segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Queridos inimigos

Por Hugo Mocc

"Que o meu inimigo seja bravo e forte, pois se eu for derrotado não sentirei vergonha."
Provérbio das Tribos Nativas Norte-Americanas


Tinha comentado há uns tempos, em resposta a um post aqui no RP, que sou favorável a que os rivais do FC Porto sejam cada vez mais fortes. Por mim quero que Benfica, Sporting e demais clubes sejam cada vez mais fortes e difíceis de bater. Quero que contratem melhores jogadores e treinadores e quero que dêem luta até ao fim no campeonato, na taça e nas provas europeias. Fico contente de ver jogadores de qualidade como Saviola ou Izmailov a jogar no campeonato português, assim como fico despontado ao ver jogadores como o Wesley ou Nênê saírem para outros campeonatos, tão bons ou piores que o nosso.

Sei que muitos aqui discordam desta opinião pois ainda se lembram bem das décadas em que o FC Porto era sistematicamente espezinhado pelos "barões" da 2ª Circular e pelos poderes centralistas da "capital". E até compreendo o sentimento, até porque é um sentimento recíproco aos "3 grandes" do futebol português.

Infelizmente, sinto que é um sentimento contra-producente, que pouco ou nada contribui para a nossa melhoria enquanto clube / equipa de futebol. Quando muito, ver os adversários a serem humilhados constantemente na Europa (e em casa) dá-nos aquela alegria maliciosa de poder gozar com os colegas na escola e no trabalho, e só demonstra o "fosso" do futebol português para os maiores campeonatos europeus, mas não nos faz a nós melhores enquanto equipa / clube.


Já dizia Sir Alex Ferguson há duas ou três épocas atrás que o "FC Porto compra títulos no supermercado" aludindo à clara superioridade dos Dragões nas competições domésticas. É esta a imagem que queremos para o nosso Porto? De uma equipa que passeia pelo campeonato e costuma encomendar as faixas na segunda quinzena de Janeiro? Por muito que nos massage o ego portista, não ter adversários à altura nas competições domésticas faz com que nos tornemos complacentes e macios. Em quantos jogos durante a época vemos a equipa toda a "comer a relva"?

Existe uma vantagem na nossa superioridade, a de podermos gerir melhor o plantel entre as competições nacionais e europeias. Mas isso a mim não me consola: prefiro ver o Porto empatar ou mesmo perder um jogo em que jogando bem foi batido por um adversário que jogou melhor, do que andar para aí a"bater em mortos" ao fim-de-semana para depois tentar fazer boa figura à Terça ou à Quarta. Assim nunca poderemos ser tão competitivos quanto os melhores clubes europeus.

A Liga portuguesa é uma liga pouco competitiva. Invariavelmente (salvo raras excepções) um dos "3 grandes" vence o campeonato, enquanto que os outros 13 a 15 clubes servem para efeito decorativo. Esta analogia aplica-se na mesma medida aos últimos anos de domínio Portista: Benfica e Sporting têm sido meros adereços das conquistas Azuis-e-Brancas os últimos 20 anos do futebol português, sendo que ultimamente até recorrem (ridiculamente, diga-se) a expedientes de secretaria para recuperar aquilo que perderam em campo.

Em contra-ponto basta atentar para o exemplo da Bundesliga na Alemanha, onde nas últimas jornadas do campeonato 2008-09 havia seis equipas candidatas ao título. Não me admira que tenham os estádios cheios e maiores receitas televisivas por clube do que quase a totalidade da primeira liga portuguesa.

Dada a diferença de qualidade entre o Porto e os demais clubes portugueses, é lógica que seja praticamente essa a diferença que nos separa dos demais gigantes europeus.

Com tanto domínio interno do FêCêPê nestes últimos 20 anos, parece-me incrível como é que apenas 2 ou 3 vezes tenhamos atingido as meias-finais da competição europeia em que estamos envolvidos. Compreende-se, porque é um domínio baseado numa competição doméstica em que os adversários nos são sistematicamente inferiores. O que me parece um tanto ou quanto irrealista é querer fazer um brilharete na Europa quando em casa podemos andar "podres" que ainda assim seremos candidatos ao título (vide época 2004-05).

