quarta-feira, 8 de abril de 2009

Porto Vintage

O FC Porto fez ontem em Old Trafford um jogo de grande classe e toda a equipa técnica e jogadores merecem os nossos Parabéns. Jesualdo Ferreira fez um excelente trabalho de preparação para este jogo e conseguiu fazer entrar em campo uma equipa com muita personalidade, coesa, solidária e com extrema disciplina táctica.
Com uma entrada fulgurante o FC Porto criou de imediato ocasiões de golo e aos 4 minutos, através de uma recuperação de bola de Lucho, a bola sobrou para Rodriguez após ressalto em Evans, o uruguaio tirou um defesa da frente e rematou para o lado mais distante da baliza de Van der Sar, fazendo um belíssimo golo e silenciando Old Trafford durante largos minutos. Ferguson corrigiu de pronto a organização da sua equipa e coloca Carrick e Scholes no meio campo defensivo. Aos dezasseis minutos, no entanto, Bruno Alves tem uma falha muito grave fazendo um atraso para Helton sem ver que Rooney estava entre ele e o guarda-redes. O inglês aproveitou a oferta e fez o golo do empate sem dificuldades. Foi um lance muito infeliz.

Mesmo assim o FC Porto continuou a jogar com grande disciplina táctica, tendo Lucho e Meireles a fechar as alas para que os defesas laterais nunca ficassem em desvantagem numérica face aos atacantes do Manchester. Essa força defensiva, funcionando a equipa como um bloco compacto, foi a base da grande exibição do FC Porto.

Na segunda parte o Manchester entrou forte e com vontade de virar o resultado mas as suas iniciativas iam esbarrando invariavelmente na solidez defensiva da equipa do FC Porto que, no entanto, agora não conseguia sair para o ataque de forma tão organizada como na primeira parte. Os passes errados iam surgindo com mais frequência e o individualismo em que se perdeu inúmeras vezes Hulk, ignorando as presenças de Rodriguez e Lisandro, fizeram com que a equipa do FC Porto fosse perdendo força no ataque. A partir dos 60 minutos de jogo começou a notar-se o meio campo a ceder dado estar Raul Meireles em dificuldades físicas devido à elevada intensidade do jogo (para quando um treino específico para que este jogador ganhe massa muscular e resistência?). Por outro lado a entrada de Giggs fez com que o United encostasse o FC Porto às cordas. Helton fez então duas defesas espectaculares a remate de Rooney e cabeceamento de Vidic, segurando o resultado. Passados alguns minutos entrou Tevez e finalmente aos 79 minutos Jesualdo faz entrar Tomás Costa e Mariano para os lugares de Meireles e Rodriguez.

Fernando foi um Gigante, fez uma exibição soberba e foi ganhando confiança à medida que o jogo decorria. Cortou linhas de passe ao Manchester, “varreu” toda a sua zona de acção e compensou os colegas quando foi necessário. Fez algumas intercepções praticamente impossíveis. Esteve em todo o campo, de tal forma que quando começou a sair para o ataque só se ouvia o José Gomes aos berros: “fica Fernando, fica!”. Toda a equipa esteve obviamente muito bem mas parece-me que individualmente se possam também destacar o Rodríguez, o Cissokho, o Heltón e o Mariano.


Quando já se pensava que o jogo iria acabar com um empate a um o Manchester consegue aos 85 minutos o segundo golo através de um lance muito simples: Neville lança para a grande área, Rooney amortece de calcanhar para surgir Tevez em antecipação a Rolando a marcar o 2-1. Uma enorme injustiça no marcador para um jogo tão bem jogado pelo FC Porto. Foi a reacção que tivemos depois deste golo que torna as grandes equipas distintas. Os jogadores acreditaram, Lisandro avançou pelo lado esquerdo do ataque e centrou para o segundo poste onde apareceu Mariano a receber, com o seu estilo trapalhão, mas a conseguir ainda rematar com êxito ante a saída de Van der Sar. Estava feito o 2-2 final e os últimos minutos foram ainda de algum sofrimento com os ingleses a tentarem novo golo através de um livre directo à entrada da área, mas cujo remate saiu por cima da baliza de Heltón. O golo de Mariano trouxe justiça ao resultado e permite agora ao FC Porto tentar a passagem às meias-finais no Estádio do Dragão com um empate sem golos. Mas esse será um jogo para ganhar!

