sexta-feira, 15 de maio de 2009

Final contra o SLB e o Sistema do Andebol


No próximo domingo, dia 17 de Maio, às 16h05, o FC Porto irá receber o SLB para o primeiro jogo da final do play-off do campeonato nacional de Andebol.

Depois do que se passou no jogo de estreia do Dragão Caixa, em que a dupla de arbitragem excluiu quatro jogadores (!!) do FC Porto em menos de dois minutos, reduzindo a equipa azul-e-branca a apenas dois jogadores de campo, é bom que o FC Porto esteja preparado para outras manobras, ambientes e "cascas de banana".

Por exemplo, neste último SLB x Sporting, terceiro jogo das meias-finais dos play-off, aos 38 minutos os árbitros suspenderam a partida durante cerca de 5 minutos, devido ao lançamento de parte de uma cadeira para o recinto de jogo (antes já tinham sido arremessados isqueiros, garrafas vazias e moedas).
O que irá acontecer ao SLB? Interdição do pavilhão? Nem pensar! Talvez uma pequena multa...

Outro aspecto em que treinador e jogadores do FC Porto têm de estar atentos é à estratégia de anti-jogo dos encarnados. A ideia é simples, mas terrivelmente eficaz. Jogadores encarnados atiram-se para o chão, simulando lesões, "obrigando" os árbitros a parar o jogo e interrompendo assim contra-ataques perigosos. Esta estratégia foi seguida com êxito no SLB x São Bernardo e repetida no jogo de ontem contra o Sporting, em ambos os casos com a complacência da mesma dupla de árbitros (Duarte Santos e Ricardo Vieira). Coincidências...

O FC Porto ganhou a fase regular, está em boa forma (superou os quartos e as meias-finais em apenas dois jogos) e beneficia do factor casa, mas para ganhar esta final dos play-off terá de ser muito superior ao SLB, porque o Sistema do Andebol já mostrou que não brinca em serviço.


P.S. No Basquetebol o SLB levou a melhor, enquanto que no Hóquei em Patins os hepta-campeões nacionais eliminaram os encarnados. O Andebol vai desempatar este duelo entre dragões e "gaivotas" nas modalidades de alta competição.

5 comentários:

Jorge Aragão disse...

Boa análise, vamos encher o Dragãozinho e metê-los na caixa.

Dragão_Poeta disse...

Contra o sistema avençado no andebol! Muito bem observado essa da dupla de arbitragem..enfim, nada que me supreenda. Também deixar um ponto completamente negativo aos adeptos do clube do estoril-gate no jogo frente ao sporting, enfim.

Anti-slm disse...

Gostava de assistir ao vivo a esta partida embora tenha algum receio do comportamento dos adeptos dos nossos rivais, já li por aí que se prepara uma grande excursão lá de baixo para virem cá mas depois de assistir ao que se viu no slb VS scp fico com uma perna atrás.

Gostei de observação da dupla de arbitragem, enfim, "coicidências".....


Acredito que possamos vencer no próximo domingo contra o benfica e o sistema.

José Correia disse...

Líder Portista disse...
«Gostava de assistir ao vivo a esta partida embora tenha algum receio do comportamento dos adeptos dos nossos rivais, já li por aí que se prepara uma grande excursão lá de baixo para virem cá»

Não me parece que isso seja possível.
Hoje de manhã passei pela Loja do Associado para comprar bilhete para o jogo.
Só estão à venda bilhetes para sócios do FC Porto e eu comprei o último disponível para a bancada Nascente (única bancada lateral).

José Correia disse...

«Os incidentes verificados no jogo de anteontem, frente ao Sporting, que deu apuramento do Benfica para a final do playoff, não deverão resultar na interdição do pavilhão n.º 2 da Luz. A Comissão Disciplinar da Liga vai reunir-se no início da próxima semana com o intuito de analisar os relatórios do delegado e do árbitro, mas o facto de não ter havido agressões poderá ser atenuante, segundo nos confidenciou fonte daquele organismo. Da multa é que o Benfica não escapa.

De acordo com o artigo 155 do regulamento de disciplina da LPA, "quando ocorram distúrbios (...) que não levem à suspensão do jogo por período superior a 5 minutos, nem dificuldades especiais no seu início ou reinicio (...), os clubes responsáveis são castigados com a pena de 500 a 2.500 euros". No caso do dérbi, a chuva de objetos arremessados da bancada (moedas, isqueiros e até um bocado de uma cadeira) obrigou os árbitros a interromperem a partida durante 5 minutos no decorrer da segunda parte, sendo que depois o encontro disputou-se até ao final com relativa normalidade. Ninguém ficou ferido e, não obstante o fervor reinante entre os adeptos encarnados, não houve invasão de campo.

Assim sendo, o Benfica encontra o FCPorto este domingo na Invicta, no primeiro jogo da final do playoff, e na quinta-feira deverá receber os dragões no seu pavilhão. Mas em caso de reincidência, o artigo 155 do regulamento prevê que a multa seja agravada para o dobro e que o recinto seja interdito por um jogo.»

in Record
Sábado, 16 Maio de 2009 - 1:30