segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vitória justa contra autocarro de dois andares

«O FC Porto fez um jogo equilibrado, consistente, teve mais dinâmica, procurou o golo de várias maneiras e fez uma primeira parte muito segura em termos defensivos não dando facilidades nem permitindo sequer uma oportunidade à Naval. Em termos ofensivos, os portistas sentiram algumas dificuldades. O relvado estava difícil devido à chuva, requerendo diferentes modos de jogar. Face à concentração de homens no meio-campo e à proximidade entre linhas da Naval, os médios do FC Porto viram-se obrigados a lateralizar mais o jogo do que é habitual, nem sempre o conseguindo fazer bem, mas criando perigo quando fazia funcionar as alas. (...)

Escolho Falcao como melhor em campo. Fez mais um golo, podia ter marcado outros, movimentou-se muito bem, criando linhas de passe, abrindo espaços, transportando jogo, aparecendo nas zonas de finalização nos momentos certos. E tem outra particularidade que o torna incomum: em termos defensivos trabalha que se farta e não deixa que os defesas do lado contrário saiam com a bola dominada. (...)

Ver jogar este FC Porto e compará-lo com o de há mês notam-se claras diferenças de processos. Rúben Micael e Raul Meireles são jogadores diferentes e o actual modelo tem menos transições rápidas mas envolve mais gente perto das áreas de finalização. A equipa está engrenada e penso que o regresso de Raul Meireles será uma boa dor de cabeça para Jesualdo Ferreira, porque se há coisa que tenho a certeza que o deixou satisfeito é o facto de passar a ter mais e melhores escolhas. Há que referir que Micael e Meireles não são jogadores incompatíveis, nada disso, podendo o treinador passar a fazer as suas escolhas conforme o adversário que defrontar a seguir. Pode até mudar o esquema para losango e colocar Rúben Micael no vértice mais adiantado por detrás dos avançados.»
João Vieira Pinto
in O Jogo, 08/02/2010


"Foi um jogo difícil, pela chuva, porque foi o terceiro desafio muito desgastante, num curto espaço de tempo, com os jogadores também a acusar algum desgaste dessa intensidade. Mas ganhámos com justiça, tivemos várias ocasiões de golo e a Naval só teve uma, resolvida com uma excelente intervenção do Helton. O FC Porto fez três golos e podia ter feito mais um ou dois. (...)
Agora temos a Taça da Liga e era interessante que os adeptos viessem apoiar. Vai jogar uma outra equipa. Vamos fazer gestão dos jogadores porque o calendário apertado assim o obriga."
Jesualdo Ferreira, 07/02/2010

16 comentários:

fiona bacana disse...

Contente com o resultado, independentemente da exibição o essencial era ganhar. Também é verdade que foi o 3º jogo em 8 dias e é natural que se note cansaço.

Mas queria perguntar: é impressão minha ou o Bruno Alves parecia...tristonho, meio apático defensivamente?

E, ainda, já que tantas vezes critico Jesualdo Ferreira: é dos poucos treinadores que percebe bem como gerir casos disciplinares. Tal como Bosingwa há 3 anos (confusão ao intervalo com JF, serenado por Baía), Alves - alegadamente - dá 1 bofetada n1 colega, fica 1 jogo fora e é isso. O clube não tem de sair ainda mais prejudicado. A verdade é q há a tendência nos treinadores de extremarem estas situações, prolongando ad nauseum o castigo do jogador, para mostrar quem manda...Por isso, muito bem Jesualdo Ferreira!

cumps

Metz disse...

Apatico, não agradeceu aos adeptos seguindo de imediato para o balneário e os super nem cantaram o nome dele (foi um pequeno grupo depois que o fez, prontamente criticado pelo Macaco)...

Já agora, quero ver o que dizem os entendidos da bola que defenderam que em Leiria foi pênalti sobre o aimar, se este lance do Alvaro não é igual... Critérios...

Sigam ganhando!