PORTO, PORTO, PORTO, PORTO! POOOOORTO!
imagens: gettyimages.com

15 comentários:

Anónimo disse...

Enorme orgulho e felicidade. É o que sinto.
Mas, perdoem-me a arrogãncia, quero mais.
Este grupo faz-nos acreditar que mais do quem sonho, é uma ambição.
criticaportista.blogspot.com

Azulantas disse...

O prometido é devido e aqui fica, a abrir o comentário: Tiro o meu chapéu a Jesualdo Ferreira, não por este jogo de hoje, mas pelo trabalho realizado desde o periodo negro de Outubro de 2008. Notável o trabalho com jogadores como o Fernando ou o Cissokho e mesmo o inevitável Hulk.

Chapeau! Bravo!

Também quero aproveitar para engolir o chapéu da ideia de que Jesualdo é um treinador defensivo. As dúvidas que tinha perdi-as hoje.

Ao FC Porto todo o mérito de FINALMENTE se assumir como UM dos verdadeiros GRANDE(S) EUROPEU(S).

Apenas uma nódoa a borrar o pano: a incrivel falta de concentração de Bruno Alves. Aquele lance podia ter custado todo o trabalho da equipa. Felizmente o Bruno esteve razoável durante o resto da partida, talvez um nadinha envergonhado por tamanha desatenção.

Hélton (8): Exibição soberba, sem culpas nos golos sofridos, e com 3 defesas de classe mundial.

Sapunaru (6): Esforçado e batalhador, apenas na 2a parte se viu em maiores apuros, juntamente com toda a equipa, com a entrada de Giggs para reforçar o ataque do M.U. Participou ainda nalguns ataques.

Bruno Alves (5): Para um jogador de categoria mundial como o Bruno, a sobranceria com que abordou aquele passe para Hélton é practicamente imperdoável. Valeu-lhe um resto de exibição competente e no 2 golo o passe mágico de Rooney não lhe deu hipótese.

Rolando (6): Deixou-se antecipar por Tevez no 2o golo do Manchester, mas teve, no geral, uma exibição muito segura.

Cissokho (8): Outro magnífico. Nem parece que entrou no Porto em Janeiro. Foi gigante na maneira como fez todo o corredor esquerdo, perdendo-se conta aos cruzamentos quase sempre bem feitos, ainda que nem sempre aproveitados pelos colegas.

Fernando (9): Este "menino" como lhe chama Luis Freitas Lobo, está um senhor. Varreu toda a sua área e ainda teve tempo para secar Ronaldo. Creio que custou cerca de 1 milhão de Euros ao Porto. Carrick, o seu equivalente no United, custou perto de 27 milhões. Quem é melhor?

Lucho (7): Lucho é no Porto a rocha sobre a qual assenta todo o jogo da equipa. Se Sapunaru e Fernando estiveram bem, devem-no em grande parte a Lucho, ao seu sentido posicional e inteligência na leitura do jogo. A missão de sacrifício - lutar contra Scholes e Carrick não é brincadeira - foi desempenhada sem deslumbrar nem dar nas vistas, mas com total eficácia.

Raúl Meireles (7): Para que é que querem embrutecer este rapaz com uma colecção de músculos à Rambo? Meireles é um motor de alta rotação, sempre a correr e a distribuir jogo. Pena realmente que não dure para sempre, mas esteve em todas e o Porto perdeu fulgor com a sua saída. Ainda lhe falta afinar a pontaria nos remates de longe sem preparação.

