segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os assistentes de recinto desportivo

«2. O que é e que funções desempenha um assistente de recinto desportivo?

Um assistente de recinto desportivo é um vigilante especializado que desempenha funções de segurança e protecção de pessoas e bens em recintos desportivos e anéis de segurança.

O seu surgimento foi ditado pela necessidade de implementar medidas para melhorar os níveis de conforto e segurança dos espectadores de eventos realizados em recintos desportivos.

O assistente de recinto desportivo é especificamente formado com o objectivo de garantir a segurança e o conforto dos espectadores nos recintos desportivos e anéis de segurança.

Ou seja, de um ponto de vista legal, todas as suas funções têm uma razão de ser: os espectadores.

3. Em determinadas situações, nas competições profissionais de futebol - sendo necessário, desde logo, que decorram em recintos desportivos com lotação igual ou superior a 25.000 espectadores -, é obrigatório o recurso a assistentes de recinto desportivo.

4. Dito isto, fica aqui a primeira de muitas questões que se levantam a propósito do "Grande Túnel": segundo a lei portuguesa, os assistentes de recinto desportivo têm algo a ver com o que ocorre na zona de ligação balneários/campo, ou dito por outras palavras, inscreve-se nas suas funções, como legalmente estabelecidas, assegurar a segurança numa zona onde não há - por princípio - espectadores?

Inclinamo-nos a responder pela negativa.»
José Manuel Meirim
in PUBLICO.PT, 07/02/2010

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

1 comentário:

Paulo Marques disse...

Não vale a pena, a lógica não os atinge.