segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Bola parada


"Neste momento é preciso ter alguma lucidez para não dizer o que realmente sinto. Há uma parte do jogo em que o FC Porto demonstrou grande qualidade mas foi perdulário e outra em que não sei se houve jogo, isto para além de dois lances capitais: o amarelo ao Ruben e o penálti não assinalado na segunda parte. Se é simulação devia ser expulso. [O árbitro] Teve um peso na consciência, talvez. Recordo que este foi o mesmo árbitro que na semana passada marcou um penálti contra o Braga e expulsou um jogador (Moisés). Vou estar atento à avaliação feita pelo observador do árbitro.
Não sei quantos minutos se jogaram no segundo tempo. O anti-jogo não dignifica nada o futebol, nem o árbitro, que tem autoridade para tomar medidas disciplinares e não tomou.
Há situações pouco claras, perdemos dois pontos, mas devíamos ter ganho. Fizemos tudo para ganhar e merecíamos ganhar. Assumimos as nossas responsabilidades, mas não assumimos as de outros, que só podemos evidenciar.
A linha do campeonato esta lançada, olhando ao que têm sido os jogos do FC Porto, os golos anulados, os penaltys que não são marcados. Não estou a insinuar nada, estou a afirmar. Tenho de dar os parabéns aos meus jogadores pela forma como se bateram, mas reprovar os lances que falhámos. Ainda estamos na luta pelo título e vamos continuar. Não vamos deixar de ser os tetra-campeões e queremos ser penta, contra tudo e contra todos."


Estas declarações foram feitas por Jesualdo Ferreira, uns minutos após o final do Leixões x FC Porto.

Há treinadores que perdem (com o SLB) e no final do jogo digam que só na playstation é que poderiam ter ganho.

Há treinadores que perdem (com o SLB) e, durante o jogo, se virem para o árbitro (Lucílio Baptista) fazendo o gesto de roubo com a mão.


Jesualdo, até na forma como reage aos roubos sistemáticos de que o FC Porto tem sido vitima, é um Senhor. Também por isso, o meu reconhecimento para ele.

Quanto ao anti-jogo sistemático do Leixões, com o qual o árbitro foi totalmente conivente e uma das peças-chave, deixo aqui algumas perguntas:

Alguém pensa ser possível a uma equipa jogar, pressionar e manter uma dinâmica minimamente continuada se o desafio parar de minuto a minuto e se de 5 em 5 houver um jogador caído no relvado a simular uma terrível lesão?
Quantas vezes é que o médico e massagista do Leixões entraram no relvado? Aliás, a coisa foi de tal modo caricata que numa das ocasiões era "preciso" a maca e ela estava "ocupada" com outro jogador leixonense.
Alguém contou o número de vezes em que os jogadores do Leixões saíam do campo como se estivessem a morrer e, mal chegavam à linha lateral, estavam preparadissimos para reentrar nas quatro linhas?

Na segunda parte e, particularmente, nos últimos 30 minutos praticamente não houve jogo, mas se o árbitro quisesse tinha havido. Em primeiro lugar, podia (devia!) ter chamado o capitão do Leixões e dizer-lhe que não pactuaria mais com aquela fantochada e, se a coisa continuasse, bastava mandar seguir o jogo ignorando as inúmeras falsas lesões. E nem precisava de mostrar cartões amarelos para punir este tipo de comportamento, porque de certeza que a estratégia do Leixões teria mudado rapidamente.

17 comentários:

Mefistófeles disse...

Como alguém aqui já sugeriu, acho que nem devíamos pôr os pés no Algarve como forma de protesto.

Entregavam a Lucílio Cup aos lampiões e ficavam a falar sózinhos.

É mais do que tempo de dar um murro na mesa, quem não sente...

Solidário com Jesualdo, não obstante a sua responsabilidade neste atraso, é de facto um Senhor.

Jose Pedro disse...

