segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jornalismo de sarjeta no PUBLICO


O estranho caso do minuto 58
por Luís Octávio Costa, PÚBLICO, 26/04/2009

«Minuto 58 do FC Porto-Vitória de Setúbal. De uma assentada, Leandro Lima e Bruno Gama foram substituídos por dois colegas de equipa. Coincidência ou não, Leandro Lima e Bruno Gama, jogadores emprestados pelo FC Porto ao Setúbal, estavam a ser os dois jogadores mais perigosos dos sadinos. Coincidência ou não, o jogo que estava empatado ganhou outra vida quatro minutos depois com o primeiro de dois golos de Lisandro (2-0). O tiro no pé de Carlos Cardoso deu uma segunda vida ao campeão nacional.

Alguém quer explicar a substituição? Pontaria de Carlos Cardoso, que na véspera até vaticinara uma “gracinha”? Sorte de Jesualdo Ferreira, que via o placard a andar para trás? “Com a saída dos dois jogadores, o FC Porto passou a ter mais espaço e mais linhas”, respondeu Jesualdo. “Já não atacavam com a mesma intensidade”, justificou Carlos Cardoso.

Antes de o jogo começar, os portistas aplaudiram a entrega a Bruno Alves do troféu A Bola/BES, que premeia o melhor dos três grandes no campeonato nacional. No final, aplaudiram Lisandro, autor de dois golos à ponta-de-lança que deixam o FC Porto com o avanço do costume. Pelo meio, aos 58’, fez-se silêncio no Estádio do Dragão, estupefacto com a sorte que lhes calhara na rifa.

Houve claramente um antes e um depois “minuto 58”. Antes, o ataque do FC Porto resumia-se a dois ensaios de Raul Meireles já na segunda parte (aos 47’ e aos 51’) e a um cabeceamento de Rolando (52’). Antes, o FC Porto tinha tido dois bons períodos de pressão, mas inconsequente. Antes, falava-se da falta que fazia uma cabeça (de Lucho) no meio-campo e músculo (de Hulk) na frente de ataque. Antes, o Setúbal era uma equipa modesta e humilde, mas concentrada e com Auri a varrer tudo lá atrás. Antes, Leandro Lima e Bruno Gama tinham tido a ousadia de invadir a área portista (e aos 40’, o português, com o consentimento de Tomás Costa, até podia ter marcado). (...)»

----------

Os meus parabéns ao senhor Luís Octávio Costa (LOC), que mostrou uma coragem assinalável ao escrever um artigo digno de um qualquer Querido Manha, José Manuel Delgado, Rui Cartaxana ou Leonor Pinhão. Não é para qualquer um. Aliás, não me surpreenderia que, a curto prazo, este novo “craque do jornalismo desportivo” estivesse a assinar pela ‘A Bola’ ou por um dos jornais da Cofina.

Mas para além do “estranho caso do minuto 58” e das insinuações e suspeições octavianas subjacentes (vocês sabem do que eu estou a falar...), há outras estranhezas que talvez o senhor LOC nos possa ajudar a esclarecer.

1º) Sendo Leandro Lima e Bruno Gama jogadores emprestados pelo FC Porto, porque razão os dirigentes azuis-e-brancos permitiram que eles jogassem um minuto sequer contra o clube que lhes paga os salários? Se não quisessem que eles jogassem, não teria sido facílimo arranjar uma mialgia ou uma qualquer indisposição gástrica?
Provavelmente o Pinto da Costa esteve a dormir a semana toda e só acordou ao minuto 58...
Terá sido isso senhor LOC?

