segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Parabéns!

Os meus companheiros (ia escrever colegas, mas como dizia o outro: "colegas são as putas") de blog já disseram tudo sobre estes 2 anos de blog. Assim resta-me pouco para dizer e vou aproveitar estas linhas, essencialmente, para dar os parabéns ao meu Pai - já que esta minha "doença" a ele se deve.

Daqui a umas horas festejas os 66 e dizem que um homem pode mudar de partido, de mulher, mas não muda de clube. Nós sabemos que não é bem assim. Quando há 30 e tal anos me começaste a levar ao futebol e íamos a Paranhos, ao Bessa, às Antas, à Ferraria, ao campo do Atlético e até íamos ver jogos de amadores, aí aprendi a ver futebol, a gostar do jogo, a gostar da envolvência, a gostar de analisar o comportamento das pessoas. Depois acabámos por assentar arraiais nas Antas, também muito por culpa do hóquei, já as tuas cores eram bem azuis e brancas e a estupidez de infância/juventude te tinha passado, mas esses anos foram muito importantes para a minha "formação" de espectador desportivo.

Recordo o dia em que me trouxeste uma bandeira do FCP e uma camisola com caricaturas dos jogadores a dizer: bicampeões 78/79 e me disseste que eu ia ver o jogo contra o Barreirense.

Recordo n dias em que sofremos juntos, em que vibrámos juntos, em que me consolaste as lágrimas. Nestes 30 e tal anos, felizmente o Porto ganhou muitas vezes, mas o que me deixa feliz é que estivemos sempre lado a lado, foi sempre o FCP que nos uniu, que nos fez sorrir um para o outro mesmo quando nos zangávamos por outras coisas.

Hoje segundo a Mãe, somos racistas por não gostarmos de mouros. Para quem há muitos anos tinha uma certa tendência vermelhusca, diria que percorreste o caminho certo. Foi a tua visão dos factos que te fez mudar, foi a racionalidade que te fez mudar, sei que também foi para me fazeres feliz. E embora nem saibas o que é um blog, é por tudo aquilo que me ensinaste que me dá prazer escrever aqui, mesmo que a irracionalidade muitas vezes seja o caminho mais fácil, devemos olhar para o Porto com paixão, mas sem deixar de ser racionais, e acima de tudo lutar por valores em que acreditamos.

Amanhã, não vamos ao Dragão, vamos comemorar os teus anos e ambos sabemos que vamos estar a sofrer. Vai ser diferente, mas vamos festejar na mesma.

Parabéns Pai!

3 comentários:

Gus_Ross disse...

Boas,
Sigo o teu blogue há pouco tempo e posso dizer que fiquei fan. No inicio ainda achei que era mais um tolinho da bola, mas depois de ver alguns pots teus, comecei a ler com gosto. Eu também tive essa sorte e hoje, com 38 anos, sou, orgulhosamente, o sócio nº 8453:). Já agora, queria desejar os parabéns ao teu pai, pelos anos e pelo brilhante trabalho na tua formação clubística.

um abraço
gus

Pedro Vale disse...

Parabéns ao Pai do João!

Miguel Magalhães disse...

Os posts dos varios autores do blog estao todos muito bons mas este ultrapassa todos.
Tal como o Joao, tambem devo o meu portismo ao meu pai que faz este ano 70 anos e tambem fui ver esse jogo com o Barreirense.
E tambem agradeço ao meu pai o facto de os meus tres filhos serem socios do Porto desde o dia em que nasceram. O mais novo tinha nascido ha pouco mais de uma hora e ja o meu pai estava nas Antas a tratar da papelada.
Parabens ao pai do Joao.