Sei que não é nossa culpa que os outros sejam regularmente piores que nós, tal como é natural que queiramos ser sempre melhores que todos eles. Mas para sermos verdadeiramente melhores, temos que esperar que eles estejam também à altura do desafio: mais, temos que desejar que eles sejam tão bons (ou mesmo melhores?) como nós, pois correr contra nós próprios é um bocado aborrecido e desmotivante.

A única forma de evitar que o futebol português - e por arrasto o FC Porto - perca a pouca força e importância que ainda vai tendo é torna-lo verdadeiramente competitivo. Não só sairemos beneficiados em termos desportivos como em termos económicos, pois competições onde existe emoção e qualidade atraem muito mais espectadores e adeptos, assim como melhores praticantes e patrocínios.


Para mim a equação é simples: Melhor SLB + Melhor SCP + Melhores Braga, Nacional, Marítimo, Guimarães, Setúbal, Académica, Leixões, Belenenses, etc. = Muito Melhor FC Porto!

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Hugo a elaboração de mais este excelente (e polémico) artigo.

Fotos (clique para as ampliar): Chefe Índio Sioux, Olhares

17 comentários:

Nuno Nunes disse...

Obrigado Hugo por mais um excelente artigo.

Quanto ao raciocínio que lhe está subjacente, vejo as coisas de uma forma diferente: o futebol português é débil e tem sido apenas com a combinação de factores muito raros que temos conseguido títulos na Europa (e.g fenómenos Bella Gutman no slb dos anos 60, Pedroto / Artur Jorge na década de 80 e Mourinho no início deste século). Esses fenómenos pontuais combinam grandes treinadores que conseguem formar grandes equipas e jogadores de excepção. Acredito que com o élan comprador de craques do actual FC Porto poderá nos próximos anos surgir um treinador que nos volte a dar a oportunidade de conquistar mais um título europeu.

Normalmente a maior competitividade vive-se nos campeonatos com maior capacidade financeira. O futebol italiano está a atravessar um mau momento, o futebol inglês continua no topo do futebol mundial e o futebol espanhol vive dias de glória graças à Selecção e ao Barça que tem um futebol simplesmente espectacular.

João Ribas disse...

Partilho a mesma ambição deste Artigo. Costumo dizer que gostaria de ver no Benfica tudo o que eles quisessem. Tipo, por mim o Treinador deles seria o Mourinho!

Sinceramente,quanto menos desculpas eu tiver de ouvir, melhor fico e mais à vista (dos nossos Rivais) ficará aquilo que eles tanto tempo denegrir - a clara superioridade do FC PORTO!

Por fim, lembro que é muito difícil conquistar toda esta Superioridade, mas muito mais difícil é conseguir mantê-la. Da nossa parte, já a mantemos à muitos anos e, muito honestamente, adivinha-se que ainda será maior...
É um prazer enorme sentir tudo isto, vendo os nossos rivais a tentarem tudo, e de todas as formas, para inverterem a situação, mas sempre em vão... O Buraco é cada vez maior! :D

Paulo Marques disse...

É claro que dessa perspectiva parece tudo dourado. Mas os nossos adversários não jogam com as mesmas armas que nós, dentro e fora de campo, o que me torna um bocado indiferente às suas vontades.
Para mais, as nossas prestações europeias têm muito mais a ver com a falta de dinheiro e à escassez de craques num país minúsculo, sem grande cultura desportiva de formação adequada quer dos atletas quer dos treinadores, algo que tem vindo a mudar mas está longe do aceitável.

dragao vila pouca disse...

Pegar na frase de Ferguson para dizer que o F.C.Porto só ganha porque a Liga é fraca e que se fosse mais forte, teríamos mais hipóteses nas provas europeias, para mim não faz sentido nenhum.
Países como o nosso, a Holanda, a Bélgica, nunca poderão competir com, já não digo, os grandes tubarões da Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra e até França - como se viu esta época -, mas com equipas médias desses países.

Mesmo com todas as limitações o F.C.Porto venceu a taça Uefa e a C.League, com esta Liga, o que demonstra a sua capacidade e a sua competência e é pela capacidade e pela competência, que tem dominado o futebol português, mesmo com armas desiguais - como é que um clube que só vende um jogador em três anos, investe mais de 85 milhões de euros?

Cumprimentos

Unknown disse...

Estou-me literalmente cagando para se os outros dao mt ou pouca luta, eu quero é chegar ao fim do campeonato e ver o F.C.Porto campeão, td o resto nao passa de conversa da treta.

Unknown disse...