Cristian Rodriguez (8): Disse no princípio desta época que Rodriguez se calhar não era jogador suficiente para o dinheiro que se deu por ele. Se ainda tinha dúvidas, este jogo tirou-mas todas. Fantástica exibição, particularmente na primeira parte, onde poderia ter marcado 3 golos sem escândalo. Não tem o virtuosismo de Quaresma, mas compensa - e de que maneira - com a garra, a objectividade e o trabalho em prol da equipa que Quaresma nunca teve nem terá.

Hulk (6): Sempre muito marcado por Vidic acabou por voltar aos velhos hábitos do egoísmo, perdendo a equipa 2 ou 3 excelentes ocasiões para colocar Van Der Sar à prova. Mas pelo facto de que arrastava consigo sempre entre 1 e 3 defesas permitiu que Rodriguez tivesse mais espaço para criar perigo.

Lisandro (7): O Guerreiro. Não marcou mas esteve muito perto. E foi seu o cruzamento para o golo de Mariano.

Mariano (7): Qual estilo trapalhão, qual quê? Revejam a finalização do segundo golo - controlo absoluto. Quando ainda o jogo estava 1-1 enviei um sms a um amigo benfiquista a dizer: "Uns têm Tevez no banco, outros têm Mariano..."
E que grande foi o nosso Mariano.

Tomás Costa (-): Entrada em jogo esforçada para sair pouco depois a sangrar do nariz...

Andrés Madrid (-): Entrou para queimar tempo.

Um parágrafo final para o Manchester Utd: Este é o verdadeiro Manchester Utd. É um clube rico, sim senhor, mas também tem jogadores de carne e osso que se lesionam, e também tem jogadores medianos como O'Shea e Fletcher. E mesmo a superestrela Cristiano Ronaldo deixa muito a desejar, especialmente no jogo colectivo. Rooney foi o melhor e não se percebe porque é que Tevez não joga mais.

Ainda bem, digo eu.

Viva o Porto! Rumo a Roma!

dragao vila pouca disse...

A classe do campeão!

De há uns tempos a esta parte, a palavra sonho começou a tomar conta do Universo portista - nos Estádios, junto dos adeptos, nas crónicas dos colunistas portistas, nos comentadores de programas de televisão e rádio, que gostam do Tricampeão, mas principalmente, nesta grande realidade que é a blogosfera. Começamos a sonhar e sonhamos, com tanta força, com tanta convicção, que agora, ninguém se atreve a dizer, que o sonho, o sonho da Dragão, é uma utopia. Não sei se a equipa também sonhava, mas sei que ela agora, alimenta o sonho. E de que maneira!

Jogamos em Manchester, contra o Campeão da Europa e do Mundo, olhos nos olhos, sem medo e taco a taco, dizendo na Pátria do futebol, que em Portugal há um clube, que tem a "mania" de ser Grande, num País de anões - e paga um preço muito elevado por isso. Numa altura que que os clubes ingleses dominam, a seu belo prazer, o futebol do Velho Continente, que o milionário Inter de José Mourinho, foi eliminado sem honra nem glória, aos pés da equipa de Ferguson e C.Ronaldo, o F.C.Porto, mais uma vez, põe o Mundo do futebol, a interrogar-se, como é possível, qual é o segredo, o que é que o Porto tem? Que classe, que maturidade, que personalidade!

Não vou destacar ninguém pois, o F.C.Porto valeu pelo seu conjunto. Tudo bem, Fernando fez um grande jogo, mas o grupo é o grande destaque.

Ainda falta a segunda-mão, não podemos e não vamos, embandeirar em arco, mas com o apoio dos adeptos - obrigado aos portistas, com especial destaque às claques, que tanto apoiaram em Old Trafford. Também nesta matéria, somos os melhores! -, que vão encher o Dragão, com o respeito que o adversário vai merecer, estou convencido que vamos continuar a fazer História.


Um abraço

John disse...

Too Bad Porto were unlucky to come away with a win. The defensive lapse as a result from Rooney's goal was the main difference. Other than that, the Dragons were excellent throughout the match.