Cumpz

André Oliveira disse...

Do jogo já está quase tudo dito.

Quanto ao Bruno Alves, para mim é tão simples como isto: neste momento, não tem/tinha lugar na equipa titular do FC Porto, perante a sua passividade (ontem, mais uma vez, foi lento na única oportunidade de golo flagrante da Naval, aos 76min) foi notória.

É o capitão, o patraão de defesa, pelo ar é fortíssimo, blablabla, mas o futebol também se joga pelo chão, e aí, quando lhe aparece um adversário com a bola controlada, ele torna-se um jogador vulgar. (vejam o golo do Lima no Belenenses - FC Porto, é o lance típico do Bruno Alves http://www.youtube.com/watch?v=vYLFoU_MrfA )

Ainda por cima com o jogo que o Maicon fez contra o Sporting...

Pedro disse...

Temos um problemas nas alas. Hulk castigado, Rodriguez lesionado... sobra Mariano e Varela e ontem tavam rotos na 2ª parte.

Valeu que Tomás Costas dura o jogo todo, fez um bom jogo e é uma alternativa, neste tipo de jogos, mais credivel que Fernando. Contra um porta-aviões não precisamos de um trinco defensivo.

Consigo prever a revolução no meio-campo no jogo com a Académica, mas não sei o que vai Jesualdo inventar nas alas... Mesmo nos Juniores só o Alex faz muito bem essa posição mas não me parece pronto para um jogo destes.

SecretHell disse...

Antes de mais uma palavra para o Tomas Costa que sempre critiquei devidos as suas fracas prestaçoes como medio interior direito : Grande exibiçao e finalmente parece que encontrou o seu lugar neste Porto.
O jogo foi bom no seu geral mas partilho da vossa opiniao em relaçao á defesa e ao Bruno Alves : Esta irreconhecivel a defender e a oportunidade de ontem da Naval é uma conclusao natural do seu momento de forma... os 16 golos sofridos ate agora significam que algo nao esta bem...o Jesualdo precisa de fazer algo urgentemente porque o Arsenal nao vai perdoar falhas daquelas...

José Correia disse...

As opções do Jesualdo para o jogo de ontem eram muitíssimo limitadas e jogar de início com o Mariano já é uma solução de recurso.

Com Hulk, Rodriguez e Farias indisponíveis, sobram apenas três opções para o ataque, que foram os que jogaram ontem. O Orlando Sá ainda está longe de ser uma alternativa credível para jogos a sério (deve jogar para a Taça da Liga na próxima 4ª feira, porque o Falcao não pode jogar sempre).

Aliás, esta época, o Jesualdo praticamente não pôde contar com o Hulk (suspenso no início do campeonato e desde o jogo com o SLB), nem com o Rodriguez a 100% (já é a terceira vez que está lesionado).

José Correia disse...

A equipa que jogou ontem, tinha um meio-campo e um trio de ataque completamente diferentes do onze-tipo da época passada.

miguel.ca disse...

Acho que o FCPorto fez mal em não ter feito regressar um dos alas que tem emprestados.
Se a ausência do Rodriguez é devido a lesão e espera-se curta, já a do Hulk vai ser espremida pelo sacana da Liga até a exaustão!
Eu teria apostado no Hélder Barbosa...mas agora já e tarde.

Miguel Teixeira disse...

4 jogadores da época passada, José Correia. Por esta e por outras é que não me vão ler a dizer mal do Jesualdo. O homem tem feito milagres e a sua gestão acaba sempre por provar que para o bem e para o mal o Professor tem bastas vezes a razão do seu lado.

Janeiro de 2010 como no de 2009, a entrada de um jogador faz toda a diferença. Este ano como no passado, Jesualdo começa a 2ª volta provando que sempre teve razão.

Estamos actualmente no pico certo de forma para a altura certa dos "campeonatos".

