sexta-feira, 8 de maio de 2009

A estreia oficial do novo pavilhão


FC Porto x Madeira SAD, 1º jogo das meias-finais do play-off da Liga de Andebol. Aos 35 segundos, Filipe Mota marcou o primeiro golo no novo pavilhão do FC Porto.

Num jogo em que os dragões estiveram sempre na frente do marcador e venceram a equipa madeirense por 28-23 (17-10 ao intervalo), a nove minutos do fim assisti a algo que nunca tinha visto num jogo de Andebol: uma equipa reduzida a apenas dois jogadores de campo. Sim, é verdade, em menos de dois minutos a dupla de árbitros de Aveiro excluiu quatro (!) jogadores do FC Porto.
O Madeira SAD não soube aproveitar este período em que jogou largos minutos em superioridade numérica, mas esta situação é ilustrativa dos obstáculos que o FC Porto terá de enfrentar na luta pelo titulo de campeão.





Foi uma vitória difícil. Fizemos uma primeira parte muito boa e, na segunda, poderíamos ter feito melhor, mas houve várias situações na partida. O resultado poderia ainda ter sido mais dilatado.”
Carlos Resende

Aproveito precisamente este primeiro jogo no novo pavilhão para agradecer aos presidentes das Câmaras de Matosinhos, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Gondomar toda a colaboração que nos deram neste período em que não tínhamos casa própria e que permitiu manter as nossas equipas em actividade. Aliás, lá manteremos algumas equipas da formação, e uma vez ou outra continuaremos a jogar lá. (...)
Quando sonhámos com isto, encontrámos na Caixa Geral de Depósitos, tendo como interlocutor o Dr. Armando Vara, um parceiro que compreendeu a importância do pavilhão para o FC Porto. Daí que fiz questão de o ter presente neste primeiro jogo
Pinto da Costa


O segundo jogo do play-off disputa-se no próximo domingo, no Funchal. Se o FC Porto vencer será finalista; se perder haverá um terceiro jogo, no dia 14 de Maio, novamente no Dragão Caixa.

Fotos: www.fcporto.pt, PUBLICO

6 comentários:

bLuE bOy disse...

Foi uma noite fantástica no novissimo Dragão Caixa... estou ansioso por sábado e domingo, é o que posso dizer.

Espera-se acima de tudo que o "ontem" não tenha sido apenas um fogacho pela novidade em si, mas que tb, os "pipoqueiros" fiquem lá por casa, que não fazem ali falta nenhuma, senão para se arvorarem em doutos inteligentes e num ar de superioridade (débil) intelectual, aprestarem-se a "chatear" e "empertinar" quem ali anda (com mta e mta regularidade) por gosto, por paixão, por orgulho e por amor à mágica camisola do FC Porto.

Aliás, ontem, e só para dar um exemplo, já se notou que o ambiente "adepto" era bem diferente do que se costumava ver com muita regularidade em Fânzeres, local onde mais vezes me desloquei para acompanhar as ditas amadoras... de Matosinhos e Póvoa, já não posso falar tanto, porque não assisti assim a tantos, senão meia-dúzia deles.

Vi por lá ontem, demasiado "engravatinho de calça vincada" e "ar intelectual superior", muitos deles parecendo pavonear-se em jeito de passerele, para o meu gosto, enquanto adepto, sócio e simpatizante do FC Porto... pagante! Os tais, se calhar, muitos e muitos deles, "pagar", deve ser no batalha, usando e abusando dos amigos, conhecidos e outro tipo de tráficos subterrâneos para lá estarem.

Porque será que algumas vezes me lembrei do "estilo" de adepto do antigo Estádio das Antas em contraponto com o actual Estádio do Dragão?

Bem, aguardemos por novos capítulos... sábado e domingo, tentarei perceber se o "ar respirável" se mantém no mesmo estilo, ou se o "estilo", desce um pouquinho mais para niveis aceitáveis do que deve ser um apoiante do FC Porto, nada, mas nada mesmo, "pipoqueiro".

