quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Afinal havia outra (expulsão)...


Não sendo a do patinho feio, esta é a história de alguém que sempre foi tratado de forma diferente.

Tudo começou muito cedo, logo pela própria mãe que, achando que ele era muito mais forte do que as outras crianças da mesma idade, decidiu dar-lhe a incrível alcunha de Hulk.

Fez-se, um dia, jogador a sério e, quando regressou a Portugal, mesmo antes de o verem actuar, já o seu nome-de-guerra provocava as habituais piadinhas de escárnio e maldizer. Apenas e só porque era… diferente.

Tão diferente era que arrasou tudo e todos, logo na sua primeira época na Europa. Elogios à diferença que fazia, dentro do campo, começaram, então, a chover de todos os lados.

E tão diferente prosseguiu que, a partir de certa altura, os árbitros passaram a considerar que, dado o seu porte físico, e jogando ele no FCP, poderia levar mais pancada que qualquer outro, sem que tal fosse devidamente sancionado.

Tão diferente continuou que, agora, querem fazer dele o primeiro craque da bola a levar mais amarelos e vermelhos do que todos aqueles que tanto o massacram durante todas as partidas.


Por último, para ser ainda mais diferente, vai passar também a ser o primeiro jogador que, mesmo já depois de expulso, um árbitro reconsiderou e decidiu (re)expulsá-lo de uma forma mais severa. (Depois dos célebres "sumaríssimos", eis que o nosso clube volta a ser pioneiro em mais uma inovação do futebol português).

Para atingir o cúmulo do diferenciamento, até alguns adeptos do próprio FCP, que já deviam estar vacinados e revacinados para este tipo de artimanhas, parecem dar o seu aval àqueles que querem passar, o pobre do Hulk, de vítima a réu, assim em duas penadas.

Quem não se engana é o “sistema” anti-FCP.
Logo à primeira jornada, já está bem acordado e sabe muito bem de onde vem o perigo real.
Se antes a táctica passava por travar, até fora das quatro-linhas, McCarthy, Quaresma e Lisandro, agora escolheram o Hulk.

Isto para não serem… diferentes.

9 comentários:

guedesnet disse...

Esse pseudo árbrito foi escolhido de propósito para expulsar o Hulk, o FCPORTO mais uma época em que tem tem de jogar o dobro, para combater os ataques de bastidores.
Força Porto, rumo ao Penta.
saudações

Pedro disse...

Cabe ao Hulk responder dentro do campo a isto. Grande controle emocional, e muito apoio dos seus colegas e de nós adeptos.

Mário Faria disse...

Apesar de algumas reacções que urge corrigir, devo dizer em
defesa de Hulk que toda a estratégia do Paços foi pô-lo fora do jogo e, para isso,
utilizou aquilo que melhor sabe fazer : jogar na provocação, cair a cada toque e rebolarem-se muito para demonstrar o sofrimento atroz, em função das maldades cometidas pelo Hulk.
Aliás, Filipe Anunciação é mestre neste tipo de futebol súcio, uma vez que pouco mais tem que oferecer como jogador
de futebol. As fitas que fizeram, saíram premiadas e isso é o que mais me custa neste episódio. É dar o ouro ao bandido. Castigar em 2 jogos o Hulk é mais uma que o FCP vai inaugurar e não se repetirá. É para usar exclusivamente no FCP, tal como foi com Virgílio, Paulinho Santos e Lisandro.
Quanto ao 2º amarelo, cito Jorge Coroado : "relativamente ao primeiro amarelo, o mesmo justifica-se pelos protestos do jogador. No segundo caso,
não. Hulk não cometeu infracção. Sabendo da advertência anterior ao
avançado, o adversário simulou o toque, traindo o árbitro." Nestas coisas do futebol, ainda que com imagens, há verdades para todos os gostos.
Por outro lado, no SLB/Marítimo tudo foi permitido aos jogadores do SLB e não se passou nada. Bruno Alves tem sido perseguido - pelos media - infamemente por prática habitual de jogo violento. Tomam sempre a parte pelo todo, quando se trata de jogadores do FCP.
Hulk não é uma máquina, nem robot e por isso compreendo alguma da sua frustração. Não compreendo a
sua teimosia e sua repetida grosseria para com os árbitros , pois até nos jogos em competições internacionais tem seguido sempre o mesmo guião.
Protesto, protesto e mais protesto. Obviamente, a fúria virou-se contra ele, até porque nem sempre foi justa nem proporcional relativamente aos eventuais motivos de queixa.
Em resumo, já que JF não foi capaz ainda de o convencer que quem manda é quem tem o apito e que os moralistas do costume apoiam sempre qualquer medida, desde que seja para castigar exemplarmente um jogador do FCP, esta é uma boa altura para ser castigado para ver se compreende as regras do jogo. Mas, nada de o estigmatizar por tão pouco. É jovem, e pecou por uma certa falta de matreirice que é tal vulgar e tão premiada neste país. Vai haver mais do mesmo, principalmente nos jogos fora : dá resultado e nem é preciso muita ciência. O castigo de dois jogos é um escândalo. Este Xistra quer subir na vida da forma mais fácil. É mais um. Também isso é matéria de ensino e treino, absolutamente imprescindível no FCP.