Sem lagostas como Lucho e Lisandro, Jesualdo, apesar de alguns lapsos e a evidência de um plantel mais fraco do que os anteriores, continua a saber da poda.

Que treinador aguentaria tantas épocas a formar novos 11's?

Em Portugal, nenhum. Jesualdo é o "maior".

Miguel Teixeira disse...

Pegando no comentário do Miguel Canadá,

é verdade que se nota a exigência que é imposta nas alas, daí a necessidade do Kleber - que faz as 4 posições dos últimos 30mts, ou perante o insucesso das negociações com o brasileiro, o regresso do Barbosa ou do Ukra era obrigatório.

Não vieram. É com os Marianos que vamos ter de contar.

Carrela disse...

Miguel Teixeira, sou exactamente da mesma opinião. Há coisas q não gosto no JF, mas não tenho dúvidas nenhumas q é um grande profissional e percebe como poucos da sua profissão. Sempre "obrigado" a mexer e a abrir mão de alguns dos melhores jogadores.

É como a ideia implantada que o JF é um treinador defensivo, qd o FCP é o clube com mais ataques da liga!! Isto apesar de ter feito uma boa parte da época em sub-rendimento. Imaginem se não tivesse..... Pena a finalização que tardou.

Pedro Silva disse...

Confesso que me deu um particular gozo o FC Porto ter ganho este jogo... È que agora a tremideira vai tomar conta da equipa da Luz e nem as ajudas, nem os favorzinhos da Liga Portuguesa de Futebol os safarão.

Com Micael o FC Porto é outra coisa, pois a bola chega á frente em condições e há uma coisa que não havia desde que o Dragão começou a temporada: Organização.

Até Falcao parece ter melhorado, pois deixou de ser um Farias 2 para ser uma especie de Lizandro. E com a bola a ser-lhe bem colocada a coisa é outra. Habemos matador, e se o deixarem teremos nas fileiras Portistas o Melhor Marcador desta temporada.

Varela para mim esteve em grande apesar de ter falhado golos de uma forma impressionante.

Segue-se agora o jogo das meias finais da Taça dos Treinos. Jesualdo que aproveite para rodar os Jogadorese, dar ritmo aos menos utilizados, pois o que interessa vem a seguir contra o Leixões e o FC Porto x Arsenal é já ali ao virar da esquina.

Grande abraço e saudações Portistas!!!

Azulantas disse...

Eu até compreendo o apoio a JF, mas levar de Junho 2009 até agora para "formar" a equipa, é esticar a corda.

E não me quero acreditar que seja apenas agora por uma questão de timing ideal na forma da equipa.

Espero bem que o momento crescente continue, até porque temos um penta e 3 taças para ganhar.

André Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Oliveira disse...

OFFTOPIC: Ninguém arranja por aí a crónica desta semana do gatomerdorento josé diogo quintela, só para nos rirmos um bocado?

"Comi que nem um leão, repeti 5 vezes!"

sirmister disse...

Vitoria importante, acima de tudo espero que a atitude da equipa seja sempre a de ontem entrar para marcar o mais rapidamente possível sem estar á espera para ver no que dá o jogo. A equipa está a atingir agora o melhor momento de forma sendo que em Dezembro já estava num nivel aceitável, temos que chegar ao fim deste mês no maximo a 4 pontos do slb se o fizermos vamos ser campeões, mesmo sem hulk até ao fim da temporada porque esse já não entra nas contas.

Muito bem o tomas costa apesar de a defender não ser tão certinho como o fernando teve muito bem nas saidas de bola com passes muito bem medidos, o bellu tambem está a começar a mostrar o que vale nesta altura.

Mariano aparece agora melhor nesta fase como fez na epoca passada e varela nem é preciso comentar grande craque que fomos buscar.

Ontem de facto como disse o jose correia as nossas opções ofensivas era praticamente nulas, é urgente o regresso do rodriguez e do farias bem como o do meireles que apesar da sua falta não ter sido muito notada é uma peça muito importante do meio campo.