quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Os líberos do SLB

Líbero, em italiano, significa "livre" e no futebol corresponde ao último defesa, com a missão de cobrir os demais companheiros, cortar os contra-ataques do adversário e impedir que jogadores da outra equipa se isolem.
A Itália sempre teve grandes líberos como, por exemplo, Gaetano Scirea no Mundial de 1982. Mas aquele que talvez seja o mais famoso líbero de sempre é Franchino "Franco" Baresi, referência incontornável do AC Milan, onde jogou 20 anos e ganhou tudo o que havia para ganhar. Em sua homenagem, e após a despedida do futebol (em 1997), o AC Milan retirou a camisola número 6.

O onze habitual do SLB não tem líberos e muito menos da qualidade de Baresi, mas isso não causa qualquer problema porque, como é sabido, no SLB as coisas fazem-se pelo outro lado (Vieira dixit).

Não há Baresi, mas há José Ramalho.
Não há Baresi, mas há José Cardinal (presumo que não é da família Cardinali, os do circo...) que, a meio da 2ª parte do jogo de ontem, teve uma intervenção decisiva quando Pongolle seguia completamente isolado para a baliza encarnada.
Percebe-se. Depois de estar a ganhar por 2-0, era muito aborrecido que a mais melhor equipa do Mundo e arredores sofresse o golo do empate (seria o 2-2), ainda por cima estando a jogar contra uma equipa em crise e reduzida a 10 jogadores desde o minuto 6. Temos de ser compreensivos, a coisa podia ficar tremida e estava em causa a moral dos jogadores do clube do regime, por isso, repito, percebe-se perfeitamente o "corte magistral" do Cardinal...

O Tribunal de O JOGO também viu, percebeu e não tem dúvidas.

«Luisão punha Pongolle em posição regular e, como tal, assistiu-se a uma precipitação do árbitro assistente José Cardinal.»
Jorge Coroado

«O árbitro assistente não agiu de forma correcta, uma vez que o jogador sportinguista se encontrava em jogo no momento em que o passe foi efectuado.»
Rosa Santos

«O lance é de difícil julgamento. No entanto, em face das instruções dadas pela FIFA aos árbitros assistentes, deve beneficiar-se a equipa que ataca em caso de dúvida. Como tal, a decisão não foi a mais correcta.»
António Rola

Enfim, escreveu-se mais uma página brilhante, igual a tantas outras, da história do SLB, em que toda a gente viu que a "verdade desportiva" foi perfeitamente salvaguardada...
E com líberos desta qualidade - Ramalho, Cardinal, etc. - Jorge Jesus, o mestre da táctica, pode ficar descansado e continuar a jogar com a defesa subida, encurtando os espaços às equipas adversárias. Atrás do Luisão e do David Luiz, há sempre quem resolva os problemas e não estou a falar do Quim...

6 comentários:

Carrela disse...

Grande momento de inspiração! Parabéns!
Ainda não percebi(mas pode ser problema meu mesmo, e não digo a brincar) porque se fala tanto das qualidades do javi, é um jogador com poder físico é certo, mas é raro o desarme limpo, isto pode ser considerado um jogador de qualidade?

E olhando para o fundo milagroso do clube do regime e verificamos que este jogador está avaliado em 17 Milhões, dá que pensar! Há mt gentinha com dinheiro entalado que tem de a todo o custo fazer render e para isso têm de fazer o clube do regime campeão dê por onde der...

RS disse...

Todos estes acontecimentos cada vez mais fazem lembrar aquela cena d"A Canção de Lisboa" em que a mãe diz para a filha: "Vamos embora Ernestina que isto é tudo uma grande aldrabice"...

André Pinto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André Pinto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nuno Nunes disse...

Galinholas ressabiadas não têm lugar neste espaço.

Luís Negroni disse...

"...porque se fala tanto das qualidades do javi, é um jogador com poder físico é certo, mas é raro o desarme limpo, isto pode ser considerado um jogador de qualidade?"

Esse Javi "Coices e Pontapés" Garcia, é uma daquelas aves pouco raras que são fantásticos jogadores na propaganda do clube do regime mas que depois de saírem do slm não vingam em clube nenhum de jeito, assim tipo Ricardo Rocha ou Anderson ou Calado ou Nelson ou dúzias doutros. E o Manco Torras também valia 18 milhões, e era de contos! Agora é capaz de valer 18 milhões...de cêntimos, por aí!