quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Kléber. Muitas dúvidas e poucas certezas


O volte-face nas negociações entre o FC Porto e Kléber têm dado por estes dias azo a muitas especulações. No mesmo período em que decorriam as negociações para a aquisição do avançado brasileiro, vieram a publico notícias de que algo não ia bem no seio da Administração da SAD portista. A associação entre estes dois acontecimentos foi inevitável.

Não creio que Fernando Gomes tenha apresentado a demissão “apenas” por não concordar com a aquisição de Kléber, ou por a sua voz em sede de Conselho de Administração ter sido subalternizada no aval da mesma. Contudo acho perfeitamente plausível que tenha levantado reservas em avançar para uma contratação tão dispendiosa no mercado de Janeiro, isto depois de o plantel já ter recebido um reforço para o seu meio campo.

Desconheço as valias desportivas de Kléber. Dou de barato que a SAD tivesse confiança bastante no negócio que esteve prestes a concretizar-se. Ainda assim, ponderando todos prós e contras, tendo a achar que o abortar das negociações com o avançado do Cruzeiro foi benéfico para o FC Porto pelas seguintes razões:

- Negócio de risco: Os termos do princípio de acordo revelavam montantes financeiros e patrimoniais consideráveis (para não dizer dos mais elevados no histórico de transferências do clube), sendo que a anterior experiencia de Kléber na Europa não fora totalmente bem sucedida. Para a realidade financeira do FCP, só é concebível a aquisição de um jogador com valores desta grandeza quando a sua qualidade é inquestionável. Não me parece que fosse este o caso.

- Enquadramento desportivo: A entrada de Kléber no plantel portista era vista como uma alternativa à expectável longa ausência de Hulk. Como é sabido, o «Incrível» é preferencialmente utilizado por Jesualdo Ferreira pelas alas, no seu sistema 4-3-3 que insiste em manter, em que só há espaço para um ponta de lança. A adaptação de Kléber às laterais seria uma incógnita. E não creio que fosse capaz de actualmente roubar o lugar a Falcão. Encontrar um espaço na equipa para o Gladiador não iria ser fácil.

- Personalidade e futuro: As indicações que atravessavam o Atlântico oriundas de Belo Horizonte davam conta que Kléber é um jogador temperamental e algo conflituoso. Formas de estar na vida que não caiem bem no seio de um grupo de trabalho, muito menos dentro da estrutura portista, pouco dada a meninos insubordinados. Para um jogador de catálogo, que se assume como vedeta, iria ser preciso muito jogo de cintura para que a corda não quebrasse para um dos lados. E o caso Diego nunca foi esquecido entre os adeptos azuis e brancos.



Bem vistas as coisas, em minha opinião, talvez a SAD se tenha poupado a um negócio que era visto como a salvação, mas que mais lá para frente poderia vir a tornar-se numa complicação. O meu único lamento desta transferência não ter ido avante, é saber que a espécime mineirinha que acompanhou Kléber a Portugal, também foi recambiada para o Brasil.

32 comentários:

JS disse...

Concordo plenamente....Podia ter cá deixado ficar a loira !!

Carrela disse...

Não faltam mulheres bonitas em Portugal gente!! :)


Quanto ao Kléber, concordo em tudo! Não o conheço, mas já troquei impressões com quem o viu jogar mts vezes e a opinião é q apesar de bom jogador é mt complicado a nível disciplinar! Podia facilmente tornar-se mais problema q solução. Depois, pela sua atitude, quer-me parecer q achava q FCP estava desesperado e aproveitou para esticar a corda... Não me parece coisa de gente séria. O importante é o grupo estar unido, pq matéria prima temos.

Força Porto!

fiona bacana disse...

Subscrevo largamente este post, não o fazendo, contudo, naquilo que já disse sobre o posicionamento de FG nesta situação. Já o disse em comentários anteriores, não me vou repetir.

Embora não seja propriamente uma fanática de Luis Freitas Lobo e não aceito as suas opiniões como dogmas da minha pessoa, acho que é, como poucos, conhecedor dos mercados sul-americanos como poucos (bom, talvez o Couceiro se lhe equipare - por isso foi consultor do BES para a constituição de Fundos de Jogadores). Quando, em Julho, o FCP tenta contratar Kleber, LFL descreve-o como um jogador a cair nas aulas, melhor fora da área do que dentro, com alta mobilidade e pouca disciplina táctica.