HULK 11M disse...

Penso que o "ar de cerimónia" de alguns adeptos terá a ver com o facto de ser uma "inauguração"!
Fiquei com a sensação que a acústica
não deixa potenciar o barulho que é feito pelos espectadores! Dá a sensação que o som é abafado! Será só impressão minha?
Mas um aspecto me deixou particularmente triste: existiam muitas cadeiras vazias!!!! Para quem como eu, apoiei numa AG do FCP os ócios que se manifestaram contra a reduzida(?) lotação do Pavilhão, foi uma grande desilusão!!!!
Se foi assim na inauguração.... como vai ser no futuro?
Enfim!... Mistérios!

José Correia disse...

HULK Onze milhas disse...
«Mas um aspecto me deixou particularmente triste: existiam muitas cadeiras vazias!!!!»

Penso que as cadeiras vazias (também as vi) devem-se a três motivos:
1) O Andebol é, provavelmente, a menos apelativa das três modalidades de alta competição para os sócios do FC Porto;
2) O adversário não era o SLB ou o Sporting, nem um rival histórico da modalidade (ABC no Andebol, Ovarense no Basquetebol e Oquei de Barcelos no Hóquei em Patins);
3) O jogo foi a um dia de semana e a uma hora muito tardia. 21h30 de uma 5ª feira não é propriamente uma boa hora para atrair adeptos a um jogo de Andebol.

Veremos o que irá acontecer nos jogos de Basquetebol com o SLB, amanhã e domingo.

Manuel Guedes disse...

bLuE bOy disse:
«Bem, aguardemos por novos capítulos... sábado e domingo, tentarei perceber se o "ar respirável" se mantém no mesmo estilo, ou se o "estilo", desce um pouquinho mais para niveis aceitáveis do que deve ser um apoiante do FC Porto, nada, mas nada mesmo, "pipoqueiro".»

Domingo lá estarei com as minhas pipocas. :D

Pedro Coimbra Marques de Carvalho disse...

«Terminado o campeonato temos a Taça de Portugal, terminada a Taça de Portugal as pessoas vão de férias e outro ciclo se abre no F.C. Porto. Poderei falar disso noutro momento, se viermos a falar disso, mas não é uma coisa que seja fácil de falar agora.»

Foi o Prof Jesualdo que disse isto hoje na conferencia de imprensa.

Manuel Guedes disse...

HULK Onze milhas disse:
«Penso que o "ar de cerimónia" de alguns adeptos terá a ver com o facto de ser uma "inauguração"!
Fiquei com a sensação que a acústica
não deixa potenciar o barulho que é feito pelos espectadores! Dá a sensação que o som é abafado! Será só impressão minha?»

É impressão tua. Estive lá hoje a ver o basket e os meus tímpanos sofreram um bocado.

«Mas um aspecto me deixou particularmente triste: existiam muitas cadeiras vazias!!!! Para quem como eu, apoiei numa AG do FCP os ócios que se manifestaram contra a reduzida(?) lotação do Pavilhão, foi uma grande desilusão!!!!
Se foi assim na inauguração.... como vai ser no futuro?»

Num jogo do play-off de basket, decisivo, contra o SLB, às 16:00 dum domingo, 4H antes de um jogo no Dragão com 50000 espectadores, os 2000 lugares não esgotaram. Tanto os lugares anuais como os de venda livre nos topos. Para quem dizia que o pavilhão era pequeno... se calhar são dos que criticam e depois não metem lá os pés.


Quero fazer uns reparos:

1º - Não há pipocas à venda no bar. Para mim é influência do bLuE bOy.

2º - Espero que comecem a meter umas cheerleaders nos jogos para animar o público. Ir para o intervalo a perder 20-39 contra o SLB dá cabo da moral.

3º - Acho quer a estátua na entrada do pavilhão devia ser substituída por uma do Manuel Salgado. Porque, tal como o estádio, o pavilhão é LINDO e extremamente funcional.