My buddy is happy for your team because the goal scored by Mariano courtesy of Lisandro cross. Both players are product of his club, Racing from Argentina.

So what do you think of your chances in the second leg? Frankly speaking, I think Porto does have the upper hand as long they don't concede two goals.

Don't forget to listen to our Podcast

Mário Magalhães disse...

Bom dia meus caros,
Resolvi deixar este post, pelo facto de ao longo desta epoca ter sido uns dos maiores defensores da saida do treinador, tenho que reconhecer que ontem efectuou um excelente trabalho, espero que assim continue para mudar a opinão e ser um defensor da sua continuidade...

Saudações

Pedro Reis disse...

Homenagem mais do que justa ao Professor Jesualdo Ferreira!

Esta exibição, apesar de ainda não valer a eliminatória, foi superior à do FCP de Mourinho em 2004.

A partir de ontem só temos que acreditar: rumo a Roma!

Que clube fantástico eu escolhi para ser adepto!

HULK 11M disse...

"Andrés Madrid (-): Entrou para queimar tempo."
Não é verdade!
O FCP estava a jogar com 10 porque o árbitro não deixou o T.Costa reentrar em campo por estar a sangrar do rosto!!!
Faço minhas as palavras do Mário Magalhães: este treinador andou a irritar-me imenso durante muito tempo mas começo a reconhecer que será o treinador ideal para a nossa próxima época!
Parabéns Professor!

Unknown disse...

A mim não me surpreendeu a exibição do Porto porque tem jogadores para isso, mas não posso deixar de passar em claro o que fez Bruno Alves. Eles sabiam que ia fazer isso, ele estava já havia uns minutos a travar o jogo do Porto com a sua sobranceria.
Há jornais que passam o tempo a endeusar os jogadores, mas para os estragar. Bruno Alves é um dos melhores centrais do mundo, mas tem que ser humilde e deixar de pensar em dar espetáculo.
O mesmo serve para o Elton.
Não é por acaso que há equipas fabulosas que nunca ganham nada, nos momentos fundamentais tem que se ser humilde e concentrado.

Offshore disse...

Rodriguez: “Escolhi o Porto em cinco minutos”
Há decisões assim, fáceis, como a que tomou o uruguaio Rodriguez. Escolheu o FC Porto em “cinco minutos”, deixando o Estádio da Luz e partindo para o Dragão. Motivo? “Queria ser campeão e disputar a Liga dos Campeões”. Disse-o esta manhã, em Marienfeld, Alemanha, onde o seu novo clube estagia.

13-07-2008

José Rodrigues disse...

O sentimento que o jogo de ontem desperta entre os adeptos so' pode ser: ORGULHO.

A equipa jogou com personalidade, sem revoluções tácticas (apenas pequeníssimos ajustes posicionais) e sem se encolher no terreno (ao contrário do que aconteceu em outros jogos "grandes"). Era o que eu pedia antes do jogo e quando assim é, a tarefa fica menos difícil.

Mas o que se viu excedeu as minhas melhores expectativas: mais oportunidades de golo, mais remates à baliza, e jogando em casa deles. Fantástico.

Parabéns a todos, incluindo Jesualdo q me surpreendeu pela positiva.

Agora há que aguardar o jogo da px semana com expectativa e alguma confiança. Há q ter a mesma atitude (atacar sem medo, mas sem ser à maluca), muita atenção aos cruzamentos e bolas paradas, e pressão alta pq este Man U com espaços já perto da grande área é perigosíssimo.

Unknown disse...

Um jornal espanhol escreveu sobre Rodriguez: que diferente está este jogador do leviano Rodriguez que conhecíamos do Benfas... Parti-me todo a rir!

Agora, muita atenção com as euforias. O nosso clube é, esta época, claramente mais forte fora de casa do que no Dragão. E ainda estou recordado do banho de bola que o Machester deu ao Milão de Mourinho em Itália, onde empatou zero a zero mas merecia ter ganho o jogo nas calmas.

