segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FC Porto 3-0 Nacional


Ao segundo jogo, chega a primeira vitória do FC Porto no campeonato. Triunfo inteiramente justo, que bem poderia ter começado a ser construído desde cedo, mas que só ganhou contorno a partir de um penalty que vai fazer os pasquins de Lisboa descarregar toda a sua bílis. Nada a que um portista já não esteja habituado numa qualquer manha de Segunda-Feira.

Manuel Machado, na sala de imprensa, falou de dois jogos distintos. O antes e o depois da penalidade máxima. Mas, nesses dois momentos do encontro, apenas houve uma equipa na procura da vitória, o FC Porto. Nem sempre a buscou da melhor forma, com particular aselhice na finalização, mas com alguns momentos de um futebol bem mais desenvolto do que se havia visto em Paços de Ferreira. Os jogadores do Nacional, no famigerado minuto 66, é que facilitaram a vida aos Dragões, não pelo penalty em si, mas por terem a língua demasiado afiada. E todos bem sabemos como árbitros Portugueses são muito sensíveis de ouvido.



Sem surpresa, Jesualdo “ofereceu” a titularidade a Falcao, depois da boa prestação na Mata Real. Justificou-a em pleno, não só pelo golo, mas também pelo outro que esteve quase a ser, e na forma como influenciou o jogo da equipa. Já Varela garantiu a vaga de Hulk no onze inicial, conseguindo ser uma digna alternativa ao Incrível. Dos melhores no relvado do Dragão a noite passada. A sua força e técnica estão lá, e quando bem aplicadas, fazem a diferença. Incompreensível só mesmo a sua substituição. Destaque também para o regresso de Rodriguez, com um golo, mas ainda a precisar de queimar alguns patamares para atingir o seu nível de excelência.

Para objecto de ponderação fica a incapacidade da equipa portista em aproveitar ao élan positivo e dinâmico dos primeiros 25 minutos de jogo, com várias ocasiões para a equipa se adiantar no marcador. Um filme exibido em alguns jogos no Dragão a temporada passada, com epílogos que nada se faziam prever dado os inícios prometedores. Sem eficácia, todo o trabalho de equipa pode cair por terra como baralho de cartas.



Positivo: Falcao e Varela foram os dinamizadores da construção ofensiva azul e branca. Criaram e procuraram espaços, sem se limitar ao espaço físico da grande área. Ambos já perceberam que o caminho para a vitória se abre bem mais atrás.

Negativo: Mariano Gonzalez. Ó Jesualdo, é mesmo fetiche, né?

Fotos: Agência Lusa

23 comentários:

José Correia disse...

O Tribunal de O JOGO
Grande penalidade consensual

João Ferreira esteve bem ao considerar que Cléber jogou a bola com o braço e, como tal, ao assinalar o penálti que Falcao converteu no primeiro golo do FC Porto. Esta é, pelo menos, a conclusão a que chegaram os juízes do Tribunal de O JOGO, embora António Rola tenha tido alguma dificuldade em ajuizar o lance. Ainda assim, optou por dar o benefício da dúvida ao árbitro, cuja opção de agir disciplinarmente após a grande penalidade foi aprovada por unanimidade.

62'
Há razão para marcar grande penalidade por mão na bola de Cléber depois de um remate de Mariano?

Jorge Coroado
Objectiva e claramente, sim. Cléber desviou a trajectória da bola com o braço direito quando esta se dirigia para a baliza. O castigo máximo justificou-se e o jogador deveria ter visto o cartão vermelho imediatamente.

Rosa Santos
Cléber joga-se ostensivamente para a frente e estende o braço direito, acabando por jogar a bola com ele. Como tal, a decisão foi acertada e o jogador do Nacional merecia ter visto o cartão vermelho directo.

António Rola
É um lance de difícil julgamento. A partir do momento em que interpreta que o jogador jogou intencionalmente a bola, desviando-a da baliza, actuou em conformidade. Dou o benefício da dúvida em relação à sua decisão.

José Correia disse...

"penálti acerca do qual não há grande discussão, porque a mão de Cléber muda a trajectória da bola"
Manuel Machado, treinador do Nacional

José Correia disse...

