quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ter ou não ter

Ter equipa, ter posse de bola e uma boa circulação, ter jogadores criativos em exercício, ter personalidade, ter sentido de passe, ter uma boa gestão na ocupação de espaços, ter bons jogadores, ter um treinador jovem e ambicioso, ter uma cultura táctica que é marca da equipa, ter Messi.

Foi demais para um MU que só foi superior nos primeiros minutos. Depois não conseguiu desmontar a estratégia do Barça e aquele tricotado de passes sucessivos, sempre com a bola correr e sempre com jogadores libertos para a receber. A equipa sobe e recolhe-se de uma forma irrepreensível.

O MU não foi capaz de marcar primeiro como fez o Chelsea, para poder estacionar o autocarro bem cá trás, e depois procurar através dos seus jogadores mais velozes tentar obter mais golos em contra-ataque.

O Barça marcou na sua primeira oportunidade e aí manifestou-se o contraste que foi constante em todo o jogo das duas equipas: um jogador (Etto) imagem de uma equipa hábil e solta, um defesa duro de rins (Vidic), imagem de uma equipa pouco flexível e com poucas ideias.

Quer na 1ª. parte, quer na segunda o MU não foi capaz de contrariar o jogo do Barça e nem as tentativas individuais resolveram. Nos primeiros 45 minutos a bola só chegou à baliza do Barça pela via dos remates de longe. O MU não conseguiu entrar na área adversária. Na 2ª parte tentou o jogo directo e fez mais cruzamentos. Não foi feliz e só por uma vez esteve verdadeiramente perto do golo, logo a seguir ao segundo do Barça.

Apesar dessa inépcia, o MU na 2º parte, em alguns momentos, circulou melhor a bola, abriu brechas, mas o último passe normalmente não saiu e toda a resistência acabou com o golo de Messi que sentenciou o jogo.

O MU rendeu-se e jamais foi capaz de contrariar o melhor jogo do Barça a que só faltou dar um pouco mais de acutilância no último terço do campo. Sem os laterais habituais que são importantíssimos no modelo de jogo, Puyol foi um suplente de luxo, poi soube subir e fechar sempre muito bem a sua zona defensiva. Xavi, Iniesta e Piqué estiveram em muito bom nível e considero que Messi fez um jogo irrepreensível e foi um verdadeiro jogador de equipa, muito pouco preocupado (aparentemente) com o duelo com CR.

Sem ser um jogo de encher o olho porque o MU foi uma caricatura, é justo referir que uma equipa joga o que a outra lhe consente. Hoje, o Barça foi muito superior e mereceu por inteiro a vitória.

Tacticamente relevo o posicionamento do Etto sobre a ala direita a fechar o corredor e a liberdade consentida a Messi para jogar nas zonas interiores, quer como mais um transportador de bola quer como jogador mais avançado, sobretudo depois da substituição Henry.

O MU tentou jogar com o Barça como fez com o FCP no Dragão, só que Anderson não esteve bem, Giggs não se viu, e a defesa oscilou em demasia. Os laterais não subiram e o colectivo perdeu-se na teia que o adversário montou à sua volta. Registo o pundonor de Rooney e a "raiva" de CR que começou bem e depois se perdeu em quezílias.

Ferguson mostrou neste jogo uma certa falta de inspiração táctica quando é preciso dar a volta ao jogo e ao resultado. Falhou. Ainda bem, pode ser que perca um pouca de arrogância.

14 comentários:

Mefistófeles disse...

Tenho pelo Barça uma simpatia especial como quase todos os Portistas ( porque será ?...) Fiquei feliz.

Mas não pude deixar de pensar que podíamos estar lá nós, o MU não mostrou argumentos.

Ainda que nada me garantisse que passávamos o Arsenal. Mas...

sirmister disse...

O united jogou mais ou menos como jogou no dragão, faltou-lhe o frango no inicio do jogo que o valdes ia dando, ainda assim o M.U jogou como se tivesse marcado esse golo, com quase todos atras da linha da bola a tentar lançar a bola nas costas da defesa do Barça.

Guardiola fez um trabalho magnifico no Barça, como adepto do FCP não acredito que pudesse implementar aquele tipo de jogo no FCP, se fosse adepto do Barça acho que o iria querer para sempre(se calhar é um exagero), guardiola tem o DNA daquele clube e os jogadores daquele clube são "feitos" para jogar assim e os adeptos querem ver o Barça jogar assim ganhar não chega, com mourinho capello Guus Hiddink ou Rafa benites que para mim são o top poderiam ganhar na mesma mas seriam uma equipa sem a magia que tem este barça e provavelmente sem encaixar aquele trio da frente com xavi e iniesta que são fabulosos.

Messi jogou e fez jogar e está um jogador muito mais colectivo, mas confesso que o gostava de o ver ser mais egoísta de vez em quando.