O autor deste artigo nao deve primar pela inteligência. Enquanto o F.C.Porto for sistematicamente campeão vai continuar a bater-se com as melhores equipas europeias, logo vai-se tornar mais competitivo, ao contrario dos clubes da 2º circular k não saiem da cepa torta por não saberem o k é competição a serio. Ganham um jogo a uma equipa medíocre como os Poltavas e já se julgam os maiores. No plano interno a nossa liga sempre foi e sempre será uma miséria, quem quer competição a serio tem k estar sistematicamente na liga dos milhoes. MAI NADA!

Pedro disse...

"Em contra-ponto basta atentar para o exemplo da Bundesliga na Alemanha, onde nas últimas jornadas do campeonato 2008-09 havia seis equipas candidatas ao título."

- É aqui que o post perde a sua lógica. O exemplo Alemão significa qualidade? Claro que não. Basta ver o campeão... uma equipa pouco mais que vulgar que suspeito vai ser já eliminada na Champions. Alguém se lembra do Shalke ou do Hamburgo com quem o FCP jogou? Fraquinhos.

A verdade é que é fácil confundir equilibrio pontual com qualidade. Racionalizar o futebol exige que se analisem planteis, treinadores, estabilidade, modelos de jogo, condição fisica etc.

A outra falha lógica é que o FCP foi Campeão Europeu tendo nenhuma concorrência em Portugal, e há dezenas de exemplos por essa Europa fora. O grande Bayern passeou durante anos sem concorrência interna e ganhou na Europa, o Anderlecht ganhou na Europa com zero concorrência interna, o Ajax passeou anos na Holanda. E o que dizer do Milan de Sacchi que durante 3 anos perdeu apenas 3 jogos na liga italiana numa fase em que Inter, Roma, Lazio penavam pelo meio da tabela.

Para além da lógica desejar um SLB forte é para mim algo de outro planeta. A força do FCP faz-se com a competência e o espirito de ganhar, não desejando o bem de instituições que nos desejam a morte.

Hoje em dia vale o dinheiro para fazer grandes equipas, e para ter dinheiro é preciso ganhar internamente e chegar á champions. De facto perder jogos e ficar satisfeito porque os outros são melhores é grande consolo.. mas para um adepto do Sporting, não do Porto.

Não me parece um excelente artigo, parece-me mais um pedaço de elitismo desportivo, sem fundamentos, sem factos e sem qualidade retórica.

Mário Faria disse...

Na 1ª Taça dos Campeões Europeus que vencemos, foi o SLB que foi campeão nacional e vencedor da Taça. Nesse ano fomos eliminados da taça pelo SCP, nas Antas, num jogo muito controverso, dentro e fora das quatro linhas, com pancadaria, assalto da polícia e alguns tiros que rondaram a casa onde assisti à cena toda .
Quando vencemos a CL com Mourinho fomos campeões nacionais e perdemos a taça para o SLB. Em ambos os casos, a nossa vitória nada teve a ver com a maior ou menor competitividade interna : teve a ver apenas com o mérito do FCP e com a sorte que não nos desamparou.
O futebol segue a sorte (ou o azar) do que acontece noutros mercados. Quem tem o ouro dita as regras, e o futebol não é excepção. O FCP tem ganho contra o país, o que exige um enorme esforço. O SLB conta com o país e o apoio de todas as instituições que possam ter directa ou indirectamente influência no desempenho desportivo. O SLB tem tendência hegemónicas, muito perigosas para a concorrência já que está inserido num país pequeno, centralista e com uma comunicação social que faz mais propaganda do que informa.
O SLB ainda que com fracos resultados desportivos é um clube muito forte. Não precisamos que seja mais forte que no passado porque as suas fragilidades não raramente são transformadas em força. É levado ao colo, temido e se levou já sete do Celta, também, não há muito tempo passou aos quartos na CL. O SLB não é melhor porque tem uma fome insaciável, quer comer tudo e tem uma ganância ilimitada que lhe retira toda a lucidez. Pessoalmente, estou-me a marimbar para que o SLB e o SCP estejam mais fortes. Quanto piores, melhor para nós : podemos treinar na competição interna para estarmos em grande na CL. Ainda assim, acho que não somos muito superiores : basta atentar nos resultados e nas grandes dificuldades nos duelos entre o FCP e os nosso mais directos competidores. O bem no futebol é muito escasso e a competição é uma guerra, “civilizada” como convém, mas cheia de danos colaterais, e com uma CS embedded pronta a esconder e a mostrar o jogo sujo, conforme o interesse da força dominante. Estar na CL é fundamental para uma equipa com a estrutura do FCP que vive das mais valias que transacciona todas as épocas. Um SLB muito forte, acarretará muito mais problemas que oportunidades ao FCP. Essa do progresso pela competitividade será sempre conseguida se continuarmos na CL, onde a competição é mais atractiva e positiva, porque se preza bastante mais o jogo que o anti-jogo predominante em Portugal. Cá é para ganhar e treinar para jogar bem melhor do que vimos fazendo. Na CL é para competir ao nível mais elevado o que atrai e entusiasma os artistas. A CL é a montra, o campeonato a pasmaceira onde se joga pouco, mas se luta muito, porque os clubes mais pequenos recorrem a tudo para dar o máximo quando jogam com os grandes. E por aí, também vem um acréscimo de competitividade, quantas vezes inesperado, ou se calhar talvez não.
O nosso futebol não vai ser mais forte internamente porque não há condições para tal. Diria até que o futebol, apesar de tudo, está num patamar bem superior ao que consegue noutras actividades. A tendência será seguir os destinos do país, o que já está a acontecer na selecção nacional. Porque havemos de ser diferentes da Holanda e da Bélgica ?
Preocupa-me o FCP e é o máximo que posso e consigo fazer nesta fase do campeonato. A minha bondade já teve melhores momentos e confesso que estou um pouco egoísta desportivamente. Estou-me a marimbar para o SLB e o SCP, embora esteja de acordo que são essenciais para o campeonato nacional. O que não acho é que precisem de ser melhores. Para pior está bem, está bem, para melhor já basta assim.

