segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Como acabou, começou

Primeiro troféu da época e 64º título para o FC Porto. Um típico jogo de início de época com o FC Porto a apresentar três reforços no onze: Álvaro, Belluschi e Varela. Jesualdo Ferreira resolveu manter o máximo da estrutura tetracampeã fruto das ausências forçadas de Rodriguez e Falcao.

O Paços Ferreira apresentou um bom futebol, trocando sempre bem e rápido a bola, embora sem criar grande perigo para a baliza de Helton. Do lado contrário, o FC Porto jogava mais lento mas com alguns rasgos perigosos, maioritariamente por Hulk, para a baliza do Paços. O FC Porto acabou à frente nas estatísticas da 1ª parte, mas foi o Paços de Ferreira que se apresentou melhor após o intervalo.

Desde saída da bola ao centro, que o FCP tratou de perder imediatamente, o Paços apareceu motivado e com vontade de vencer o final. Mas o maior perigo vinha da própria baliza quando aos 59 minutos, o guarda-redes Cássio resolveu fazer uma fífia monumental e oferecer o golo a Farías. Esperemos que este momento positivo para o FCP sirva de lição para o nosso guarda-redes que também é exímio neste tipo de palhaçadas que, justiça seja feita, nunca lhe correram mal... até ao dia. A partir daqui o FC Porto procurou controlar o jogo explorando as menores cautelas defensivas das pacenses. Paulo Sérgio bem arriscou mas a capacidade física dos seus jogadores já não permitia alcançar o empate. O Porto foi criando mais situações de golo e aos 89 minutos surgiu Bruno "MJ" Alves com um voo monumental e uma cabeçada indefensável. Por segundos julguei que o golo não fosse contar pois como todos sabemos Bruno Alves está vendido desde há 6 meses ao Barcelona, Chelsea, Inter e não sei quem mais.

Sinceramente não consegui tirar grandes ilações deste jogo. Já deu para ver que os reforços como Álvaro, Belluschi e Varela são bons e podem ser importantes na equipa e que ainda faltam alguns minutos para os jogadores alcançarem uma consistência para 90 minutos. E fiquei na dúvida se o FC Porto jogou de forma lenta por ser início de época ou se vou ter vamos ter mais uma época de futebol mediano e com pouco emoção no Dragão. Esperemos que tenha sido mais a primeiraque a segunda...

O resultado de 2-0 fica melhor na fotografia mas não revela as dificuldades que o FCP teve em ultrapassar o Paços de Ferreira que é novamente adversário já no próximo fim semana de arranque da Liga. E foi assim que vencemos a 16ª Supertaça Cândido Oliveira, o primeiro título oficial da época. Que tenha sido o primeiro de uns quatro ou cinco esta época...

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Frente a uma equipa pacence boa de bola, rodada, atrevida e sem complexos, que jogou olhos nos olhos, durante uma grande parte do jogo, o F.C.Porto não foi, também não se esperava que fosse, uma equipa exuberante, dominadora, compacta, forte, que certamente será lá mais para a frente. No início de época, quando se tem novos jogadores - precisam de aprender novos métodos e novos processos -, o mais importante é ganhar e isso o F.C.Porto conseguiu, sem grande brilhantismo é certo, mas com uma justiça inquestionável.

Um abraço

John Aarson disse...

Tenho pena que o paços não tenha suado a camisola na Liga Europa da maneira que suou contra o FCP, mas é a mentalidade que temos em Portugal. Os "pequenos" não têm problemas em fazer frente aos "grandes" de Portugal, mas quando é contra o Xpto da Monróvia do sul, já se vêm em apuros e não praticam futebol de qualidade. Longe de mim estar a querer que o Paços repetisse as exibições fracas que teve contra os Israelitas, apenas preferia que eles tivessem tido uma exibição do nível de ontem na Liga Europa. enfim! Não foi um mau jogo de futebol, e vê-se que falta entrosamento acima de tudo ao nosso FCP. Viu-se que não queremos estar a depender do Hulk, mas para isso, a equipa tem de se reencontrar. E isso só vai acontecer... com jogos. A pré-época já foi. Agora é a doer. Espero que não tenhamos de esperar novamente até Outubro para começarmos a jogar o que sabemos, caso contrário, a coisa pode ficar negra. Vamos a ver. Estou confiante que o nosso FCP não se voltará a deixar dominar por uma equipa do nível do Paços - Por melhor que tenham jogado.

HULK 11M disse...

Tal como o "John Aarson" também teria ficado contente se o "Paços" tivesse jogado assim na Liga Europa.
Mas o mal é geral em Portugal. É um problema de estatura e provincianismo e, como se viu na época passada, atinge particularmente os dois "grandes" da Capital, pois, goleados no estrangeiro, agigantaram-se quando jogaram com o FCP !!!

Jorge Mota disse...

jogo fracote,tipico de inicio epoca,e tipico do FCP na supertaça..

mta confusao do meio campo pa frente.nem deu bem para perceber quem jogava onde..1 mix tactico 1 pouco confuso..

Hulk em altas como sempre

gostei daquele jogador do Paços:Cristiano.

nao percebo como e q Paços foi a vida com aqueles patos Israelitas..enfim..

pedro disse...

A época do FCP será mais do mesmo. Isto em termos exibicionais. Quanto a resultados, veremos, espero que sim, mas estou como o outro, será dificil.

A meu ver, o problema, ou não problema, é o mesmo. A equipa é formatada para o contra-ataque. Logo não quer a bola, nem a quer ganhar à frente. E assim não há circulação de bola, nem sequer competência para a fazer (eu acredito que está escondida, mas só em alguns), muito menos pressão. Linhas defensiva e média bem juntas, junto à nossa área, e um só Hulk. Pouco.

Como o 7 estava a fazer circular a redondinha, saí fora. Banho mais cedo para ver a 2ª parte e aprender com os antigos. Tipo Tomas Costa.

O Valeri deve estar num programa de recuperação física especial. Será que esteve 2 anos sem jogar?

O beto? Bom, espero que seja um prémio para o Nuno pois era um trofeu relativo a epoca passada.

O Farias correu mais ontem que nas duas epocas anteriores juntas! E é bom que corra. O fulano é bom de area, mas apáticos, não obrigado. Chega o professor.

O Mariano foi o melhor (e nunca pensei que isto fosse possível).

O Meireles é a nova prima-dona. Está a precisar de um tranquilizante. Ontem, mais uma entrada para vermelho. Vê se corres e BEM, que o 7, quando aprender a não querer a bola tira-te o lugar. Depois de renderes 20 milhoes no proximo defeso, claro.

Será que o 8 ainda quer mais a bola do que o 7? Dasse...

Por fim, não compreendi como o Incrivel não aguentou a cacetada do central pacence!! Não esperava. No joelho mas pouco incisivo! E nem a rótula saiu do sítio! Não sei onde viram um incrivel nessa florzinha de cheiro...

Afinal, agora é que é para acabar: a 1ª já cá canta!! Poooooorto!!