Concordo com a análise do Nelson.

Relativamente ao Mariano, perante a exibição cinzenta que protagonizou, é de facto incompreensível que tenha ficado em campo os 90 minutos e que o sacrificado para entrar Rodriguez tenha sido Varela (um dos melhores do FC Porto). Mas o Jesualdo lá sabe.

dragao vila pouca disse...

Gostei!

Vi um Porto forte, competente, com atitude, mas perdulário e com dificuldades em materializar em golos uma superioridade que foi flagrante, mesmo onze contra onze. Foi pena, porque a qualidade da exibição portista merecia, que muitos dos lances bem gizados, tivessem acabado no fundo das redes...oportunidades não faltaram.

Continuo a pensar que falta alguém para a frente - diferente de Farías, melhor dizendo, parecido com o Lisandro. Espero que esse pensamento que era também dos responsáveis portista - não andavamos a negociar o Kléber? - não tenha mudado após a vitória gorda no jogo de ontem.

Eu também fiquei pasmado com a saída do Varela e não do Mariano e penso que todo o estádio também ficou.
No entanto o Dragon4 deixou no meu blog este comentário e que acho muito lógico e que faz sentido:"Quanto à substituição de Varela, esta foi muito bem efectuada porque o Prof. não quis arriscar uma lesão no seu jogador mais explosivo quando o Hulk está castigado e Cristian ainda enferrujado. A gestão destes pormenores é que produzem resultados para sermos campeões."

Um abraço

José Correia disse...

«O FC Porto venceu esta noite no Dragão e com toda a justiça perante um Nacional que esteve à altura, mas que ao ficar reduzido a 9 unidades, perdeu os argumentos para defender a igualdade no marcador.
O FC Porto entrou muito bem no jogo, impondo grande ritmo, e os insulares tiveram todo o mérito em travar a ofensiva azul-e-branca. Manuel Machado ainda precisou de fazer um ajuste a equipa, mas conseguiu levar o nulo para o intervalo, devido à boa exibição de Bracali.
O segundo tempo começa com a mesma toada, mas a partir do minuto 66 e uma grande penalidade, bem assinalada, a Cléber por mão na bola, muda o rumo do jogo.»

in A BOLA

John Aarson disse...

Concordo com tudo menos com uma parte do post. O Mariano gonzález esteve longe de ter feito uma exibição cinzenta. Ele pode não ter sido um jogador explosivo (se bem que ele já o foi, anteriormente na carreira, não sei o pq de o ter deixado de ser), mas acho q fez uma exibição positiva. Dizer que ele fez uma má exibição só porque não fez jogadas particularmente vistosas é quase como dizer que o Lucho na maioria dos jogos não fazia nada ou que o Meireles só tinha de bom os seus remates de longe. O Mariano esteve na criação de alguns lances de perigo e caso estivesse outro jogador no lugar dele, o jogo teria sido um bocado diferente, não propriamente para o melhor.

Pedro disse...

Acho que o Mariano não saiu por uma questão de defender o jogador e dar-lhe confiança. O Mariano vive da confiança, pode ser genial com ela. Mediocre sem ela.

Não acho que a saida do Varela tenha sido para proteger a sua forma, nem faz sentido tal, é um jogador em excelente condição.

Foi apenas uma jogada psicologica, já com o jogo ganho.

fiona bacana disse...

Digamos que desde o 1º jogo oficial que tenho a certeza de q fiz bem em não pagar quotas este ano.
Exibição esforçada, mas sem classe, e com equívocos tácticos e movimentos estranhos. É claro q não seria fáciL: ataque sem hulk, licha e rodriguez, os titulares do ano passado. Muito estranha a lesão e recuperação de rodriguez, para dizer o mínimo. Pereira excessivamente defensivo, tem de ter mais coragem. A substituição do Varela...para lá ficar o Mariano? E, oh apocalipse, nomeado 3º capitão?! Preferia o Fucile, se o número de anos de casa for o critério. Mais atitude, mais garra. Eu defendi o Mariano durante meses a fio. Agora dou a mão à palmatória porque, debil psicologicamente, toda a postura do corpo, ainda não tendo recebido a bola, é errada. Prepara-se para a perder ainda antes de a receber. Já não faz mais do que isto e...está confiante.
Beluschi tem de jogar mais à frente, pq n sabe defender. Faz-me lembrar o Ricardo Sousa, frágil fisicamente mas bom no último passe.
Falcao? Vejo muita gente a embandeirar em arco. Avançado móvel, bom tecnicamente? Para isso há 5 avançados portugueses que custam metade. A rever, ainda assim...
Enfim, boa sorte, porque bem vamos precisar...

