terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quanto mais me bates...


Na sequência da despromoção administrativa decidida pela Comissão Disciplinar da Liga, a qual é presidida pelo "pavão" benfiquista Ricardo Costa, o Boavista entrou numa espiral de destruição impressionante.
Em dois anos sucessivos desceu da I Liga para a 2ª divisão B e, em consequência da asfixia financeira que a falta de receitas provoca, está em cima da mesa o cenário de dissolução da SAD e da inscrição do clube nos campeonatos distritais da AF Porto.

Embora a crise do Boavista já se manifestasse anteriormente, a descida à II Liga foi uma espécie de machadada num moribundo. Ora, quem seguiu atentamente os diversos episódios da novela Apito, sabe que por trás das decisões do Apito Dourado e do seu "irmão" Apito Final esteve a pressão pública e de bastidores feita pelo Benfica, a qual, em termos desportivos, se traduziu em decisões muito polémicas ao nível do CD da Liga e do Conselho de Justiça da Federação.

Assim sendo, levando em conta a forma como o Benfica conduziu a sua luta na secretaria (algo em que se especializou nos últimos anos), é indiscutível que os lisboetas contribuíram, e muito, para a situação em que o Boavista está actualmente.

Por tudo isto, não consigo perceber o relacionamento que o Boavista mantém com este Benfica, nomeadamente enquanto o "paladino da verdade" Luis Filipe Vieira for presidente do SLB.
Se já na época passada tinha ficado de boca aberta com a organização no Bessa de um jogo particular, provavelmente para festejar a amizade entre os dois ex-aliados da Liga, mais admirado fiquei ao saber que no último sábado os axadrezados cederam graciosamente o seu estádio, para que os encarnados pudessem preparar o jogo de Guimarães longe de olhares indiscretos e com toda a tranquilidade.

É caso para dizer, quanto mais me bates mais eu gosto de ti...

Perante este comportamento subserviente, digno de invertebrados e indigno de um clube da Invicta com mais de 100 anos de história, como é que querem que haja portistas solidários com o destino do Boavista?
Por mim, bem podem ir para a 2ª divisão distrital.

24 comentários:

dragao vila pouca disse...

Absolutamente de acordo.

Um abraço

Pacheco disse...

Devem estar convencidos que prestado vassalagem ao polvo, poderão conseguir simpatias que lhes permitam sair do marasmo.

Ai estão o Estoril e o Alverca a demonstrar quão mau aliado é o clube da quinta da luz.

Nuno Leal disse...

é impossível tirar o Benfica do coração do Álvaro Braga Junior, esse é o problema. é uma pena mas ao mesmo tempo bem-feita...

Kostadinov o Flecha disse...

Mas vocês não sabiam que a cor do presidente da SAD axadrezada, é o vermelho, bem encarnado?
O Boavista sempre foi assim e assim vai morrer...
Eu não me esqueço de onde veio o início do apito e afins, assim como criolinas e comparsas.

É pena porque o Boavista tem muitos adeptos fantásticos, mas tem uma classe dirigente cujo ódio ao FCP lhes tolda o raciocínio.

John Aarson disse...

Acho uma grande pena o Boavista ter ido parar à segunda divisão Distrital. E o Boavista não merecia tal sorte. Os seu dirigentes? Sim. O Boavista? Não. Infelizmente quem se lixa são os verdadeiros adeptos e o clube. Tenho muita pena.

Quanto ao SLB: dentro de menos de uma década tenho curiosidade de ver onde estará o Benfica. Não numa distrital, mas não prevejo um futuro muito auspicioso para os lados da luz.

José Correia disse...

Por acaso, tenho quase a certeza que Álvaro Braga Junior é portista.

Contudo, o problema aqui é outro. Trata-se da cultura do clube e essa, no Boavista, é muito anterior à presidência de Álvaro Braga Junior.

Jorge Mota disse...

cromos

bem podem ir pa 17ª divisao distrital do biafra q n me incomodo

os poucos adeptos boavista q conheço agora melgam me o juizo com 1 tempero benfikista insuportavel

ja tem novo clube..

Pedro Mota disse...

Alvaro Braga Junior é boavisteiro,mas ssempre tive a ideia que tinha uma costela portista e não benfiquista...Quanto ao Boavista sinto por ele uma pequena simpatia geografica,tal como sinto pelo Guimarães e Braga,pois são clubes do Norte,no entanto sinto igualmente um desdem enorme por serem uns subservientes da capital e não defenderem a sua região...Gosto ais do Belenenses do que do Boavista...

