sexta-feira, 21 de agosto de 2009

100 milhões de euros


«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou por mais duas épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2014, o contrato de trabalho que liga a sociedade ao seu jogador Givanildo Vieira de Souza (“Hulk”).
Mais se informa que o montante da cláusula de rescisão foi alterado para 100.000.000€ (cem milhões de euros).»

É este o teor do comunicado que o Conselho de Administração da FCP SAD enviou à CMVM às 03:04 de hoje.

Em 9 de Agosto passado, já tinha referido aqui que um investimento estratégico que a FC Porto SAD deveria privilegiar era a aquisição dos restantes 50% do passe do Hulk. Ora, apesar de não ter sido possível convencer Juan Figer (que assistiu ao jogo de Paços de Ferreira) a vender a sua parte do passe, vejo com muita satisfação a iniciativa da SAD em prolongar o contrato com o Hulk por mais dois anos e, principalmente, a subida da cláusula de rescisão de 40 para 100 milhões de euros.
Não que eu acredite que alguém irá pagar esse valor pelo Hulk (os 94 milhões que o Real Madrid deu pelo Cristiano Ronaldo são uma loucura florentina), mas porque isso reforça substancialmente a capacidade negocial do FC Porto perante os muitos clubes que já se mostram interessados. No limite, a SAD portista pode colocar a fasquia negocial nos 50 milhões, deixando para o jogador e o seu empresário a negociação da parte que lhes cabe.

Agora, mesmo que o Dunga continue sem o convocar para a Selecção brasileira, é só esperar que o Hulk consiga brilhar na maior montra do futebol mundial - a Liga dos Campeões -, bastando para tal que atinja o nível do jogo que fez em Madrid na época passada. Se tal acontecer, os elogios de treinadores como Alex Ferguson e Maradona farão o resto, e daqui a nove meses estaremos a especular sobre qual será o clube que nos irá "roubar" o incrivel e bater a maior transferência de sempre do futebol português.

P.S. "O Hulk, por exemplo, é uma grande aquisição. Tem potencialidades fantásticas, como só me lembro de ver no Eusébio", José Guilherme Aguiar, 08/11/2008

4 comentários:

Pedro disse...

Se entretanto não lhe partirem uma perna. Antes de irmos a Guimarães por exemplo... é melhor fazer um seguro.

com os nossos árbitros vai ser um petisco para o Javi Garcia e o David Luis.

jchs disse...

" No limite, a SAD portista pode colocar a fasquia negocial nos 50 milhões, deixando para o jogador e o seu empresário a negociação da parte que lhes cabe".

Este é o ponto capital, a jogada de mestre(grande mestre no xadrez) que ninguém esperava. Porquê?
Porque, quando toda a gente pedia a compra de outra parcela do passe, esta solução não só garante o poder de decisão quanto à permanência do Hulk como evita o dispêndio de soma avultada na tal compra de nova parcela do passe.
O negócio é de tal maneira bom que eu penso que terá havido alguma espécie de acordo de cavalheiros com Figer tendo em vista futuros desempenhos desportivos e evolução do mercado de transferências.

João Lopez disse...

Estou a seguir este blog há algum tempo e tenho gostado muito daquilo que leio.
Os meus parabéns!
PS: criei um blog há pouco tempo, se puderem passem por lá!
saudações desportivas

Jorge Mota disse...

Os 100M clausula e a alma do negocio!Poupa se os outros 50% e ganha se em margem negocial no melhor talento q ja vi no FCPORTO desde o Paulo Futre.Para mim o Madjer foi o melhor..mas em talento inato ponho o Futre e Hulk a cabeça.