Delindro disse...

Ana Martins é vergonhoso que um Portista, se é que verdadeiramente o é, se orgulhe de deixar de pagar as quotas. Um clube TetraCampeão, que mantém grande parte da estrutura para esta época e mesmo assim ainda temos tanto a criticar e orgulhamo-nos de deixar de pagar as quotas. Não foi a melhor exibição de sempre, é natural há gente nova que é preciso integrar e criar novas rotinas de jogo com eles. Quem são os 5 avançados portugueses melhores que o Falcao? Eu não vejo nenhum e o prof. Queiroz também não.

bLuE bOy disse...

O jogo, bem, o jogo... gostei especialmente do resultado, aliás, tão pouco é o que mais me interessa nesta fase de fanfarra dos bombeiros voluntários da freguesia... quem quiser ópera nesta altura, que vá esperando pela vez, porque não é para já.

Agora, importa é, mais que jogar bem e bonito, ganhar... missão cumprida com selo de garantia.

Quanto aos desenhos em campo, voltei a ver a necessidade de ter que se criar 1001 oportunidades para se abrir a muralha adversária... desta vez até, em dose dupla, com grande penalidade, 2 expulsões na sequência e Falcao a obrigar toda a fantástica mole azul-e-branca que ocupava grande parte do majestoso e fabulástico anfiteatro azul-e-branca a pular de alegria pela primeira vez, nesse já inicio de noite... depois, foi sempre a abrir.

Belluschi por vezes parece-me demasiado ausente do jogo, com pouca capacidade para "agarrar" o comando da nau a meio-campo, obrigando Raul Meireles a dupla missão e com isso, perdendo-se algum fulgor defensivo no meio do campo... pois nem um, são Lucho.

Mariano, capaz do melhor e do pior... desta vez, voltou a colocar-me os nervos em franja.

Varela, enquanto teve pulmão, foi o grande desiquilibrador para tentar abrir brechas na defensiva nacionalista.

E mais um ou outro detalhe de somenos... importava ganhar... missão cumprida... com a certeza que ainda há muito, muito trabalho pela frente, moldando os nossos bravos guerreiros com a fibra de que se fazem os PENTAcampeões... que fica já ali ao lado.

Sobre a arbitragem, diria apenas que igual a si mesma... irritante, enervante, chegando ao cúmulo de receber aqui e acolá, aplausos de toda a plateia, por finalmente, conseguir descortinar uma falta a favor que fosse, dos que equipavam de... azul-e-branco.

José Correia disse...

bLuE bOy disse...
«voltei a ver a necessidade de ter que se criar 1001 oportunidades para se abrir a muralha adversária...»

É verdade que os índices de eficácia foram baixos, mas conseguir criar 7 ou 8 oportunidades flagrantes de golo durante os primeiros 60 minutos de jogo (até ao lance do penalty), não é algo que seja de menosprezar.

Na minha opinião, a exibição da equipa do FC Porto foi agradável e, atendendo a que estamos no inicio da época e aos condicionalismos que já referi em artigos anteriores, bastante melhor do que aquilo que eu estava à espera.

Nuno Nunes disse...

Gostei da exibição do FC Porto. Pareceu-me mesmo melhor que muitas outras da época passada em que já estávamos a todo o vapor. Há agora uma maior preocupação em jogar futebol bonito. E isso é o que falta a esta equipa: continuar a ganhar mas com um futebol mais vibrante. Se os níveis de eficácia não fossem tão maus teríamos arrumado o jogo na primeira meia hora.

pc disse...

o Mariano fez "coisas incríveis"....
mas ontem n~ era o dia dele...

