domingo, 31 de maio de 2009

A Excepção

Jesualdo Ferreira tornou-se no primeiro treinador português tri-campeão nacional. Em Outubro passado, quando o FC Porto passava por um mau momento, Jesualdo viu o seu lugar muito tremido. Esteve bem a direcção que aguentou o treinador até ao “final da vindima”, pois ele seria sempre a melhor das opções para o FC Porto chegar ao tetracampeonato (o mesmo aconteceu a Guardiola no Barcelona acabando a época como se sabe).

Justo será dizer que o FC Porto desta época praticou na maioria dos jogos um futebol bastante mediano, em especial no Dragão, sobressaindo-se pela positiva nos períodos mais importantes da época: os jogos decisivos da Champions e do campeonato antes do Natal e nos derradeiros meses de Fevereiro e Março. Também não devemos esquecer que em 2007/08, a equipa de Jesualdo jogou um futebol de grande qualidade, dominador e categórico a nível nacional, ficando o sabor amargo da eliminação frente ao Schalke depois de vencer o grupo e da dobradinha falhada com a derrota na final da Taça.

Em jeito de balanço, acho que o FC Porto com Jesualdo a treinador realizou tantos bons como maus jogos. Pode ser uma exigência excessiva, mas o próprio Jesualdo Ferreira já demonstrou que é capaz de colocar a equipa a jogar mal ou bem, à defesa ou ao ataque tanto arrancando aplausos do público como levando os mesmos ao desespero. Jesualdo é capaz de gerir “ao minuto” os picos de forma e condição física dos seus jogadores, sendo verdade que o plantel do FC Porto assim o exige por ser curto. E tem um papel preponderante no crescimento de jogadores como Bruno Alves, Raul Meireles, Lisandro, Hulk, Rolando ou Fernando, não esquecendo alguns “falhanços” como Benítez ou Bolatti ou nas inexistentes oportunidades dadas aos jovens da casa.

Mas como um treinador vive dos resultados, é justo que Jesualdo Ferreira se torne na excepção a uma regra - que existe mais do desejo dos treinadores em abandonar o clube do que a uma estratégia directiva - e comande a equipa portista pelo quarto ano consecutivo. Para a história ficam os resultados...

2006/07
Campeão: última jornada, 1 ponto avanço
Champions: 2º lugar grupo com mesmo pontos que Arsenal; eliminado nos oitavos-final contra Chelsea
Taça Portugal: Eliminado pelo Atlético (4ª eliminatória)


2007/08
Supertaça: derrota contra Sporting
Campeão: 25ª jornada, 20 pontos avanço
Champions: vencedor grupo; eliminado nos oitavos-final contra Schalke através grandes penalidades
Taça Portugal: final perdida contra Sporting após prolongamento
Taça Liga: “taça da quê?”


2008/09
Supertaça: derrota contra Sporting
Campeão: 28ª jornada, 4 pontos avanço
Champions: vencedor grupo; eliminado quartos-final contra Manchester
Taça Portugal: (a aguardar resultado da final)

fotos: portistasdebancada.blogspot.com

7 comentários:

José Correia disse...

«[Jesualdo] tem um papel preponderante no crescimento de jogadores como Bruno Alves, Raul Meireles, Lisandro, Hulk, Rolando ou Fernando»

Para além dos resultados obtidos nestes três anos, os quais falam por si, há dois aspectos em que Jesualdo demonstrou uma competência inequivoca:

i) sabe construir equipas coesas, que obedecem a um modelo de jogo claro;

ii) foi decisivo no crescimento de vários jogadores, contribuindo para a valorização de activos da SAD e potenciando a sua venda com enormes mais-valias.

Anónimo disse...

Para mim, a principal qualidade de Jesualdo foi garantir que a equipa se apresentasse na sua melhor forma dos momentos decisivos do campeonato. Com um plantel curto, com poucas alternativas ao onze habitual é essencial ter a equipa principal em máxima força nos momentos decisivos da época. Mesmo com o futebol mediano desta época, a equipa apresentou-se melhor em Novembro, logo após ao desastroso mês de Outubro e em Fevereiro e Março, períodos em que o FC Porto dominou os jogos e chegou à vitória com mais naturalidade que o desespero evidenciado em outros jogos, especialmente no Dragão.