Unknown disse...

Qt menos uma equipa tiver k se desgastar no plano interno, melhor se apresenta nos grandes jogos da liga dos campeões.

Basta pegarem nos exemplos dos ultimos campeões europeus.

2008-09 –Barça: O campeonato foi um passeio, isso permitiu ao Guardiola gerir o plantel e fazer uma serie de poupanças com o pensamento nos jogos da liga dos campeões, o que lhe custou mesmo alguns dissabores, mas nada de preocupante face ah fraca oposição interna k encontrou. 9 pontos de avanço sobre o 2º classificado k se quisessem seriam mts mais...

2007/08 – Talvez a unica excepção. O auge do futebol inglês k culminou com uma final entre Chelsea e Man Utd. Na época em k o Mourinho foi despedido do Chelsea a maior estabilidade directiva e técnica da equipa do utd foi fundamental para o exito final no plano interno e externo.

2006-07- Milan campeão europeu depois de ter obtido um 4º lugar na liga Italiana. Ficou a 36 pontos do líder. Cagou no campeonato dedicou.se ah champions.

2005-06- Barça – Fraca oposição interna, mais uma vez, 12 pontos de avanço sobre o Real.

2004-05 – Liverpool – Apostaram td na champions, epoca miseravel no plano interno, 5º lugar na liga inglesa, atrás do Everton imagine-se lol.
E só participaram na edição seguinte da champions pq a uefa com a sua habitual tendência de beneficiar os mais ricos e poderosos, não cumpriu os regulamentos que na altura estavam em vigor.

2003-04 F.c.porto. Campeonato ganho com uma perna as costas, o Mourinho fez a gestão do plantel como quíz e mt bem entendeu para se apresentar o mais forte possivel na champions, ja k no plano interno eramos reis e senhores, foi um passeio.
Podia dar mts mais exemplos mas nunca mais saia daqui, da proxima pensem 2 vezes antes de escrever tantos disparates. Desde já o meu obrigado.

José Correia disse...

Percebo a lógica do artigo do Hugo, mas discordo.

Na minha opinião o que faz falta ao campeonato português é haver mais equipas do nível que o Braga tem tido nos últimos anos, ou que o Boavista teve no final da década de 90 e início deste século, e com experiência continuada de participação em provas europeias.

O problema do campeonato português não é a menor valia do SLB ou do Sporting. O problema é haver equipas como o E. Amadora da época passada, ou o Setúbal que iniciou esta época sem ter jogadores e que andou semanas a "treinar" com os jogadores a chegarem a conta gotas. Ainda hoje, em que fez o terceiro jogo para o campeonato e foi goleado por 8-1 no estádio da Luz, chegaram mais três ou quatro...