Pedro disse...

Cara Ana,
Eu cá acho que é nos momentos menos bons que não devemos deixar de ir ao estádio.

Nos 3 anos de seca recentes não falhei um jogo e não me arrependo, bem pelo contrário. Acho que fiquei ainda mais fanático. Ser adepto nas vitórias é coisa fácil demais.

Quanto ao Falcão... é evidentemente um grande avançado, diferente do Lisandro mas um grande ponta de lança. Acredito que vai passar dos 20 golos.

Unknown disse...

Ana Martins disse:

Beluschi tem de jogar mais à frente, pq n sabe defender. Faz-me lembrar o Ricardo Sousa, frágil fisicamente mas bom no último passe.

Estava a ver que eu era o único a ver o óbvio. A única diferença é que um é destro e o outro canhoto.

José Correia disse...

«O caso da jornada |FC Porto-Nacional
63’ – Mão de Cléber

No Dragão, ao minuto 63, Cléber, do Nacional, com pé direito, tentou interceptar a bola rematada por um adversário; porque o esférico ressaltou, inteligente e sub-repticiamente, com o braço direito fez movimento objectivo para desviar a redondinha. Grande penalidade inequívoca que, com ajuda do assistente, João Ferreira apontou. Faltou exibir cartão vermelho directo porque a jogada era de clara oportunidade de golo. Na sequência, os jogadores do Nacional, em apologia do erro, rodearam o árbitro de forma indecorosa. Aconteceram duas expulsões directas. Mais fossem e nada haveria que dizer.»

Jorge Coroado, O JOGO, 25/08/2009

José Correia disse...

«No Dragão, João Ferreira, mais determinado e evidenciando autoridade pouco comum nas suas intervenções, acusado pelo treinador do Nacional de falta de bom-senso, destacou-se pela positiva castigando os irresponsáveis jogadores insulares que, incapazes de assumirem solidariamente o erro de um companheiro, optaram pela pressão e afrontamento ao juiz da partida. Fosse o filiado porventura mais exigente, capaz de utilizar o regulamento da Liga que penaliza sobremaneira as equipas cujos atletas revelam rebeldia colectiva, os alvi-negros teriam acabado o encontro ao minuto 63 por inferioridade numérica.»
Jorge Coroado, O JOGO, 25/08/2009

fiona bacana disse...

Caro Delindro,
nem sequer vou responder à provocação do "Portista, se é que verdadeiramente o é". Sou sócia desde os meus 9 anos de idade - tenho 32. Portanto, talvez não devesse ser leviano nessas acusações.
Não se trata de orgulho em deixar
de pagar as quotas. Trata-se de 1 decisão referente à estratégia vergonhosa de manipulação do JN/Jogo, para a venda de Lucho, pelos valores associados e, SOBRETUDO, a motivação associada. Já antes o disse aqui e repito: venderam 1 jogador como Lucho por causa do deadline de 31/Julho. E sabe porquê? Leia os relatórios e contas dos anos anteriores, mormente a política de atribuição de prémios aos dirigentes da SAD.
Ora, como amo o meu clube, mas não compactuo com decisões trapalhonas, em cima do joelho e com motivações - no mínimo - nublosas, decidi não pagar quotas nem ir ao Estádio do Dragão. Quer contribuir para erros de estratégia? Força. Com o meu dinheiro, não. Algo de muito podre corre na SAD, e já não é só o Adelino Caldeira. A corrida ao cadeirão já se iniciou, e há gente que já sabe que não continua se X ou Y forem presidentes.

Quanto à pergunta "Quem são os 5 avançados portugueses melhores que o Falcao?", não foi isso que eu disse. Eu disse: "Avançado móvel, bom tecnicamente? Para isso há 5 avançados portugueses que custam metade". Mas cá fica a resposta ao desafio, com portugueses e/ou estrangeiros que já estavam/estiveram no plantel:
1) Postiga
2) Adriano (sim, o que esteve encostado...)
3) Edinho
4) Yazalde
5) Bischoff
6) Ukra
7) Zequinha
8) Rabiola

Como vê, todos avançados móveis e bons tecnicamente. Ah, e espero que não voltem a fazer borrada e pagarem pelo Kleber.

