segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vitória categórica, vantagem reposta


Regresso ao Dragão Caixa e nova oportunidade para repôr a vantagem na final da Liga LPA. A equipa de Carlos Resende soube compreender os erros que ditaram a derrota no jogo 2, evitando perdas de bolas ingénuas, anulando as peças fundamentais do ataque benfiquista e defendendo muito bem.

O jogo começou muito equilibrado com ambas as equipas a sentirem dificuldades em ultrapassar a defesa adversária, à semelhança do que tinha acontecido nos dois primeiros jogos. Do lado portista, a equipa esteve muito coesa, conseguindo anular as ofensivas individuais de Carlos Carneiro e, deste modo, evitar que o mesmo alimentasse Rui Silva (os dois "carrascos" na Luz). Do lado benfiquista, o extraordinário guarda-redes João Ferreirinho executava grandes defesas que conservavam o equilíbrio no marcador.

Mas Ferreirinho não consegue defender tudo e o FC Porto foi aos poucos ganhando vantagem no marcador com 9-6 aos 20 minutos e 14-10 ao intervalo. No regresso dos balneários, o FCP entrou "a matar" e marcou 5 golos, conseguindo uma folga no marcador (19-11) volvidos 5 minutos no segundo tempo. A partir daí só deu FCP com os jogadores adversários a mostrarem-se incapazes para reagir. A 5 minutos do fim, os portista tinham uma mão cheia de golos de vantagem, altura em que ambos os treinadores já procuravam dar alguns minutos aos menos utilizados.

Grande jogo do FC Porto, particularmente na defesa, onde foi notório o trabalho feito para evitar os erros de quinta-feira passada. Especial destaque para Eduardo Filipe. O melhor marcador dos playoffs voltou a ter um jogo em grande com 9 golos - alguns de grande classe - e um papel fundamental na defesa azul e branca. Um gigante e líder dentro do campo que intenciona acabar a carreira no final desta época. Esperemos que reconsidere e que nos continue a brindar com andebol de grande nível.

Termino com a opinião pessoal na primeira visita ao Dragão Caixa. Um pavilhão em sintonia com a arquitectura do Dragão. Pequeno para as grandes finais, sem dúvida, como comprovam os inúmeros adeptos que ficaram do lado de fora. Possivelmente não será muito pequeno para grande parte da época, mas é de prever um aumento na média de espectadores em relação aos últimos anos. Com o estádio mesmo ao lado estão de regressos as tardes desportivas com modalidades seguido de futebolada. Hoje foi a primeira de muitas, espero.

Estatísticas oficiais jogo 3

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Ali, já as nossas equipas têm apoio, o que não acontecia na grande maioria dos jogos na Póvoa ou em S.Tirso, no caso do Andebol e Matosinhos no caso do Basquetebol.

Segundo as últimas informações, o Eduardo já está mais para continuar que para acabar.

Quanto à lotação do pavilhao, para 90% ou mais, dos jogos, chega e sobra, para os outros...paciência! E não tem havido grandes polémicas...

Um abraço