terça-feira, 12 de maio de 2009

Vieira tem (teria) o meu voto


«Pois é. A tal conversa da estabilidade que Luís Filipe Vieira andou a apregoar por aí, tal como sempre defendi, era mesmo só para entreter. Mal o Benfica deixou de ter hipóteses de terminar a Liga num dos dois primeiros lugares (matematicamente só sucedeu este fim-de-semana, mas há muito que o assunto estava resolvido), o presidente das águias virou a agulha. Horas depois do empate com o Trofense (os encarnados somaram 1 ponto em 6 com um conjunto que cumpre, esta época, a sua primeira temporada na divisão principal, sofrendo 4 golos nas duas partidas), o responsável máximo do clube da Luz anunciou que vão existir mudanças. Quem diria?!

É verdade que Vieira não especificou as alterações que tem em mente, mas façamos um pequeno exercício para tentar decifrar o que, bem vistas as coisas, acaba por ser claro como a água.

Vai o presidente bater com a porta? É óbvio que não! Já o vimos, vezes sem conta, a reclamar com todas as injustiças que ocorrem no desporto, em geral, e no futebol, em particular, mas daí até resolver abdicar... a distância é grande. Digamos que daqui até, talvez, Plutão!

Segunda hipótese: estará Vieira a pensar em Rui Costa? Também não. Para além de isso ser pouco provável (o presidente não poupa, pelo menos publicamente, elogios ao director-desportivo), em período de pré-eleições - caso o líder fosse por aí - bastaria ao ex-futebolista associar-se a uma candidatura de oposição (ou avançar com uma própria) para Vieira, muito provavelmente, ter os dias contados na Luz. Há muita gente que reconhece o mérito do actual presidente em recuperar a imagem do clube junto das instituições financeiras, mas desportivamente o seu consulado tem sido muito fraquinho. E quantos sócios estarão do seu lado se, por hipótese, Rui Costa alinhar do lado contrário da barricada? Poucos. Muito poucos.

Terceira hipótese: serão os futebolistas os alvos da mensagem? Nem por sombras! Se fosse esse o caso, não era preciso o presidente fazer esta sentida declaração. Todos os anos, todas as equipas, independentemente de conquistarem títulos ou descerem de divisão, procedem a mudanças. Podem ser significativas ou meros ajustamentos, mas nunca o Benfica, nem nenhuma equipa de um escalão principal, teve o mesmo grupo de profissionais duas temporadas seguidas. Logo, esta possibilidade também não serve.

Acreditando que Vieira não deve estar muito preocupado em mudar o motorista do autocarro, os tratadores da relva, os técnicos de equipamentos (antigamente conhecidos como roupeiros) ou mesmo os membros da equipa médica (este ano, por comparação com anteriores, tiveram pouco trabalho), sou levado a pensar que quem está no ponto de mira é Quique Flores e mais os adjuntos. Os "seus" adjuntos, pois convém recordar que, para o espanhol, Diamantino e Chalana eram ilustres desconhecidos que, de vez a vez, apareciam equipados nos relvados do Seixal para, digo eu, fazer umas corridinhas, já que, para aquilo que foram contratados, desde o primeiro dia estiveram dispensados.

Moral da história: Vieira pode ter muitos defeitos, mas não anda a dormir. E por mais que pretenda ter um clube estável, sem grandes oscilações, não vai fazer finca pé contra a opinião quase unânime de associados, simpatizantes e, mais importante, companheiros dos órgãos sociais. Quique há muito que tinha o destino traçado (as suas últimas conferências de imprensa foram bem elucidativas). Pura e simplesmente era deselegante não fazer a sua defesa perante a opinião pública quando, matematicamente, ainda havia algo a disputar. Agora, após mais uma época que só não foi totalmente perdida porque, como diz o técnico espanhol, o Benfica ganhou a Taça da Liga, Vieira apressou-se a fazer... a sua própria defesa. Quem diria?!»

