sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Santa Aliança em Risco?



“Emílio Macedo foi insultado e pondera demitir-se”

Emílio Macedo pondera demitir-se da liderança do V. Guimarães, depois de ter sido insultado por associados no final do jogo com o Benfica. (…) A colocação de adeptos encarnados na bancada sul do estádio, habitualmente ocupada por sócios do clube da casa, foi um dos rastilhos para os protestos e, ontem, cerca de três dezenas de adeptos manifestarem-se junto do complexo do clube. No final do encontro com os encarnados o ambiente azedou junto da tribuna VIP do Estádio D. Afonso Henriques, com sócios do V. Guimarães a insurgirem-se de forma agressiva contra Emílio Macedo, que foi ainda alvo de insultos. O presidente dos vimaranenses, que tinha ao seu lado Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, ficou indignado com os acontecimentos: “Fiquei muito incomodado com a reacção de alguns adeptos no final do jogo. Foram muito mal-educados e eu não estou para isto. Aquilo que se passou foi vergonhoso e eu não posso admitir este tipo de comportamento.” Esta é a segunda vez que Emílio Macedo ameaça bater com a porta. Há cerca de dois meses, o presidente também foi insultado no final da Assembleia-geral do V. Guimarães e acabou pode deixar as instalações do clube sob a escolta de seguranças.

in ABOLA, 2009/08/25

Na passada terça-feira a Direcção do VG emitiu um comunicado, a respeito deste assunto, do qual destaco o último parágrafo:

"Assim, a Direcção do Vitória Sport Clube lamenta o mal-estar dos associados e assume o compromisso de não voltar a vender lugares disponíveis em sectores onde haja lugares vendidos aos nossos associados. Pedimos ainda a compreensão de todos numa decisão que foi tomada por estrita necessidade financeira."

As reacções dos sócios do V. Guimarães podem indiciar o princípio do fim da “Santa Aliança” entre os do Minho e o Czar Vieira. Formado em 2008, quando o SLB tentava entrar na Liga dos Campeões de forma ilegítima, o bloco constituído pelos dois clubes teve por objectivo o afastamento do FC Porto no âmbito do processo Apito Final para em última instância permitir o acesso directo (ao Guimarães) e o acesso a uma pré-eliminatória (ao slb) da milionária prova europeia. Em contrapartida pelo trabalho desenvolvido pelo Guimarães junto da UEFA (incluindo o envio de correspondência não solicitada) o slb cedeu os jogadores Nuno Assis e Luis Filipe e prontificou-se a realizar inúmeros jogos amigáveis (incluindo jogos para o Campeonato e para a Taça da Liga) e prestigiados torneios de pré-temporada. O prestável dirigente vimaranense vê agora a sua posição posta em causa pelos sócios, já depois de ter sido criticado indirectamente pelo ex-treinador Manuel Cajuda, acção que lhe valeu o despedimento.
No que concerne ao FC Porto, espero que o afastamento decidido pela SAD face a estes dois clubes seja para manter por muitos e bons anos.

6 comentários:

José Correia disse...

Ao contrário do que, por exemplo, se passa no Boavista, em Guimarães não há simpatias por segundos clubes e os sócios do Guimarães prezam muito a independência do seu Vitória.
Assim sendo, esses sócios não devem ter gostado nada que o Vitória de Guimarães se tenha posicionado como satélite do SLB e a forma subserviente como a direcção do Vitória se vem comportando.

John Aarson disse...

Concordo plenamente com o comentário do José Correia. Não se metam com os adeptos do vitória! O presidente quer ser subserviente dos gajos mais nojentos de Portugal, tem de arcar com as consequências! Os adeptos não são parvos!

bLuE bOy disse...

Se não gostaram agora, tempo houve em que achavam piada à «santa aliança»... portanto, por mim, estão bem uns para os outros, o que equivale a dizer, que por mim, só se perdem as que caiem no chão (de ambos os lados), pelo que, e porque estamos em maré de Liga dos Campeões, podem ir ambos pó POTE QosP!

Silvestre disse...

Isso blue boy, não tenhamos memória curta, estão bem uns pros outros. Quando era para entalar a qualquer preço o FCP andavam de mão dada que nem putas, agora que se amanhem uns com os outros ou uns contra os outros que tanto nos faz.

John Aarson disse...

"Se não gostaram agora, tempo houve em que achavam piada à «santa aliança» "

Não creio que no Caso do vitória, seja justo colocar os adeptos no mesmo lado que os dirigentes da equipa. Enquanto que com os adeptos Boavisteiros, mts simpatizam com o SLB e de bom grado dão o "c*zinho" (se bem que não todos, pois uma grande parte deles são anti-lampioes), já a maioria dos adeptos do vitória não suporta os Benfiquistas e nunca viram com bons olhos esta aliança.

Orgulhoazulebranco disse...

Bem,por mim,eles que se matem que se esfolem,é bem feita!É para o lado que eu durmo melhor =)

O que é certo é que os adeptos do Vitória são 100% vitorianos,não simpatizam com mais nenhum.
Ao contrário de muitos adeptos das outras equipas...