Ora, jogadores destes há no Brasil cada vez que se vira uma pedra. E, como disse aqui mesmo em Julho, jogadores com elevada mobilidade e desenvolvimento técnico é o que Portugal faz de melhor. E muito menos pagar quase 10M€ por 1 jogador destes. Não está tanto em questão não se ter adaptado à Ucrânia: dificilmente 1 jogador o faz. Lembro-me, assim de repente, de 1 exemplo positivo (Wagner Love) e de 1 caso nosso mto conhecido, o Danny, que foi para a Rússia para ganhar o dele e menos de 6 meses depois já estava a pedir para ser emprestado.

Em suma: eu acho, francamente, que nos livrámos de boa. Dos salários e de 1 jogador pouco diferenciado do ponto de vista da qualidade. Tenho é muita e muita pena que tenha sido a gota de água no copo que já andava cheínho-cheínho do CFO Fernando Gomes.

Se se confirmar que Hulk vai ter atenuantes, estamos perante 1 castigo de 3 meses. Uma ausência de 3 meses não justifica um investimento avultado (mais o Farias...)quando ainda se tem Rodriguez e Varela (é que apesar do epifenómeno Gonzaliano de 4ª feira, aquela foi a brutal excepção, pelo que é conveniente não criar muitas expectativas.

cumps

Carrela disse...

Ana,
relativamente ao Mariano, eu sinto q posso falar pois sempre o defendi! Não acho q tenha sido assim tanto a excepção, acho q sempre q ele jogou na posição dele ele correspondeu, e nunca me esquecerei do golo em Mancherter. Ele NUNCA foi um mau profissional(que eu saiba) sempre deu o que tinha em campo, mts vezes para-lhe o cérebro e depois de uma jogada fantástica faz um passe idiota ou um remate desastrado ou simplesmente perde a bola, mas tb sempre q isto acontece é logo tudo em cima, assobios etc etc.. Não ajuda!

São opiniões e respeito!

Silvestre disse...

Pessoal, parece-me que nos livramos de facto de mais um brazuca daqueles mimadinhos né, que se acham primeiro vedetas e depois jogador de bola. Li à pouco uma entrevista dele lá em belo Horizonte onde diz que foram detalhes (não financeiros) que impediram o negócio, as filhinhas, a mulher gravida, enfim talvez baboseiradas, mas eu também penso como a Ana Martins. Jogadores para as alas ? temos aos montes em Portugal sub-aproveitados. Era um negócio de risco e muito caro. O Ruben ou Rúben foi muito melhor. cumprimentos

Américo Preto disse...

Desde a célebre conferência de imprensa sobre o castigo dos 6 pontos retirados ao FC Porto, do senhor justiça parcial e oportuna, vulgo, ricardo costa, que se vê um constante... como hei-de dizer? Talvez a frase proverbial se aplique aqui: Uma mão lava a outra.
Desde esse dia que se vê um ataque constante por parte do conselho disciplinar a quem faz sombra ao benfica e um retribuir por parte dos benfiquistas tentando sempre justificar aquilo que eles próprios bem sabem não ter justificação ou explicação credível.
Se a CD é um órgão sério, independente e livre de pressões como foi dito pelo rato costa muito recentemente, e se não fazem mais do que cumprir as leis, qual o porquê da necessidade de protecção e desculpabilização e de tanta necessidade de limpar a imagem à Comissão Disciplinar por parte dos paineleiros benfiquistas (realizador da treta e o silvinho cervan) e restantes adeptos acéfalos. É por demais evidente essa entreajuda que já só falta o xôr ricardo costa começar a ir ver jogos do benfica pró camarote e andar com prosegurmans na rua, patrocinado pelo clube do bairro de Benfica e fazer as reuniões da CD no estádio da luz.
Vê-se tantos benfiquistas nas televisões e nos blogues e em páginas de notícias onde é permitido opinar, a tentar limpar a imagem de descrédito que a CD tem neste momento e é tão óbvio que ambos os organismos são gémeos nos seus objectivos que é impossível até a um cego não ver qual o objectivo.
A primeira volta foi uma autentica pouca vergonha mas pelo que se vê neste inicio de segunda volta já se percebe que daqui para a frente a vergonha será nenhuma.
Isto só em Portugal, onde a desonestidade intelectual é aplaudida e recompensada. Num país a sério isto nunca acontecia. Por exemplo o facto de haver um clube que é denominador comum em todos estes casos seria num país a sério motivo para uma investigação mas... estamos em Portugal.
Já o dizia o Sol no iniciozinho desta época desportiva; O benfica tem de ser campeão senão falência.
É isto e andarem, os benfikistas, de há uns tempos a esta parte a tentar virar os Sportinguistas contra os Portistas e contra o FC Porto numa tentativa de fazer uso da velha estratégia do Dividir para Reinar.
Vale tudo menos arrancar olhos.

