terça-feira, 18 de agosto de 2009

Antero e o saldo das entradas e saídas

Na entrevista que deu à LUSA, o director-geral da FC Porto SAD, Antero Henrique, afirmou o seguinte:

"O FC Porto gastou 20 milhões em compras e realizou 67,5 milhões em transferências. Não sou economista, mas parece-me óbvio que o FC Porto, tal como nos anos anteriores, foi o único clube que desinvestiu financeiramente".

Ora, baseado nos comunicados da FCP SAD para a CMVM, em noticias dos três jornais desportivos (O JOGO, A BOLA e Record) e em declarações de dirigentes dos clubes vendedores, em 9 de Agosto tínhamos publicado um artigo sobre o saldo das entradas e saídas em que os valores das compras e das vendas são ligeiramente diferentes.

Nas compras, em vez de 20 milhões o total que referi foi 23,1 milhões. A explicação para esta diferença talvez esteja no empréstimo de Valeri, bem como, nos valores de aquisição dos passes de Orlando Sá e Prediger.

Relativamente às vendas, em vez dos 67,5 milhões referidos por Antero Henrique o total que apresentei foi 65,8 milhões. Aí a diferença deverá estar no facto da FCP SAD deter 90% do passe do Cissokho (dos 15 milhões pagos pelo Lyon, a SAD recebeu 13,5 milhões).

Seja como for, no essencial os números são semelhantes. Falta saber quanto é que foi pago em comissões, algo que apenas deverá ser público aquando da apresentação dos relatórios e contas das épocas 2008/09 e 2009/10.

Sem comentários: