sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O mal-amado

No domingo passado, na sua habitual crónica no JN, o escritor e conhecido adepto portista Álvaro Magalhães escreveu o seguinte:
I got a feeling que, desta vez, Jesualdo Ferreira não tremerá de medo na hora de escolher a equipa, nem vai inventar nenhuma solução engenhosa, à base de trincos, para anular o adversário. Ainda assim, não vá esquecer-se, deixo-lhe aqui a equipa que os adeptos querem ver no início do jogo: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Ruben Micael; Varela, Falcao e Hulk.
Tomou nota, professor?


Na segunda-feira, O JOGO publicou um inquérito a seis mediáticos adeptos portistas e dois terços manifestaram a opinião de que Hulk deveria jogar de início (os outros entendiam que devia entrar apenas na 2ª parte).

Ora, não é que o professor Jesualdo Ferreira colocou em campo "a equipa que os adeptos querem ver no início do jogo", ganhou aos gunners e, mesmo assim, não se livrou das criticas?
De facto, é difícil (impossível) agradar a todos e há mesmo quem pense que o treinador do FC Porto inventou ao colocar Meireles em vez de Belluschi e, principalmente, Hulk em vez de Mariano.
Como? Mariano a titular e Hulk no banco?!
Eu imagino o que se diria se, tendo o Hulk à disposição, e mesmo sem jogar há dois meses, Jesualdo tivesse optado pelo “trapalhão” do Mariano... Só se houvesse a garantia que o sub-sub-capitão iria repetir a exibição e o golaço que fez contra o Sporting...

Enfim, todos sabemos que o Jesualdo é um mal-amado mas, neste caso, é preso por ter cão e preso por não ter.

P.S. Jesualdo Ferreira tornou-se o treinador da história do FC Porto com mais jogos nas competições europeias, com 33 partidas - 16 vitórias, oito empates e nove derrotas. Seguem-se, no top 5, Fernando Santos (32), José Mourinho (31), Pedroto (30) e Artur Jorge (27). Todos os 33 encontros internacionais de Jesualdo Ferreira foram na Liga dos Campeões (neste ranking Fernando Santos tem 22 jogos e José Mourinho 17).

12 comentários:

José Rodrigues disse...

Pela enésima vez, entre 3 milhões de portistas pode-se descortinar opiniões para todos os gostos, daí não compreender q o José Correia decida "pegar" em opiniões q serão claramente marginais (refiro-me à preferência de Mariano no lugar do Hulk: eu ainda não vi um único adepto q defendesse isso. Estou certo q hão-de existir, mas serão claramente a minoria).

De resto q eu saiba os 3 milhões não passaram todos procuração ao A Magalhães para falar em nome deles todos quando escreveu "a equipa que os adeptos querem ver no início do jogo". Essa seria possivelmente a equipa mais votada, mas não seria certamente a opinião de todos ou sequer da esmagadora maioria, por isso para mim não merece qualquer atenção (da mesma forma q haverá quem defende Guarin a titular, por ex).

O q eu acho: neste momento não existe ainda equipa-tipo desde a chegada do Rúben, é um facto (as lesões explicam isso em boa parte). Sendo assim acho q não se pode falar muito em "invenções" ou "consistências", para já.

Portanto: tivesse Jesualdo optado por Meireles, T Costa ou Belluschi de ínicio haveria para mim à partida sempre um mínimo de consistência, desde q restasse fiel ao 4-3-3.

Já agora, uma coisa q o T Costa tem q o Meireles não tem é saber meter o pé à bola (como se viu qdo entrou). Meireles é demasiado "macio" mesmo em boa forma, o q é uma pena (se não fosse isso podia ser um excelente jogador, q não é). Tem outras vantagens em relação à concorrência, mas essa claramente não é uma delas.

José Rodrigues disse...

Quanto a Hulk: infelizmente tem uma grande pecha q o impedirá de algum dia ser um verdadeiro diamante acabado. Tem bons predicados, mas a inteligência e o rigor táctico não são dois deles.

O segundo "pecado" pode ser trabalhado, sem dúvida; o primeiro quanto muito pode ser menorizado, mas não mais do q isso. E é por isso q acho q nunca vai ser um excelente jogador ("bom", sim) e em condições normais não vai conseguir nunca tirar a titularidade a Cebola ou Varela.

