quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jamor? ‘Jamais’!

Não vou ao Jamor
Nunca fui ao Jamor
Nunca irei ao Jamor

E ao contrário de um certo ministro os meus ‘Jamais’! são cumpridos.

Nestes dias o meu ser radical entra sempre em conflito com o meu ser racional, e é nestes dias que tenho vergonha de partilhar este rectângulo à beira-mar plantado com certa gente. E só me apetece ouvir Kurt Maxixa. A soluçom perfeita é termonuclear!

Falam de tradição, de capital, de símbolo nacional e coisas que tais, e são os mesmos que chamam auto-estrada “do Norte” à auto-estrada que percorre o centro do País.

Para eles o País é o seu umbigo.

Recuso-me a ter esta visão do meu País.  

Mas se a ideia, de disputar a final na capital do império, sempre me pareceu absurda, de um nacionalismo bacoco, nos dias de hoje já não é só uma questão centralista, é uma questão de pura e simples estupidez. 


Defender a realização da final da Taça, num estádio que não tem acessibilidades decentes, onde toda a gente (excepto os VIPs) entra e sai pelo mesmo local, onde quase toda a gente tem de entrar horas antes e ficar a suportar o pico do sol, num estádio que não tem sanitários, que não tem bares, que em caso de necessidade de evacuação está a um nível de um Heysel, … defender a realização de um jogo de futebol num estádio com estas condições, não é defender a festa do futebol, é pura e simplesmente ser burro.

Um estádio assim tão bom, e tão nacional, não ser utilizado pela Selecção Nacional só pode ser pelo facto dos senhores da UEFA e da FIFA não gostarem do cheiro a sardinhas que sai do mato.

E já nem falo de very-light.

Como diria o Bruno Aleixo: Ai ka Burros!

9 comentários:

José Correia disse...

João Saraiva disse:
«Defender a realização da final da Taça, num estádio que não tem acessibilidades decentes, onde toda a gente (excepto os VIPs) entra e sai pelo mesmo local, onde quase toda a gente tem de entrar horas antes e ficar a suportar o pico do sol, num estádio que não tem sanitários, que não tem bares, que em caso de necessidade de evacuação está a um nível de um Heysel, … defender a realização de um jogo de futebol num estádio com estas condições, não é defender a festa do futebol, é pura e simplesmente ser burro.»

O próprio presidente da FPF assume que o estádio do Jamor não tem condições.
Os próprios defensores da "tradição" reconhecem que o estádio não tem condições de segurança, de higiene ou de conforto.

Enfim, é uma daquelas heranças do Estado Novo e dos tempos em que no futebol português tudo era limpo e transparente...

José Correia disse...

«A falta de condições para o Estádio do Jamor receber a final da Taça de Portugal é uma evidência. Aliás, é uma evidência tão clara que já nem o presidente da Federação Portuguesa de Futebol a tenta iludir, reconhecendo-a, lamentando-a, mas aceitando-a como uma inevitabilidade cósmica. De resto, a falta de condições do Estádio Nacional para receber a final da Taça de Portugal é uma evidência tão evidente que, tenho cá para mim, se não fosse Pinto da Costa a reclamar a mudança de palco todos os anos, a coisa já seria consensual. Assim, como foi o presidente do FC Porto o primeiro a dizer que a final da segunda prova do calendário nacional merecia um estádio com outras condições, há sempre quem sinta a necessidade de contrariá-lo, apelando aos valores da tradição para justificar o injustificável, mesmo que isso signifique colocar em causa a segurança de quem vai ao futebol. Afinal, qualquer coisa é melhor do que admitir que Pinto da Costa possa ter razão, não é?»
Jorge Maia, O JOGO, 27/05/2009

bLuE bOy disse...

João Saraiva,

Como eu te compreendo e reconheço total e completa certeza em cada uma das palavras que aqui nos deixas.

