domingo, 30 de agosto de 2009

Os senhores que se seguem

Atitude demolidora é a melhor receita para sacudir pressões, maus presságios e superstições e foi deste modo que, num terreno habitualmente difícil, o FC Porto arrancou para a vitória frente à Naval. Num início de jogo muito interessante para início de época, os portistas instalaram-se no meio campo da Naval desde o primeiro minuto e revelaram boas combinações, em especial os novos Álvaro, Varela, Falcao e Belluschi.

Foi assim que, com apenas 8 minutos volvidos, o FC Porto colheu frutos de uma mão cheia de boas jogadas de passes rápidos. Arrancada pela esquerda de Varela servido por Álvaro, centro para Mariano que domina e deixa o golo para Falcao. Uma jogada que começou no colombiano que demonstrou por diversas vezes cumprir o papel do avançado que joga e faz jogar. O Porto continuou com o pé no acelerador mas perdeu rapidamente o gás por volta dos 25 minutos quando a Naval resolveu subir no terreno. O meio campo encolheu-se, Fernando juntou-se aos centrais e o FC Porto não conseguiu voltar a tomar contar do adversário. O Naval manteve o seu jogo, procurando impor-se aos tetracampeões e chegou, por duas vezes, a criar perigo perto do intervalo.

Na segunda parte, o FC Porto não surgiu com a força do início da partida, mas controlou completamente o jogo, procurando aumentar a vantagem. Varela e Falcao continuaram a ser os melhores em campo, com Fucile também a apresentar-se bem apoiando o ataque. Mariano continua com o síndrome "Setembro-Março" em que joga apagado com raros rasgos de futebol. Meireles continua em má forma, muito discreto, comentendo vários erros, mas menos que nos jogos anteriores, mostrando também algumas melhorias físicas. Mas foram os dois "reforços" que haveriam de dilatar o marcador numa bela jogada à avançado (mais uma) de Falcao, concluída com muita classe por Varela.

Jesualdo fez entrar Rodriguez e Farias por Mariano e Falcao e minutos depois, uma discreta Naval haveria de chegar ao golo num lance de algum relaxamento portista. Mas como tinha entrando Farias, este rapidamente fez o habitual gosto ao pé numa jogada confusa na pequena área e colocou um ponto final no parágrafo já concluído à muito.

Vitória justíssima e com muito mérito de uma equipa que se espera que mantenha o nível exibicional dos primeiros 20 minutos e a capacidade de marcar da segunda parte. Excelentes sinais dos reforços Varela e Falcao. Belluschi manteve-se mais apagado, talvez com dificuldades num campo mais reduzido - logo mais congestionado - mas sem deixar de relevar excelente capacidade de passe. Alguns jogadores ainda precisam de melhorar, em especial Rolando, Meireles e Fernando. Sapunaru regressou à competição após longa paragem. Advinha-se luta renhida de Silvestre Varela e Crístian Rodriguez pela vaga a deixar pelo mediano Mariano. Mas sem dúvida que com 3 jornadas volvidas, Varela e Falcao são os senhores que se seguem na nação portista.

9 comentários:

Azulantas disse...

Concordo com o geral do post. Penso que ainda há muito trabalho a fazer na integração de A.Pereira e Belluschi, visto que o lateral tem imensas dificuldades a defender e o médio não está a fazer as transições rápidas como se pretende.

Meireles andou perdido entre fazer de "Lucho" e de "Fernando" quando o trinco se colou aos centrais na meia hora final da primeira parte.

Rodriguez está aos poucos a ganhar ritmo e entrosamento. Espero que a deslocação à Colômbia não provoque retrocessos na sua recuperação.

Falcao: Tantas dúvidas sobre o seu real valor. Ontem, frente à modesta Naval, Falcao marcou e deu a marcar. Ainda na primeira parte falhou um golo que poderia ter sido de belo efeito (pontapé moinho) por duvidar se estava fora de jogo ou não. Por mim estão desfeitas as dúvidas.

Por fim, Varela: Um belissímo jogo deste jovem. Cada vez que joga mais agarra um lugar no 11 e faz por merecê-lo. Ontem correu o campo todo, assistiu os companheiros - precisa de melhorar os cruzamentos - e marcou um excelente golo. Bravo!

Nelson Carvalho disse...

Tal como no jogo com o Nacional, voltei a apreciar a forma positiva como o Porto entrou em jogo. Desta vez ainda foi melhor, porque aproveitamos o élan positivo para marcar.

Não apreciei tanto foi o baixar de guarda da equipa depois de se colocar em vantagem. Do minuto 20 ate ao intervalo, jogamos de forma muito passiva e demasiado macia, que apenas não teve consequências porque a Naval não dá para mais.

Valeu que a equipa entrou mais determinada na 2ª parte. Resolveu o jogo de forma célere, e nem a infelicidade do auto-golo pôs a nossa vitoria em causa.

Os destaques vão inteirinhos para o Falcao e o Varela. Estão a ter um inicio de época excelente e estão integrar-se muito bem na equipa. Mas não posso ainda dizer que são certezas deste plantel. Isso requer uma apreciação mais ponderada.

Ontem não apreciei a forma como o Alvaro Pereira jogou no capitulo defensivo. Algumas faltas desnecessárias à entrada da area e muito espaço concedido nos cruzamentos. O golo da Naval nasceu por o Marinho estar liberto no flanco esquerdo para cruzar.

