segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nós somos o Porto


A equipa do “cagão” Jesualdo voltou a fazer das suas. Mais uma mão cheia de bolas dentro do saco, e uma ensaboadela monumental ao Sp. Braga, tal como já havia despachado de forma idêntica os Calimeros de Lisboa na Taça de Portugal. Do minuto 0 ao minuto 90 só houve uma equipa a jogar. Só houve uma equipa a querer ganhar. Fomos nós. Somos nós, o Porto.

Acicatado pelas manobras de bastidores, o plantel portista havia ontem deixado o aviso que a equipa está viva, está unida, e ia para a luta. Com efeito, os jogadores provaram aquilo que prometeram. O Dragão assistiu a um massacre azul e branco, com futebol de primeira linha. O Dragão comprovou, também, que com raça e querer, quase tudo é possível.


Assim sendo, não admirou, pois, a forma e atitude com que o FC Porto encarou o Braga de Domingos. Apenas uns pífios ataques dos minhotos se viram ao abrir das hostilidades. De aí em diante foi um vendaval em tons de azul. Dos pés de Varela saíam assistências com mel, e Meireles e Falcão agradeceram. Pelo meio Álvaro Pereira arreou Eduardo à bomba. Em apenas meia hora de jogo o Dragão veio completamente abaixo.

Sector por sector, indivíduo por indivíduo, as diferenças cavadas entre as equipas eram brutais. O peito portista enchia. O do Braga esvaziava. A forte defesa da equipa de Domingos via-se vulgarizada pelo nosso ataque. Varela fez o que quis de Filipe Oliveira. E até Evaldo se viu à nora com Mariano. O meio campo arsenalista, reforçado com um elemento extra, perdeu dinâmica. Meireles e Micael esfregaram-lhes as costas.


Depois do brinco que foram os primeiros 45 minutos, o 2ª tempo revestiu-se de uma mera formalidade. Os 3 pontos estavam mais do que garantidos. Era tempo de salvaguardar espingardas para outras batalhas. Mas este Porto mostrava-se insaciável. A vitória não bastava. Veio a goleada. Falcão bisou e Belluschi estreou-se a marcar no campeonato. Antes disso, Mariano ainda foi capaz de desperdiçar isolado. A corrente era tanta e tão forte que dava para quase tudo.

O primeiro de muitos “mata-mata” que os homens de Jesualdo tinham pela frente foi passado com distinção. Segue-se uma deslocação à Capital do Império. É preciso manter vivo este espírito, esta garra, esta união. É preciso manter, de igual modo, este nível exibicional. Factor importante para ultrapassar os próximos obstáculos, mas também para fazer-nos acreditar que ainda é possível.

Fotos: Lusa

46 comentários:

DragoesJuntos disse...

SOMOS PORTO!!!!!!!!!!

TG19 disse...

"Quando alguém se atrever a sufocar
O grito audaz da tua ardente voz
Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós!"

A caminho do Penta!

miguel.ca disse...

Este Porto de hoje foi brutal. Fantástico. Sem palavras.

Apenas um senão... a nossa defesa continua a vacilar com bolas tensas para dentro da área.
Temos problemas de concentração, marcação, antecipação que convinha resolver depressa porque pode-nos ser fatal na champs e em jogos com equipas como o benfica, por exemplo.

Pedro disse...

Dentro na enorme satisfação fiquei mesmo chateado com o golo sofrido. Não pelo sofrer em si , mas por mais uma vez ter sido numa bola parada.

Perdemos imensas durante o jogo, e já com o Arsenal assim foi. Mais concentração e agressividade precisam-se nestes lances.

De resto, excelente atitude da equipa, jogou os 90 minutos, lutou mais pela bola, jogou com garra e inteligência. E assim tudo se torna mais fácil.

E o Domingos deu mostras de ser verde, aquele meio-campo super-povoado... fugindo à mecânica habitual do Braga...

Mérito para Jesualdo, mais uma vez mostra que consegue por a equipa a jogar bom futebol, isto quando finalmente encontra a sua equipa. Bem vindo Ruben...

Miguel Magalhães disse...

