram um jogo que não existiu...

Azulantas disse...

Não foram apenas Benfiquistas (e Sportinguistas) : também Portistas, nos quais me incluo, tiveram essa reacção à decisão da Direção da SAD de não recorrer das acusações de corrupção que lhe foram atribuidas.

Felizmente todas as acusações não passaram de uma bem sucedida campanha difamatória que fez com que ainda há bem poucos dias eu me visse obrigado a ler em vários jornais ingleses que o Porto que vinha jogar a Manchester tinha estado em vias de não participar na prova (CL) por actos de corrupção.

Hoje verifico que a memória no futebol é curta. Felizmente temos pessoas no clube que guardam registos para memórias futuras.

dragao vila pouca disse...

hmocc, é pena que passado tanto tempo, ainda não tenhas percebido que se o F.C.Porto tivesse recorrido, tinha passado pelo mesmo e quase de certeza, tinha começado este campeonato com menos 6 pontos.

Estes elogios, sim são bem-vindos, os outros, alguns vindos de certos hipócritas, dispensam-se bem.

Um abraço

Azulantas disse...

Caro Dragão VP,

Entendo agora, tal como entendi então.

Se tivessemos -6 pontos do que os que temos, estaríamos a 1 do Sporting e a 2 do Benfica, a lutar pelo título. Se calhar não tinhamos perdido tantos pontos no ínicio do campeonato e poderiamos até estar numa posição idêntica ou melhor.

Bem sei que se o meu avô não tivesse morrido, ainda hoje era vivo. Mas que a campanha deixou marcas, lá isso deixou.

Agora, sem dúvida que o melhor sítio para calar todas as campanhas e calúnias é o campo relvado. Ali o FC Porto demonstra ao universo por que razão está bem acima da concorrência interna e a par da externa.

A mim não me incomodam as melgas da capital portuguesa. De facto piores cegos que esses não há em lado nenhum (ok talvez A Marca em Madrid seja do mesmo calibre...). Incomoda-me sim que nós - FC Porto - nos sujeitemos a jogar o jogo deles.

Nós somos bem melhores que isso e os resultados que obtemos no campo só demonstram isso mesmo.

José Correia disse...

hmocc disse...
Não foram apenas Benfiquistas (e Sportinguistas) : também Portistas, nos quais me incluo, tiveram essa reacção à decisão da Direção da SAD de não recorrer das acusações de corrupção que lhe foram atribuidas.

Caro Hugo, estamos a falar de duas coisas relacionadas, mas distintas.
Uma coisa é recorrer, ou não, da decisão do Dr. Ricardo Costa (que como toda a gente já percebeu foi baseada em suposições e até em ilegalidades) para um Conselho de Justiça da FPF cuja seriedade e credibilidade ficou à vista de todos.
Outra é o nome e prestígio internacional do FC Porto o qual, felizmente, não depende dos desejos dos anti-portistas e muito menos das baboseiras de Luís Filipe Vieira.

O que ficou claríssimo na última terça-feira, é que um jogo em Old Trafford para os quartos-de-final da Liga dos Campeões é mil vezes mais relevante para o prestígio internacional que mil primeiras páginas do ‘Correio da Manhã’, do ‘Record’ ou de ‘A Bola’.
Sobre isso não tenho qualquer dúvida.