José Rodrigues disse...

Finalmente, quanto ao Jesualdo ser "mal amado": eu acho q há certas críticas q lhe são feitas injustamente (e muitas outras q são justificadas). É normal com qq treinador, digo eu, nada de novo, sempre foi e será assim.

No entanto, não é por causa das opções contra o Arsenal q vai passar a ser mais bem ou mal amado no cômputo geral, certamente. E se é em geral mal amado por muitos adeptos não é por graça do acaso ou de antipatias pessoais, mas sim porque haverá razões profundas para isso q têm a ver com o seu desempenho e as suas opções em geral.

Pela enésima vez, eu acho q é um treinador minimamente competente para um FCP e inteligente mas bastante limitado. Não estou portanto desesperado q saia, mas tb não vou verter uma única lágrima no dia em q for substituído (e esse dia para mim devia ser, em princípio, o fim da época).

Escusado é dizer q enquanto for o nosso treinador espero q tudo lhe corra pelo melhor, claro.

miguel87 disse...

Equipa que este adepto queria ver no campeonato:
Helton; Fucile, Rolando, Nuno André e Álvaro Pereira; Tommy; Raul Meireles, Ruben Micael e Belluschi; Varela e Falcao

Seinfeld disse...

Sobre o jogo de 4ª: Tivemos bastante sorte em sair com a vitória.

Quanto a mim, não gostei do FCP. Não me venham com coisas, uma grande equipa Europeia não defende assim... Como é possível um jogador adversário vir desde o seu meio campo até perto da grande área adversária sem ter um único jogador que lhe fizesse frente? Porque não levam tapetes para o relvado? Assim podiam estende-lo...


Qualquer equipa se arrisca a ganhar ao FCP. Não me lembro de ver um grande Europeu defender tão mal, não há pressão, não há agressividade, meu Deus, serão todos apáticos e medricas?! Onde estão os Guerreiros que me lembro de ver em cima do relvado, que sempre foram a nossa imagem de marca? Hoje em dia têm medo de meter o pé... São uns tenrinhos.

Há dois anos que venho dizendo isto, a nossa defesa defende mal! Temos bons jogadores mas falta-lhes raça, fazer pressão, comer os calcanhares aos outros. Se dermos tanto espaço ao Arsenal como lhes demos cá, sairemos de Londres de saquinho cheio, não tenho dúvidas... Mas até pode ser que joguemos como em Manchester (Duvido)...

TG19 disse...

Admitamos que não é fácil ser treinador do FCPorto, simplesmente porque tem à sua disposição jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento e o difícil está em escolher um ou outro. Se virmos o futebol tal como ele é concluímos que Hulk é capaz de resolver um jogo a qualquer momento devido ao seu forte poder de explosão que poderá deixar para trás vários jogadores da equipa contrária e ainda aplicar um potente remate como em alvalade, mas com características semelhantes também temos Varela. No meio campo temos Raúl Meireles que nos habituou a ser um jogador de combate, importante para qualquer batalha, por outro lado ficaremos com Belluschi no banco, mas que sabemos de ante-mão que através de um livre à entrada da área poderá resolver um jogo. Quanto ao Rúben Micael, bem desse ninguém tem dúvidas. É por isso que torna-se impossível não criticar Jesualdo! Pois se o resultado final for a vitória, Jesualdo leu muito bem o jogo e foi perfeito nas suas escolhas, se por outro lado o resultado final não for positivo, Jesualdo inventou e teve medo. Ser Portista é algo especial, algo que o Mister vem a aperceber-se nestes últimos quatro anos, e não é por acaso que é um treinador tri-campeão. Cultura futebolística tem muita e sendo professor é exímio no ensinamento aos jogadores! Falcao vem hoje no jornal desportivo OJOGO a afirmar que Jesualdo já o ensinou como mais nenhum treinador. Mas seria necessário Radamel dizê-lo? A resposta é claramente não, basta analisar as evoluções de Cissokho, Bruno Alves, Fernando, Hulk entre muitos outros...Jesualdo está bem e recomenda-se!

miguel87 disse...

Sobre o jogo com o Arsenal, faço minhas as palavras acima do Seinfeld (sem stand-up e sem sarcasmo:)!