"Até o Evaldo se viu à nora com o Mariano"?
O Mariano é um dos jogadores em melhor forma da equipa e foi dos que mais lutou ontem.
Muito publico mas ainda amorfo para aquilo que acho que deveria ter sido. Nota positiva para a "entrada" dos SD no estadio.

José Correia disse...

Pedro disse...
«Mérito para Jesualdo, mais uma vez mostra que consegue por a equipa a jogar bom futebol, isto quando finalmente encontra a sua equipa. Bem vindo Ruben...»

Exactamente. Conforme escrevi N vezes, faltava um médio ofensivo com as características do Ruben, para o Jesualdo poder novamente construir um onze forte e coeso.
Só não percebo, volto a dizer, porque razão é que a contratação do Ruben não foi concretizada logo a seguir ao jogo da Luz.

Carrela disse...

Fiquei bem fodido(desculpem a expressão) com o golo sofrido!!!! A equipa tem de atinar... não damos 1 para a caixa nas bolas paradas... e as dos adversários são sempre um sufoco!

Estava com um óptimo sentimento em relação a este jogo, mas diria 2-0 nunca uma mão cheia, até pq a defesa deste Braga era a menos batida.

Jesualdo em grande! Mariano em Grande! Meireles a Crescer...
É por estas e por outras q devemos e podemos criticar mas não "crucificar". Eu só "crucifico" quando não vejo entrega, vontade, etc etc.. coisa q nunca ninguém
viu nestes activos do FCP.
Força Porto!!

José Rodrigues disse...

Falando do jogo em si, gostei acima de tudo da atitude: ao contrário do q é costume, a ganhar 1-0 não nos encolhemos dando a iniciativa do jogo ao adversário. Não sei se foi o factor Hulk, mas devia ser sempre assim (e está longe de o ser). Querem descansar, descansem a partir do 2-0...

Para além disso acabou por ser um jogo empolgante, em q estivémos tb muito bem na eficiência (salvo erro marcámos 3 golos nas 3 ou 4 primeiras oportunidades de golo, o q é raríssimo).

Rúben faz de facto uma diferença enorme nesta equipa. Alguns colegas estão tb em crescendo, o q dá muito jeito.

Uma palavra para o Mariano q parece passar por um bom momento de forma, esteve muito bem em particular nos passes a "rasgar" nas desmarcações dos colegas (e lá está, q jeito dá ter os médios e avançados com mais mobilidade e sem medo de aparecer na área). E ainda bem, pq com o Mariano "normal" estaríamos em maus lençóis (com as ausências de Cebola e Hulk).

Os níveis de confiança com o resultado e exibição aumentam bastante, mas infelizmente é capaz de ser demasiado tarde (recuperar 6 e 5 pts em 10 jogos é bastante, e nós ainda temos pela frente um jogo fora a mais do q o slm, e há ainda o factor Sistema) - a não ser talvez para o 2o lugar.

SecretHell disse...

Bom jogo. Podemos analisar a nossa equipa como tendo 2 grupos de jogadores : os que jogam sempre bem : Ruben , Alvaro, Fucile , Rolando , Falcao e Varela ; e os intermitentes : Bruno , Meireles , Fernando , Helton e Mariano...Nos jogos em que estes ultimos estao ao seu nivel entao somos fortissimos e nao damos hipoteses...o jogo do proximo domingo contra 14 será decisivo ...

Dragaoatento disse...

Bom texto (post), muito bem elaborado!

Entretanto quero salientar o que o JF disse sobre a equipa, que o Fernando tem jogado limitado depois que contraíu a entorse, salvo erro com a Oliveirense, mas que já tem substituto, o que não é o caso dos três avançados, pois neste momento não tem alternativas para eles, dados os castigos e as lesões.

Quanto ao resto, foi uma retumbante vitória, e a equipa deu finalmente uma excelente imagem do que é capaz de fazer.

Um abraço

nelson barbosa disse...

Exibição sublime! Toda a equipa esteve brilhante, como é natural alguns mais exuberantes que outros, mas eu gostaria de destacar um momento. Quando do quinto golo, o Mariano ficou estendido no terreno, ele já não podia mais, já tinha dado tudo, ele estava exausto, completamente esgotado. Isto é que é ser PORTO. É isto que nos vai levar ao penta, contra tudo e contra todos.
Eu acredito!

Mefistófeles disse...