Luís Fonseca disse...

Confesso que deixei de ter qualquer simpatia pelos axedrezados no momento em que se recusaram a juntar os festejos deles pela conquista da Taça de Portugal aos nossos pela conqusita de mais um campeonato.

Quanto ao Álvaro Braga Junior não me atrevo a adivinhar a cor clubistica dele até porque o vi no relvado do Prater em 1987

Luís Carvalho disse...

Convém esclarecer que os problemas do Boavista começaram bem antes de Álvaro Braga Júnior sonhar, sequer, ser um dia o presidente do clube do Bessa.

Como o Sousa Tavares, várias vezes repetiu, para que um castigo daqueles tivesse caído sobre um qualquer clube, os factos apurados teriam que ser de uma gravidade tal, que a ninguém ficassem dúvidas da justeza da pena. Ora, a maior parte das pessoas, mesmo aquelas que seguem o futebol português diariamente, nem sequer saberá explicar muito bem quais os ditos actos "gravíssimos" que mergulharam um clube histórico nas profundezas das ligas inferiores.

Apesar da sua comprovada subserviência para com a capital, é, no entanto, sempre de lamentar que factos destes ocorram no nosso futebol. São a prova-provada dos seus desequilíbrios e fragilidades.
A liga portuguesa já não é assim tão rica que ainda se possa dar ao luxo de dispensar clubes ex-campeões como o Boavista.

Quanto mais não seja, todos os portistas perdem a oportunidade de verem, todas as épocas, um jogo fora de portas, em que não teriam que despender muito dinheiro.

Delindro disse...

Espero que caiam rapidamente no distrital e por lá fiquem muitos anos. Se já gostava pouco deles, agora estas atitudes como o jogo da amizade ou abrirem-lhes o campo para treino quando já tudo estava combinado com o Nacional, obrigando os nacionalistas a irem para o Parque da Cidade ainda gosto menos deles. Quem se alia ao meu inimigo, leia-se slb, passa também a meu inimigo.

BlueZib disse...

Corrijam-me se estiver errado, mas o amigável com o benfica não fazia parte do acordo de transferência do Nelson?

Dragaopentacampeao disse...

Sou dos que não lamenta a sorte do Boavista, que desde sempre congregou na sua massa adepta os benfiquista da cidade do Porto e arredores.

Jamais me esquecerei do enorme choque que senti na primeira visita ao antigo Estádio do Bessa, por volta dos anos 70, quando verifiquei que as bandeiras dos clubes que disputavam o campeonato nacional eram um pequeno rectângulo e a bandeira dos lampiões um grande lençol!

Campeonato de amadores é o seu lugar natural.

Pedro disse...

Bem, há aqui sentimentos muito antagonicos.

Por um lado o Boavista é importantissimo na formação de centenas de jovens em várias modalidades, é uma força da cidade que perdeu em 10 anos um dominio futebolistico que parecia imparável.

Por outro lado as boas relações do Boavista com o SLB são algo escabroso. Mas de facto a raiz é histórica, sempre os moveu mais o ódio ao Porto que o amor ao Boavista.
Histórias de jogadores que vinham para o Porto e os sócios do Boavista quase matavam presidentes preferindo que fossem para o SLB a custo...zero. Histórias de palestras onde o único jogo do ano era a recepção ao FCP. Enfim, é a cultura deles.

E por tudo isto têm o que merecem, mas nem por isso aprendem.

Ps: Creio que o Braga junior tem uma costela portista, mas sei com muitas certezas que 90% da estrutura do Boavista é profudamente anti-fcp.

Anónimo disse...

Salgueiros, Boavista... Quanto mais em baixo melhor. Só quem nãoi conhece alguns dos escassíssimos adeptos de ambos os clubes é que chora com a despromoção de um deles, ou de ambos.
Sabiam que no hino do Salgueiros consta(va) a estrofe «Defender o meu Benfica»?
Por acaso sabiam que são raros os adeptos destes 2 clubes que não têm o "anti-FCP" por principal clube, o SLB ou Sporting por 2.º, e apenas o Boavista/Salgueiros como 3.º?
Recordam-se onde teve a origem a expressão, que deu o título à biografia de JNPC, "Largos dias têm cem anos"? O Major, os Lellos e a turba de Boavisteiros que inundou os órgãos da FPF, Liga e da AF do Porto queriam pura e simplesmente aniquilar, com a ajuda dos 2 grandes de Lisboa, o FCP do mapa desportivo?
Não faço a mínima ideia qual cor do Álvaro Braga Junior. Não me esqueço de Viena 1987. Mas também não mes esqueço de quem era o director do futebol do SLB nos saudosos anos Vale e Azevedo. Recuem no tempo, vão aos arquivos dos jornais e leiam as declarações anti-FCP proferidas por ABJ.
Porquê chorar o Boavista nas distritais?