2º) Na 2ª parte o FC Porto entrou em campo com outra atitude e rapidez, o que foi visível para todos aqueles que viram o jogo com os olhos abertos (terá sido o caso do senhor LOC?). A prova disso é que nos primeiros sete minutos a seguir ao intervalo houve três lances perigosos para a baliza do Setúbal - segundo o próprio LOC, “dois ensaios de Raul Meireles já na segunda parte (aos 47’ e aos 51’) e a um cabeceamento de Rolando (52’)”.
Nessa altura o Leandro Lima e o Bruno Gama ainda estavam em campo? Ah estavam, e não conseguiram “esticar o jogo” evitando que o FC Porto criasse estas três situações de golo?
E, já agora, quantas jogadas de perigo é que esta dupla maravilha criou na 2ª parte até serem substituídos? Zero? Hum, não será estranho senhor LOC?...

3º) Ao ver o FC Porto criar mais perigo nos primeiros minutos da 2ª parte do que em toda a 1ª parte, a intenção de Carlos Cardoso não terá sido reforçar a equipa com jogadores frescos e de perfil mais defensivo, de modo a evitar que os dragões fizessem aquilo que estavam a ameaçar, isto é, quebrassem a muralha sadina?
Terá sido por isso que, no final do jogo, Carlos Cardoso afirmou: "O F.C. Porto estava a atacar muito pelos laterais, e eles [Leandro Lima e Bruno Gama] tinham de os acompanhar. Por isso já não conseguiam atacar como deviam. Pensei que com as alterações pudessem travar essas subidas dos laterais do F.C. Porto e poderia dar hipótese a um jogador do centro para entrar mais pelo meio no apoio ao Carrijo".
Correu mal? Pois correu, como acontece à esmagadora maioria das estratégias dos treinadores do campeonato português quando jogam contra o Tri-campeão nacional.
Ou, na opinião do senhor LOC, o melhor teria sido o treinador do Setúbal aproveitar o balanceamento ofensivo do FC Porto e reforçar o ataque (com que jogadores não se sabe, mas para as suspeições subjacentes isso também não interessa...), jogando taco-a-taco no Estádio do Dragão?

4º) Terão sido as substituições ao minuto 58 que, quatro minutos depois, impediram Auri de continuar “a varrer tudo lá atrás”? Às tantas as substituições afectaram psicologicamente o Auri e só por isso é que o Lisandro lhe deu um nó cego e marcou espectacularmente o 1º golo. Terá sido isto senhor LOC? Aposto que sim...

5º) A possibilidade de haver alguma marosca por trás do “estranho caso do minuto 58” pressupõe, entre outras coisas, a conivência e colaboração activa do treinador sadino, um homem de 64 anos, com um enorme passado no futebol português e, particularmente, no seu Vitória de Setúbal (onde é uma espécie de faz tudo e treinador de recurso para as situações mais aflitivas).
Será que o senhor LOC se lembrou disto, antes de escrever a crónica vergonhosa e rasteira do FC Porto x Vitória de Setúbal, publicada no jornal PÚBLICO de hoje?

6º) Em Janeiro passado, o Vitória de Setúbal veio jogar ao Estádio do Dragão para a Taça da Liga, tendo perdido por 1-2. Nesse jogo os sadinos beneficiaram de duas grandes penalidades, tendo Leandro Lima concretizado a primeira e falhado a segunda o que, claro está, motivou as habituais insinuações e suspeições.
Isto é assim: se os jogadores emprestados jogarem contra o FC Porto, isso é suspeito; se não jogarem é ainda mais suspeito; se jogarem de início e forem substituídos isso é altamente suspeito.
Perceberam ou querem que eu faça um desenho?
Bem fez o SLB na semana passada, não permitindo que o Zoro jogasse contra eles (ah, pois, estava lesionado...)


Se, contra tudo e contra todos, o FC Porto revalidar o seu titulo de Campeão Nacional, é desta que os Rennies vão esgotar...

18 comentários:

Golias disse...

"Preso por ter cão, e preso por não o ter". É a isto que estamos fadados por parte da corja que nos persegue todas as semanas. Mas é para o lado que durmo melhor. São uns puristas da treta. Se pudessem, bem que recorriam à corrupção, que tanto reclamam brotar do nosso lado, para tentar acabar com o nosso domínio...