Será que com o regresso do Hulk, o Jesualdo vai ter coragem para pôr o Mariano no banco? ;)

John Aarson disse...

Concordo com a totalidade do post. Desta vez até a parte do mariano, com um senão: ele voltou a ser importante na vitória: fez a assistência para o primeiro golo. Mesmo um mariano apagado, continua a ter preponderância. Imaginem um Mariano a fazer um bom jogo. ;)
Mas admito que, juntamente com o Belluschi e o Hélton (mais pelo que fez mal do que pelo que não fez), foram os elementos menos do FCP. De resto, acho algo incompreensível a atitude após o primeiro golo e espero que não se volte a repetir. De resto parabéns a toda a equipa e vamos lá em direcção a uma Liga sem derrotas!

dragao vila pouca disse...

Se na semana passada gostei, ontem não gostei nada...ou melhor, gostei dos primeiros dez minutos, gostei do Varela e de alguns lampejos, na segunda-parte. No entanto e ao contrário do jogo frente ao Nacional, estavam reunidas as condições para fazermos um bom jogo: marcamos cedo, dominavamos, controlavamos a partida e jogavamos bem, só que, depois do 1-0, relaxamos, baixamos o ritmo, deixamos de jogar e a Naval cresceu, acreditou e não merecia ter ido para o intervalo a perder. Na segunda-parte, principalmente, depois da saída de Mariano, aconteceram os tais lampejos, fizemos o 2-0, controlamos, mas sofremos um golo que não estava nos planos. Valeu o 3-1 logo a seguir, para não termos sofrimento até ao fim.

Depois do que se viu ontem, podemos concluir, que a boa exibição frente ao Nacional, durante praticamente todo o tempo, só aconteceu porque o golo tardou e tivemos de fazer pela vida?
Se o golo frente aos insulares tem entrado mais cedo, ou se o Nacional não ficasse reduzido a nove jogadores, iamos ter a mesma atitude de recuar e deixar de jogar, à espera dos contra -ataques - perdão, das transições rápidas?

Não entendo, sinceramente...
Pensei que já estava mentalizado para este futebol, mas o jogo de ontem mostrou-me que não estou.

Um abraço

José Correia disse...

O mais negativo:
- as mãos de manteiga de Helton;
- as dificuldades defensivas reveladas por Álvaro Pereira;
- a exibição cinzenta de Mariano.

José Correia disse...

O mais positivo:
- Falcao (este é dos que não engana);
- Varela (surpreendente a rapidez com que se integrou);
- a capacidade da equipa neste início de época, sem poder contar com 5 titulares da época passada (Cissokho, Lucho, Lisandro, Rodriguez e Hulk).

João Nogueira disse...

Não fazendo um jogo do outro mundo, longe disso, o Porto jogou relativamente bem...Continua a ser muito cedo para fazar análises detalhadas, contudo, existem aspectos que me fazem estar optimista...Alvaro Pereira é o paradoxo disso...não jogou defensivamente bem, mas sinto que temos um jogador que tem muito para crescer...no primeiro golo foi fundamentel...o passe para Varela foi excelente...é rápido e cruza bem...é o jogador perfeito para Jesualdo potencializar. Varela tem-me surpreendido, tem estado sempre bem e parece-me que vai ser muito útil este ano. Partindo do princípio que o ataque está entregue ao tridente, Hulk, Rodriguez e Falcao, julgo que Varela vai ser um suplente importante para o desgaste dos adversários.
Não me parece que tenhamos um onze mais forte que o da temporada passada, mas penso que temos um plantel mais equilibrado, com um banco que pode dar muitos pontos..
Ah...e temos HULK

Jorge disse...

O jogo é mais facilmente descrito com uma onomatopeia: zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.
Bons primeiros 15/20 minutos e depois de algumas displicências Heltonianas (e não só) e o proverbial auto-golo, acabou por ser uma vitória fácil, como deveriam ser todas as vitórias frente a equipas como a Naval 1º Maio, claramente abaixo de qualquer nível de exigência para o primeiro campeonato de Portugal.

Mário Faria disse...

Mas os melhores foram os novos. Que raio se passa naquele meio campo : Fernando raramente se chega à frente, Meireles está sem fulgor e Beluschi parece metido num colete de forças de que não se consegue livrar, e defende pouco. Como Mariano, tirando o passe para o golo, nada mais fez de relevante, obviamente permitimos que o adversário tivesse a bola tempo de mais e frequentemente muito perto da nossa área.
Os centrais estão menos certos nos movimentos e Fucille continua irreconhecível, salvo na entrega ao jogo.
Não consigo entender que o meio campo, sendo o sector que mais tem sido reforçado, tenha tão fraco rendimento, e que Tomás Costa, Valeri, Guarin e Prediger não pareçam ser alternativas consistentes para JF, para usar já.
Tendo em conta que dos 22 jogadores de campo que temos no plantel, Orlando Sá e Miguel Lopes são cartas fora do baralho por motivos diferentes, que Rodriguez até impressiona como se cansa só com alguns minutos de jogo, diria que o FCP tem um plantel escasso e aparentemente sem qualidade de alternativas para as múltiplas provas em que está inserido. E isso preocupa-me.