Xavi que foi eleito o melhor da final, fez uma epoca fabulosa e penso que está ao nivel de ronaldo e zlatan como os melhores do mundo. Messi é de um nivel que nenhum desses algum dia vão atingir.

Luís Carvalho disse...

Os senhores da UEFA, caso tivessem vergonha na cara, teriam era que entregar a taça ao...Chelsea.

Logo numa temporada em que Platini tanto falou em "verdade desportiva", muito curioso se torna o facto da arbitragem ter tido um papel absolutamente decisivo na atribuição do titulo europeu 2009.

O Barcelona que ontem venceu, sem espinhas, a final, jamais deveria ter tido o direito a participar em tal partida.
Esta edição da Champions ficara' para todo o sempre manchada pela vergonha, lesa-futebol, que foi aquela meia-final em Stamford Bridge.

Quem se pauta pela verdadeira moral do futebol, foi ontem derrotado.
Isto apesar de, como qualquer bom portista que se preze (que, por definição, so' pode ter um unico clube), detestar tanto Manchester United, como Barcelona, como ate' mesmo o Chelsea.

Sobre a questão paralela de Messi ser ou não "o melhor do Mundo", creio que o argentino, mesmo tendo marcado, esta' sequer longe de ser o jogador mais importante dentro da sua propria equipa.
Não consigo ver onde e' que jogadores como Xavi, Iniesta ou mesmo Eto'o perdem para ele.
Isto apesar deste actual Barça, por muito que seja constantemente incensado pela critica, estar ainda muito longe, em termos de beleza futebolistica, do Barça dream-team dos anos 90.

Uminho1 disse...

Luis Carvalho,

Até pareces o Luis Filipe Vieira do Benfica quando anuncia onte num artigo onde param os 16 pontos que lhes roubaram as arbitragens? Será que a Liga também deveria entregar a Taça ao Benfica de Campeão?

É verdade, que a arbitragem contra o Chelsea não foi boa, mas não tanto como a máquina de propaganda inglesa por aí calimerou.

Pode ter havido um ou dois penaltis discutiveis, mas o jogador do Barcelona também foi muito mal expulso, já para não falar num penalti contra o Chelsea em Barcelona que toda a gente branqueia porque não interessa.

Há que alimentar a máquina de propaganda inglesa.

Há sempre erros de arbitragem. Querer fazer do Chelsea uma vítima é patético.

Faz-me lembrar o FCP-Benfica. Só se fala no tal lance do alegado penálti simulado do Lisandro, mas o penalti sobre o Lucho ninguem quis saber. A propaganda lisboeta declarou que o Benfas foi prejudicado e está feito. O mesmo estás a fazer com o Chelsea.

Paulo Marques disse...

Bem, foi desta que o Cristiano ficou a chorar por bons motivos, inves do teatro habitual. Tou cheio de peninha... Pena foi não ter sido expulso depois daquelas duas entradas matadoras. Mas, enfim, é vedeta.

Nuno Nunes disse...

Gostei de confirmar que afinal uma equipa pode ser a melhor e jogar um futebol bonito, de construção e passe, mas objectivo e na procura do golo. O contrário do que é apanágio nas equipas inglesas.

O Ferguson estava mesmo a precisar de uma derrota categórica na final. Vai fazer-lhe bem.

Afinal quem é que é o melhor treinador do mundo? E o melhor jogador? A resposta parece-me simples: são os que jogam o melhor futebol e GANHAM.

miguel87 disse...

Os ingleses, habituados ao futebol espectaculo, tiveram ontem uma inovação e apresentaram ao mundo o "futebol-espectador"!
Não ganharam a taça, mas ganharam de certeza um apurado sentido de olfacto, de tanto que cheiraram a bola!

Ferguson?? Carrick, Park, Scholes etc.. a jogar e Anderson, Berbatov, Tevez e Nani de fora?? Sim sr. grande génio! Só é pena esse fdp só acertar contra o Porto...mas é como se diz: para génio (Alex), génio e meio (Jesualdo).

Outro aspecto curioso que podemos observar ontem é a diferença de aproveitamento da "cantera". Enquanto os novos campeões europeus jogam com 7 (!!) jogadores oriundos das camandas jovens (dos quais apenas 1 deles "rodou" no Man. Utd antes de entrar na equipa- Piqué) O FCP empresta metade e outro tanto dos seus produtos da "cantera" para rodar, rodar,rodar,rodar,rodar...

É como diz na crónica "Ter equipa, ter posse de bola e uma boa circulação, ter jogadores criativos em exercício, ter personalidade, ter sentido de passe, ter uma boa gestão na ocupação de espaços, ter bons jogadores, ter um treinador jovem e ambicioso, ter uma cultura táctica que é marca da equipa (...)"
Com o espirito e mistica que temos no nosso clube, não vejo porque não podemos almejar ao mesmo!

Luís Carvalho disse...