José Correia disse...

«É um resultado extremamente negativo, mas não devemos esquecer que esta é uma equipa que está em construção. Alguns jogadores até tiraram fotos, o que prova a ingenuidade e a experiência de alguns deles. Foi a primeira vez que pisaram um palco assim, e que defrontaram uma equipa desta dimensão. (...)
Chegaram agora mais cinco ou seis jogadores que vão ser fundamentais. (...)
A esta equipa do Vitória não se pode exigir muito mais»
Carlos Azenha, treinador do V. Setúbal, a "explicar" os 8-1 da Luz.

Isto sim, reflecte claramente um dos principais problemas do campeonato português.

Miguel Magalhães disse...

Percebo a lógica do post mas creio que o problema não é o Benfica e o Sporting mas sim a maioria das outras 13 equipas não ter qualidade. O exemplo disso é a péssima prestação de todas na Europa pois salvo raras excepções não passam da primeira eliminatória.
E por mim adoraria ver um Benfica de sonho a jogar na Liga Vitalis...

Pedro disse...

A prestação do Setubal... enfim. O pior de tudo foi ver ali 3/4 jogadores que na minha equipa de bairro eram suplentes. De facto há empresários milagrosos para colocarem jogadores daqueles na 1ª Liga.

Azulantas disse...

BIBOFCP disse...

"(...) Enquanto o F.C.Porto for sistematicamente campeão vai continuar a bater-se com as melhores equipas europeias, logo vai-se tornar mais competitivo, ao contrario dos clubes da 2º circular k não saiem da cepa torta por não saberem o k é competição a serio..."

"(...) No plano interno a nossa liga sempre foi e sempre será uma miséria..."

"(...) Qt menos uma equipa tiver k se desgastar no plano interno, melhor se apresenta nos grandes jogos da liga dos campeões. Basta pegarem nos exemplos dos ultimos campeões europeus."

"O autor deste artigo nao deve primar pela inteligência."


Caro Bibó Porto,
Desde já agradeço toda a atenção dada ao meu "pouco inteligente" artigo.

La Palisse não diria melhor em relaçao ao facto de o Porto se bater sistematicamente com os melhores da europa porque é sistematicamente campeão.

A questão do desgaste interno é interessante e válida para clubes como o Porto não porque é cansativo jogar ao Sábado e à Quarta, mas porque enquanto clube/SAD não temos a estrutura financeira para suportar essas exigências (maior e melhor plantel).

Em relação aos últimos campeões europeus lembro que nos últimos 5 anos apenas em 2005/06 houve menos de 2 semi-finalistas ingleses.

Dos exemplos que o BibóPorto deu, apenas em 2005/06 e 08/09 ganhou claramente a melhor equipa (Barcelona) não inglesa, tendo superado em ambas as ocasiões o Chelsea em eliminatórias (q/f e s-f) bastante renhidas. Todos os outros anos os ingleses do Liverpool só não venceram ao Milan
naquela final milagrosa em que os italianos viraram o resultado de 3-0 para 3-3.

Obrigado por ler os meus disparates.

Abraços.

Azulantas disse...

Pedro disse...

" (...) O exemplo Alemão significa qualidade? Claro que não. Basta ver o campeão... uma equipa pouco mais que vulgar que suspeito vai ser já eliminada na Champions (...)

Resposta: A tal equipa vulgar - Wolfsburg - é tudo menos vulgar e superiorizou-se aos tradicionais grandes na Alemanha - Bayern, Shalke, Estugarda. E se são tão fracos assim porque é que no confronto directo com alemães perdemos mais jogos do que ganhamos?



"A verdade é que é fácil confundir equilibrio pontual com qualidade. Racionalizar o futebol exige que se analisem planteis, treinadores, estabilidade, modelos de jogo, condição fisica etc.

Resposta: Concordo em absoluto.

"

A outra falha lógica é que o FCP foi Campeão Europeu tendo nenhuma concorrência em Portugal, e há dezenas de exemplos por essa Europa fora(...).

Resposta: Como refiro acima em resposta ao post do BibóPorto, o futebol europeu evoluiu muito nos últimos anos com o advento da Liga dos Campeões e nos ultimos 5 anos a participação de clubes ingleses nas meias finais da prova é em média superior a 50%. Isto para mim revela melhor a força de um campeonato mais competitivo.