A única coisa que nos difere pelos vistos, é que eu, reclamo, protesto, insulto e tal e coisa... mas qd chega a hora, a ansiedade cresce e a paixão/amor ao clube fala mais alto, muito mais alto.

Mais uma vez, lá estarei... no Pulgedo Stadium, cheio de musgo nas bancadas, sem o minimo de condições, olha, sem nada de nada... senão, pelo prazer de ir ver/apoiar o meu clube do coração e pelo convivio da viagem e do piquenique com cheiro a sardinha assada ou bife/entrecosto na brasa.

A paixão, admito, acaba sempre a falar mais alto!!!

Jorge Aragão disse...

O ano passado foi a gota de água e não vou lá mais.
Ontem no Trio de Ataque o Rui O. Costa parecia estar enfeitiçado pelo Estádio de Oeiras, reconheceu que não há condições mas gosta sempre de lá ir.Que nesta altura não chove... mas esqueceu de dizer que o sol é insuportável, que as casas de banho são quase inexistentes, que há paus e pedras por todo o lado, mas para ele vivam as sardinhas.
Rui Moreira falou e muito bem do espírito da Aldeia da Roupa Branca.
E Rui O. Costa disse tudo quando impante afirmou que esta " guerra " era uma que Pinto da Costa não ganharia de certeza.
Com argumentos destes...
E aí é que lhes bate!!!!!!

maloud disse...

Em 1969 foi o estádio de um grande sonho;)

condor disse...

Está nas mãos do povo do norte mudar este estado de coisas!
Nós Portistas sozinhos não conseguimos,pois a arrogancia lisbonense não permite!
arranjam mil e um argomentos bacocos para defender o indefensavel,como as sardinhadas e outras bacoradas!Por fim a cereja no topo do bolo,dizem que somos provincianos,e ficam todos contentes!
Se o povo do Porto e de Paços Ferreira se recusasse a jogar naquela latrina vocês acham que os provincianos de merda lá da capital tinham força para nos obrigar?
Claro que não,nem que fosse necessário fazer uma exposição à uefa!
Mas quê?São só os provincianos do Porto que reclamam!!!

sirmister disse...

Condor,

1-Se o Paços de Ferreira e o FCP, quisessem a final podia ser disputada noutro local, isso está previsto nos regulamentos.... mas o Paços quis jogar no Estadio Nacional.

2- Nem todos os Portistas são do Norte.
---------------

Na minha Opinião a Final da taça tal como os jogos da selecção nacional devia ser disputada em estadios por todo o País de maneira a levar o Futebol a todos os Portugueses.
Ontem no trio de ataque o Rui oliveira e costa disse que já tinha ido a mais de 20 finais da taça e que adorava ir ás finais, queria ver se a final fosse a 300 ou 400 km da sua residência iria ver esse numero de jogos.

Já o Rui moreira disse que se houvesse um estadio nacional em Portugal com boas condiçoes como o de wembley e em que joga sempre a selecção inglesa e são as finais da taça, concordaria que em Portugal se fize-se o mesmo, pelas razoes que disse acima acho que seria uma aberração, e dou um exemplo sou do distrito de coimbra e o ano passado fui ver um jogo dos sub 21 á tocha um pequeno concelho do distrito, e mais de metade das pessoas que lá estavam nunca tinham visto a selecção jogar ao vivo e se ela não fosse ali jogar se calhar nunca a teriam visto jogar, e como acredito que não devem haver Portugueses de primeira e de segunda, é que defendo que tanto taça de Portugal como selecções devem jogar por todo o País e ilhas.

HULK 11M disse...

Apesar de viver no Porto estou 100% com a opinião do "Sirmister": a final da Taça e a Selecção devem "viajar" por todo o País!

condor disse...

Caro sirmister,no primeiro ponto dá-me razão!
No segundo ponto tem toda a razão!
Claro que os portistas não são e ainda bem,todos do norte!