Luís Avelãs
in Record, 10/05/2009

----------

Quem é este Luís Avelãs? Onde é que ele quer chegar com este "artigo encomendado"?

Meus senhores, sejamos sérios. Toda a gente sabe que foi apenas por causa das arbitragens (e do TAS!) que este super-Benfica não cumpriu o seu destino, isto é, ser campeão nacional e europeu em 2008/09.
Tudo o resto que se diga é deturpar os factos e tem como único objectivo querer deitar areia para os olhos dos benfiquistas.

O Quique é um excelente treinador (e baratinho!), o Rui Costa, como director desportivo, foi um achado e quanto ao Vieira faltam adjectivos para o classificar!

Porquê então esta "campanha suja" contra o actual presidente da instituição (de certeza que isto tem o dedo do Pinto da Costa...)?

Porquê mudar o que está bem?

A única coisa que tem de mudar são os árbitros.
Lucílio Baptista, Bruno Paixão, João Ferreira, Duarte Gomes, Carlos Xistra, Cosme Machado e Paulo Baptista, entre outros, bem tentaram, mas são insuficientes para a necessária moralização do futebol português.

P.S. Apesar das muitas alegrias que o SLB me tem dado, não sou sócio (ainda) mas, se fosse, LFV teria o meu voto. Quanto mais não seja, porque devemos ser gratos com quem tem feito um tão bom trabalho...

11 comentários:

José Correia disse...

"Sei que [Luís Filipe Vieira] fez muitos sacrifícios e ajudou o clube financeiramente mas o que importa é ganhar! Estamos há tantos anos nesta vergonha! O FC Porto tem um presidente que se dedica ao clube 24 horas por dia. Acho que o nosso próximo presidente tem de ser um líder a tempo inteiro.
O Nacional conseguiu vencer pois também tem um presidente que se dedica a tempo inteiro ao clube. Para dirigir é preciso acompanhar os jogadores durante o dia e durante a noite. Não podemos ter um presidente em part-time."
Joe Berardo, 11/05/2009, entrevista à TVI 24

José Correia disse...

«Luís Filipe Vieira, o presidente e, por isso, máximo responsável pelo que de bom e de mau acontece no Benfica, também tem culpas no cartório. E já não chega prometer mudanças depois de mais uma época pobre. O trabalho de reestruturação do clube tem sido bom, mas os resultados desportivos não aparecem. Prometer mudanças, como se não fosse ele a única e a mesma pessoa que está à frente do clube há quase 6 anos, é insuficiente. E dizer-se desiludido também. Mudanças? Sim, são necessárias. Mas com que base? Muda-se novamente a equipa? Muda-se o treinador e mantém-se a estrutura que não tem tido sucesso? Vieira também já não tem margem de manobra para mais experiências. Nem para mais desilusões.»

Luís Milhano
in Record, 11/05/2009

Manuel Guedes disse...

«Jorge Jesus desejado no Benfica. Remédio santo, ou falso profeta dos fariseus para apaziguar adeptos encarnados? Veremos.»

«Jesus não quererá repetir o triste fado dos seus antecessores. Quique, também ele apresentado como salvador, sai crucificado. Lamentável.»

Gabriel Alves no twitter

Azulantas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Essa tirada do Vieira "espero que nos deixem ganhar a Liga dentro do campo" pode ser interpretada como uma ameaça, assim: "Espero que nos deixem ganhar a LIga dentro do campo, porque, caso contrário, tentaremos ganhá-la fora dele".

Ou que outra interpretação pode ser dada à frase? Um "espero" no sentido de ter "esperança", como aqueles que dizem ter "fé" nas decisões do presidente do seu clube?

Azulantas disse...

O Luis Filipe é realmente uma nódoa. Mas até uma nódoa como ele percebe que em ano de eleições terá de: (1) renunciar como fez o Soares Franco, ou (2) apresentar um novo projecto que fomente nova onda de esperança no universo benfiquista.

Creio que é obvio que irá seguir a segunda opção.