Há sempre um SE quando se está a correr atrás do prejuízo. Mas a verdade é que SE formos capazes de manter esta atitude e este querer, os lampiões vão-se mijar mais tarde ou mais cedo.

Para já é preciso ganhar todos os jogos e esperar que quando o SLBosta vier ao Dragão estejamos apenas a 3 pontos ( ou menos, de preferência). Aí, se a equipa quiser e souber, poderemos humilhá-los e mostrar-lhes porque somos Tetracampeões ! Mesmo com o tal sistema encarnado em vigor.

Força, Porto !! Rumo ao Penta !!

Antonio Silva disse...

Fixe fixe seria estar com um ponto de vantagem à SLMerda na recepção que lhe faremos e espetar-lhes uma goleada das antigas. Assim o campeonato estaria ganho e depois fariamos uma recepção condigna no túnel.

Não, porrada não. Proponho a oferta de flores e chocolates com a presença das câmaras de televisão. Uma coisa bonita que possa emocionar as papoilas saltitantes.

Carrela disse...

Alguém viu como eu o rato da verdade desportiva inventar penalti no lance Mossóró-Pereira?
E vem este escumalha pedir meios tecnológicos... Enfim.

André Pinto disse...

O Ruben Micael ganha o salário mínimo no FCP?

É que ontem na entrevista pós jogo apresentou-se com a mesma roupa que usou sábado no folclore de choro que foi aquela conferência de todos os jogadores.

Antonio Silva disse...

Não fossem as papoilas saltitantes prestar atenção à indumentária dos jogadores da Bola.

SecretHell disse...

Estamos cada vez com menos comentarios dos fanaticos do Kompensan...isto deve querer dizer alguma coisa...

Antonio Silva disse...

E vem este lamp falar em folclore choroso. O clube que chora pela PJ depois do empate com o Boavista, o clube que chora no Parlamento com o afamado DVD, o clube que chora por "justiça" com o tal dossier encomendado pelo cabra da Leonor. Até um jogador vosso chorou pela braçadeira de capitão.

E vem este adepto do Recreativo do Garrafão falar em folclore.

Papoila Saltitante, não te esqueças, és uma papoila saltitante.

André Pinto disse...

Fui ao dragão, como não me apetece falar do jogo em si destaco 4 momentos a provarem a mediocridade destes 2 clubes irmãos.

1-Adeptos do Braga ainda antes do jogo começar começam a gritar "e quem não salta é lampião"

2-Adeptos do Porto no inicio do jogo começam a gritar "e quem não salta é lampião", apelo prontamente atendido pelos adeptos do Braga que também começam a saltar

3-Adeptos do Porto gritam "em cada lampião", e os do Braga respondem "há um cabrão"

4-Adeptos de ambos os clubes cantaram varias vezes simultaneamente o seu famoso cântico de eleição(dirigido ao Grandioso Clube)


Estes 4 momentos valeram a pena o dinheiro do bilhete, primeiro porque foram hilariantes, depois porque só mostram que em Portugal só existe mesmo o BENFICA!!!

André disse...

André Pinto- pelas entrevistas que deu antes e depois de assinar pelo porto o Ruben deu ares de ser um gajo muito poupadinho, se não me engano gozavam com o facto de ainda conduzir o primeiro carro que comprou- um golf de 98 se não estou enganado.(já que falamos de madeirenses tipo o Cristiano Ronaldo invertido))
Na mesma entrevista disse que a unica coisa que queria comprar quando assinasse um grande contracto era uma casa para os pais.

Ou seja, o homem é poupado e trabalhador e um jogador do caraças

José Rodrigues disse...

"Estes 4 momentos valeram a pena o dinheiro do bilhete"

Não deixa de ter a sua piada ver gayvotas a contribuir para os cofres do FCP qdo o seu clube não joga.

Parece q o exemplo do presidente deles (com as quotas de sócio) criou escola!

PS - já nem falo na forma como gastam tempo a ler e opinar em blogues portistas. E depois nós é q andamos obcecados com as gayvotas...

miguel87 disse...

"mostram que em Portugal só existe mesmo o BENFICA!!!"

