
«Lançado em velocidade na perseguição da bola, já próximo da linha de baliza dos visitados, tendo um adversário pela frente, Hulk, em gesto comumente considerado de "tesoura", projectou-se com ambos os pés ladeando o atleta pacense e, sem neste tocar, com o esquerdo conseguiu jogar o esférico não evitando, no entanto, que o mesmo saísse do terreno pela linha de cabeceira. Sabedor que o portista já tinha sido advertido com cartão amarelo, o atleta da casa teatralizou a queda simulando ter sido atingido e derrubado pelo poço de força azul e branco, deixando-se cair no solo contorcendo-se com dores. Porque compreensivelmente atrasado relativamente à jogada, o árbitro entendeu como passível de comportamento antidesportivo a atitude do jogador portista exibindo-lhe pela segunda vez o cartão amarelo e correspondente cartão vermelho. Errou. Hulk não havia feito fosse o que fosse que justificasse intervenção do árbitro senão para assinalar pontapé de baliza.»
Para além deste caso, na opinião de Jorge Coroado os maiores erros 1ª jornada foram a grande penalidade favorável ao FC Porto cometida por Filipe Anunciação aos 51', que não foi assinalada, e as não expulsões de Aimar e David Luiz no Benfica x Marítimo.
Sobre o jogo da Luz, Coroado escreveu:
«David Luiz mais parecia ter carta-branca para fazer o que bem lhe apetecesse (...). O defesa central encarnado deu uma cotovelada, entrou de pés na frente, rasteirou e derrubou como lhe apeteceu e não foi sancionado. Aimar teve conduta violenta e passou impune.»
As apreciações de Jorge Coroado feitas em O JOGO podem ser lidas aqui.
9 comentários:
Nós sabemos que o nosso fado é jogar sempre contra 15 e não 11... (11 +juízes de linha+árbitro+comunicação social)!
«O Benfica-Marítimo foi o que mais deu que falar, pondo-se em causa a actuação de Artur Soares Dias. Como e porquê? Confesso não perceber. E explico. Passíveis de expulsão: David Luiz (cotovelada na cara de Briguel), Cardozo (quando foi advertido e, depois, quando simulou penalty) e Aimar (pé em riste no pé de Miguelito que chutava). Sobre as queixas: Fernando não cometeu penalty, porque estava caído e a bola saltou-lhe do corpo para o braço; o indiscutível penalty (de David Luiz) foi executado de forma legal (tal como Simão Sabrosa sempre fez) pois só há paradinha quando o jogador, antes de chutar, passa o pé por cima da bola.»
Cruz dos Santos
in A BOLA
Bem, os Deuses devem estar loucos... por uma vez o Coroado erra numa avaliação a favor do... FCP. Aleluia!
O 2o amarelo ao Hulk é muito bem merecido. Uma entrada daquelas a pés juntos, POR TRÁS, dá mais do q direito a amarelo (às vezes até dá direito a vermelho). Por muito teatro q tenha havido do defesa.
Quanto à tolerância dos árbitros para com os jogadores do slb... what else is new. O q é novidade é o árbitro até ter assinalado um penalti na luz contra os milhafres. Aleluia...
Com esta história das arbitragens, do Hulk e companhia, o pessoal até parece que se esqueceu que não jogámos a ponta de um corno.
E isso é que me preocupa.
Concordo plenamente com o João Saraiva. Não nos podemos deixar levar nesta onda do "árbitros ajudam o slb e roubam o fcp". Já nos deixámos levar demasiado por isso em 2005 e foi a vergonha que foi, o campeonato foi comprado pelos benfiquistas e ninguém fez nada. Não nos podemos esquecer acima de tudo que o FCP tem de começar a jogar como o grande Porto que conhecemos. Nessa altura nenhum árbitro nem clube corrupto nos conseguirão travar. Só nos conseguiram travar em 2005, mais por causa das arbitragens, foi porque não jogámos a ponta de uma p*ça. Este ano pode acontecer o mesmo, e é escusado. Se o Porto voltar ao nível do ano passado, é mais um ano que somos campeões e mais um ano que o SLB não o é. Continuar a manter o clube corrupto longe do título é a melhor maneira possível de assegurar que no futuro não farão mossa a mais ninguém (Boavista style, se é que me entendem).
"Uma entrada daquelas a pés juntos,.."...Deve ter visto outro jogo com certeza...
RuiBonga
«PAÇOS-FCPORTO VIA V (Carlos Xistra) - Sendo o árbitro da Covilhã uma pessoa que gosta de algum protagonismo, mais uma vez conseguiu-o pelo lado errado. Em causa está, sobretudo, a expulsão de Hulk. Ninguém mostra um cartão amarelo aos 12 minutos a não ser por motivos muito fortes. Não pode ser um qualquer desabafo de um jogador a justificar a amarelagem. Tal só aconteceu porque Xistra gosta de aparecer. O segundo cartão amarelo ao jogador portista também não se aceita. No seu estilo peculiar - toca e foge -, o tractor brasileiros apenas tentou um lance desesperado para salvar o lance e a força que gera o seu movimento fez disparar para a linha de fundo o seu teatral adversário. O que disse ou não disse a seguir a Xistra não terá sido propriamente um convite para jantar à luz das velas mas, repete-se, não terá sido nem mais nem menos do que aquilo que outros jogadores, de ambas as equipas, disseram durante o jogo. Quanto ao último lance anulado pelo árbitro assistente Luís Marcelino, fiquei com a sensação que Carlitos já tinha perdido o ensejo de marcar, pois Fernando ganhou-lhe a posição. Tal como no fora-de-jogo tirado a Farías, aceito que na dúvida o árbitro assistente levante a bandeira, pois é muito pior não marcar o que é do que marcar o que não se sabe o que pode ser.»
Eugénio Queirós (no seu Blog)
«BENFICA-MARÍTIMO (Artur Soares Dias) - Desde já declaro que gosto muito de Artur Soares Dias. Acho que pode ser um grande árbitro e que não merece o que dele tem sido dito, sobretudo por um energúmeno que participa numa orgiástico programa do PortoCanal que cuspiu sobre a memória do pai de Artur, Manuel Soares Dias, e sobre os mais elementares conceitos de humanismo mas como só eu e a minha cadela vimos o programa de aí não virá grande mal ao mundo. No lance do penálti do Nacional, aceito que tenha sido marcado. Num primeiro momento pareceu-me que David Luiz entrou com tudo sobre o jogador do Nacional mas verifiquei depois que este é que teatralizou a queda, quanto à bola que bateu no braço ou no braço que bateu na bola...bem, não é possível determinar intenções e o gesto às vezes pode ser tudo. David Luiz é que não pode abordar daquela maneira um lance na sua grande área! Na minha modesta opinião, Artur Soares Dias foi complacente com Cardozo quando não o expulsou depois de uma tesoura incrível sobretudo em slow motion! E David Luiz também podia ter ido mais cedo para o banho, o que, convenhamos, nem seria assim tão mau para os encarnados.... Quanto ao penálti para o Benfica, Saviola foi esperto e mergulhou antes de ser tocado por Miguelito, enganando o árbitro.»
Eugénio Queirós
Jorge Coroado, Cruz dos Santos e Eugénio Queirós têm em comum duas coisas:
1) Não são portistas, bem pelo contrário;
2) São de opinião que o SLB foi beneficiado pela arbitragem de Artur Soares Dias.
Enviar um comentário