sexta-feira, 29 de maio de 2009

À terceira será de vez

O Benfica venceu FC Porto de vencida por 23-20 esta noite na Luz, num jogo em que a primeira parte dos portista mostrou-se fatal para levar de vencida os benfiquistas. Ferreirinho que tem estado sempre em destaque foi a grande figura do jogo. Com sucessivas defesas (19 no total), o guarda-redes conseguiu pôr os portistas de cabelo em pé que tentavam marcar por todos os lados. Do outro lado do campo também Hugo Laurentino teve uma noite de grande nível com 15 defesas.

Na primeira parte, o Benfica foi dominando a partida e aos poucos conseguiu ganhar vantagem no marcador. A 5 minutos do intervalo, os benfiquistas conseguem uma vantagem de 4 golos o que desnorteou os portistas que acabariam por sofrer mais 4 golos, acabando a 1ª parte a perder 15-8. Uma vantagem justificada pelas 14 defesas de Ferreirinho e alguma incapacidade em parar Carlos Carneiro na defesa. Rui Silva, o pivôt do Benfica, não jogou por se encontrar lesionado e, pelo que se pode ver pela televisão, não deverá jogar na próxima quarta-feira.

Ao FC Porto restava regressar para a 2ª parte em grande, caso contrário a diferença de 7 golos deitaria por terra as hipóteses de conquistar o título na Luz. E começaram bem, pois rapidamente reduziram a diferença no marcador e com 15 minutos para o final o jogo estava completamente em aberto com 17-15. Foi então que o FC Porto voltou acusar dificuldades no ataque e Ferreirinho voltou a brilhar. O Benfica, que apenas tinha marcado 4 golos volvidos 25 minutos da 2ª parte, deparava-se com problemas físicos em várias jogadores cruciais. Mesmo assim, os portistas não conseguiram empatar a partida e à medida que o relógio se aproximava dos 60', mais os benfiquistas controlavam a partida.

O FC Porto jogou abaixo do que seria de esperar, mas muito por culpa de João Ferreirinho que esteve simplesmente fenomenal. Com Eduardo Filipe numa "noite não" e a defesa a voltar a ter dificuldades em parar o frenético Carlos Carneiro, o Benfica conseguiu forçar a decisiva "negra" para o próximo dia 3 Maio no Porto. O Dragão Caixa irá encher pela 3ª vez para desequilibrar a final de uma vez por todas e assim fazer regressar o título de campeão à Invicta. A inauguração da nova casa dos Dragões às festas do título será já na próxima semana.

Estatísticas oficiais jogo 4

fotos: eurohandball.com, fcporto.pt

4 comentários:

José Correia disse...

A 1ª parte do FC Porto foi muito fraca.

O Eduardo Filipe esteve num dia não e, inclusive, falhou dois livres de sete metros.

Vários jogadores do SLB terminaram o jogo com visíveis dificuldades físicas.

Ontem, o FC Porto teve uma excelente oportunidade para ganhar na Luz e sagrar-se campeão nacional.

José Correia disse...

Porque razão é que o 5º jogo não é no próximo domingo às 16h05, tal como aconteceu com os outros dois jogos que o FC Porto disputou em casa?

Delindro disse...

Porque domingo disputa-se a final da Taça de Portugal em Futebol e a LPA não tem interesse em ter o andebol a concorrer pelas audiências com a final da Taça como fez com a Taça Uefa e a Liga dos Campeões.

José Correia disse...

Delindro disse...
«Porque domingo disputa-se a final da Taça de Portugal em Futebol»

De facto, faz todo o sentido mas, assim sendo, porque não adiar o jogo mais uns dias, de modo a que fosse no sábado dia 6 ou no domingo dia 7 de Junho?

Na minha opinião, o jogo decisivo do campeonato de Andebol não deveria ser a uma quarta-feira à noite.