Tás ligeiramente enganado, tal como o vosso presidente afirmou: "o benfica é o país", e disso eu não tenho duvidas, porque o governo é vosso, a "justiça" é vossa, os arbitros são vossos, a liga é vossa, é tudo vermelho... e só não vê isso quem não quer, tão obvio que tem sido nos últimos tempos.

E é por isso que nos dá ainda muito mais gozo GANHAR, sermos TETRA CAMPEÕES em territorio inimigo, contra tudo e contra todos! E como até um dos vossos já reconheceu, por conhecimento de causa, ganhar no Porto vale 2 ou 3 vezes mais do que ganhar noutros lados (se bem que ele nunca tivesse ganho charuto em lado nenhum antes de vir para o Porto!)

Por isso vai aparecendo mais vezes pelo Dragão, a ver se começas a ver as coisas como elas são.

Orgulhoazulebranco disse...

"em Portugal só existe mesmo o BENFICA!!!"
Pooois...mas tu é que andas aqui a saltitar...

e...foste ao Dragão?!Huummm...

"como não me apetece falar do jogo em si"
Ora,então porquê?


SOMOS PORTO,CARAGO!

Pedro Vale disse...

Sr. André Pinto,

Tal como o sr., havia no Estádio do Dragão representantes do seu clube (por exemplo, o exmo. árbitro da partida)...

Esses cânticos, eram para vocês!

Carrela disse...

Este foi lá torcer pelo seu verdadeiro clube, o anti-porto... Esta gente é mm sádica, já não basta sofrer largo pelas misérias q o clube do regime faz ainda são anti-Porto e com isso sofrem 2 vezes... Temos pena.

Metz disse...

Engraçado como o Porto atropelou o ex-lider da Liga e o destaque não tem sido muito, já os vermelhos cada vez que ganham a uns coitadinhos quaisquer, é logo a abrir telejornais...

Até a questão do Falcao vs Cardoso, o Falcao está a 1 golo do paraguaio, com menos 5 penalties (penso) e com N golos mal anulados... Mas o destaque é para a grande época do Cardoso.. Devem estar admirados...LOL

Cumpz

André Pinto disse...

Fui porque a minha namorada é portista e também gosta de futebol. Logo, fui acompanha-la e aproveitar para ver um jogo do desporto que adoro e pratico.
Fiz o que ela também já fez muitas vezes, ir comigo à Luz.

Eu sei que vocês não entendem, mas há quem viva o desporto de forma saudável.

Carrela disse...

LOL saudável??? queres dar lições a quem? tu que pagaste e ficaste satizfeito unica e exclusivamente pro uns canticos de claques?
Afinal o teu desporto é música... Enfim...

Carrela disse...

Quanto ao destaque... já sabemos como é... o Cardozo terão de inventar mais uns quantos penaltis para ver se o homem aguenta o 1º lugar. Ou seja, exige-se a subida de forma do aimar e companhia... que é como quem diz, têm de cair mais vezes.

Mario disse...

ehehe, olha, compra o Dragon Seat, sempre te fica mais barato, podes ir na mesma ver desporto de forma saudável (no cesto do Pao é impossivel). Quanto aos cânticos... é muito selecta a tua memória. Os adeptos do Braga cantavam "E quem não salta é tripeiro..." Quando os SD diziam "Em cada lampião", quem respondia era a bancada Norte e a Bancada central (onde eu estava) quanto a insultar os mouros... se calhar é melhor o porto ser castigado por isso tb. ehehe Pagar bilhete pra ver o FCP jogar e ser dos mouros... LOL Isso é que dá vontade de rir

André Pinto disse...

Felizmente não tenho qualquer problema de dinheiro. Posso dá-lo à vontade.
Não sou Mouro, sou Nortenho Benfiquista convicto. Benfiquista apenas, não sou anti ninguém.

Maior do que o vosso ódio, só a nossa grandeza. Continuem a cantar à vontade para o Maior de Portugal sempre que marcam um golo, são coisas que distinguem a dignidade e grandeza de cada clube.
Esses vossos cânticos são musica para o nosso ego.

E sim, na 29ª jornada lá estarei de novo.

Antonio Silva disse...

Discurso à lamp, eternamente lamp. Que mofo!

Mario disse...