FC PORTO SEMPRE E PARA SEMPRE

HULK 11M disse...

Esta "Ana Martins" é um espanto de conhecimentos... muito mais valiosa que a tal mineirinha!!!
Eu já levo a minha mulher ao futebol ( e também ao basquete, andebol, etc) há quase 40 anos e ela continua a não perceber nada disto!
Parabéns!

HugoPORTO disse...

Ana, o Vagner Love esteve na Russia, CSKA Moscovo e não na Ucrania. Sim, a história e proximidade dos dois paises, torna-os, como dizem os portugueses "a mesma coisa" mas foi só para esclarecer.. :) quanto ao Danny, adaptou-se como nenhum outro na minha opinião. Aliás, foi um dos poucos portugueses, senao o unico, que foram para a Russia e que nao voltaram. Mais, o Danny foi a transferencia mais cara de todos os tempos na Russia, quando se transferiu do Dinamo de Moscovo para o Zenit S.Petesburgo pela módica quantia de 30Milhoes de €. Por isso o exemplo do Danny não é de todo um bom exemplo para suportat a sua tese. Quanto ao kleber, concordo. só faz falta quem quer cá estar.

Quint disse...

No meio desta confusão que não o chegou a ser porque o tal Kléber regressou donde nunca devia ter saído, só não entendi como é que o mesmo terá sido oferecido ao Benfica por 3 milhões e ao Porto ia custar 5,5 milhões por 60% do passe, mais o Fárias e o Leandro Lima (que nem sequer sei se ainda está contratado).

Claro está que também não percebo como é que o tal Araújo gravita na esfera do Dragão e da SAD.
Parabéns pelo blogue.

HULK 11M disse...

"...terá sido oferecido ao Benfica por 3 milhões e ao Porto ia custar 5,5 milhões por 60% do passe..."

Nesta só acreditam os adeptos do clube do regime....
É como aquelas patetices de que são o maior clube do mundo, os dos 6 milhões, o clube-campeão da verdade desportiva, etc etc...
Só mesmo para rir...

André Pinto disse...

Kleber:
"Ainda se fosse o Milan ou o Real..."

LOL

ricardo disse...

sinceramente nao percebo o delirio dos portistas com falcão...é um razoavel finalizador e nada mais. nao tem poder de drible, nao tem velocidade, marca as vezes e falha outras e tambem queima algum jogo...penso q este kleber e bem melhor, mais veloz, mexido, tecnica...

HULK 11M disse...

Até parece que o "Ricardo" se está a referir às características do Jardel: também não tinha poder de drible nem velocidade...

RS disse...

Infelizmente temo que o castigo a aplicar ao Hulk vá ser superior a 3 meses. De certa forma a suspensão ao Vandinho por "tentativa de agressão" já vem abrir caminho para no mínimo o Hulk levar 6 meses e já não jogar mais esta época. Oxalá esteja enganado... A propósito do rídiculo que são estas sanções disciplinares, encontrei este artigo no El Pais que refere os maiores castigos aplicados no futebol espanhol. Comentários para quê?

ricardo disse...

comparar falcao a jardel, o melhor avançado que passou pelo porto, e de facto hilariante...e convem nao esquecer que para o sucesso de jardel no porto, muito contribuiram os dois alas da altura, capucho e drulovic. dois extremos cuja principal caracteristica e ir a linha centrar bolas, completamente diferentes dos extremos de hoje em dia, rodriguez e varela

ricardo disse...