Orgulhoazulebranco disse...

Faço minhas as palavras do Pedro.
É que de facto não há outra coisa a fazer.É responder com futebol,e isso é algo que o Hulk sabe fazer muito bem(enquanto o deixarem)

Antonio Silva disse...

É tudo muito bonito mas o Hulk foi expulso por culpa própria. Foi burro. Agora levar com uma sanção mais grave por "palavras"... dou o benefício da dúvida ao árbitro. Se o árbitro realmente estivesse em campo para nos foder não teria marcado fora de jogo na última jogada do Paços.

Luís Carvalho disse...

Por falar em benefício da dúvida:
reparem bem, na primeira foto, na forma como Derlei se faz ao árbitro (o mesmíssimo Xistra) após, repito, após ter sido expulso.

Outra coisinha que não tem mesmo nada a haver com este caso:
Nos anos 90, ficou célebre um "pequeno" engano de um tal de Jorge Coroado que, pensando estar Caniggia já amarelado, lhe mostrou o vermelho após falta dura (mas não para expulsão directa)deste. Lembrem-se que, na altura, ainda não se exibia o segundo cartão amarelo...
Pois nos dias seguintes, quando o seu erro era já mais do que óbvio, este artista do apito, veio com aquela célebre história que, no preciso momento em que ia a tirar o amarelo do bolso, o jogador lhe terá chamado um nome feio, daí que, num repente, trocou de cartão e exibiu-lhe o encarnado.
A TV provou, preto-no-branco, que tal era mentira (o argentino mal tinha aberto a boca sequer) e o jogo, de uma forma completamente inédita, acabou mesmo por ser repetido na íntegra.

Como digo, isto não tem mesmo nadinha a haver com este caso Hulk/Xistra. Nadinha.
Nem sei por que me fui lembrar disto...

dragao vila pouca disse...

« Não compreendo a
sua teimosia e sua repetida grosseria para com os árbitros , pois até nos jogos em competições internacionais tem seguido sempre o mesmo guião.
Protesto, protesto e mais protesto. Obviamente, a fúria virou-se contra ele, até porque nem sempre foi justa nem proporcional relativamente aos eventuais motivos de queixa.
Em resumo, já que JF não foi capaz ainda de o convencer que quem manda é quem tem o apito e que os moralistas do costume apoiam sempre qualquer medida, desde que seja para castigar exemplarmente um jogador do FCP, esta é uma boa altura para ser castigado para ver se compreende as regras do jogo. Mas, nada de o estigmatizar por tão pouco. É jovem, e pecou por uma certa falta de matreirice que é tal vulgar e tão premiada neste país.»

Defender o Hulk e os profissionais do F.C.Porto, é o dever dos bons portistas, mas também é dever dos bons portistas chamar-lhes a atenção quando erram. No comentário do Mário Faria que copiei, está o que penso. Pelos vistos e já vi por aí, quem age assim, agora passou a ser mau portista, o que no que me diz respeito, só me faz rir.

Um abraço

José Correia disse...

Ferreira viu o jogo nas bancadas da Mata Real e acha que no primeiro cartão amarelo, Hulk foi mal interpretado pelo árbitro e subscreve o que disse Jesualdo Ferreira depois do jogo: sofre faltas que não são marcadas e a capacidade de sofrimento tem limites.

Sobre o segundo amarelo, Ferreira fala em dois pesos e duas medidas dos árbitros, por ter acontecido na Luz, um lance idêntico com Cardozo.

Ferreira é primo de Hulk e tem acompanhado o brasileiro do FC Porto, em dia de folga do plantel portista. Ferreira tem 25 anos, é defesa e actuou nas duas últimas épocas no Paços de Ferreira. Nesta altura está sem clube à espera de convites.

in RR

José Rodrigues disse...

Bem, como já foi dito, o Hulk foi expulso porque foi burro como uma porta: fazer uma entrada daquelas longe da nossa baliza e qdo já tinha amarelo, é de uma estupidez de todo o tamanho.

Para além disso pelo q se viu na pré-época e no fim da época passada, "ganhou" o hábito de barafustar com os árbitros. Não foi só com o Xistra q apanhou cartões...

Dito isto:

1) Tem havido dualidade de critérios? Ah pois tem. A porrada sobre o Hulk não tem sido sancionada (mas isso não invalida q ele tem q se saber controlar).

2) a história do duplo amarelo q depois tornou-se depois vermelho traz água pelo bico? Ah pois traz, ainda por cima com este árbitro.

PS - o L Carvalho fala nas piadas sobre o nome do Hulk, e atribui-as a um hipotético bias por ele ser... diferente. Ó caro Luís, o gajo levou piadas acima de tudo porque há quem tenha sentido de humor. Qualquer jogador q apareça por aí com alcunha de Hulk, Batman ou Homem-Aranha vai ser alvo de piadas, mesmo q seja o melhor jogador do mundo. Um bocadinho de sentido de humor nunca fez mal a ninguém...