Tas enganado quanto à questão do dinheiro, se felizmente o podes dar conforme o dizes, tens de certeza melhores sitios pra o gastar. Quanto à grandeza dos clubes, isso foi um mito que os benfiquistas inventaram, se fosse por quantidade de adeptos, ou por "grandeza" a CHINA era sempre campeã mundial. Ainda bem que gostas de ouvir os cânticos, porque n´so também gostamos de os cantar e assim ficamos ambos contentes. aquele abraço

Antonio Silva disse...

Um nortenho benfiquista é a ralé pior que possa imaginar.

Pedro disse...

@André Pinto.

Isso da namorada ser portista... deve ser cá uma dor de *****.

Falando mais a sério, este é um espaço para portistas, não para imbecis. Mesmo assim é fácil de responder aos cânticos. Não é dar-vos importância, é porque toda a gente vos acha uns f**** da qq coisa.

Pelo passado, pelo presente e certamente pelo futuro.

Além do mais, o facto de tu vires comentar num espaço portista... não é alimentar-nos o ego? Não é dar-nos importância? Não é agradável seres apanhado na tua própria incoerência?

Mario disse...

A incoerência começa logo no comentário infeliz ao Rubem Micael... Quem é ele para falar do dinheiro dos outros, visto ele ter bastante para até nem se importar de ir ao Dragão. mas já tou a ver a cena, a namorada dele deve ter sido uma que começou a falar com o meu amigo ontem na Bancada... tava a ver que nao ia dar em nada com o Glorioso. LOL Ó André pinto, não tavas na fila 19 da Bancada nascente nao ?

André Pinto disse...

Pedro, achas mesmo que eu misturo amor com futebol? Por amor de Deus, onde chega o teu fanatismo.

E sim, tens razão, é uma incoerência da minha parte. Mas tive que a cometer, visto que queria comentar isto com portistas.

Hasta

Metz disse...

Volta dia 29 e identificado de preferência...

Jorge Mota disse...

3-Adeptos do Porto gritam "em cada lampião", e os do Braga respondem "há um cabrão"

DISSERAM ALGUMA MENTIRA?!!

Deves ter te sentido 1 gajo importante!!

Agora, e se n te importas, vai la pos pseudo blogues do teu clube.Aquilo e 1a overdose de deficiencia mental inigualavel.
(mas muda de roupa a cada post..e nada dessas gayzices cor rosa q gostas de calçar)

Porto1969 disse...

Sera que o pavao do Costa nao acordou o Dragao adormecido? Espero bem que sim, que seja ate ao fim do campeonato sempre a 100.
Ganda jogo.
NOS SOMOS PORTO

PS. O lampiao nao te cagar 1 gaivota na cabeca.
Que me cresca 1 par de cornos, se alguma x Eu der guita para ver os mouros.(por muito boa que a gaja seja)

Anónimo disse...

Quantas vezes é preciso pedir para não entrarem em conversa com vermelhuscos?

Há tipos destes às catadupas pela blogosfera fora: dedicam-se a fazer comentários em blogues que não apreciam. Vá lá alguém entendê-los. Mas o essencil é não lhes dar troco.

Unknown disse...

O líder do campeonato é o clube que vem praticando melhor futebol desde a primeira jornada, melhor e mais bonito.
Além de que é também o melhor ataque e melhor defesa.

Achar que isso obra do Ricardo Costa é ser um chorão patético.

Jorge Mota disse...

Tem razao Alexandre..

Responder a esta corja demente ressabiada complexada mesquinha nojenta e bardina, q se movimenta de forma sinistra no meio da entulheira, e q de ha decadas para ca n consegue fazer nada q se aproveite é desperdicio narrativo


NOS CILINDRAMOS EM QQ REGIME DEMOCRATICO

NOS SOMOS PORTO

( o Jogador q mais golos limpos marcou na actual «liga» ficou mto bem nessa fotografia )

Paulo Marques disse...

Ó Luís, o Braga já não está em primeiro...
Quanto ao André, epah, não sejam bestas, deixem tar o rapaz que não me parece que nos tenha faltado ao respeito. Quem nos dera que eles fossem todos assim.

Paulo Marques disse...

Sem falar que a culpa não é só do Ricardo Costa, também há o Vítor Pereira...

Paulo Marques disse...

Epah, afinal não tinha visto a palavra "mediocridade".
Ó André, vai pró caralho.