Faltam ainda 90 minutos. Tão ou mais complicados do que estes que acabamos de viver. Agora, que dá para sonhar, lá isso dá!

Por mim, tudo o que vier por acrescento, já é fantástico.

Abraço a todos!

José Correia disse...

No início desta época, quem sonharia que em 7 de Abril de 2009 o FC Porto estaria a disputar o acesso às meias-finais da LC, fazendo uma exibição deste nível em pleno Old Trafford?

Nunca é demais recordar que há um ano atrás…
… o Sapunaru era jogador de uma equipa romena de segundo plano
… o Rolando era jogador do Belenenses
… o Cissokho jogava na 2ª divisão francesa
… o Fernando estava emprestado ao E. Amadora
… o Hulk jogava na 2ª divisão japonesa

Pois bem, foi com estes jogadores, todos titulares num jogo disputado em casa do bi-campeão inglês, campeão europeu e mundial em título, que o FC Porto foi empatar por 2-2.

Só tenho uma palavra para descrever o trabalho que o Jesualdo Ferreira está a fazer esta época com este conjunto de jogadores: NOTÁVEL!

PABAR 76 disse...

Na noite de ontem assistimos a uma das mais portentosas exibições do F.C. Porto na Europa. Uma exibição superior de uma equipa coesa e trabalhadora, que transformou o campeão europeu e mundial numa formação banal, com o marcador a não traduzir aquilo que se passou em campo. O resultado de 2-2, é enganador e só o facto do F.C. Porto ter conseguido empatar nos instantes finais dá algum conforto.
A primeira parte foi soberba com um grande golo de Rodriguez, várias ocasiões desperdiçadas e a destoar, só a oferta infantil de Bruno Alves, que permitiu ao Manchester empatar. Na segunda parte o natural crescimento do Manchester, obrigou a equipa a recuar, mas sem nunca deixar de procurar o ataque. O golo de Tevez, aos 85 minutos, parecia acabar com a esperança em conquistar um resultado positivo, puro engano, Mariano ainda teve tempo de empatar e trazer um mínimo de justiça ao resultado.
Os adjectivos são poucos para classificar uma tão majestosa exibição, a forma como o F.C. Porto reagiu à desatenção de Bruno Alves foi sublime, a reacção ao segundo golo do Manchester foi tremenda. Uma grande equipa que teve em Fernando a figura máxima, e Van der Sar o responsável por não termos vencido. Também Jesualdo, merece uma palavra de apreço pelo excelente trabalho realizado.
A eliminatória está em aberto e tudo pode acontecer daqui a uma semana no Dragão, mas esta demonstração de força colectiva certamente que deixou admirada muita gente desatenta, a começar por Alex Ferguson. A vantagem conseguida é mínima e teremos no Dragão mais uma difícil tarefa, mas estou certo que o Manchester, agora, dirá também o mesmo. Nada de novo para quem quer, e consegue, andar na alta roda europeia. Parabéns F.C. Porto!

Miguel disse...

Caros Dragoes, gostava que lessem o excelente e isento comentario que o Jornalista Paulo Garcia da Sic publica no site deles:http://sic.aeiou.pt/online/noticias/opiniao/A+cuspidela+do+Dragao.htm
Saudaçoes Portistas

José Correia disse...

Fernando, definitivamente gigante
«O jeito como amansou a bola no peito, rodeado por adversários, num lance ainda no primeiro tempo, simboliza com perfeição a maturidade com que abordou este encontro. Esta terá sido a definitiva prova de maturidade de um menino que chegou do Brasil em 2007, cresceu no Estrela da Amadora e tornou-se um médio-defensivo de indiscutível qualidade. Muito bem na forma como cortou linhas de passes aos adversários que surgiram na sua zona de acção e nas compensações aos colegas da defesa. Fez intercepções impossíveis numa noite grandiosa. Terá feito o seu melhor jogo de sempre com a camisola do F.C. Porto. Um gigante!»
in Maisfutebol

Ainda alguém se lembra de um jogador chamado Paulo Assunção?