No final de Maio, vai ser só casos e casos de úlceras crónicas lá por baixo.

6012 - Azul desde 1971- disse...

" O Estranho Caso do Minuto 58..." Argumento: Luigi Octavas da Vicentina.
Actores Principais:As manas Azia (a gástrica e a cerebral)
Produção: Outsourcing - records of the past
Realização: Mourolândia & Co.

Dragaopentacampeao disse...

Não sou médico, mas quase que apostava que o diagnóstico para esse Sr. LOC será... sintomas de gripe suína.

Que se trate rapidamente ou poderá evoluir para gripe das aves...

Sra. enfermeira? Sirva um rennie ao Sr. Loc, sei que não é para a gripe mas vai actuar com eficácia!

Anti-slm disse...

Esta comunicação social é tão.."magnifica". Eles inventam tudo para descredibilizar as vitórias do único clube que honra o país.
Começa o campeonato a chegar ao fim com o FCP na frente portanto tem que haver um acontecimento qualquer para tirar mérito ás nossas vitórias.
Doi-lhes muito, eu sei que doi.

Unknown disse...

Excelente, José Correia!

Só me apetece cantar...

Não ganham nada,
É só choradeira...

Anónimo disse...

Estas insinuações só terminam no dia em que aqueles que fabricam os regulamentos de lembrarem que há uma coisa chamada conflito de interesse e impedirem os jogadores emprestados de defrontarem o clube que os emprestou.

Azuleiro disse...

qual gripe suina... em portugal apareceu foi o surto da raiva suina!! xD

Pacheco disse...

Faltou dois pequenos "pormenores":

O Setúbal tem "só" o pior ataque da Liga, com apenas 16 golos marcados;

O Bruno e o Leandro juntos totalizam ZERO golos nesta liga. Na realidade, Leandro em 2 anos nunca marcou um golo no campeonato;

Mas era contra o Porto que eles iam fazer toda a diferença... santa paciência...

Luís Carvalho disse...

Outro "pormenor":

- Leandro completou apenas 7 partidas das 21 em que participou no actual campeonato.

- Já Bruno Gama em 25 encontros realizados, apenas por 13 vezes jogou os 90 minutos.

José Correia disse...

Os dados que o Pacheco e o Luís Carvalho trouxeram a esta discussão, reforçam a minha convicção que a intenção do senhor LOC é fazer curriculum.
Ou seja, da mesma maneira que o caminho mais rápido para um árbitro chegar a internacional é gamar o FC Porto (veja-se os casos de Lucilio Baptista, Bruno Paixão, Carlos Xistra e João Ferreira), para dar o salto para um dos "jornais de top" - Bola, Record, Correio da Manhã - também é preciso ter "boas referências"...

Nuno Nunes disse...

O Público, para além da excelente colecção que lançou recentemente sobre as Invasões Francesas, decidiu agora brindar os seus leitores com os X-Files do futebol português. É uma iniciativa muito interessante ao melhor estilo octaviano de lançar a suspeição no ar e por qualquer razão acabar sempre no mesmo culpado: o FC Porto e o Pinto da Costa.

O primeiro capítulo intitula-se "O mistério do minuto 58" e o autor consegue criar um enredo muito apelativo. Nem Scully e Mulder fariam melhor nesta interpretação do que o treinador sadino Carlos Cardoso. Ou seria Pinto da Costa que estava sentado no banco de suplentes do Vitória e que ao estilo Missão Impossível tinha um disfarce facial perfeito? Tudo é possível nesse clube de malfeitores e corruptores que ano após ano vem desgraçando o currículo dos clubes de Lisboa. E o modus operandi dessa "gente do Norte" é sinistro.

Faltam 4 semanas para o final desta fabulosa colecção de "ficheiros secretos" e tenho a certeza que o autor não nos vai desiludir. A não perder o próximo episódio da misteriosa deslocação à Madeira...

PedroBM disse...