comparar falcao a jardel, o melhor avançado que passou pelo porto, e de facto hilariante...e convem nao esquecer que para o sucesso de jardel no porto, muito contribuiram os dois alas da altura, capucho e drulovic. dois extremos cuja principal caracteristica e ir a linha centrar bolas, completamente diferentes dos extremos de hoje em dia, rodriguez e varela

ricardo disse...

falcao e apenas um razoavel avançado...a equipa do porto está como está por causa de adeptos que elevam os jogadores a deuses, casos de fernando, meireles, cebola, falcao, jogadores completamente banais...para mim um dos do meio campo, as tais vacas sagradas fernando (cujos pes parecem dois autenticos tijolos) e meireles, era ja o primeiro a saltar...

fiona bacana disse...

Cavalheiros,
olhem aqui para o lado direito: Tarik sem clube. Desempregado, portanto. Lembram-se dos incentivos à contratação de jogadores desempregados? É a qualquer altura do campeonato, mesmo fora da janela de transferências, se não estou em erro...Olhó Tarik a substituir o Hulk!!!

@Hulk11M:
Comecei cedo a ir às Antas, com o meu pai, aos 5. 27 anos passados, mau era que não soubesse 1 coisa ou outra sobre futebol :)
e agora em mix (já tinha respondido antes mas não sei pq não aparece...)

@HugoPorto
Obrigada pela correcção, está certíssimo. No entanto, discordo em relação ao Danny. Não digo que ele não se tenha adaptado, mas passado 6 meses estava a pedir para ir embora (Verão e agora Janeiro). Foi amplamente divulgado e aqui está um dos exemplos: http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Danny-aberto-ao-Sporting.rtp&article=295645&visual=16&layout=55&tm=47

cumps

SecretHell disse...

Alguem me pode explicar como é que : se a Liga de Clubes sao um conjunto de 32 equipas como é que os 15 clubes da 1º liga admitem que esta sirva como instrumento para empurrar um clube de forma descarada e corrupta para ser campeao ??!! Nao é possivel uma maioria de clubes juntarem-se e provocarem a destituiçao dos orgaos da Liga acabando-se de uma vez por todas com estes escandalos sucessivos??
Ja agora queria deixar uma questao aos autores deste blogue: sabem se o SNC ira ser adoptado este ano pelas Sad´s? É que se for , os activos passarao a ser valorizados pelo justo valor e entao as contas das Sad´s ...

fiona bacana disse...

Dúvidas existissem...


http://www.futebolportugal.com/2010/02/relatorios-de-jorge-sousa-e-dos-delegados-da-liga-nao-referem-quaisquer-agressoes-de-vandinho-mossoro-ou-ney/

Cumps

Américo Preto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Américo Preto disse...

@Ana

O Rui Moreira no último Trio D'Ataque por acaso já referiu isso. Não há em relatório nenhum (árbitros, delegados da liga ou da PSP) que faça referência a agressões destes jogadores do Braga agora castigados. Foram castigados só pelas imagens da Sic, a quem o termo de acusação dos jogadores do Braga, faz quase um agradecimento pelas interpretações dadas pelos jornalistas deste canal por terem sido fundamentais para a CD chegar aquelas conclusões e respectivos castigos.
O Rui Moreira falou logo na altura que no recurso para o Conselho de Justiça estes castigos vão, quase certamente, ser anulados pois o uso exclusivo das imagens não é permitido pela nova lei de 2009 (as imagens por essa nova lei podem servir como apoio a outras provas, ou seja, podem servir para substanciar provas já existentes mas nunca ser usadas como meio único de prova) mas até lá os jogadores estão impedidos de jogar.
O mesmo se passará, creio eu, com os jogadores do FC Porto que serão castigados pela CD por agressões a agentes desportivos (é por isso que se fala num mínimo de 6 meses) quando depois o CJ vai de certeza anular os castigos e dizer, como já o fez em situações anteriores, que os seguranças privados dos clubes não podem ser considerados agentes desportivos. Mas até o recurso para o CJ os jogadores estão a ser tratados como criminosos em prisão preventiva. É por isso que há esta revolta toda. Estão a fazer isto claramente para prejudicar quem faz sombra ao benfica com meios "quase" ilegais que é dando uma interpretação errada às leis e aplicá-las como dá jeito aos sócios benfica & rato costa Lda.

