sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Expulsões à la carte


Não é só nos penalties assinalados a favor que o SLB lidera de forma destacada. Baseado nas estatísticas oficiais da Liga, o site Maisfutebol elaborou um artigo acerca das expulsões de jogadores adversários que é bastante elucidativo...

«Os encarnados terminaram cinco jogos com o adversário reduzido a nove jogadores e outros cinco com o adversário reduzido a dez. A estas expulsões juntam-se ainda os casos polémicos de Hulk e Sapunaru, já no final do jogo com o F.C. Porto, na Luz, e ainda a expulsão de Tiago do banco de suplentes do Sporting no último jogo da Taça da Liga.
Números que se destacam numa comparação com os jogos do Sp. Braga e do F.C. Porto, os adversários directos na luta pelo título na Liga, que, juntos, somam praticamente o mesmo número de adversários expulsos do que o Benfica. Os minhotos jogaram oito vezes com adversários em inferioridade numérica, enquanto o F.C. Porto jogou por três vezes contra nove e outras quatro contra dez. (...)

No plano inverso, o Benfica soma três expulsões, incluindo a de Cardozo no túnel do Braga. Além do paraguaio, os encarnados perderam Di María frente ao Olhanense (neste jogo os algarvios também contaram duas expulsões) e ainda a de Carlos Martins no triunfo sobre o V. Guimarães, com o médio a ser expulso depois de ter bisado frente aos minhotos na 17ª jornada.
O F.C. Porto também soma três expulsões, sem contar com os casos do túnel da Luz, jogando com dez frente ao P. Ferreira (Hulk), U. Leiria (Fernando) e no jogo da Taça frente ao Belenenses (Rodríguez). O Sp. Braga, por seu lado, além do caso de Leone, expulso ao intervalo do jogo com o Benfica, tal como Cardozo, soma apenas mais duas expulsões: Paulo César na Taça frente ao Freamunde e Mosiés no recente embate com o Belenenses.»

Jogadores expulsos nos jogos frente ao Benfica:
V. Guimarães-Benfica, 0-1 (2ª jornada da Liga): Flávio Meireles (61m) e Nuno Assis (90m)
Benfica-Leixões, 5-0 (6ª jornada da Liga): Pouga (27m) e Nuno Silva (55m)
Benfica-Nacional, 6-1 (8ª jornada da Liga): Patacas (82m) e João Aurélio (88m)
Sp. Braga-Benfica, 2-0 (9ª jornada da Liga): Leone (45m)*
Benfica-V. Guimarães, 0-1 (5ª eliminatória Taça de Portugal): Desmarets (90m)
Olhanense-Benfica, 2-2 (13ª jornada da Liga): Djalmir (26m) e Miguel Garcia (90m)
Benfica-F.C. Porto, 1-0 (14ª jornada da Liga): Hulk e Sapunaru**
Marítimo-Benfica, 0-5 (16ª jornada da Liga): Olberdam (31m) e Robson (45m)
V. Setúbal-Benfica, 1-1 (18ª jornada): Neca (90m)
Benfica-U. Leiria, 3-0 (20ª jornada da Liga): Elias (75m)
Sporting-Benfica, 1-4 (meias-finais da Taça da Liga): João Pereira (7m) e Tiago***


*Expulsão ao intervalo depois dos incidentes no túnel
**Expulsões no final do jogo na sequência dos incidentes no túnel
***Expulso do banco de suplentes


Não vou discutir, uma a uma, se todas estas expulsões foram justas ou injustas. O que eu discuto, e é óbvio, são os diferentes critérios consoante a cor das camisolas, que se reflecte nos números dos três candidatos ao título. Por outro lado, vejo futebol há mais de 30 anos e não me lembro de, na mesma época, uma equipa beneficiar de tantas expulsões de jogadores adversários. E ainda faltam 12 jornadas para o fim do campeonato...

15 comentários:

Mefistófeles disse...

O circo está montado, como há muito já se percebeu.

O Evangelista vem agora questionar o silêncio do Hermínio sobre o caso do túnel: um imbecil a questionar o silêncio de um vendido.

Porque o silêncio, nesta liga de vergonha, só compromete os vendidos.

Pois nem assim vencerão, os porcos.

Roberto Tavares disse...

E diga-se que certas goleadas aparecem para o clube do governo, quando alguns adversários ao intervalo já vão com menos 1 ou 2 jogadores para os balneários...

