quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Coroado e os casos da 1ª jornada

De acordo com Jorge Coroado, o caso da jornada foi a expulsão errada de Hulk, deixando o FC Porto a jogar com menos um durante os últimos 36 minutos de jogo.

«Lançado em velocidade na perseguição da bola, já próximo da linha de baliza dos visitados, tendo um adversário pela frente, Hulk, em gesto comumente considerado de "tesoura", projectou-se com ambos os pés ladeando o atleta pacense e, sem neste tocar, com o esquerdo conseguiu jogar o esférico não evitando, no entanto, que o mesmo saísse do terreno pela linha de cabeceira. Sabedor que o portista já tinha sido advertido com cartão amarelo, o atleta da casa teatralizou a queda simulando ter sido atingido e derrubado pelo poço de força azul e branco, deixando-se cair no solo contorcendo-se com dores. Porque compreensivelmente atrasado relativamente à jogada, o árbitro entendeu como passível de comportamento antidesportivo a atitude do jogador portista exibindo-lhe pela segunda vez o cartão amarelo e correspondente cartão vermelho. Errou. Hulk não havia feito fosse o que fosse que justificasse intervenção do árbitro senão para assinalar pontapé de baliza.»


Para além deste caso, na opinião de Jorge Coroado os maiores erros 1ª jornada foram a grande penalidade favorável ao FC Porto cometida por Filipe Anunciação aos 51', que não foi assinalada, e as não expulsões de Aimar e David Luiz no Benfica x Marítimo.

Sobre o jogo da Luz, Coroado escreveu:
«David Luiz mais parecia ter carta-branca para fazer o que bem lhe apetecesse (...). O defesa central encarnado deu uma cotovelada, entrou de pés na frente, rasteirou e derrubou como lhe apeteceu e não foi sancionado. Aimar teve conduta violenta e passou impune.»


As apreciações de Jorge Coroado feitas em O JOGO podem ser lidas aqui.

9 comentários:

6012 - Azul desde 1971- disse...

Nós sabemos que o nosso fado é jogar sempre contra 15 e não 11... (11 +juízes de linha+árbitro+comunicação social)!

José Correia disse...

«O Benfica-Marítimo foi o que mais deu que falar, pondo-se em causa a actuação de Artur Soares Dias. Como e porquê? Confesso não perceber. E explico. Passíveis de expulsão: David Luiz (cotovelada na cara de Briguel), Cardozo (quando foi advertido e, depois, quando simulou penalty) e Aimar (pé em riste no pé de Miguelito que chutava). Sobre as queixas: Fernando não cometeu penalty, porque estava caído e a bola saltou-lhe do corpo para o braço; o indiscutível penalty (de David Luiz) foi executado de forma legal (tal como Simão Sabrosa sempre fez) pois só há paradinha quando o jogador, antes de chutar, passa o pé por cima da bola.»

Cruz dos Santos
in A BOLA

José Rodrigues disse...

Bem, os Deuses devem estar loucos... por uma vez o Coroado erra numa avaliação a favor do... FCP. Aleluia!

O 2o amarelo ao Hulk é muito bem merecido. Uma entrada daquelas a pés juntos, POR TRÁS, dá mais do q direito a amarelo (às vezes até dá direito a vermelho). Por muito teatro q tenha havido do defesa.

Quanto à tolerância dos árbitros para com os jogadores do slb... what else is new. O q é novidade é o árbitro até ter assinalado um penalti na luz contra os milhafres. Aleluia...

Unknown disse...

Com esta história das arbitragens, do Hulk e companhia, o pessoal até parece que se esqueceu que não jogámos a ponta de um corno.

E isso é que me preocupa.

John Aarson disse...