Caro Pedro,
já acima expliquei as minhas motivações, julgo que são justificáveis e baseadas nos princípios. Continuarei, claro, a seguir e a amar o meu clube...só não dando dinheiro. Para o ano logo se vê.

Caro João,
esperemos q o Belluschi tenha mais sorte. Pelo menos o argentino tem 1 estrutura mental q o Ricardo não tinha (infelizmente) e o JF parece querer ter paciência com ele. Com os jogadores q temos, eu usaria 1 4-4-2 na Champions, com Belluschi no vértice superior do losangulo e com Rodriguez e Hulk na frente. Acho q é aí q renderá mais, mas ainda assim tem de ser mais pressionante. É outro levezinho :)

cumps

Jorge Mota disse...

O Mariano fez 1a exibiçao cinzenta?

Voces e q inventam..

Belluschi e Falcao a PARTIR

Gostei do jogo

FORÇA PORTO

Delindro disse...

Ana Martins, Postiga? lol
Quando a lista de avançados móveis e bons tecnicamente começa num gajo que não sabe marcar um golo, não há discussão possível. Quem preferia ter no plantel, Postiga, Yazalde ou Zequinha deve repensar a maneira de ver o futebol.

fiona bacana disse...

Caro Delindro,
lamento, mas não lhe reconheço credibilidade - e pelos seus comentários, sequer qualidade - para mandar sugestões sobre a minha maneira de ver futebol.
Estou certa de que, quando o Postiga foi o goleador em 2002/03, contribuindo decisivamente para a conquista da Taça Uefa e da Liga Portuguesa, o caro Delindro não emitia essas opiniões.
A minha resposta foi elencar (não por ordem de qualidade), 1 conjunto (em letra grande porque parecen que não leu bem) DE AVANÇADOS MÓVEIS E BONS TECNICAMENTE POR METADE DO PREÇO QUE CUSTOU FALCÃO. Isso não significa, nem equivale, a número de golos, a atitude, a disciplina táctica.
Quanto ao resto, se quer disparatar, faça o favor. É curioso ter falado em 3 jogadores de uma lista de 8...deduzo q não concorde com o resto. Ai, espere lá, mesmo que concordasse, não o diria, certo?!

Delindro disse...

Vou emitir uma opinião sobre cada um dos jogadores
1) Postiga - Função nº 1 do avançado é fazer golos e essa
não é a vocação do helder. Seria útil para equipas de meio da tabela mas numa posição mais recuada até porque estraga desmasiadas jogadas de ataque com posições de fora de jogo e dominios com a mão.
2) Adriano - Poderia ser a única opção da lista para o plantel do FC Porto. Mas o comportamento extra relvados demonstra que não é um grande profissional.
3) Edinho - Não costumo acompanhar a liga grega e em Portugal nunca me despertou grande atenção.
4) Yazalde - Não se impõe no Braga e como pode alguém sério intelectualmente quere-lo para opção no FC Porto?
5) Bischoff - Um jogador que o máximo que encontra para prosseguir a carreira é a Académica não seria opção de qualquer forma para o FC Porto.
6) Ukra -
7) Zequinha - O momento mais marcante da ainda curta carreira deste atleta é o roubo do cartão a um árbitro. Depois tem ainda várias expulsões por se pegar com outros elementos em diversos jogos. Futebolisticamente nunca fez nada que me despertasse grande atenção.
8) Rabiola - Vi poucos jogos dele para poder emitir uma opinião séria e fundada. Vi os 2 jogos da final da Intercalar no ano passado e enervava sempre que tocava na bola mas depois conseguiu 2 bons golos. Não seria neste momento opção para o nosso ataque.

Delindro disse...

Ukra- Poderá ser um ala útil mas nunca um avançado, pelo menos no sentido mais estrito do termo. Para mim os alas nunca serão avançados.