Venho aqui alertar para o que este jornalista e quem quer que seja que lhe puxa os cordelinhos estao realmente a tentar...
Isto nao se trata do jogo com o Setubal, nem sequer do campeonato 2008/09...

O que aqui se esta a tentar e por em causa e uma das maneiras que o FC Porto tem brilhantemente usado para fazer crescer jogadores... Quantos dos craques do Porto dos ultimos anos nao andaram emprestados a equipas menores, especialmente no nosso campeonato? E quantos destes foram posteriormente titulares do Porto e possivelmente vendidos por largos milhoes???

Nao e estranho que de repente se levantem muitas vozes dizendo que o que se devia instalar era uma proibicao de emprestar jogadores ao mesmo campeonato...???
Quem beneficiaria com esta provavel quebra de receitas a entrar no Porto, ja que seria mais dificil manter suficientes jogadores para escolher os diamantes?
Qual a equipa que nao consegue fazer crescer um unico jogador da cantera? A quem interessa nao haver emprestimos? Mas quem se assume contra pre-acordos ao estilo de Jorge Ribeiro ou Makukula?

Considero este ataque muito pior que os falatorios de sistemas e corrupcao, etc, porque este poderia ameacar a base financeira do nosso Porto...

Alem de que so imagino o que seria a nossa primeira liga sem emprestimos... retirem todos os jogadores emprestados por outras equipas da nossa liga e teriamos menos competicao, estadios mais vazios e um futuro como o campeonato escoces....

dragao vila pouca disse...

Há uma frase na blogosfera portista, que eu subscrevo e que é sintomática: o F.C.Porto serve-lhes para tudo, menos para serem felizes.

Um abraço

Anónimo disse...

Caro Pedro BM,

Percebo a sua ideia mas os factos não justificam a sua preocupação. Na realidade, nos últimos 10 anos só vendemos por grossa maquia dois jogadores da casa: o Ricardo Carvalho e o Sérgio Conceição. Todos os outros cujas vendas nos proporcionaram bons encaixes tinham sido por nós adquiridos e nunca andaram emprestados: Jorge Andrade, Deco, Paulo Ferreira, Derlei, Seitaridis, Maniche, Anderson, Bosingwa e Quaresma.

Por outro lado, a limitação dos empréstimos ser-nos-ia benéfica num aspecto: permitir-nos-ia reduzir o exageradíssimo número de jogadores sob contrato.

PedroBM disse...

Alexandre,

tem razao, se calhar nao e tao mau como eu penso, mas se adicionarmos os nomes de Bruno Alves, Fernando, ate Paulo Assuncao (traidor)!!... e se pensarmos nalguns bons talentos que temos emprestados no momento (helder barbosa, bruno gama, nuno a. coelho, tengarrinha) ja se fala um pouco diferente.

Mas concordo com a sua ideia de que baixavamos os custos

HULK 11M disse...

Penso que este problema não se colocaria de:
1. - Fosse permitido que os clubes incluíssem nos contratos de empréstimos cláusulas a impedir de os seu activos jogarem contra o clube com o qual têm contrato, aliás como acontecia antes de terem descoberto que acabar com o "impedimento" seria uma boa maneira de prejudicar o FCP.
2. - Aprovar a legislação em tempos proposta pelo FCP, através da AFP, no sentido de permitir que as "equipas B" possam subir até ao escalão imediatamente anterior ao escalão onde joga a equipa principal. Isto é, no caso da equipa B do FCP esta poderia subir desportivamente até à Liga Vitalis.
Tanto os empréstimos como as equipas B são ferramentas importantíssimas para a evolução dos jogadores e do próprio futebol.
A razão pela qual não são acompanhadas de legislação adequada é para mim um mistério!
Ou talvez não.... ou talvez eu tenha a mania da perseguição.... Enfim...

duarte disse...

Esse Palhaço, sem ofensas para os Palhaços, não tem rosto, gostava de o conhecer, para marcar o BOOOOOOOOIIIII.

MC disse...

Mas que delicia de crónica Zé Correira!