Mas se fosse o FCP já havia fruta e apitos....

Sinceramente isto revolta-me.

Contra tudo e contra todos
Rumo ao penta

Silver(io) disse...

Estudo curioso,mas que não permite tirar grandes conclusões,para lá do evidente benefício ao clube da batota.Mas gostava era de ter acesso a um que nos elucidasse sobre os MINUTOS que essas equipes jogaram em vantagem numérica,pois todos sabem se um jogador for expulso aos 5 minutos de jogo,beneficia muito mais a equipe que defronta do que a expulsão de 2 jogadores a 5 minutos do final! E isso já aconteceu e daí viciar a comparação entre os Batoteiros e os outros.Tambem seria,no mínimo curioso o estudo sos jogadores,cirurgicamente,impedidos na jornada anterior a defrontarem os Batoteiros..seriam dezenas!!E asim se constrói a tão apregoada "verdade desportiva":A DELES!

SecretHell disse...

O principal problema a meu ver é que nao vejo interesse na desmontagem do circo e de toda esta vergonha que se passa em redor da verdade desportiva...o Porto , o Braga e mesmo o Sporting de vez em quando soltam umas labaredas e protestos mas nada de consequente...deve haver alguma estrategia escondida pela nossa parte que anseio por ver...

Américo Preto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Américo Preto disse...

Um pormenor que me apercebi agora e não é de se deixar passar.
O mesmo arbitro que expulsou o João Pereira pela entrada violenta (porém muita mais espalhafatosa que violenta) no jogo do Sporting contra o benfica, não expulsou e só mostrou amarelo ao Luisão por agressão sem bola e repetida e com o adversário que estava a ser agredido já no chão, no jogo do benfica contra o Nacional. Qual será o critério deste arbitro internacional que já tem lugar garantido no Mundial deste ano?
talvez a cor das camisolas.

FC PORTO SEMPRE E PARA SEMPRE

Unknown disse...

Conforme as cores, não, que este ano também o Braga está a levar por tabela. Quem os mandou ter tanto atrevimento?

Nuno Nunes disse...

Na foto que ilustra o artigo estão 3 árbitros que nunca deveriam ter recebido as insígnias da FIFA: Lucílio Baptista, João Ferreira e Bruno Paixão.

Zé Luís disse...

"Estudo curioso,mas que não permite tirar grandes conclusões,para lá do evidente benefício ao clube da batota.Mas gostava era de ter acesso a um que nos elucidasse sobre os MINUTOS que essas equipes jogaram em vantagem numérica".

Tozé, essa explícita demonstração foi feita no portistasdebancada.blogspot.com depois da 16ª jornada e precisamente após mais 2 expulsões no Marítimo-Benfica.

É só procurar e confirmar que até essa data o Benfica cumpriu o equivalente a mais de dois jogos de futebol (180') como se o adversário jogasse sempre com 10.

Pensei, até, que o Zé Correia, se mo permite, remeteria para esse meu post a complementar esta estatística do maisfutebol que, na base, constituiu o meu trabalho, do que retirei das fichas de jogo do site da Liga.

Está lá tudo, há mais de duas semanas.

Ricardo Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Moreira disse...

Mas a preparaação para os jogos começa antes. ronny 5 amarelo... falha benfica- leiria que foi antecipado...
Setubal menos 3 jogadores... André Pinto, Sandro e Ney (o do tunel de braga)...

Rui disse...

Este vai ser o PENTA mais bonito da história do futebol europeu..!
BiBó Porto

FutebolStorming disse...

O futebol em Portugal época após época transforma-se numa novela de fraca qualidade. O pior de tudo é que com isto tudo nunca se chega a discutir o futebol como desporto.

Aqui discutimos o futebol como ele é.

Visitem, vão gostar:

futebolstorming.blogspot.com

José Correia disse...

Não me tinha apercebido do artigo do Zé Luís no 'Portistas de Bancada'. Fui procurar e, de facto, é um trabalho interessante de pesquisa e compilação. Vejam aqui:
http://portistasdebancada.blogspot.com/2010/01/de-hulk-b-alves-meia-volta-depois-de-eu.html

O meu repto ao Zé Luís era que fosse actualizando estes dados e os publicasse regularmente, para que quem se interessa por estes "pormenores" ficasse ciente da disparidade existente.

Café com Leite disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.