Concordo plenamente com o João Saraiva. Não nos podemos deixar levar nesta onda do "árbitros ajudam o slb e roubam o fcp". Já nos deixámos levar demasiado por isso em 2005 e foi a vergonha que foi, o campeonato foi comprado pelos benfiquistas e ninguém fez nada. Não nos podemos esquecer acima de tudo que o FCP tem de começar a jogar como o grande Porto que conhecemos. Nessa altura nenhum árbitro nem clube corrupto nos conseguirão travar. Só nos conseguiram travar em 2005, mais por causa das arbitragens, foi porque não jogámos a ponta de uma p*ça. Este ano pode acontecer o mesmo, e é escusado. Se o Porto voltar ao nível do ano passado, é mais um ano que somos campeões e mais um ano que o SLB não o é. Continuar a manter o clube corrupto longe do título é a melhor maneira possível de assegurar que no futuro não farão mossa a mais ninguém (Boavista style, se é que me entendem).

rui disse...

"Uma entrada daquelas a pés juntos,.."...Deve ter visto outro jogo com certeza...

RuiBonga

José Correia disse...

«PAÇOS-FCPORTO VIA V (Carlos Xistra) - Sendo o árbitro da Covilhã uma pessoa que gosta de algum protagonismo, mais uma vez conseguiu-o pelo lado errado. Em causa está, sobretudo, a expulsão de Hulk. Ninguém mostra um cartão amarelo aos 12 minutos a não ser por motivos muito fortes. Não pode ser um qualquer desabafo de um jogador a justificar a amarelagem. Tal só aconteceu porque Xistra gosta de aparecer. O segundo cartão amarelo ao jogador portista também não se aceita. No seu estilo peculiar - toca e foge -, o tractor brasileiros apenas tentou um lance desesperado para salvar o lance e a força que gera o seu movimento fez disparar para a linha de fundo o seu teatral adversário. O que disse ou não disse a seguir a Xistra não terá sido propriamente um convite para jantar à luz das velas mas, repete-se, não terá sido nem mais nem menos do que aquilo que outros jogadores, de ambas as equipas, disseram durante o jogo. Quanto ao último lance anulado pelo árbitro assistente Luís Marcelino, fiquei com a sensação que Carlitos já tinha perdido o ensejo de marcar, pois Fernando ganhou-lhe a posição. Tal como no fora-de-jogo tirado a Farías, aceito que na dúvida o árbitro assistente levante a bandeira, pois é muito pior não marcar o que é do que marcar o que não se sabe o que pode ser.»

Eugénio Queirós (no seu Blog)

José Correia disse...

«BENFICA-MARÍTIMO (Artur Soares Dias) - Desde já declaro que gosto muito de Artur Soares Dias. Acho que pode ser um grande árbitro e que não merece o que dele tem sido dito, sobretudo por um energúmeno que participa numa orgiástico programa do PortoCanal que cuspiu sobre a memória do pai de Artur, Manuel Soares Dias, e sobre os mais elementares conceitos de humanismo mas como só eu e a minha cadela vimos o programa de aí não virá grande mal ao mundo. No lance do penálti do Nacional, aceito que tenha sido marcado. Num primeiro momento pareceu-me que David Luiz entrou com tudo sobre o jogador do Nacional mas verifiquei depois que este é que teatralizou a queda, quanto à bola que bateu no braço ou no braço que bateu na bola...bem, não é possível determinar intenções e o gesto às vezes pode ser tudo. David Luiz é que não pode abordar daquela maneira um lance na sua grande área! Na minha modesta opinião, Artur Soares Dias foi complacente com Cardozo quando não o expulsou depois de uma tesoura incrível sobretudo em slow motion! E David Luiz também podia ter ido mais cedo para o banho, o que, convenhamos, nem seria assim tão mau para os encarnados.... Quanto ao penálti para o Benfica, Saviola foi esperto e mergulhou antes de ser tocado por Miguelito, enganando o árbitro.»

Eugénio Queirós

José Correia disse...

Jorge Coroado, Cruz dos Santos e Eugénio Queirós têm em comum duas coisas:
1) Não são portistas, bem pelo contrário;
2) São de opinião que o SLB foi beneficiado pela arbitragem de Artur Soares Dias.