" Para além da lógica desejar um SLB forte é para mim algo de outro planeta. A força do FCP faz-se com a competência e o espirito de ganhar, não desejando o bem de instituições que nos desejam a morte."

Resposta: Compreendo o sentimento, mas friamente prefiro mais competitividade no nosso campeonato que desejo obviamente que o FC Porto continue a ganhar e a demonstrar porque é melhor. O ultimo campeonato que não ganhamos foi uma farsa que espero não se repita por muitos anos.



"(...) De facto perder jogos e ficar satisfeito porque os outros são melhores é grande consolo... mas para um adepto do Sporting, não do Porto.

 Não me parece um excelente artigo, parece-me mais um pedaço de elitismo desportivo, sem fundamentos, sem factos e sem qualidade retórica."

Resposta: Não fico satisfeito por perder jogos. Nunca fiquei. Fico extremamente irritado quando o vejo o Porto a jogar contra adversários sem qualidade, especialmente quando perdemos contra esses adversários.

De resto, factos e fundamentos no futebol, como em tudo, são sempre sujeitos à interpretação subjectiva de cada um. Esta é a minha, sem a minima intenção elitista, apenas a minha visão sobre esta questão. Quanto à pobreza da retórica peço desculpa. Tentarei melhorar no futuro.

Obrigado.

Azulantas disse...

Mário Faria disse...
" (...) 
O futebol segue a sorte (ou o azar) do que acontece noutros mercados. Quem tem o ouro dita as regras, e o futebol não é excepção."

"O FCP tem ganho contra o país, o que exige um enorme esforço. O SLB conta com o país e o apoio de todas as instituições que possam ter directa ou indirectamente influência no desempenho desportivo."

"(...) Um SLB muito forte, acarretará muito mais problemas que oportunidades ao FCP. Essa do progresso pela competitividade será sempre conseguida se continuarmos na CL, onde a competição é mais atractiva e positiva, porque se preza bastante mais o jogo que o anti-jogo predominante em Portugal."

"(...) O nosso futebol não vai ser mais forte internamente porque não há condições para tal. Diria até que o futebol, apesar de tudo, está num patamar bem superior ao que consegue noutras actividades. A tendência será seguir os destinos do país, o que já está a acontecer na selecção nacional. Porque havemos de ser diferentes da Holanda e da Bélgica?"

Caro Mário,

O que escrevi não é acerca do Benfica, é acerca do Porto, embora perceba que ao mencionar o Benfica estou a mexer numa ferida profunda. Aliás acho refiro isso no post.

Eu penso que o futebol deve ser um motivo de alegria e não de inimizade, mas percebo porque nem todos pensam como eu. Especialmente porque cada vez mais, e como o Mário diz, é uma questão de "ouro" e de quem o tem.

Adversários fortes deveriam fazer de nós mais fortes. Se isso não acontece, diz a teoria da evolução que acabaremos por sucumbir.

A ideia de que o futebol português é fraco e será sempre fraco é uma perpectiva fatalista da qual não partilho. Eu penso que tudo o que está mal pode mudar para melhor se houver vontade.

Por exemplo se os clubes portugueses encontrassem uma plataforma de entendimento para vender os direitos televisivos em conjunto teriam decerto uma posição negocial mais forte e potencialmente melhores proveitos.

Eu considero o futebol portugês um bom produto mal vendido e mal explorado, desde o aspecto técnico (treinadores e equipas a jogar para o pontinho) ao aspecto financeiro (equipas sem dinheiro a competir com salários em atraso).

Tudo isto são coisas que podem mudar com trabalho e competência.

Azulantas disse...

José Correia disse...

"(...) 

Na minha opinião o que faz falta ao campeonato português é haver mais equipas do nível que o Braga tem tido nos últimos anos, ou que o Boavista teve no final da década de 90 e início deste século, e com experiência continuada de participação em provas europeias. (...)"

Miguel Magalhães disse...

Percebo a lógica do post mas creio que o problema não é o Benfica e o Sporting mas sim a maioria das outras 13 equipas não ter qualidade. O exemplo disso é a péssima prestação de todas na Europa pois salvo raras excepções não passam da primeira eliminatória.(...)"

Concordo em absoluto.

Aliás este post não é sobre o slb ou o scp, mas sobre o potencial do FC Porto com uma competição interna mais aguçada e sobre o futuro do futebol em Portugal.