Pena é que Jesualdo seja demasiado preso à táctica e que o FC Porto apresente esta época um futebol mastigado e previsível em contraste com 2007/08 onde o FC Porto jogou muitíssimo bem com um ataque muito dinâmico e que deu bons resultados.

O jogo em Braga esta época demonstra que uma equipa pode jogar na expectativa e bem, assim como o jogo em Manchester mostrou que um FC Porto mais dinâmico cria muito mais perigo que o habitual trio estático de Lisandro-Rodriguez e Hulk. Quando Hulk está em baixo ou fora a equipa ressente-se e o ataque fica parado.

Era este aspecto que gostaria de ver Jesualdo melhorar a par de um plantel com mais alternativas, mesmo que jovens.

Anónimo disse...

Em Outubro achava que Jesualdo devia permanecer até ao final da época, pos só ele nos dava mais garantias de conseguir o título. E achava que no final desta época deveria sair.

Com os resultados apresentados quer nos últimos 3 anos, mas especialmente esta época com a presença nos quartos-final, o campeonato e uma possível dobradinha é-me difícil contestar a sua permanência no Dragão, especialmente quando não vejo alternativas nacionais ou capacidada financeira para alternativas internacionais.

José Correia disse...

Daniel Silva disse...
«Pena é que Jesualdo seja demasiado preso à táctica e que o FC Porto apresente esta época um futebol mastigado e previsível em contraste com 2007/08 onde o FC Porto jogou muitíssimo bem com um ataque muito dinâmico e que deu bons resultados.»

Se não estou em erro (irei confirmar) o FC Porto marcou mais golos esta época do que na época passada.
Relativamente ao modelo de jogo, penso ser o mais adequado para as características dos nossos médios e avançados. Além disso, é um modelo de jogo que nos permite ter uma equipa mais forte e competitiva na LC do que a equipa da época passada.

Paulo Marques disse...

Assim sendo, resta-me apoiar o nosso treinador do penta.

HULK 11M disse...

Daniel Silva disse "... Com um plantel curto, com poucas alternativas ao onze habitual..."

Este é um aspecto que tem que ser corrigido por quem tem a responsabilidade da contratação de novos jogadores, porque foram adquiridos muitos jogadores e foi feito um investimento muito acima das possibilidades do Clube, com os resultados do 1.º semestre no vermelho, apresentando uma vez mais prejuízos, apesar dos ganhos obtidos na venda de jogadores!
Penso que deveríamos voltar ao modelo dos tempos do Mourinho dando mais poderes de decisão das contratações ao Prof. Jesualdo.

Azulantas disse...

O meu balanço sobre o trabalho de Jesualdo Ferreira (JF) percorreu o mesmocaminho que a equipa percorreu ao longo deste ano, ou seja, do inferno de Outubro ao céu de Maio.

Para mim o que é mais inequivoco e saliente é o trabalho realizado com cada jogador individualmente.

Desde Bruno Alves a Hulk, todos os jogadores beneficiaram (excepção feita talvez a Guarín e Benitez) dos ensinamentos de JF e da sua equipa técnica.

Tal como o José Correia diz, o facto de o treinador ter sido fiel ao seu princípio de jogo, aliado a uma impossibilidade de rodar a equipa (platel útil de "apenas" 15-16 jogaqdores) fez com que a equipa base evoluisse colectivamente a par da evolução individual dos jogadores.

Estou certo que as próximas 2 épocas estão bem entregues e só um cataclismo nos afastará do Penta e do Hexa.

Mas mesmo que que não atinjamos esses objectivos, espero bem que nos lembremos da importância de JF nestes últimos 3 anos. Não vejo outro treinador que conseguisse os resultados que ele conseguiu nas circunstâncias que os conseguiu.

Lembro, para finalizar, que Bosingwa foi eleito pelos media ingleses como o melhor lateral direito da Premiership. Só para dar uma noção daquilo que perdemos no ano passado...