sexta-feira, 29 de maio de 2009

Assim vai o jornalismo

Eu há muito que deixei de me importar com as capas de jornais, notícias de jornais, interpretações nos jornais, reportagens nas TVs, comentadores nas TVs, ... Ou melhor, pensava eu, que me tinha deixado de importar.

Tendo, um dia destes, apanhado a meio Pinto da Costa numa reportagem, penso que no Porto Canal, a dizer sobre a final da Liga dos Campeões:
Na teoria o resultado final é-me indiferente, mas, se calhar, o coração vai empurrar-me para o Barcelona. Tenho excelentes relações com a direcção e é um clube e uma cidade que se identificam muito com Porto e o F.C. Porto.
Ouvi e concordei.

No dia seguinte, li que na mesma conversa com os jornalistas PdC comentou a frase do palhaço da Madeira (não é o João Alberto, é o outro):
É fantástico para mim marcar em Portugal, porque é o meu país e sinto orgulho. Mas fico ainda mais feliz por marcar ao FC Porto
Ao qual PdC respondeu com a ironia de sempre (e é nestes casos que adoro a ironia dele):
Ele diz que gosta muito de marcar golos ao F.C. Porto e eu gostava muito de o ver marcar golos pela selecção.
Infelizmente sofremos um golo a 35 metros numa baliza em que duas semanas antes ele tinha falhado um golo a 35 centímetros.
Em nenhum momento, PdC faz a relação entre as duas respostas, e é mesmo claro a dizer, e volto a citar: "Na teoria o resultado final é-me indiferente, mas, se calhar, o coração vai empurrar-me para o Barcelona. Tenho excelentes relações com a direcção e é um clube e uma cidade que se identificam muito com Porto e o F.C. Porto."

E basta ler as notícias, por exemplo no Público, para se constatar que em momento algum PdC faz a associação entre as duas respostas, os nossos belos jornalistas é que começaram a escrever coisas como "Pinto da Costa não esclarece se é por isso que vai torcer pela vitória do Barcelona na final da Liga dos Campeões" in A Bola, ou  "Talvez por isso, Pinto da Costa garante que vai estar a torcer pelo Barcelona" in IOL Diário.

E nunca tendo sido referido por PdC, facilmente se passou do 'não esclarece se é por isso' e do 'talvez por isso' escritos por jornalistas, para um facto dito por PdC. 

Por isso, quando começo a ouvir interpretações como as que ouvi no Trio de Ataque de terça-feira, e que se lêem por essa net fora, de que PdC queria que o Barça ganhasse para se vingar do palhaço da Madeira (sim, o gajo que estampou o Ferrari), começo a pensar se as pessoas sabem ouvir e ler e se usam o cérebro para processar as informações recebidas. 

Mas se aquilo que a maioria das pessoas, futebolisticamente, pensa ou não pensa, já me passa ao lado, irritou-me profundamente ver os jornalistas (e peças jornalísticas) e comentadores a criticar PdC por algo que não disse, para depois concluirem que iam apoiar o Barça, pelas afinidades com o clube e com o futebol praticado pelo Barça - ao fim e ao cabo as mesmas razões apresentadas por PdC. 

Ai ka burros!

2 comentários:

rui disse...

realmente...é preciso ter paciencia de santo para aturar a malta que fala para aí...enfim

RuiBonga

Anónimo disse...

João Saraiva,

Este é apenas mais um, bom, exemplo da incompetência, polvilhada de má vontade,desses que se dizem jornalistas.