Nota: Eu não sou dos que querem ver o Benfica (ou o Sporting) constantemente a estrebuchar na lama (só de vez em quando! LOL) - prefiro ter adversários à nossa altura e ganhar campeonatos em que a luta seja renhida até ao fim do que ganhar campeonatos em Dezembro e andar a passear a equipa o resto do tempo.

Eu acredito que competidores sérios e fortes obrigam-nos a sermos nós próprios mais fortes, oferecem um melhor espectáculo ao público consumidor de futebol, chamam mais gente aos estádios, e valorizam muito mais qualquer conquista. Por exemplo, teriamos ou não mais prazer em derrotar um Sporting ou um Benfica na final da Taça de Portugal do que iremos ter com o Paços?

José Correia disse...

hmocc disse...
«Por exemplo, teríamos ou não mais prazer em derrotar um Sporting ou um Benfica na final da Taça de Portugal do que iremos ter com o Paços?»

Bem, nós eliminamos o Sporting em pleno estádio de Alvalade (apesar da tentativa desesperada do Bruno Paixão, que tudo fez para o impedir) e também eliminamos o Leixões, que tinha sido o carrasco do SLB.

Respondendo à pergunta: prefiro jogar a final com o Paços de Ferreira do que com o SLB, até porque isso significa que o SLB nem sequer chegou lá (por culpa dos árbitros, obviamente...)

José Correia disse...

hmocc disse...
«O Luis Filipe é realmente uma nódoa. Mas até uma nódoa como ele percebe que em ano de eleições terá de: (1) renunciar como fez o Soares Franco, ou (2) apresentar um novo projecto que fomente nova onda de esperança no universo benfiquista. Creio que é obvio que irá seguir a segunda opção.»

O Vale e Azevedo foi derrotado pelo Vilarinho porque os sócios do SLB foram enganados. Toda a gente se lembra da falsa promessa do Vilarinho, de que já tinha um compromisso com o Jardel e que se ganhasse as eleições o ex-goleador do FC Porto seria jogador do SLB.

Tiraram-nos o Vale e Azevedo (que saudades!), mas espero que os sócios do SLB não se deixem enganar outra vez.

Eu e a maior parte dos meus amigos queremos que o Vieira dê continuidade ao bom trabalho que tem feito nos últimos 8 anos.
E mai nada.

Azulantas disse...

Realmente dá gozo rirmo-nos à custa deles, mas ò Zé, já chega de bater em mortos.

É que qualquer dia nem um lugar na 3a Pré-eliminatória da Champions é dado ao cmapeão Português.

Eu quero um Benfica, um Sporting, um Braga, um Guimarães, um Leixões, uma Académica, etc cada vez mais fortes, e acima de tudo um Porto ainda mais forte que todos eles, apto a competir sem medo nem défice de qualidade com os outros grandes clubes europeus.

A grande força da Premier League, que lhe permite gerar tanto dinheiro, é a intensa competitividade entre todos os clubes. Hoje em dia essa competitividade diluiu-se um bocado para 4 clubes de top + 4 clubes "sub-top". Mas qualquer um deles tem que suar muito para levar de vencido qualquer Bolton ou Stoke City que lhes apareça pela frente.

dragao vila pouca disse...

Meus caros amigos, vocês estão a lavrar num erro: o Vieira foi Tetracampeão. O sócio do F.C.Porto, Luís Filipe Vieira, que está a um ano de receber o emblema de prata, é tanto campeão como nós.

Um abraço

Anónimo disse...

O que principalmente vai aguentando o Vieira é as eleições do Benfica virem sendo em Outubro. Ou seja, por pior que a equipa ande, em Outubro normalmente ainda se acalentam ilusões. Se fossem em Junho outro galo cantaria.

Outro factor importante é a tradicional morosidade cerebral, chamemos-lhe assim, do adepto de futebol médio, seja em que clube for, embora para aquelas bandas esse fenómeno assuma proporções inquietantes.