Já o tinha dito antes, esta equipa do Porto fecha-se no centro do terreno, encostada à area e sem pressionar! É sempre assim (a excepção foi o último jogo contra
o Sporting e a única explicação plausivel foi a ausencia de Bruno Alves-muito lento e pesado, não sobe no terreno, e com isso obriga: a) rolando a ter que correr o dobro e b) equipa menos subida e pressionante)
Contra o Arsenal ficou a impressão que, com excepção dos minutos iniciais e até ao golo do empate, os ingleses nunca aumentaram a velocidade do jogo, como se prevê que façam a jogar em casa, e nesse caso, com o Porto a jogar como joga sem bola, arriscamos a sair de lá com mais 4 no saco...
Espero sinceramente que não!

SecretHell disse...

Eu pessoalmente nao acho que o Jesualdo esteja bem e recomenda-se...neste momento falta-lhe coragem para encostar 3 jogadores : Bruno Alves , Meireles e Fernando. A equipa neste momento deveria ser : Helton, Fucile,Rolando, Maicon, Alvaro, Tomas , Bellushi, Ruben , Varela, Mariano e Falcao; sao os 11 jogadores que neste momento dao melhores garantias...o Bruno Alves esta irreconhecivel e enerva qq adepto do Porto...Meireles so joga bem na selecçao ...

blueII disse...

A colocação de Mariano no lugar de Hulk parece-me má ideia. Um Hulk parado há 2 meses vale ainda assim, mais que 1 Mariano em grande forma. O problema de Hulk já se sabe qual é. Não tem cabeça. Um jogador ainda que para mais alimentava o sonho(remoto9 de ir ao mundial com a sua selecçãao nunca se deveria ter envolvido no episódio encenado pela companhia de teatro da Luz.
Jesualdo leva nota positiva neste encontro porque conseguiu rectificar a atitude da equipa na 2ª parte e o posicionamento dos jogadores, sendo que passamos a ser mais pressionantes e a tomar a iniciativa como nos competia, face ao resultado ao intervalo.

Miguel Teixeira disse...

"O treinador (JF) ensinou-me, como nunca antes na minha carreira, o que preciso para a minha posição"


Falcao em declarações à imprensa colombiana

Santos disse...

Sinceramente, eu acho que o Jesualdo é um caso claro de ser preso por ter cão e preso por não ter. É impossível para ele ganhar o apoio dos adeptos, nem que ganhe 100 jogos seguidos com exibições fantásticas e pontapés de bicicleta.
Nem sempre concordo com o que ele faz ou escolhe, mas admiro-lhe a resistência por dar o corpo às balas, quer internas quer externas. E ainda por cima, fa-lo de forma elegante, sem pastilha, sem atropelos a Camões e sem arrogância.
Já por imensas vezes apanhei adeptos do FCP antes de um jogo a dizer porque é que ele não poe o jogador "X" a jogar e depois de ele o fazer criticarem-no por o terem posto.
Assim não há condições.
Pensem na revolta que sentem pelos castigos aos jogadores do Porto, pela vergonha dos árbitros nos nossos jogos e nos dos nossos adversários. Todo esse sentimento é partilhado por ele (e pelos jogadores, claro) mas mesmo assim há discernimento para não mandar tudo às urtigas.
Olha, eu cá já estou como o Special One quando após um certo jogo em Alvalade: "Senhor presidente, deixe-me ir embora que eu não tenha paciência para isto!" Ele lá sabia...

Jorge Mota disse...

qto a essa equipa trocaria o Raul meireles pelo Belluschi.Ruben na ESQUERDA,Bellu direita.

obviamente q o Hulk teria de jogar de inicio.fosse ou n fosse a melhor opçao no aspecto desportivo.

continuo a n gostar do Fernando.estraga estraga estraga..e so estraga..pa frente zero.borrada atras de borrada.nos nao somos o Vitoria.vejam como e q o Essien «estraga»..

treinem Guarin,Tomaz ou Raul Meireles para essa posiçao.ou entao ponham o Fernando 1a semana inteira a fazer passes(os de 3 metros tb sao para treinar)

O FCP n pode ter 1 espaço morto tao grande entre a destruiçao e a construçao.falta ali 1 dinamismo e conexao mais q evidentes.

(Sr Jesualdo,nao va para Londres defender sobre a linha da nossa grande area pfv)