André disse...

Ana- o Danny pediu para ser emprestado para jogar, ele já recuperou da lesão, mas como o Zenit acionou o seguro ele só pode jogar pelo Zenit passado X tempo, dai ele pedir o empréstimo para tentar ir ao mundial

(é a ideia que tenho da situação)

Roberto Tavares disse...

Já para não falar que dar 5.5M€ por um jogador de 26 anos(completa 27 em Agosto)e estrangeiro com troca de outro("El tecla") que quando é chamado cumpre com o que é pedido, são coisas do clube do regime e claro que o Sr Fernando Gomes ao ver isto teve mesmo que discordar...

Esperemos para ver as próximas exibições e se o porto continuar assim. sem duvida que o mercado de inverno foi rentável..

P.S. O mariano na esquerda e de braçadeira até parece outro :D

sirmister disse...

"Para a realidade financeira do FCP, só é concebível a aquisição de um jogador com valores desta grandeza quando a sua qualidade é inquestionável"

A qualidade do kleber é inquestionável, é um grande jogador tive muita pena que não tivesse vindo seria uma grande alternativa para o nosso ataque onde poderia jogar nas alas e tambem ser uma alternativa diferente a falcao que neste momento não temos. E cairia no "goto" porque é um jogador á porto cheio de raça. Os 5.5M não me parecem um valor muito elevado, e juntar farias seria uma maneira de rentabilizar a sua tranferencia dado que vai entrar para o ultimo ano de contrato..

Quanto á personalidade dele, acho que o problema seria em campo e não tanto em termos de grupo de trabalho.


Mas como se costuma dizer no mundo do futebol, só faz falta quem cá está e só deve vir para cá quem tem vontade por isso...

blueII disse...

Eu não sei se ela é Mineirnha, mas lá que é uma bela espécime, lá isso é. Que pena ela não ter ficado

Paulo Marques disse...

Oh ricardo, eu diria a mesma coisa de toda a defesa do benfica, dos guarda-redes, do di maria, do carlos martins, do javi garcia...

ricardo disse...

pois, mas e q eu sou portista lol mas tenho olhos e sei ver um bom jogador e um mau jogador..quem me dera a mim o javi garcia em vez da moca do fernando, nem vamos brincar

José Rodrigues disse...

"Ja agora queria deixar uma questao aos autores deste blogue: sabem se o SNC ira ser adoptado este ano pelas Sad´s? É que se for , os activos passarao a ser valorizados pelo justo valor e entao as contas das Sad´s ..."

Desconheço, mas de uma coisa estou certo: a valorização dos jogadores pelo justo valor (o q é de si muito subjectivo...) só fará diferença para a questão de evitar completamente cenários de falência técnica e dos capitais sociais.

De resto, e para o q realmente interessa (a nossa SAD esteve vários anos em incumprimento de capital social sem a mínima consequência), q é a entrada de dinheiro, o impacto é zero. Não é por aí q vá entrar um cêntimo extra nos nossos cofres, ou q vai sair menos dinheiro.

ben-u-ron79 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ben-u-ron79 disse...

tens razao ricardo pois enquanto o javi e descasca pessegueiro o fernando nao tem essa liberdade..o valdomiro preferia de certeza o fernando...

Luís Negroni disse...

"pois, mas e q eu sou portista lol mas tenho olhos e sei ver um bom jogador e um mau jogador..quem me dera a mim o javi garcia em vez da moca do fernando, nem vamos brincar"

Ó ricardo, tu que és "portista lol" e tens olhos tal como muitos cegos (e aquele com que vês melhor até é capaz de ser o que tens no fundo das costas), fala-nos mas é das ilegalidades da CD da liga aplicadas contra Porto e Braga para beneficiar o teu clube do regime e deixa-te de comparações despropositadas e ofensivas dos jogadores do Porto com os hooligans que actuam pelo teu clube. Não se comparam alhos com bugalhos, nem gente (Fernando) com uma besta (o óbvio).