quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"Como Bolatti há poucos"


"Como Bolatti há poucos. Hoje em dia, é o destaque no futebol argentino e sê-lo-ia também no Barcelona, com Xavi e Iniesta, que são o motor da equipa. Eles mostram que não é preciso ser-se sobredotado fisicamente, mas que é uma questão de inteligência e mentalidade".
[Bolatti é] um futebolista que entende bem o jogo, um jogador que recupera bolas sem ter de fazer falta, graças ao excelente posicionamento em campo. Não só organiza bem como é preciso e simples quando é necessário sê-lo. Também é contundente mais à frente, cabeceia bem e tenta o remate de fora da área"
Fernando Redondo (em entrevista ao jornal argentino Olé)


Estaremos a falar do mesmo Bolatti que, sempre que teve oportunidades, foi uma decepção no FC Porto?

Mario Bolatti foi contratado pelo FC Porto no Verão de 2007 (passe 2 milhões de euros, contrato de 4 anos), mas com Paulo Assunção de pedra e cal (os próprios companheiros de equipa consideravam-no um elemento fundamental) revelou-se impossível conquistar a titularidade.
Contudo, no Verão de 2008 surgiu uma oportunidade de ouro. Recorrendo à lei Webster, Assunção rescindiu unilateralmente o contrato e pensou-se que Bolatti iria ocupar o seu lugar na equipa, mas tal não aconteceu e acabou por ser Fernando a impor-se como o novo médio defensivo dos dragões.

Durante o ano e meio em que Bolatti envergou a camisola azul e branca, participou em 19 jogos oficiais (15 para o campeonato), num total de 745 minutos, e a ideia que ficou é que lhe faltava ritmo, intensidade e garra para ser o "trinco" do onze de Jesualdo Ferreira.
Pelos vistos, ao serviço do Huracán o seu desempenho tem sido diferente, para muito melhor, e até Maradona o convocou para o jogo particular que a Selecção Argentina disputou recentemente na Rússia.

Em virtude do grande desempenho no Torneio Clausura (Janeiro a Junho de 2009), que o próprio considerou os melhores seis meses da sua carreira, admiti que Bolatti pudesse regressar para integrar o plantel 2009/10, até porque Andrés Madrid não convenceu e Pelé é uma carta fora do baralho. Contudo, de forma algo surpreendente, os responsáveis da FCP SAD preferiram investir (3,5 milhões? 4,2 milhões? não se sabe, não foi comunicado à CMVM) na compra do passe de Prediger, um outro médio do campeonato argentino mas com menos créditos do que Bolatti.
Perante este facto, e tal como aconteceu com Ibson, tudo indica que a hipótese de Bolatti regressar ao FC Porto é muito reduzida, ou mesmo nula, pelo menos enquanto Jesualdo for o treinador.

Entretanto, soube-se que a sociedade desportiva portista vendeu 30 por cento do passe de Bolatti ao agente FIFA Marcelo Simonian e os restantes 20 por cento ao Huracán, num negócio cujos valores também não foram comunicados à CMVM, e em que supostamente o Huracan passa a ser responsável pelo pagamento na íntegra do ordenado do jogador.

Esta notícia não surpreende e vem na linha de uma outra notícia de Julho passado, que referia um valor de 2 milhões de euros pela venda dos mesmos 50% do passe, aos quais seriam abatidos os 900 mil euros que o Huracán tem a receber correspondente à formação de el comandante (Lucho começou a jogar futebol nas escolas do Huracan aos 14 anos, onde permaneceu até aos 21).

Enfim, custa a acreditar que o médio que está emprestado ao Huracán seja o mesmo que teve exibições tão pobres com a camisola azul-e-branca, mas se continuar na senda das boas exibições não devem faltar grandes clubes interessados, certo?
Se assim for, como a FC Porto SAD permanece detentora de 50% do passe de El Gringo, ainda é capaz de fazer um bom encaixe...

11 comentários:

fiona bacana disse...

É mais um queimado por Jesualdo, juntamente com Ibson...e na Argentina não jogam com 1 só trinco. Por isso acredito que o Bollati rende no Huracan graças ao seu sistema de jogo. Manter 1 percentagem de 50% sem pagar os ordenados dojogador, já que temos JF nos próximos 2 anos, parece-me acertado.
cumps

Nuno Nunes disse...

"Estaremos a falar do mesmo Bolatti que, sempre que teve oportunidades, foi uma decepção no FC Porto?"

Não concordo com esta afirmação. Por acaso até vimos um jogo juntos em que o Bolatti fez uma grande exibição a titular: foi um FC Porto x Leixões, salvo erro em 2007/2008 e que vencemos por 2-0, com o Tarik a marcar um golaço. Nunca desgostei do Bolatti e embora as suas exibições tenham piorado à medida que o tempo passava acabo por entender porque na verdade nunca lhe foram dadas as mesmas oportunidades que a outros argentinos como Mariano Gonzalez ou até Nelson Benítez. Foi claramente um jogador desaproveitado por Jesualdo Ferreira (à semelhança de mais uns poucos como Adriano e Ibson). Considero que a saída e a decepção de Bolatti é da exclusiva responsabilidade do treinador.

A compra de outro trinco (Prediguer) na Argentina quando os ecos que de lá recebemos indicavam que o melhor era Bolatti é mais um daqueles negócios que só a SAD poderá explicar.

miguel87 disse...

