domingo, 2 de agosto de 2009

De Ibarra a Benitez


«Terça-feira é esperado igualmente na Quinta do Pinheiro [local do estágio do Vitória de Setúbal] o lateral-esquerdo Benítez, que o FC Porto cedeu aos sadinos a título de empréstimo.»
in O JOGO, 01/08/2009


Mesmo após a venda do Cissokho e ficando apenas com um lateral-esquerdo no plantel - Álvaro Pereira - Jesualdo deu luz verde para a cedência de Benitez. Esta decisão era esperada, pelo menos para mim. De facto, sempre que tínhamos oportunidade de ver actuar o defesa-esquerdo argentino (felizmente poucas vezes), eu interrogava-me como tinha sido possível contratar tão fraco jogador.

Gostaria mesmo de saber quem o foi observar à Argentina e deu indicação para a sua compra. Ainda por cima sendo baixo, algo que contraria a politica seguida pela SAD desde os tempos do Mourinho, após o fiasco que foi a contratação de outro lateral argentino baixote - Ibarra.

Tudo indica que a alternativa a Álvaro Pereira será o titular do outro lado da defesa - Fucile. O pior é que ambos são normalmente convocados para a Selecção do Uruguai, obrigando a desgastantes viagens intercontinentais e, ainda por cima, o Fucile é um cliente habitual do Departamento Médico portista...
Enfim, vai ser interessante verificar como é que Jesualdo Ferreira irá resolver esta complicada equação.

Quanto a Nelson Benitez, há um ano assinou por 4 épocas, o que significa que depois deste empréstimo ao Setúbal é provável que a FCP SAD tenha que continuar a pagar o seu salário mais dois anos. Aliás, suponho que terá sido o elevado salário que terá impedido o seu regresso ao Lanús (em Setúbal sempre está mais perto...).

7 comentários:

Nuno Nunes disse...

A aquisição de um jogador que alternava a titularidade com o banco de suplentes de um clube como o Lanús diz tudo sobre os critérios de algumas contratações da SAD do FC Porto. Este foi um negócio muito estranho, até porque jogadores com a mesma qualidade de Benítez há aos pontapés no campeonato português. Mas como este já tivemos outros no passado, basta referir Lucas Mareque, também para a mesma posição.

Parece-me no entanto que a SAD está actualmente a comprar com níveis de exigência mais elevados e que estas negociatas estão postas de parte. Pelo menos espero que assim seja.

Pacheco disse...

O próximo a receber guia de marcha será o Guarin (espero).

Como é que um clube com tão grandes responsabilidades contrata um jogador tão pouco dotado tácticamente, é qualquer coisa que me escapa...

Santos disse...

Há sempre uma parte da contratação que o FCP considera como margem de progressão. Se fossem todos craques quando se compram,custavam uma fortuna. É essa a nossa sina (e que bela sina tem sido nos últimos anos).

Nuns casos corre bem, noutros depressa de descobre que o jogador já está no limite do que pode e sabe fazer. Assim aconteceu com Benitez.

Há uns anos quando B Alves foi expulso por pontapear o Nulo Gomes no Porto nunca pensei que se viesse a tornar um dos melhores centrais do mundo.

Essa é a maior qualidade do FCP e aquilo que nos destingue de todos os clubes. Pensamos no presente e no futuro.

José Correia disse...

Caro Pacheco, ao contrário do Benitez, o Guarin tem características que podem fazer dele um jogador com qualidade para integrar o plantel do FC Porto.

Ao Guarin vejo margem de progressão; no Benitez nunca vi.

Jorge disse...

Benítez é mais uma tentativa falhada de encontrar um lateral-esquerdo semi-decente. Há que compreender que é uma das posições mais complicadas de reforçar no futebol actual, reparem que a grande maioria dos clubes têm problemas em colmatar falhas naquele sector, por isso torna-se complicado descobrir a peça certa. Parece que este ano estamos com o puzzle mais correcto...

Quanto a Guarín, rua. Estou farto.

Jorge
http://porta19.blogspot.com

Jorge Aragão disse...

Por certo que se poderia ir ao mercado português um lateral esquerdo melhor e mais barato que o Benitez, que vamos ter de aguentar... E era preciso pois ficamos dependentes do Pereira.
O Ibarra até nem era mau de todo, na final com o Mónaco foi dos melhores deles mas o seu preço foi um exagero tal como a fama de ser o melhor do mundo no seu lugar.
Mas nunca rendeu cá ...
Espero que a SAD esteja a mudar os critérios de aquisições e dispensas, este ano já despachou com bom retorno alguns dos excedentários mais caros.

Pacheco disse...

Caro José, confesso que procurei ser paciente com o Guarin, por ser trabalhador e aguerrido, mas pura e simplesmente não tem qualidade que chegue...

O jogo com o Aston Villa foi demonstrativo disso mesmo. Ele esforça-se, mas não consegue.