domingo, 3 de maio de 2009

Os pormaiores de um centralismo sufocante

«O director de programas da RTPN, José Alberto Lemos, acusou ontem a Zon TV Cabo de ter provocado "danos graves" a este canal por ter mudado o seu lugar na grelha de programação e o ter retirado do Pacote Selecção. (...)
"Qual é a lógica de meter naquele pacote canais que ninguém vê e em compensação retirar a RTPN?", questionou, sublinhando: "O Selecção inclui os dois outros canais de informação do Cabo, a SIC Notícias e a TVI 24".
O director lamentou que a Zon tenha trocado a posição da RTPN com a TV5 Monde, passando, nas televisões com TV Cabo analógica, para o 36.º lugar, enquanto os outros canais de informação, a SIC Notícias e a TVI 24, mantiveram a mesma posição.
"A Zon remete os utentes que pretendam fazer sintonização manual de busca do canal para o manual de instruções do televisor. Ninguém guarda o manual e mesmo que o faça apenas os fãs do canal vão dar-se a esse trabalho. Os outros espectadores, precisamente aqueles junto dos quais a audiência podia subir, não vão dar-se a esse trabalho", afirmou.
Como prova de que a alteração de lugar na grelha com a TV5 Monde prejudicou a RTPN, José Alberto Lemos apontou o share do canal no Grande Porto no dia em que a mudança de frequência ocorreu nas zonas da Boavista e Lapa (Porto), Gaia e Senhora da Hora (Matosinhos), quarta-feira, 22 de Abril.
Nesse dia, a RTPN teve o share mais baixo da sua história no Grande Porto, 0,5 por cento, quando no dia anterior tinha tido 4,9 por cento. No segundo dia da nova grelha naquelas zonas, quinta-feira, o canal teve na mesma região 1,1 por cento. (...)»
in PÚBLICO, 26/04/2009








Fazendo um pouco de história, recordo que a RTPN nasceu em Maio de 2004, sucedendo à experiência falhada que foi a NTV, e com algumas originalidades: pela primeira vez o director de um canal não estava em Lisboa e a informação era dividida entre as redacções de Lisboa e Porto (que passou a integrar os profissionais da extinta NTV). Na altura, o arranque da manhã, o "prime-time" e a noite eram feitos a partir do Porto, que garantia ainda a realização dos programas de cariz informativo que integravam a nova grelha.

Entretanto, as coisas foram “evoluindo” no sentido habitual. A administração da RTP começou a convidar 'pivots' a transferirem-se para a capital e o peso do Porto foi diminuindo na programação na mesma proporção que o de Lisboa ia aumentando.

Apesar de tudo, a redacção do Porto ainda mantém um peso significativo na programação da RTPN, particularmente no capítulo do desporto, com vários programas a serem feitos a partir do Porto, embora com convidados de todo o país.

A RTPN está a fazer o seu caminho, havendo programas, como é o caso do ‘Trio de Ataque’, que têm audiências muito interessantes. Assim sendo, o que levou a ZON a tomar uma decisão que, objectivamente, privilegiava a SIC Notícias e a TVI 24 em detrimento da RTPN?

Nota: No dia 30 de Abril foi anunciado que as administrações da RTP e da ZON tinham chegado a acordo e que a RTPN voltava a ocupar a posição que anteriormente era a sua na grelha de canais da ZON, concretamente no sistema analógico. Além disso, foi também acordado que, tal como a SIC Noticias e o TVI 24, a RTPN iria passar a ser incluído em todos os pacotes comercializados pela ZON, nomeadamente no chamado pacote selecção.

2 comentários:

Zé Luís disse...

Por essas (mudanças frequentes de canais senão mesmo da sua posição) e por outras (preçário mudado sem aviso prévio) que há anos deixei a então TV Cabo.

Mudei-me para a TVTel, a grelha é impecavelmente estável e saiu-me muito mais barato, além de incluir canais que aprecio e não ter outros que não gostava.

A TVTel foi comprada pela ZON (antiga TV Cabo). Já os "avisei": quero saber o que vão mudar. Mal me cheire a esturro, mando-os para a outra parte. Mais uma vez.

Haja opção de escolha de rede.

Como em tudo.

Mas sobre a RTP-N, está a tornar-se um pastelão e a programação desportiva anedótica com os debates da treta.

HULK 11M disse...

Também há muito que sou assinante da Tvtel e só lamento que não possa dispôr da "Porto Canal", pois quanto ao resto, comungo da opinião do "Zé Luís".
Mas penso que brevemente a "Zon", actual proprietária da Tvtel, irá fazer com os assinantes da Tvtel o mesmo que a RTP fez com a NTV, actual RTPN....