"Pode ter havido um ou dois penaltis discutiveis"

Bem, eu aqui, neste mesmo blog, até já tinha lido coisas piores: que o árbitro da Noruega até tinha estado bem.
A partir de agora, só me falta mesmo ler que o Barcelona até foi o mais prejudicado naquela partida...

Isto vindo de adeptos de um clube, como o nosso, onde, ainda hoje em dia, muito gente jura que só fomos eliminados pelo Bayern, nos quartos-de-final da CL, no tempo do Fernando Santos, porque um tal de Dallas errou ao marcar um falta contra nós, perto da bandeirola de canto, até tem alguma graça...

Creio que muito boa gente está aqui a realçar coisas menores, como "vinganças" ou ódios de estimação (Alex Ferguson/Ronaldo), e tem dificuldades em ver algo de muito maior, como a VERDADE DESPORTIVA, que é a única coisa pela qual vale a pena lutar em futebol.

Eu também detesto os tiques de vedeta do Ronaldo. Eu também queria muito voltar a derrotar o Sir Alex (não, vitórias de outros clubes não me servem para tal...), porém, acima de tudo isto, estão valores supremos como a Justiça, neste caso a desportiva, sem os quais não entendo por que razão, então, tanto lutamos contra Platinis, comissoes de disciplina, conselhos de justiça, PJ, ministério público, etc, etc...

Entretanto, com isto tudo, muitos não terão reparado que o Barcelona nos ultrapassou em número de títulos europeus.
Eu bem sei que era apenas uma curiosidade, mas era uma que me dava particular gozo.
Desculpem lá...

Mário Faria disse...

O rapaz da SIC N também fala muito da verdade desportiva.
Todos somos pela verdade desportiva, pelo fair play, pela transparência e não sou excepção.
Mas como a "verdade" no futebol não está imune ao erro (basta ler os técnicos da arbitragem e ouvir o paladino da verdade, mais conhecido por Brilhantina Man), para se concluir como a verdade é imperfeita, nomeadamente no futebol.
De entre as muitas coisas erradas do futebol, escolho as mais acertadas.
É, por isso, que considero o Barça o campeão europeu certo.

Jorge Mota disse...

Festival de bola...aquilo ontem foi limpar as nalgas a putos.eh bem feito para n serem 1a cambada de pretensiosos detestaveis.

Se o Messi n e o melhor jogador do mundo vou ali e ja venho.Obviamente q naquela equipa o Iniesta e o Xavi partem a louça.Mas digam me 1a jogada de ataque q n passe pelos pes do Messi..?

Se tivesse a sorte de ter 1 cabedal em condiçoes seria ainda mais estratosferico.E notar q mesmo assim aquilo e produto de intensa terapia hormonal.Estou a falar a serio,obviamente.

O Luis tem 1a certa razao no q disse e o lobbie do Barcelona e brutal.Na ultima Champions q ganharam foi o bom e o bonito.E convem n se esquecerem da ROUBALHEIRA q nos fizeram qdo perdemos 2-0 em Barca e depois acabamos por ganhar 3-1 nas Antas k 3 golos insuficientes do Juari.Eu estava la.

So ha 1 clube no mundo q gosto:FCP.Os outros trata se de saber qual gosto menos.

Siga com o Bom trabalho

José Correia disse...

Uminho1 disse:
«Há que alimentar a máquina de propaganda inglesa.
Há sempre erros de arbitragem. Querer fazer do Chelsea uma vítima é patético.»

É verdade que os erros de arbitragem fazem parte do jogo, mas o que se viu no jogo Chelsea x Barcelona não foi uma arbitragem normal.
E não é preciso ler a imprensa inglesa ou madrilena para chegar a essa conclusão.
Suponho que a imprensa portuguesa, francesa ou a italiana não fazem parte da "máquina de propaganda inglesa" e foram unânimes na apreciação profundamente negativa que fizeram à arbitragem do senhor norueguês.

P.S. Estou à vontade para dizer isto, porque entre o Chelsea e o Barcelona a minha preferência/simpatia pende nitidamente para o clube da Catalunha.

José Correia disse...

Mefistófeles disse...
«Mas não pude deixar de pensar que podíamos estar lá nós, o MU não mostrou argumentos.
Ainda que nada me garantisse que passávamos o Arsenal. Mas...»


Sejamos realistas, sem Lucho e sem Hulk (já para não falar no Fucile), seria muitíssimo difícil o FC Porto ultrapassar o Arsenal nas meias-finais da LC.

José Correia disse...

miguel87 disse:
«Com o espirito e mistica que temos no nosso clube, não vejo porque não podemos almejar ao mesmo!»

Falta-nos uma coisa fundamental: dinheiro!

Tivéssemos nós dinheiro para manter na equipa jogadores como o Deco, o Ricardo Carvalho, o Anderson ou o Bosingwa (já não falo noutros) e, além de espectáculo e mística, teríamos uma equipa bem mais apta a discutir os lugares de topo a nível europeu.

Kante Luis disse...

thank you