Ser do Porto é isto mesmo, ter os jogos arbitrados com muita paixão encarnada, olalapiar sem pudor; Este ano há a nuance da apatia de quem dirige os destinos do nosso clube. Jesualdo é o porta-estandarte mas como é uma pessoa educada e polida não perde as estribeiras e a mensagem perde-se como areia por entre os dedos da comunicação social facciosa. Há que dar um murro na mesa, denunciar a podridão (faça-se uma conferência de imprensa com as imagens, recordo uma que o Domingos fez quando ainda era treinador do Leiria que envergonhou muita gente). O campeonato está distante mas nunca perdido e mais do que nunca há que cerrar fileiras e unir a equipa, os adeptos e os dirigentes para lutar contra o campeonato do tunelgate.

Sugiro que cada artigo aqui do reflexão deva seguir para a Torre das Antas, a juntar ao extenso arquivo do Dr.Poncio agitávamos as águas.

Para a semana, jogo enorme no Dragão. Ou assumimos a candidatura ou claudicamos, é o tudo ou nada! antes, jogo da champions onde temos pergaminhos para honrar.

Pedro disse...

Quanto ao anti-jogo, creio que criticar o Leixões é assobiar pro lado em relação ao verdadeiro problema.

Dai concordar com o teor do post, o Leixões "não jogou" até onde o árbitro deixou. Como já referi noutro artigo, o jogo esteve interrompido 1 minuto e 52 segundos quando Caué, se não estou em erro, levou com a bola na cara estando a 2 metros da linha final.

O árbitro só permitiu tudo isto porque quis. Não me venham com a conversa que não foi propositado.

Ps: Tal como ontem no jogo do Braga, alguém acredita que o assistente não viu aquela bola fora ?? Estava a uns 30 centimetros do lance e a olhar.... Tudo bem que o Braga foi roubado em Belem, mas são coisas como estas que mostram o caracter de quem apita.

Miguel Magalhães disse...

Excelente post que subscrevo inteiramente.
Continuo a achar que o Porto nao deveria pedir bilhetes para a final da Taça SLB, enviar os juniores e nao irem nem os dirigentes nem o JF.
Seguramente que ate la vai sair a sentença do Hulk e essa sera a gota de agua - seja qual for a sentença.
GOZAM connosco e nos deviamos reagir como podemos.

Pedro disse...

Não é pelo Rui Santos o ter referido... mas consta que o FCP está a ponderar pedir a impugnação do campeonato por causa da suspensão preventiva do Hulk e Sapunaru.

Não é que 99% dos juristas afirmam que os stewards não são agentes desportivos?

Miguel Teixeira disse...

Pedro,

estás a falar de uma SAD que anda mais mansa do que um cordeiro acabado de nascer.

Se não o fizeram quando o Rocha foi mal inscrito, as certidões das finanças eram falsas ou mesmo quando em 2008 levamos porrada no túnel do galinheiro, era agora que iam fazer alguma coisa?

Estamos a falar da mesma SAD que deixou que nos retirassem 6 pts para que todo o planeta nos possa chamar de corruptos.

Da mesma SAD que apesar de saber em 2005 que o benfica tinha um director desportivo que era o principal accionista de um clube da mesma Liga, deixou que os encornados fossem campeões, mesmo quando todos sabiam o que se tinha passado no Estoril via Algarve.

É desta SAD que estamos a falar? A que deixa que o "andor" se fortaleça? Que não diz nada. Que deixa durante anos o treinador a dar o corpo às balas, enfraquecendo o mesmo, não só pelo silêncio mas também pelos jogadores que lhe retira todos os anos a bem das comissões?

É que se é desta SAD que estamos a falar, então eu vou ali e já venho.

André Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Oliveira disse...

Isso da impugnação era o minimo que se podia fazer. Acho que este ano está a ser/vai ser pior que a época do Estoril Gate..