Rodrigo Guedes Medeiros disse...

Subscrevo totalmente a tua opinião. Ainda há pouco tempo tive uma conversa com o meu sogro que, tal como o pai dele, é boavisteiro ferrenho, e disse-lhe exactamente o que tu aqui disseste. A verdade é que ele próprio reconheceu que é uma vergonha a forma como o Boavista se vendeu aos interesses de Lisboa. O problema está nas pessoas como o pai dele que, antes de serem boavisteiros, são anti-portistas primários e cujo ódio ao Dragão os impede de perceber que foram exactamente os da Luz que destruíram o seu querido Boavista. Tenho um grande amigo boavisteiro que me disse uma vez que deixou de ir ao Bessa porque começou a perceber que a maioria dos adeptos que se diziam boavisteiros só lá iam duas vezes por ano: uma, para apoiar o Benfica; a outra, para atacar o Porto. Quando um clube demonstra esta falta de carácter, o que é que se pode fazer?
Como portuense e tripeiro que sou, já fui ao Bessa apoiar o Boavista e tenho pena do que está a acontecer ao clube, mas não posso deixar de reconhecer, pela realidade que conheço, que a culpa desta situação é, única e exclusivamente, dos boavisteiros.

Pedro disse...

Hino do Salgueiros:
Salgueiros da tradição Tão velhinho e sempre novo Tu vives no coração Na alma do nosso povo

O teu passado de glória Sempre em nós está presente E a alegria da vitória Até faz cantar a gente

Coro
Salgueiros, meu Salgueiros Ontem hoje e sempre Tu serás o mais bairrista Salgueiros, meu Salgueiros Vive no peito da gente Sempre a alma salgueirista

III
A camisola encarnada Do meu velhinho Salgueiros Tem a tradição vincada No coração dos tripeiros Não há outro que te iguale nem com bairrismo mais forte Ser salgueirista afinal É ter alma do norte.

Ps: Fui sócio do Salgueiros 7 anos, e garanto que 50% dos sócios eram também sócios do Porto. É natural que um cluba da mesma cidade seja rival de um outro. Mas não misturo Salgueiros com boavista.

JOSE LIMA disse...

Não se esqueçam que o Boavista era o fornecedor de "mercadoria" (como dizia o senhor Major), do benfas.
Lembram-se por exemplo de Fernando Caiado, Moinhos, Isaías, João Pinto, Diamantino Miranda, Sanchez, Nuno Gomes, Petit, Nelo, Nelson, Jorge Ribeiro, etc?
Por isso são tão amigos...

Jorge Mota disse...

Nao sei o q e q o Salgueiros tem a ver como benfas..enfim..

Gosto do Salgueiros..nunca gostei do boavista

Qto ao junior..se e Portista n sei..quer dizer:acho q sim,mas pergunto:pq se meteu ele nakela salgalhada?Se vos dissesse o q se passou na administraçao dele acho q tinham 1 ataque..deixo 1 lamire:100 mil contos em dinheiro made in indonesia n1 saco de desporto..

Baaa..

John Aarson disse...

"Nao sei o q e q o Salgueiros tem a ver como benfas..enfim.."

O Salgueiros foi fundado por adeptos Benfiquistas. Daí a cor vermelha.

Jorge Mota disse...

"Nao sei o q e q o Salgueiros tem a ver como benfas..enfim.."

O Salgueiros foi fundado por adeptos Benfiquistas. Daí a cor vermelha.

Hmmm

Ok,mas ja devem ter morrido

José Correia disse...

18:44 - Futebol - Boavista
Boavista desiste da Taça de Portugal

O Boavista não vai comparecer ao jogo de domingo referente à Taça de Portugal pois não conseguiram chegaram a acordo com os jogadores credores do clube e, assim, tiveram de desistir da Taça.

in O JOGO, 26/08/2009

Delindro disse...

Está quase o regresso do boavista aos distritais. Agora já podem organizar amigáveis com o slb todos os dias para fazerem dinheiro.

Anónimo disse...

Eu por mim vou torcendo pelo dia em que poderei assistir aos grandes derbies Ramaldense - Boavista, Foz-Boavista e Pasteleira-Boavista.

Recuso-me a verter lágrimas de crocodio (ou de outro género) por estes tipos.