Apesar de idêntica às duas anteriores, não posso deixar de expressar a minha opinião, afinal "exibições tão pobres com a camisola azul-e-branca" é uma afirmação no minimo injusta se tivermos em conta os "19 jogos oficiais (15 para o campeonato), num total de 745 minutos", ou seja, uma média que não chega a 40 minutos por jogo.

Na minha opinião, se quiserem considerar a passagem deste jogador como um fracasso, sem dúvida que terão de atribuir as culpas ao treinador.

PS.Sugestão para o SMS do dia, já que estamos numa de aproveitamento de jogadores: "Alguem se recorda de um hat-trick do Lisandro no Porto??"

Hugo disse...

Recordo-me de um jogo em casa contra o Marselha que vencemos por 2-1 em que o Bolatti jogou meia hora e foi importante na vitória.

Luis Melo disse...

Há jogadores que simplesmente não se adaptam. Já tivemos vários casos no FCP e em Portugal. Bolatti parece ser mais um... só se dá bem "em casa".

Quanto às oportunidades, são ganhas nos treinos. Se ele tinha em treino o mesmo desempenho que em jogo... é normal que o JF não o pusesse a jogar mais vezes.

fiona bacana disse...

Caro Luis Melo,
assinaria por baixo, se não soubessemos todos que JF é um treinador de fetiches. Quando confia num jogador, não se importa minimamente de ser injusto para com outro. É o que temos, e para o $ que (não) há, está muito bem.
cumps

miguel87 disse...

Além de que, por essa ordem de ideias, o Mariano deve arrasar em todos os treinos!

sirmister disse...

A ana martins é que tem um fetiche que é o de anti JF.
--------------------

Penso que o Mario é um erro de casting por parte do FCP, vi varios jogos dele no huracan e esteve sempre muito bem jogava sosinho á frente da defesa num sistema parecido com um losango mas num registo totalmente diferente do que é pedido aos trinco do FCP, salvo as devidas distancias estava para o huracan como o pirlo para o milan, bollati era o medio que assumia sempre as saidas de bola da equipa e tinha medios mais á sua frente que recuperavam bolas e lhe entregavam para ele distribuir e ele fazia isso com grande qualidade.

Acho que é muito bom jogador mas não se encaixa no sistema do FCP, tal como o farias.

fiona bacana disse...

Caro SirMister,
não tenho fetiche anti-JF. Entendo, apenas, que é devido à sua relação qualidade-preço que se mantém onde está. É bom a ser pedagógico e a fazer crescer jogadores (Pepe, Quaresma, Anderson, Fernando, Cissohko), ao mesmo tempo que queima outros (Bolati e Ibson o q me lembro assim de repente). Mas ao apostar nas transições rápidas e não no pressing, faz com que o FCP não jogue no campo todo. Nesse sentido, pôs 1 clube com o nosso historial a jogar como uma equipa pequena. Deduzo que goste de marcar 1 golo à Naval ou ao Belenenses e ver a equipa recuar para apanhar esses colossos em contrapé. Se é eficaz? até agora tem sido e reconheço esse mérito, o de reconstruir equipas. Mas não é de todo compatível com os pergaminhos e corpo de valores do clube....
cumps

sirmister disse...

Quanto ao bollati já dei a minha opinião sobre ele não me vou repetir. O queimar é algo que vai sempre acontecer no futebol só podem entrar 11 em campo, depois há os que aceitam a condição de supelente e esperam nova oportunidade e há os que querem sair como foi o caso do ibson, e não esquecer que ibson teve oportunidades numa delas na madeira foi titular e se bem me lembro teve azar porque se lesionou e teve que sair muito cedo.

Quanto ás considerações sobre a maneira de jogar, acho que confunde o que é uma transição rapida com contra ataque.

Para terminar gostava que o JF tivesse a oportunidade de ter uma equipa completa de um ano para o outro como teve mourinho.

fiona bacana disse...

Sirmister,
p.f. releia o meu comentário e verá que nem sequer aparece a palavra "contra-ataque".

Mas, de qualquer modo, vou ser mais clara: o fcporto, por força da sua dinâmica e estrutura táctica, assim que se coloca em vantagem (na liga do ano passado essa foi a regra), mesmo contra adversários teoricamente inferiores, baixa - estrategicamente e por ordem do seu treinador (isto já foi explicado 30 vezes pelo menos pelo Carlos Azenha) - as suas linhas, convidando o adversário a subir no terreno, e apostando nas transições rápidas para desferir o "golpe de misericórdia". Volto a dizê-lo, então: se gosta de ver a sua equipa a baixar as suas linhas perante esses colossos, fico feliz por si. A mim, nestes quase 25 anos de sócia, ensinaram-me a exigir mais e mais do meu clube. Se a exigência passa por ficar contente com o ganhar vencendo como uma equipa pequena, com isso já não fico feliz.

Quanto à equipa estabilizada de Mourinho...não me diga que é daqueles ayatolahs que, desde q o Mourinho saiu, este afinal é 1 badameco que n estaria onde está caso não fosse o PC...Se conseguiu manter a equipa perdendo "apenas" Postiga e Capucho, é mérito dele, que conseguiu 1 equipa de "500 paus" a jogar ao nível dos melhores da europa. E, não tenhamos dúvidas, de 1 pressão que Mourinho fazia junto de PC que o JF não faz (por feitio e por basicamente n ter coragem para isso).
cumps