E, como se não bastasse o que se passa em Portugal, o Platini também não faz a coisa por menos!

http://misticadodragao.blogspot.com/2010/02/carrega-platini.html

Pedro disse...

Miguel,

Não partilho dessa visão negra da SAD. É a SAD do tetra-campeonato, é a SAD que nos defendeu muito bem no caso Champions, é a SAD que tem ganho todas as batalhas juridicas.

Não concordo com tudo o que fez, e com algumas coisas que não fez. Mas não duvides que o Verão vai ser muito quente... Ás vezes a acalmia esconde uma vingança violenta.

Miguel Teixeira disse...

Pedro,

eu já me sentei. Acho que vou continuar sentado à espera desse "grito de Ipiranga".

Anónimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Sérgio de Oliveira disse...

Totalmente de acordo !

Um abraço

Orgulhoazulebranco disse...

Já perdi a conta à quantidade de vezes que ouvi a expressão "temos que cerrar fileiras" "há que dar um murro na mesa" "isto não pode continuar assim"
já ouvi isto vezes e vezes sem conta desde há muito tempo e continua tudo na mesma...

Das três uma

1-ou vão continuar calados à espera que o motor do andor gripe

2-vão fazer alguma coisa mas ou será tarde de mais,ou muito pouco eficaz

3-ou estão a preparar alguma que quando vier cá para fora vai rebentar tudo...

Não acredito que o andor vá parar.Porque havia de parar agora que o slb está a perder gás??
---

Não deixa de ser verdade que temos culpas no cartório por estarmos nesta situação,mas,e como disse Jesualdo,não assumimos responsabilidades que não são nossas,e temos sido enterrados à força toda perante,até agora,o silêncio da SAD,apenas interrompido por três quatro discursos inflamados de Pinto da Costa(até lhe cortarem o pio) que pouco ou nenhum efeito surtiram.

Se há coisa que a História nos ensinou é que a mobilização de massas dá sempre resultado,mexe sempre com as coisas.
É claro que não estou a pedir ao Pinto da Costa para fazer uma marcha desde as Antas até à sede da Liga,qual Mussolini(o exemplo humano não é o melhor,peço desculpa)mas a união faz a força...

---

a última coisa a fazer é virar as costas e atirar a tolha ao chão.Isso é o que eles querem porra!

Jorge Mota disse...

Preparam se os q pensam q e impossivel ser pior

A ROUBALHEIRA IMPUNE VAI CONTINUAR,CONTINUAR E PIORAR..

buzico disse...

Boa gente, apenas quero acrescentar um dado. O Paixãozeco não só foi conivente, como ainda participou na "festa". Como exemplo dou-vos um lance na área do Leixões, aquando da marcação de um canto. O árbitro (?), para repreender um jogador de cada equipa, em vez do tradicional aviso, resolveu chamar os dois até ao pé de si. Claro que estes não iam pois era ali que deveriam estar na marcação do canto, o árbitro foi engonhando, dando espectáculo, para, passado algum (muito) tempo, apenas dizer para pararem com os agarrões... Está certo, é apenas um árbitro cumpridor... Quanto ao nosso Porto, apesar de estar mais difícil, curiosamente passei a acreditar mais que vai ser possível chegar ao Penta... Começamos a ter qeuipa e os vermelhuscos começam a ficar sem pernas... Parabéns pelo fantástico blogue!

Orgulhoazulebranco disse...

Pois é...a verdade é que dos três primeiros,fomos aqueles que melhor jogaram mas os únicos que não venceram,raios!

Roberto Tavares disse...

Falou-se de um Benfica - Leixões, em que o Leixões supostamente teria recebido para pontuar contra o SLB.

Ora o jogo acabou 5-0 para o clube do governo..

O que me leva a pensar que nesse(SLB - leix.) receberam foi para perder e que no sabado passado é que realmente receberam para pontuar....

Com esta roubalheira toda perdi a pouca esperança que tinha para ver o NOSSO segundo Penta.

Saudações PORTISTAS!